ASAE apreende equipamentos de diagnóstico automóvel
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nos últimos dois meses, uma operação de fiscalização no âmbito da contrafação de equipamentos de diagnóstico, utilizados em oficinas de reparação de automóveis para detecção de avarias através de programas informáticos específicos.
A ASAE anunciou hoje a apreensão de vários equipamentos de diagnóstico contrafeitos, computadores e até munições.
Como resultado da operação, realizada em todo o território nacional através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, foram fiscalizados 26 operadores económicos, tendo sido apreendidos 28 aparelhos de diagnóstico automóvel, 13 computadores, diverso software e ainda 50 munições de calibre 9 mm, tudo no valor aproximado de 20 000 euros.
Foram instaurados 26 processos-crime por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido, tendo a operação contado com a colaboração ativa dos peritos da marca visando um combate ao mercado negro deste comércio e uso de equipamentos.
A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.
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Continuaremos online quer queiram ou não
Será que que prenderam alguém das marcas conhecidas que alteraram o software dos motores diesel?????
Penso que será o programa da BMW. É que a marca só permite que esse programa esteja disponível nas suas oficinas. Para outras oficinas o poderem usar, o valor está acima dos 250000 euros e é necessário um contrato de manutenção e formação que fica em 14000 euros anuais. Existem empresas de software que alteram o sistema base dessa empresas e o instalam para permitir as oficinas “não autorizadas” a aceder ao sistema de diagnóstico do automóvel. A Mercedes também já está a fazer o mesmo com os modelos que chegaram ao mercado a partir de 2015, enquanto que a audi já o faz desde 2014. (Como as oficinas da BMW também prestam assistência aos Audi, tal como aos Mercedes… é uma espécie de monopólio, dizendo que é por segurança. Depois, quem compra os automóveis, acha estranho que uma mudança de óleo e alteração de um dos redutores, custe 600 euros.)
Então e os que tem software legitimamente, através do programa Bosh Car Service. 😉
O meu primo é um agente autorizado Bosh Car Service, e consegue (LEGALMENTE) aceder, programar e apagar erros de carros até Junho de 2016.
Claro que à exceções, mas 80 a 90% dos carros é possível diagnosticar e limpar a memoria de erros.
Só as programações de chaves é que tem de ir à marca.
Tecnicamente foi um tiro no pé, quem usava esses equipamentos vai passar a faturar menos, se nao é que abriu falência.
Não estão a proteger nada para alem dos bolsos de quem já é rico.
“para salvaguarda da livre concorrência” – Grande concorrência que vão ter.
Por um lado acho bem, principalmente oficinas que usam os programas pirateados e cobram mundos e fundos (por exemplo sei de pelo menos uma que só para ligar o programa de diagnóstico cobra cerca de 75€ e também sei que o programa é pirateado porque com carros recentes ‘já não funciona’).
Mas por outro lado,os fabricantes, deveriam era ser obrigados a ter o sistema em opensource, sim porque muitos dizem que, por exemplo o sistema de ajuda à condução do Tesla, são sistemas inseguros. Ora se fosse opensource poderiam ser auditados por quem tem conhecimento no ramo e também eram evitadas broncas como a da wolksvagem com a “magia” dos motores supostamente económicos e não poluentes. Também aí perderiam o monopólio dos diagnósticos, porque qualquer um(com conhecimentos de programação) poderia produzir o seu programa de diagnóstico. Mas como em tudo o ‘dinheiro’ é que manda e acabamos por pagar milhões por produtos de muito baixa qualidade.
Open-source não é sinónimo de segurança, não me sentava num carro com sistema livre.
Se sistema fechados são possível ser alduterados, pior ainda se fossem livres… o objectivo é ser fechado em para evitar problema, a segurança dos ocupantes é uma delas.
O que devia ser OBRIGATÓRIO era TODOS os carros trazerem já de fábrica TUDO o que é diagnóstico dentro da ECU e no écran,sem ser preciso COMPRAR NADA MAIS!!!!; custava-lhes mais uns poucos de euros e para o MUND= TODO era melhor; a pouca vergonha de meter dificuldades de software para depois faturar grosso TEM DE ACABAR!!!!!
A PIDE a proteger os bandidos que cobram preços exorbitantes pelos software ,aqui nos EUA ha montes de software pirata e ninguem anda a caça de nin, guem eu mesmo tenho o programa ALLDATA e computador para ler as centralinas ,programa do grupo VAG e tudo chines ahahahah
Isso é outro mundo.
E assim gera trabalho que depois da imposto, mas por cá o importante e criar desemprego.
Ficam todos contentes.
Apanharam piratas ! não prendem é os ladrões que tem arruinado Portugal com os seus esquemas e trafulhices a esses dão-lhes medalhas.
isso mesmo
agora percebi, o “venha cá daqui a uma semana para retirarmos o aviso, estamos sem máquina.”
A ASAE deveria dizer quem foi apanhado.
Nao existe oficina ou “biscateiro” em Pt que esteja 100% legal no que ao software diz respeito, se nao é o de diagnostico (mas é sim e quase em todas incluindo concessionários, tem uma ou 2 maquinas legais e n ilegais) entao é o de faturaçao, ou o windows ou o office…. algo está sempre ilegal eu sei do que falo.
Claro que a razao de ser principal sao os custos exorbitantes exigidos pelas licenças, dá mesmo vontade de nao pagar coisa nenhuma.
Nunca mas nunca mesmo vai acabar, os chinos e outros que tais estao ai.
As marcas de AUTOMÓVEIS sao como os dealers da droga viciam os putos e no fim de os terem na mao esmifram até ao tutano, nao interessa de onde vem o dinheiro para o produto interessa é que venha e muito se possível.
Os carros novos sao vendidos quase em dumping, mas depois em após venda é um forrobodó que doi o coraçao,
TODOS mamam, e muito, quer os produtores, os publicitários, os governos (impostos, directos e indirectos) e os comerciantes em 1ª linha (importadores), pois os outros tem de se virar com muita exigência e custas.
Isto somente acontece devido há mania das vaidades do zé pois se os Cubanos podem ter carros com 50 anos e funcionais (é um exagero claro…) porque é que as pessoas se deixam convencer a andar constantemente a trocar de pópó somente para parecer ?
Porque é que a ASAE fiscaliza as oficinas, e não vai fiscalizar os automóveis WW e até outras marcas, na fraude das emissões de escape, até porque estão milhares de carros a pagar IUC abaixo, com prejuízo de milhões para o estado. Esta autoridade apenas fiscaliza e pune os pequenos, porque não se vai meter com as fraudes de grandes marcas já divulgadas. Em resumo, esta autoridade tenta mediatizar as operações alegando a defesa do interesse público, fiscalizando os pequenos empresários, mas operações contra grandes multinacionais ainda não ouvi nenhuma. Em Espanha a Autoridade da Concorrência multou a maior parte das marcas automóveis por acordarem preços, em Portugal, é tudo gente séria, o paraíso para grandes empresas, pois autoridades são pequenas demais, muito, muito pequenas.
A Asae isso não faz porque são corruptos é o nome certo vão ao pequeno e não tocam no grande.
Qual é o nome que se dá quando se coloca um imposto sobre um produto e depois coloca-se outro imposto em cima desse imposto. “CORRUPÇÃO” mas ainda não vi a ASAE prender ninguem do estado por fazer isso na venda dos automoveis.
Trabalhar no ramo automóvel neste momento é perder dinheiro.Não vale a pena.
Gastar dinheiro em lixo novo é gostar de pagar caro por produtos que não valem o que custa,seja o lixo BMW que só compra quem não sabe o que aquilo é ou outro qualquer, a qualidade de muitos carros antigos supera de longe os novos, os custos de manutenção dos carros novos são caríssimos e depois não existem técnicos para lhes mexer alias basta perguntar o ordenado dos trabalhadores dessas oficinas BMW,Mercedes etc para perceber que em muitos casos um varredor ganha mais.
As ferramentas são caras, o software e caro, não existem escolas,etc etc.
Esta é uma profissão que em Portugal está morta.
A velha ladainha de que antigamente é que era.
Não é ladainha é a realidade o meu carro a qualidade dele é melhor do que a dos novos da mesma marca.
Não preciso de dizer , mas ate o digo é um Mercedes não troco o meu antigo por um novo.
Um novo,desses BMtroubleU, M Benze-te ou Proches só para parolos,coitados,melhor dizendo ignorantes; ESSA gente,ANTES de comprar essas avantesmas,devia ir ao dr goog e ao dr utube VER o que se passa com os popós novos;é um HORROR de avarias caríssimas,uma coisa mesmo do outro mundo!!! e depois andam por aí a meter nojo à minha frente quando eu quero passar com qq um dos meus (tenho 4,) carrinhos de 1000 euros cada,mas com ABS e A/C!!!
As pessoas querem trabalhar e o governo nao deixa..ok os pc,s sao piratas..e entao???as lojas dos chineses sao o quê??o gasoleo mais barato dos pingos doce e intermarches é o que??tanta coisa que é”pirata”…se eu tenho um carro com 400 mil kms de 2004 e nao tenho dinheiro para ir a marca,como faco??toda a gente mexe no carro se quizer apagar erros alterar parametros ou fazer uma revisao..ou mexe ou vao a oficina do “manel GT”que aperta filtros de oleo com o cigarro na boca e a cair cinza para dentro do filtro…
Deixem de andar a mostrar servico…um seat qualquer aqui ao lado custa menos 10 mil euros novo que ao comprar em portugal,vou comprar um carro a prestacoes por mais 10 mil euros do que aqui ao lado acabo por pagar 3 carros..ser chulo nao é ser pirata ou ladrao??
Se nao tenho um macaco para levantar o carro meto uns tijolos “caravalho”deixem de andar atras de quem trabalha.eu nao tenho nenhuma oficina nem vou a bmw ou audi ou outra marca qualquer pois para ser assaltado basta pagar os impostos normais do dia a dia
Eu não conseguia dizê-lo melhor…concordo do início ao fim!
Grande verdade amigo, eu pergunto,!tendo um acidente com o meu carro, seguros tudo em ordem ,mando reparar o carro .O seguro faz o orçamento com o preço das peças piratas ou concorrencia ,que é + bonito.eu não quero aceitar porque pago seguros para isso.Embora nada tenha contra a comcorrensia. mas o perito argumenta que os peças foram omulgadas não sei por quem, e devo aceitar,. então quem é o ladrão ou o pirata sou eu?? O governo deve dizer aos senhores da ASAI para limpar as valetas das estradas ou as matas florestais.que tambem somos nós a pagar o ordenado. e deixem andar estas coisas tecnicas para quem sabe . Eles não teem dinheiro paro o combustivel quanto + para um analisador de gases + formação, nos é que somos os parvos. .coitados…!!!!! deles RsRsRs.
Falo de experiência própria, os seguros por norma não obrigam peças da concorrência, simplesmente dão percentagens de pagamento consoante a origem da peça.
Umas companhias até exigem apenas peças originais.
Quanto a peças da concorrência…evito ao máximo, pois é raro a peça que não venha com defeito, por isso a minha preferência é novo na marca, usado original e só no fim concorrência.
Lamentável é a ASAE não ir fiscalazir como é que as marcas conseguem cobrar 48h de mão de obra ao dia por cada funcionário, isso sim, seria interessante descobrir como é possivel. Há uns tempos pedi um orçamento numa oficina da MARCA para substituir uns discos travão, além do custo dos ditos discos, tinha 2h e 30m de mão de obra. Dois meses depois, para o mesmo carro pedi orçamento para discos e calços de travão, e lá estavam os preços dos discos e calços e 3h30m de mão de obra.
Quando questionei o porquê de ser mais 1h de mão obra que o orçamento anterior, foi-me justificado que era o tempo de troca de calços travão estipulado. Ora, eu aínda tentei que algum engenheiro me explicasse como é que trocavam os discos sem tirar os calços o que, logicamente, não conseguiram.
Ou seja, trocar discos, ou trocar discos e calços demora exatamente o mesmo tempo, mas as MARCAS cobram mais 1h de trabalho, vá-se lá saber porquê?!!!
Mas como estas horas de trabalho ficticias que são cobradas, o estado recebe 23%, não convém fiscalizar, é mais vantajoso receber os 23% de comissão do saque feito ao Zé povinho…
Se não te cobrarem de uma maneira, cobram-te de outra.
Exacto, conheço uma casa que representam uma determinada marca que adiciona sempre uma lavagem e verificações da treta, o cliente quase tem que assinar um documento a pedir pelo amor de deus para não lhe lavarem o carro que ele já ta limpo. O preço da lavagem e verificações não me lembro, mas adicionar serviços sem o cliente pedir é aquela “cobrança forçada”
Fui recentemente a uma oficina VW para mudar óleo do motor e da caixa paguei cerca de 650€, entraram em contato da oficina para me dizer que a viatura precisava de pastilhas, amortecedores entre outras coisas, custo extra de 1000€, posto isto perguntei o que era mais importante no que diz respeito a segurança disseram-me as pastilhas mas você ainda consegue fazer mais quilômetros…
Conclusão: estamos a falar de uma viatura com 60000km que não deu QQ aviso vermelho no painel e na dita oficina a viatura precisava de tudo e mais alguma coisa. Queriam roubar-me 1000€, cambada de anormais e incompetentes.
Só mais uma achega para as oficinas da marca. O meu carro, um Mitsubishi ASX, partiu o turbo aos 40000 km, o que é relativamente comum no modelo em questão. Fui à marca porque pensei que fosse o melhor. Peça 2300 + iva + mão de obra. Reclamei por escrito. Uma vez que o carro tinha pouca quilometragem diminuirão o calor da peça para 1900 + iva. 15 minutos de pesquisa: peça nova e original vinda da Mitsubishi Europa 850 euros com iva. A colocação foi feita por eles porque a mão de obra seria sempre cobrada uma vez que já tinham desmontado o carro. Resultado: Oficina da marca nunca mais
qualquer turbo novo,o core apenas,os caracóis usam-se on mesmos, custa menos de 150 euros hoje,é só pesquisar on-line ; e MELHOR do que os originais,a não ser que os originais sejam tambémfeitos na china..; e isto porque a china tem hoje as melhores máquinas,técnicos,materiais, e maior quantidade o que lhes permite aperfeiçoar constantemente;
Tanta falcatrua que é feita nas oficinas … se uma pessoa não anda atenta … é que seja na “Marca” seja no “Zé da esquina”. O melhor num veículo é conhecer o dito, e ir-se informando. Os carros mais recentes são produzidos para durarem muito menos tempo de vida …
Por outro lado, compensa e muito ir buscar um carro lá fora e legalizá-lo ou pagar a quem o legalize sem meter os stands ao barulho, pois todos os carros semi-novos vêm lá de fora. A margem de lucro é maior que em carros novos …
Chamem-lhe o que quiserem, agora dizer “Salvaguardar a livre concorrencia” é que tenham dó de voces proprios e dos leitores.
Eu sei, todos sabem, que é pirataria, mas SO SALVAGUARDA OS MONOPOLIOS ESTABLECIDOS. Nao atirem areia para a cara dos leitores, esse papel é em norma feito pelos politicos.
deixem as pessoas trabalharem, sinceramente !!! A casa desses senhores fiscais, juizes, advogados, senhores importantes da gravata,…. (deveria ser fiscalizada encontrariam lá muita coisa ilegal com certeza) , tal e qual como fazem ás pessoas que tem os negocios humildes e a funcionar onde pagam seus impostos e sem dividas au estado porque neste caso para terem qualquer equipamento seja pirata ou nao pagaram para o ter nao roubaram nada a ninguem, e é graças a isso que se paga um valor simbolico ou por vezes nem paga se for cliente habitual da casa e se o diagnostico demorar relativamente pouco tempo. isso aconteçe em muitos sitios
Amigos façam como eu, nâ preciso nada disso meu CAROCHA, VW1302S anda que sá farta e na precisa nada disso….