PplWare Mobile

ASSOFT diz que – Magalhães são uma “fábrica de piratinhas”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Bernardo Leitão says:

    Ainda bem que é uma fabrica de piratinhas que este pais a nível de ISP tem muito que evoluir.

    • bigkax says:

      Somos o 3º país a ter internet a 1Gb.
      Há países que é muito pior.

      • Hitlerrr says:

        Pois somos.
        Mas mal temos dinheiro para pagar net de 100mb quanto mais de 1Gb?
        Já agora a Zon tá metida nisso ? é que se for deve ser 1gb-950mb=50mb
        E não se esqueçam 1gb+Ts = excelente serviço de net em portugal not

        • Bruno says:

          Não reclamem amigos. No Brasil, a coisa é pior. Bem pior. =(

          • STK says:

            Amigo, no brasil pode considerar pior os serviços em termos de velocidades máximas diponiveis, mas pelo que sei existe uma lei que obriga os ISP a servir os clientes com 80% (pelo menos) da largura de banda contractada…aqui não, fazem o que lhes apetece e somos obrigados a engulir se queremos net, não podemos fugir ao contracto…enfim,será que seremos assim tão a frente?não seria melhor parar um pouco parar com a mania da velocidade de ponta e melhorar os serviços existentes?

          • Rui says:

            Somos um pouco como a intel, aumentamos os ghz até começarmos a perceber que o problema não é falta de ghz e sim má arquitectura

          • José Carvalho says:

            …Já para não falar no serviço miserável que se encontra fora dos grandes centros. Pois se os amigos viverem fora das grandes cidades, paga o que eles querem e nem ADSL tem…
            É verdade, apesar do pregão dos ministros o ADSL aínda NÃO cobre uma grande parte do País…

          • Bernardo Pereira says:

            Sim, claro acho que se não houvesse pirataria as pessoas não compravam na mesma.
            Mas acho bem que seja fabricado o magalhães, nos tempos que correm e nos que virão os miúdos têm de aprender dessas coisas.

    • Dream_vs_pain says:

      que novidade estão a dar já repararam que os níveis de pirataria na Europa só são mais elevados nos países aonde o nível de vida e pior que o nosso?
      que querem que os portugueses façam quando recebem 650 euros e lhes pedem 334 euros por uma licença de Windows,ou mais de 100 por um office versão estudante? depois há aqueles que dizem quem não tem dinheiro não tem vícios certo?
      Errado sabem porque? Porque hoje em dia nas escolas pensam que todas as crianças e jovens tem Internet! e um pc com tudo e mais alguma coisa, começaram a pedir trabalhos aos meus filhos com recurso a Internet partir do 5ºano ninguém quis saber se tinham ou não sendo que poderiam ser prejudicados se não tivessem, e para estarem legais tenho que estar a pagar 15 a um isp móvel, sem me perguntarem se e fácil ou não despender de mais essa verba.

  2. Shadow says:

    “42 por cento do software instalado em computadores em Portugal era ilegal, resultando numa perda de 142 milhões de euros para a indústria”

    Interessante nunca pensam no facto de que se não houvesse pirataria as pessoas não compravam ponto final.
    Falam sempre em prejuízo…………

  3. JPedrosa says:

    Bem, isto é hilariante.

    Vendam Magalhães com Linux. já são menos piratinhas.

    Portanto ora deixar ver, a Fnac anda a Formar piratas, a Worten forma piratas, e Vobis forma piratas…

    Bem, nem quero pensar no “trastes” que dão formação IT … aí é que as pessoas vão mesmo conseguir instalar programas piratas …

    😀 😀 😀

    • Emannxx says:

      Sem duvida..

      Estou num curso de multimédia e … já são cerca de, pelo menos, 32 computadores (em 2 salas) que têm o Master Collection da Adobe pirateado (fora os outros 15 portáteis dos alunos que também quiseram).

      E quem é que arranjou esse software? O professor!

      Pois bem, venham cá culpar os alunos que nós oferecemos os professores (20 contra 1 … não me parece que haja grandes possibilidades)

    • DSD says:

      Também acho eu uso linux e windows especialmente escolho freeware mas se o programa é a pagar eu meto-lhe um crack em cima dele.

      PS:Não sou rico, e adoro roubar empresas millionárias

    • Francisco Ribeiro says:

      tens razão.

      Não percebi em que medida eles são uma fábrica de piratinhas face a qualquer outro produto que se venda em lojas como as que refere.

      Não comento pirataria e luta contra pirataria. Comento a desorientação destes comentários. Uma abordagem mais interessante seria a promoção do software freeware/Open Source como alternativa ao software pago. Se lerem com atenção o artigo, percebem que a ASSOFT assume como premissa para cada programa ter de ser pago, isto é, a sensibilização para a realidade do Open Source (que hoje é mais do que viável) é nula.

  4. bigkax says:

    Devo notar que nos Magalhães dos meus primos o serial do Windows que estava instalado era diferente do serial do autocolante obrigatário colado no computador.

    Provavelmente é assim em todos.

  5. Mrodrigues says:

    Triste triste triste, comentário senhor Manuel Cerqueira . Ganhava muito mais em tar calado…

  6. ALopes says:

    Esse Manuel Cerqueira deve ser um “iluminado”, é pena é auferir um ordenado acima da sua competência, porque se ele tivesse o ordenado que tem os pais desses miúdos se calhar falaria doutra maneira, não passa dum testa de ferro a soldo dessas empresas que querem ter lucros duvidosos á custa do trabalho dos outros.

  7. Ezequiel (Brasil) says:

    Eu achava que este tipo de pensamento existia apenas no Brasil, já que por aqui tem a ABES para defender as corporações de software. Estas entidades (ABES e ASSOFT) não comentam que nos EUA a renda per capta é muito elevada e o preço dos softwares são muito baixos. Basta ver o programa Revit da Autodesk, que no Brasil é licenciado por R$11.000,00 (US$6500,00). Como é que eles não querem que não exista pirataria?
    Para resolver este problema de pirataria de software no Magalhães, basta tira o dual boot e o Windows. Neste caso as crianças aprenderão que existe alternativas além do S.O. da Microsoft e uma gama de programas que podem instalar sem recorrer à pirataria.

  8. diogoj95 says:

    Só lamento tambem eu nao ter aprendido a profissão de pirata mais cedo, ja que tenho 14. Quando andava no 1º ciclo ainda nao tinha computador… 😛

    • BM says:

      Ainda vais a tempo 😛

      • NewGen says:

        pois o MEU, mas só MEU primeiro computador, veio quando eu tinha 17 anos!!!

        Perguntas tu, e que idade tens agora?
        eu respondo: 18!!!

        todos os computadores que tinha tido antes, eram de toda a família, não podia por jogos, não podia instalar programas, NADA!! e agora vejo putos com 6 anos e com telemóveis melhores do que o meu, e ainda com um portátil, carregadinho de “Mer@£§” que eles gostam, filmes jogos etc!!! “MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES”

  9. Rodasp says:

    Estes gajos nunca estão satisfeitos…

  10. Simões says:

    Brevemente vai existir à venda o kit de iniciação a “ácaro” que terá como peça fundamental um magalhães e uma placa wireless.

  11. Andre says:

    As Estes grandes falam em prejuízos, mas esquecem-se que a muita gente a viver com o ordenado mínimo , que mal chega para chega para comer e pagar as contas de casa!
    Acham que estas pessoas tem possibilidades de pagar software? oO
    É obvio que as pessoas optam pela pirataria !
    Se o software fosse mais barato , aposto que muita gente comprava !

    basta ver o novo SO MAc , que saiu a um preço bastante acessível, vejam só as milhares copias que já não venderam !

    • jmtdstoc says:

      Sim, mas não vamos comparar o cliente típico Windows com o cliente típico Apple. São muito distintos… não vamos fazer comparações entre eles assim tão levianamente…

      Os clientes Apple Mac compram o software porque têm uma outra filosofia de RESPEITO para com os produtores do seu software. Não é só uma questão de preço baixo. É uma outra forma de ESTAR na vida…

  12. OmeuNOME says:

    mas ainda há quem acredite que toda a gente que usa software ilegal o pagaria se tivesse mesmo de ser assim?

    actualmente não dependo de nenhum software proprietário que não tenha licença, mas de todo o software que experimentei sem pagar a devida licença, não ia pagar para usar… se usei foi para experimentar, e muita gente que usa no dia a dia, também se adaptava a software semelhante gratuito. logo a industria não está a perder assim tantos milhões…

    acredito que haja muita gente dependente de software pago e que o use de sem licenças, mas nem toda a gente ia pagar pelo software que usa visto não ser essencial.

  13. K@rek@ says:

    loool e bem xD portugal daki a mais vai ser o ponto d venda do software pirata para todo o mundo ahahahah

    viva a republica das bananas xD

  14. Isaias says:

    Ainda bem que exite o TS ….
    Ao menos quem navega e tira pouca coisa de internet ” LEGAL ” tira em condicoes, e ve paginas em condicoes. Viva o TS aos torrents e a prc.. da Mula.

  15. JPontes says:

    Esta pessoas demonstram o tão ingratas que são pois o governo equipa a grande maioria dos portáteis com licenças Microsoft e outros programas que dão milhões a ganhar as esta empresas .

    Pois bem me lembro que foram este senhores que impulsionarão a comunicação social a falar de alguns erros que software open source tinha de português e depois não mostraram as gralhas que os seus softwares proprietários tem.

    • pobre says:

      certo , e se baixassem pra metade o preço do software , ora deixa ca ver .. metade de 142 milhoes … da ….ora deixa ver …..71 milhoes , razoavel , portanto senhores que tem preços de software de uma maneira nao conforme com o bolso das pessoas , nao queiram ter tanto lucro.
      A pirataria existe porque os preços ao demasiado altos ponto final. se eu fosse filho de Pai rico comprava , mas nao sou…. bye

      • NewGen says:

        Ora, por exemplo: quando fiquei sem licença do kaspersky passadas duas semanas de o “arranjar”, deu-me uma grande vontade de o comprar, pelas seguintes razões:

        1º é dos melhores anti-vírus do mercado
        2º óptima relação qualidade/preço pois custa uns meros 29€ (todos os outros são a cima de 49€ mesmo sendo mais fracos)
        3º é praticamente impossível piratear esse soft pq eles trabalham duro, para mostrar que o seu soft é bom e não é assim tão caro!

        Daí eu ponderar em compra-lo, e provavelmente vou!!

  16. J. P. Fernandes says:

    Gostei da expressão “fábrica de piratinhas”. Afinal os alunos são criados numa linha de montagem e são formatados de igual. lol.

  17. BM says:

    Até na pirataria somos os maiores…
    É a consumir sal, Gastar Electricidade, Fazer Sexo, Pirataria, Gastar Gasolina, etc..

    Somos sempre os melhores em tudo! 😀

  18. LVSITANO says:

    Tinham que vir estes trastes da ASSOFT mandar o bitaite idiota. Não faz o mínimo sentido, esta notícia.

  19. chiveve says:

    …pois, ainda me lembro de “alguns” defenderem que as crianças negras também deviam ser mortas, porque seriam os terroristas de amanhã.
    Esse … deve ser desse tempo.

  20. Nuno says:

    “A diferença entre o software que os inquiridos dizem ter instalado e aquele que foi vendido legalmente permite obter um valor aproximado da taxa de pirataria.”

    Ou seja, o meu PC que so tem o software que vinha pre-instalado e o freeware que eu acrescentei, faz parte do numero de piratas.

    Este FDP Cerqueira precisava era de um enxerto de porrada enquanto lhe explicavam o que e “difamacao” e “presuncao de inocencia”.

    • J. P. Fernandes says:

      E podes tb comprar o software pela net, que já não entra nas contas do teu país se compraste num servidor fora de PT. E as re-instalações? Eu posso re-instalar o meu software cada vez que formato o pc, que no meu caso é mais ou menos 6 em 6 meses.

  21. BigLord says:

    Mas sinceramente, alguém ainda pensa que é possível vencer a pirataria por completo? Se o Magalhães tivesse o preço que REALMENTE devia ter (com o preço do Sistema operativo, Office, etc etc)… Ninguém, mas NINGUÉM o comprava!

  22. kekes says:

    Sejam infelizes ou não os comentarios, eu acho que estámuito bem ensianr as nossas criancinhas desde cedo a poupar, né? De pequenino é que se torce o pequino 😀

    Um pai para o filho

    “-‘Tas a ver este programa custa 5.000€, vens aqui e sacas de graça, se fizeres isto sempre em vez de comprar depois podes andar de BMW quando fores grande :D”

  23. Mas estes tipos da ASSOFT pensam que cada gajo que tem um computador é um pirata ou um potencial pirata?
    Não estarão a “cuspir na sopa”? Só porque as crianças estão a ter acesso a computadores, partem logo do princípio que vão piratear?

  24. trn says:

    Comecem a pagar ordenados decentes aos portugueses e se calhar nessa altura já tenham poder económico suficiente para se darem ao luxo de comprar os programas informáticos em vez de os piratearem.
    É verdades que muitos pirateiam os programas talvez pelo “gozo” mas a verdade é que Portugal a nível de salários e contratos de trabalho é dos mais ladrões que existe e uma coisa puxa a outra…..

  25. Emannxx says:

    Esse senhor da ASSOFT tem razão em parte, mas porém, comete uma GRANDE gafe:

    Não são os alunos que se tornam “piratinhas” mas sim os professores que os tornam. Deixem-me explicar:

    Não é só o magalhães que pode causar o aumento da pirataria de software em Portugal. Na minha escola, Josefa de Óbidos, foram recebidos 150 computadores fixos da HP, e, para variar, vinham com antivirús, windows genuino e pouco mais, foi claro que tinha-mos que colocar software para trabalhar-mos, então o professor trouxe o Adobe Master Collection pirateado. Mais tarde, instalamos em todos os computadores e, o professor incentivou a copiar também para os nossos computadores pessoais. Todos os computadores, ultrapassavam 40 unidades.

    Vejamos:

    Quem é que fica com as culpas?
    O aluno, ou o Professor?

    É certo que os “piratinhas” vêm ai, mas será que são só eles os “piratas”?

    • pobre (pois nao sou filho de pai rico...) says:

      E esse software instalado e pirateado nao tem o correspondente em software livre ? Hoje em dia so por alguma (ou toda) ignorancia as pessoas fazem copias por exemplo do officce da microsoft quando existe o openoffice gratis e em portugues com corretor e tudo !! tem uma pagina na net que nos da os correspondentes (leia-se alternativos) ao programas pagos. Toca a ser mais cultos a nivel de TI e fazer as coisas como elas devem ser…
      aqui esta o link : http://alternativeto.net/

      Bom proveito pra todos os que venham a aproveitar

  26. Tulgor says:

    Acho que os computadores devem ser proibidos!! Eles são a raiz de todo o problema (pelo menos é o que devem pensar esta e outras asssociações do género)!! Estes tipos da ASOFT são estúpidos ou quê??

  27. babalu says:

    Pois é, mas se tivesse que pagar, por exemplo 900€ para ter o OFFICE 2007 e outro tipo de programas da Microsoft altamente inflacionados, ninguém usava programas Microsoft.
    Aliás o google doc já faz pensar duas vezes em usar office.

  28. aver says:

    “A diferença entre o software que os inquiridos dizem ter instalado e aquele que foi vendido legalmente permite obter um valor aproximado da taxa de pirataria” (com mais umas estimativas pelo meio).Acho que estão a meter vários gatos no mesmo saco. As empresas e os utilizadores domésticos, por um lado, as aplicações de produtividade os jogos, por outro. Sempre achei estranho que as aplicações de produtividade para empresas, em regra bastante caras, tenho menos protecção que os jogos – penso que os fornecedores de software estão preocupados é com as empresas, em que a fiscalização é mais apertada e não se ralam por aí além com a pirataria doméstica.

    Quanto ao Magalhães. Pirataria de aplicações de produtividade, não é preciso, já estão instaladas. Como a placa gráfica não dá para grandes jogos, não adianta muito a pirataria de jogos. O espaço em disco também não: 30GB (10 para o Windows, 10 para o Linux e 10 para dados do utilizador). Já estou a ver o que quer o Manuel Cerqueira – o miúdo abre o computador e aparece uma mensagem: “Estás a ser vigiado. Exige que o teu pai compre os programas e os jogos que instala no computador dele”. Isso sim que é educativo.

  29. Corvo says:

    Pois bem, como dizem e é vdd tds nós utilizamos software pirata, eu como antigo formando num curso de informática até os meus profs de programação por exemplo que ganhavam mini fortunas, eles incentivavam à pirataria, pois os preços de programas como vb.net, primaveras, zsfact, windows, office, flash, dreamweaver, sharepoint’s, autocad, etc é de loucos… Imaginem qts escolas do país têm receita para comprar estes programas necessarios à formação dos alunos, POUCAS… o estado está metido em tudo isto, pois quer os profs e as escolas a leccionarem estas disciplinas e nem condiçoes minimas dá… é caso para se dizer que a pirataria para além de ajudar as empresas a ganharem nome e prestigio, tb ajuda mto boa gente tds os dias… Se assim não fosse não podiamos ter mts estabelicimentos abertos…

  30. reimor says:

    este gajo é um perfeito chulo!
    um grande fdp!
    vai trabalhar pras obras malandro,em vez de andares a viver do salario dos que menos podem!
    se fosse assim tambem metias umas copias nao??

  31. reimor says:

    ah e esqueci-me de te dizer:
    PIRATINHAS SAO OS TEUS FILHOS E ENTEADOS!!

  32. CarlosMC says:

    Proiba-se o magalhães, então – sem computadores não há piratas informáticos!

  33. MiguelR says:

    Só espero que esse Sr. Manuel Cerqueira encontre estes comentários, pode ser que lhe afaste as palas dos olhos um pouco xD

    Ainda tá para chegar o dia em que publicam na comunicação social alguma coisa de verdade, baseado em dados concretos e as pessoas que mandam façam algo profissional e não baseado em tretas inventadas para vender jornais, revistas, noticiários, etc.

    Bom Fim de Semana

  34. pph says:

    Ridiculo. Ja relacionam a pirataria com a idade precoce dos utilizadores.

    E porque sera que temos tanta pirataria por ca? E porque
    somos dos mais ignorantes da europa ignorantes, ou porque
    somos dos que menos dinheiro temos na europa?

    E dao logo o dinheiro que estimam maravilhosamente, como prejuiso, sim porque se nao existisse pirataria toda a gente ia a correr a comprar de tudo..

    Mente-captos estes fanaticos dos direitos de autor, nao se apercebem das barbaridades que dizem.

  35. DSD says:

    offtopic: o google docs não dá para por sempre https?

  36. Diogo Almeida says:

    O pessoal cada vez mais atento a estas personagens que agora com esta capacidade de comentários (web cada vez mais social) poderão ler e se rever nas várias palavras das pessoas. Pois é…o Sr. anda mesmo mal cotado.

    E já agora, as cartas que enviam para as empresas para estatísticas acerca do software e suas licenças são cómicas e estou farto de preencher papelada. Pensam que não há mais que fazer?
    Tal como as inspecções, duas em tão curto espaço…mas será que o software livre vos faz tanta comichão? Ai acham que a minha empresa não sobrevive apenas com software livre? Pois é meus meninos, não há mama, dê por onde der!

    Ontopic, de novo:
    Os piratinhas serão o futuro e o mesmo não se avizinha tão bom quanto esperavam há uns anos atrás para o software proprietário. Aliás, na altura em que os piratinhas servirem para de facto aumentarem a economia do país já o software é um serviço via web, a vossa instituição já não fará sentido 😉 Ups, toquei na ferida foi?

  37. Filipe Pereira says:

    Parece q o próprio Presidente não deve usar software pirata, deve ser um Santo fiel ao seu cargo 😛

    Com um ordenado como este homem deve ter, não deverá ser muito difícil, por vezes comprar software até, mas mesmo assim faz este tipo de comentário que não faz sentido absolutamente nenhum. É por isto que o nosso país não evolui duma forma coesa, e no mínimo, objectiva.

  38. Mário says:

    Estes gajos querem que junto ao pacote do magalhaes ,cada criança tenha sempre um policia ou então a asae

  39. Mário says:

    Eu até estou a colaborar contra a pirataria vou testando o software free e não comprando nada.
    Open Office
    Paint net
    Gimp
    Virtual Box
    PDF-Xchange

  40. Mário says:

    Eu tambem concordo com o JPedrosa vendam o Magalhaes com Linux de certeza que se arranja TUDO o que qualquer criança queira de BORLA.

  41. bosnio says:

    pirataria sempre

  42. Mário says:

    O Meu proximo teste é instalar o Snow Leopard que COMPREI muitissimo caro (30€)num pc intel em vez do Windows 7 que nunca vou comprar pelo preço idiota de 200 burros.

  43. Lápis Azul says:

    Eu só queria que este presidente estivesse comigo quando navegava pelos mares do estreito de Malaca e, aí sim, ele iría ver o que são piratas a sério!
    Deixe-se de burrices e de vomitar asneiras… Ainda vai ter de comer o pão que as editoras amassaram…

  44. R o B says:

    As crianças devem de ser incentivadas dês-de cedo que nunca devem pagar pelo software proprietário caso haja alternativas livres e sem custo de licenciamento. Devem ser ensinadas a pesquisar e utilizar software livre. São opiniões, e as desse senhor da ASSOFT valem o que valem, assim como a minha opinião.

  45. cdq74cn says:

    A mim só me apetece mostrar-lhe o dedo feio do meio !!
    Pela analise na pirataria consoante a região pode-se constatar que as regiões com menor poder económico, piratiam mais. O SO windows ,software adobe/autodesk e comp. tem um preço, a nivel mundial, igual logo é injusto paises com menos dinheiro ter os mesmos preços de aquisição, daí a maior necessidade de optar pela ilegalidade !
    O que é 250€ pelo 7 no luxemburgo, são trocos quanto aqui é metade do ordenado mínimo e quando mencionei o seven nao queria ir para outros campeonatos mais caros!
    SIMPLESMENTE INJUSTO ! Gostaria que esse senhor começasse a comprar software tendo pouco mais do ordenado mínimo, oops o que pagava anualmente pelo autocad era o que ganharia nesse ano !
    Cansado de papos de pessoas que tem a barriga cheia. Cumprimentos

  46. tasg says:

    Minha gente, não percebo porque é que em relação a software os valores pessoais mudam.
    Não estou a ver quem fez estes comentários todos a favor da pirataria a roubar carros só porque quer um ferrari mas a merda do país não anda para a frente blá blá blá ordenados baixos blá blá blá.
    Quem faz software faz o preço que quer. Têm custos de desenvolvimento, marketing e essas coisas que todos sabemos.
    Aos consumidores cabe o papel de comprar ou optar por freeware. Mais nada.
    Vamos fazer um paralelo: Uma empresa que produz e comercializa bebidas. 40% da produç\ao é roubada constantemente. O que é que vai acontecer? Bem, os funcionários não vao ter aumentos de ordenados e o preço por unidade vai subir. Complicado?
    Não me parece.
    Se toda a gente começar a roubar menos, como por exemplo em software e nas fugas as impostos, acreditem que estamos a fazer um mundo melhor para nós próprios!
    Além do mais, e como já foi dito, ninguém precisa desses softwares para viver, até porque há freeware que faz o mesmo!
    Meus amigos, pensem um bocadinho.
    Já sei que reclamar e dizer que tudo está mal é fácil e tira-vos o peso da consciência. Mas está errado!
    As nossas acções e decisões do dia-a-dia, se tomadas correctamente continuamente e por muitos, reflectem-se passado uns tempos na saúde do país a todos os níveis.
    Cumprimentos a todos e por favor pensem antes de se queixarem!

    • Cammonnis says:

      Foi preciso ler quase uma página de comentários para encontrar um de jeito…
      A todos os iluminados do software pirateado, pergunto se gostariam que eu andasse com o vosso carro, de vez em quando, sem pagar, só porque é melhor que o meu e mais caro.
      Quem rouba um programa porque não o pode pagar, pode facilmente roubar outra coisa qualquer, desde que esteja à mão e seja fácil.

  47. Tuxé says:

    Estes chul## enquanto não impingirão software proprietário no Magalhães não descansaram e como diz o ditado “quem semeia ventos colhe tempestades” não sei o que estavam a espera.
    Agora citando o chul# more “há o risco de as crianças aprenderem desde cedo a instalar aplicações informáticas sem pagar por elas.”
    Não sei porquê mas tenho a sensação que este merd## não se está a referir ao Open Source.

  48. TiagoKito says:

    Pergunto me se nesses tais inqueritos tomavam em conta o freeware que muita gente utiliza…. mas pronto, é caso pra dizer: “este senhor caladinho, é que era um grande poeta” 😛

  49. James_VB says:

    Olá a todos!

    Há já algum tempo que venho a este site o qual gosto bastante e tenho reparado que quando há artigos relacionados com a pirataria os ânimos exaltam-se. Acho interessante como vêm logo “mandar vir” sobre os preços altos, como se isso justificasse a pirataria e como parecem (e friso parecem) não considerar a pirataria como um crime. Na minha modesta opinião, a pirataria é crime. É como dizem piratear é roubar. É não pagar por um produto. É como irem ao supermercado e meter coisas ao bolso só porque a vida está cara (e está, sempre esteve para o Zé Povinho, mas não roubam pois não?!) Por favor, não desvalorizem o conceito de direitos de autor, porque é isso que protege quem que cria software de trabalhar sem retorno financeiro.

    Contudo (e há sempre um contudo lol), pode-se dizer que, involuntariamente, os direitos de autor protegem o retorno financeiro estupidamente exorbitante. Digo involuntariamente, porque há uma coisa chamada capitalismo que é a verdadeira causa disso tudo. Ora, pelo que eu sei uma pessoa pode lucrar o que ela quiser, dependente do que o mercado permitir “aka” competição. Perguntarão: não será ganância a mais? Provavelmente. Falou-se disso nesta crise…pedia-se mais controlo…mas ficou tudo na mesma.

    E quanto ao poder de compra, isso depende da dimensão da economia do país e não vou lamuriar-me em relação à nossa miséria como se fosse tão simples resolvê-la com o aumento dos salários. Não será preferível melhorar o país em vez de estar sempre a lamentar como um velho rabugento?

  50. Ana Narciso says:

    Ai que notícia ridícula!

    Esta gente, esta gente, dá vontade de lhes torcer o pescoço!

  51. reimor says:

    senhor tasg,supondo que o senhor não é o presidente da assoft…vou lhe dizer que o paralelismo que faz entre um ferrari e um cd com software é bastante diferente.
    um ferrari sempre que é “duplicado”para ser vendido tem custos astronomicos,centenas de milhares de euros,mas um cd apenas custa 19 centimos.
    não vamos por aí.
    o cerne da questão é que querem tratar as pessoas que vao testando algum software como se de ladrões de ferraris de 400.000 euros se tratassem.
    nao se confunda nem confunda os outros.
    e depois ja sabemos que a nivel de empresas pouca gente foge á renda forçada do software proprietario,senão caí lá um batalhão da policia+assoft+asae e vai tudo preso.
    olhe,tenho um amigo na area da construçao civil que vai metendo uns estagiarios no seu escritorio e como tal deixa-os ir usando o software que os proprios á revelia vao instalando e desinstalando.
    numa ultima inspecção esses policias de choque do software detectaram essas instalações/desinstalações e o resultado foi uma multa que ultrapassa os 250.000 euros!
    o homem nem se consegue mexer..e ainda por cima tem uma culpa indirecta.
    é este mundo do software proprietario que temos,conseguem controlar e comprar tudo e todos.

    • faustino says:

      Percebo o teu ponto de vista então no desenvolvimento de software, o único custo que têm é o preço do cd 0,19€ e o custo do material e desenvolvimento de um Ferrari é de 400000€, preço a que é vendido ao consumidor final.
      Antes de dizeres aos outros para não confundirem o pessoal devias tu mesmo tentar não confundir as coisas.
      Primeiro o software todo tem custos de desenvolvimento para as empresas que, espantem-se, pagam ordenados aos seus trabalhadores, pagam licenças sobre patentes, pagam a publicidade dos seus produtos, provavelmente pagam o hardware onde os desenvolvem e têm gastos com muitas outras coisas que pelos vistos tu não te lembras, ou não te queres lembrar.
      Não quero com isto dizer que estou de acordo com os preços praticados, etc. mas lembrem-se que o dinheiro do software serve para pagar ordenados a pessoas como vocês, porque nem toda a gente é gestor nas softwarehouse, existem também secretárias/os, porteiros, etc que também não podem comprar o software como vocês.
      Resumindo se existem alternativas gratuitas legais tal como freeware, opensource e afins, que fazem o que nós queremos porque raio devemos piratear só para nos tornar cada vez mais dependentes do software em causa.

  52. mars says:

    Aqui em Portugal existem daqueles mafiosos que fazem um software do mais fraco que há a partir duma base de dados ainda pior e levam um balurdio por esta…****. Para confirmarem isto podem reparar nas lojas de comércio o software que eles dispõe e se tiverem algum conhecimento com o dono preguntem quanto lhe custou.

    Já vi alguns e fiquei pasmado com os preços do software e com o hardware ainda fiquei pior. São uns autenticos abutres.

  53. Jorge Rodrigues says:

    para ser brutalmente honesto acho que o fulano tem razão mas esse “problema” já era de esperar com os salários da treta, com os preços e impostos altíssimos o que é que ele queria? … e penso que sim quanto mais pirataria houver melhor … pode ser que a Microsoft e companhia aprendam a praticar preços decentes.. pois nenhum software está isento se ser pirateado.

  54. José Pires says:

    Mas esses tipos tem a mania da perseguição.
    Agora até os miúdos são criminosos.
    Que sejam piratinhas, pode ser que assim coloquem o software a um preço mais em conta e as ligações à net com melhor qualidade.
    E deixem os miúdos sossegados para que entrem no mundo da tecnologia sem serem perseguidos.

  55. Dusac says:

    A Assoft lá sabe…para fazer esta afirmação!
    Qualquer dia temos a ASAE a recolher todos os Magalhães que por aí andam,vai ser um trabalho danado aplicar multas a toda essa gente. Não acham? Talvez até consigam pagar o déficit de portugal.:)

  56. Nuno José says:

    É fácil resolver. Tira-se o XP e já fica tudo legal e só programas gratuitos e pronto lá parava o homem de chorar (not) pois o problema dele é mesmo aquilo trazer linux, o que ele está a tentar fazer é pressão para que os próximos venham com o software que ele deseja.

  57. senufeno says:

    Tiram-se os computadores aos putos e acaba-se com a pirataria.

    Já agora tira-se os computadores a toda a gente.

  58. Zé Maria says:

    Neste país de pereiras e cerqueiras, há sempre um iluminado que aposta na pseudo inovação com o intuito de, na maioria das vezes, apenas terem algum protagonismo. Já tínhamos o (anda)-Pacheco Pereira, filosofo lá para as bandas da Marmeleira, que apontava razões patéticas contra o “Magalhães”. Veio depois, uma sociedade de oftalmologistas arengar mais umas baboseiras. Chegou a vez do Cerqueira. Amanhã já ninguém se vai lembrar dele… Mais Nada!

  59. Navyseal says:

    Se os portáteis viessem com software livre, não haviam piratinhas… 😉

  60. Ricardo Almeida says:

    Se praticassem preços aceitáveis não tinham que se preocupar com os “piratinhas”. Quem é que pode pagar licenças de Windows, Photoshop’s, WinRar’s e outros, para uso doméstico? Se queremos um joguinho para passar um bocado, paga-se mais uma pequena fortuna. Enfim.

    As produtoras/editoras de software, jogos, música, etc, convidam mesmo à pirataria.

  61. luís says:

    ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão

  62. João Faria says:

    A melhor solução é utilizar freeware. Ubuntu com fartura.
    Pois o destino de qualquer empresa que queira vender por um valor muito acima do normal arrisca-se a qualquer momento perder o mercado, julgo que é o que está a acontecer à Microsoft. Está a perder milhões a cada dia que passa. Vendam por 40 euros aquilo que vendem por 200 euros que se acaba a pirataria.

  63. horgh says:

    Sim,escolinha de piratinhas.Se os magalhaes viessem com linux,nada disto acontecia.Porque razao é que o magalhaes vem com a M#4%& do windows?Para “viciar” os putos nos produtos microsoft e aumentar a ja colossal fortuna do Bill?E porque e que os sitemas operativos da microsoft vêm sempre cheios de bugs,se estou a pagar uma pequena fortuna por um programa e ele vem com defeitos devia ser indemenizado?certo????

  64. jr says:

    É meter os miúdos todos na cadeia. Piratear software dá 3 anos. E já agora fazer o mesmo a quem forneceu o material para piratear, ou seja, os Magalhães. Pode ser que assim a Assoft fique satisfeita. Que cambada.

  65. aver says:

    Segundo a Exame Informática o Magalhães 2 é lançado dia 22 nas lojas, em duas versões, de 329 (é o preço da versão actual nas lojas) e de 399 euros,com IVA. Já li em algum lado que é uma versão bastante melhor. Pelo menos menos o disco é bastante maior, já dá para fazer uns “backups”.
    http://bit.ly/2SgZoS

    • aver says:

      Este link tem especificações técnicas. Pelo que diz, o Magalhães 2 tem ligação nativa a redes 3G e WiMax. Esta do WiMax (traduz-se por Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas) ou norma IEEE 802.16, nunca tinha ouvido falar.
      http://bit.ly/12q0Ek

  66. Luis A. says:

    Este senhor da ASSOFT é um cromo, mas daqueles mesmo raros. Se calhar deve ser algum santo. Que eu saiba ele e os filhos dele não estam no altar.

  67. Eu says:

    com comentários destes como o do Sr. da AASOFT só me apetece piratear MAIS!

  68. tasg says:

    No meu comentário acabei por não falar do post original.
    Na minha opinião, este senhor é um perfeito ignorante e a forma que arranjaram para que as estatísticas lhe dessem razão.. enfim…

  69. Coyote21 says:

    É bem podem ensinar-lhes a instalar software livre, em vez de aplicações proprietárias, já que estão tão preocupados com a pirataria… Mas disso nenhuma das multinacionais se lembra…

  70. alpha says:

    Viiiiiivaaa a Piratariaaaaaa!! (:

  71. abaptista says:

    Caros amigos,
    Vou contar uma breve “estória”…,à cerca de 15 anos quando comprei o meu 1.º computador, um portátil da toshiba em 2.º mão por 150 contos (seriam hoje 750€), fui a uma loja para comprar o office. Quando entrei perguntei, amavelmente, se tinha o dito cujo, disseram-me que sim e que custava 190 contos (qualquer coisa como 950€). Perguntei quantos tinha e responderam-me que tinham 3, a minha resposta foi que por esse preço vão ficar com eles durante muito tempo…
    Hoje em dia tenho todos os programas que preciso.
    E o que eu deixo aqui é o seguinte; eu é que sou pirata?????!!!!!

  72. Luis Silva says:

    A historia dos piratas e piratuinhas é boa.Será que a assoft e os interesses das grande companhias de software são legítimos? Se fizermos uma analogia poderemos analisar mais independentemente.
    Setrá que os grandes fabricantes de carros do mundo poderão ser responsabilizados pelos condutores (a,b, c, d, n) que cometem n infrações , umas mais graves que outras, na estrada?
    Será que os instrutores de condução são de facto responsaveis pelos crimdes que os condutores praticam na estrada à priori?

    Será que o crime não poderá ser imputável só mesmo a quem o pratica? Ou haverá mesmo a necessidade de culpar sempre mais alguem?
    Quando aprenderemos a ser maiores e a a ssumir os nossos actos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.