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ASAE apreende mais equipamentos de diagnóstico automóvel

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. OSOPAR says:

    Sugestão. Realizem operações nas escolas públicas. São muito mais rentáveis. Cinco mil e quinhentos euros não paga o esforço. Nas escolas só os computadores com software não licenciado vale muito mais do que isso.

    • Mr.T says:

      Então mas ai quem teria de pagar não é o Zé Povinho e sim o Estado… E dessa forma não é rentável… O importante é entalar as pessoas e quem tenta ter um negocio, porque martelar instituições publicas ou marcas privadas de dimensão gigante já envolve problemas burocráticos e mexer com tribunais e advogados pagos a peso de ouro que sabem o que andam a fazer… Já os pequenos é muito fácil, porque pagam e não bufam, porque simplesmente não tem conhecimento ou dimensão para suportar honorários ou interpretações dúbias da lei.

  2. Paulo says:

    Só não fazem fiscalização à relação entre o número de funcionários e o número de horas de mão de obra cobrados aos clientes pelas oficinas das ditas marcas…

  3. Pedro says:

    5500€ para 12 computadores e 12 equipamentos de diagnóstico? Devem usar pcs do E-Escola e impressoras da HP … Aprendam a máquina calculadora do indivíduo que fez o somatório …

  4. Pedro Carvalho says:

    O software utilizado era pirateado de algum específico, ou era utilizado software contrafeito (seja lá isso o que for)? É que se alguém desenvolver software específico para leitura e alteração de centralinas e o disponibilizar, qual o problema?

    • says:

      Se alguém desenvolver software e o disponibilizar de forma gratuita não há problema. Se o disponibilizarem de forma comercial e este estiver a ser usado de forma ilegal (pirateado, sem permissão do autor) há problema. Parece-me que é este último caso que o artigo refere.

  5. sdsd says:

    “A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.”

    Livre concorrência?!?!?

  6. Nuno says:

    Tudo bem que o software era ilegal, mas a asae julgou que era preferível punir essas oficinas do que deixá-los a continuar a diagnosticar avarias que possam ser graves, permitindo que certos veiculos continuem a circular em perigo na via publica, podendo causar acidentes graves a terceiros devido a avarias não detetadas. Boa Asae.

    • says:

      Por essa lógica as oficinas deviam de fazer serviço gratuito a qualquer veículo porque se não o fizerem e existirem avarias podem causar acidentes graves e perigo na via pública.

      Será que quem fabrica e desenvolve o equipamento de detecção de avarias não tem direito a receber pelo trabalho que faz também?

      • vabels says:

        100% de acordo! Eu já fiz um programa didáctico e ofereci-o. Porque o podia fazer, não era o meu modo de vida. Mas para quem vive desse tipo de produção, a música é outra.

  7. rui says:

    o nosso país é mesmo de rir…

  8. rui pedro says:

    Nuno és incrível, se fazem é porque fazem, se não fazem nada é porque nada fazem….
    Que raio, acho muito bem, ganham balurdios para fazerem diagnósticos aos automóveis, só teem é que pagar como as outras empresas pagam. Temos pena!

  9. falcaobranco says:

    Realmente é estragar a vida ás pessoas mas enfim… e depois o mais engraçado é dizerem que salvaguardam a protecção dos direitos de autor…….

    • Antonio Duarte says:

      então quem tem máquinas ilegais não estraga a vida a outras pessoas aquelas que pagam os direitos

      • falcaobranco says:

        Ate parece que muitos tugas não têm os programas oficiais instalados em portateis com cabos OBD… ou é mentira?

        Ate parece que muitos tugas não vão ao mecanico e pedir ajuda para ver o que é akela luz acesa no conta kms e que, se não fosse esse programas, muitos tinham k ir para as marcas oficiais…e os mecanicos fechavam casas… ou é mentira?

        • censo says:

          Eu vou sempre à marca. Nunca usei os serviços do mecânico de vão de escada.

        • Bruno says:

          E porque muitos ”tugas” o fazem já se torna legal? Porque muitos escrevem com K o dicionário de português também deveria ser alterado?…trabalho em muitas oficinas e todas elas tem de pagar a licença para poder diagnosticar, reprogramar e consultar documentação associada a cada viatura…os que nao pagam estão a fazer concorrência desleal.

          • falcaobranco says:

            Não estou a dizer que quem está ilegal está bem como os outros…simplesmente não podemos criticar quem o faça para sobreviver e manter uma casa aberta… ou daqui a pouco todos somos santinhos e ninguém roubava laranjas em criança? Menos um bocadinho… (atenção que não sou mecânico nem tenho nenhuma oficina )

  10. Rui Ribeiro says:

    Destes comentários acabo a concluir que alguém que pague as devidas licenças para utilizar software desenvolvido por outros é um bandido. Bons são os que não o fazem. E que circular com veiculos que colocam em causa a segurança de terceiros é culpa de uma polícia cuja missão é fazer cumprir a lei, e não de wuem circula com esses veículos! Por isto é que gosto tanto do pplware: é sempre a aprender coisas novas!!!

  11. Alvega says:

    Como … 5500€ , 12 maquinas, deve ser brincadeira pela certa, ” o SUPERIOR”, faz toda a diferença.
    Eu tenho uma maquina original de uma grande marca “Renault”, e garanto que a maquina e a licença anual, custam bem mais do que isso.
    Portanto essas, maquinas ainda que Chinocas, e funcionais, teriam obrigatoriamente de valer bem mais do que isso, eu sei bem do que estou a falar, pois antes de ter a original fui o feliz possuidor de uma “oriental”, e sei quanto custou.
    “A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.”, os direitos de autor, sim é verdade, e a % do distribuidor em Portugal, o resto é TRETA.
    PS: as maquinas originais nao valem uma 3ª parte do que custam, mas as marcas fazem dinheiro é com o após venda e serviços associados, nao com a venda de veículos novos.

    • manel says:

      Nem por isso. Um multiplexer Autocom/delphi Pirata custa 200 Euros no Maximo. E um DAS da Mercedes por exemplo Pirata custa uns 500. Por isso Valor deve Bater certo. Se foram os Originais ia para 5000 Cada 🙂

    • Fábio Leça says:

      Lol uma can clip que é a máquina de diagnostico que a renault usa, custa 100/150€ no ebay, depois sacas o software do mesmo na net e tens tudo a funcionar… Não sei que valores estás a falar mas foste nem enganado se compraste uma made in china por mais do que isso, eu tenho uma cá em casa e gastei 75€ e faz tudo o que a can clip original faz, até os updates de firmware da renault recebe LOL

      • Bruno says:

        Lamento Fábio, cada CLIP ORIGINAL e OFICIAL custa mais de 5000€ vem num equipamento Panasonic (a versao com teclado fisico e fixo).
        A versao pirateada pode ser instalada em qualquer portatil e com um leitor OBD consegue diagnosticar viaturas renault, agora lamento informar que nao faz tudo o que a Original faz ate porque muitas funcoes so consegue fazer recorrendo á R-USB e por vezes a patches que nao sao disponibilizados fora dos servicos de engenharia da renault.

        • Fábio Leça says:

          Lamento mas não sabes do que estás a falar… a can clip vendida, que é pirateada recebe inclusive updates de firmware directamente da renault. Agora não venhas dizer que não faz não sei o que, porque eu já programei n extras que foram adicionados a posterior, consigo testar modulos individualmente e tudo mais, faz tudo o que na renault fazem, agora se tens falta de conhecimento isso já não sei, agora não digas que não dá, porque eu sei perfeitamente que faz tudo o que na renault eles conseguem fazer. Ou não fosse exatamento o mesmo software LOL Além disso tenho também todos os esquemas dos renault, assim como o dialogys com o preço de todas as peças sempre actualizado e em PT. Ha e os patchs que falas se quiseres também te os arranjo…

      • noel says:

        Fábio. pode dizer-me onde comprou a sua clip? Estou interessado em adquirir uma.

        Obrigado.

        Noel

    • MarioM says:

      Eu gosto é quando dizem que é para defesa do Consumidor.
      Quem será o pato bravo que acredita nestas palavras.
      Quando o equipamento e o software é vendido a preços pornográficos onde anda a defesa do consumidor ?

  12. xico fininho says:

    Por acaso à 2 meses falei com um amigo mecânico que trabalha numa oficina dessas que usam esse tipo de software.

    O grande problema aqui (estou apenas a guiar-me por aquilo que ele me disse) é que cada marca de automóvel (Mercedes, BMW, Honda…) tem o seu próprio software para detetar avarias nos carros e as marcas, simplesmente recusam-se a vender ou a alugar esse software às oficinas.

    Dessa forma as oficinas têm 2 escolhas:
    – serem ultrapassadas tecnologicamente por aquelas que usam software ilegal;
    – usarem software ilegal, sem qualquer hipótese de obterem o software de forma legal

    Para mim a culpa é das marcas. Querem a todo o custo evitar que os cliente recorram a oficinas, que fazem um trabalho tão bom quanto ele por um preço muito melhor.

  13. Jorge says:

    E para não falar daquelas que nem é possível ter, pois as marcas não as vendem para não terem concorrência e poderem cobrar um salário mínimo à hora(exagero :)).

    • MarioM says:

      Onde Andará a ASAE essa que até tem nas costas Policia de Fiscalização quando entramos num stand de carros novos e temos o preço de quanto custa e vemos que em cima de Imposto leva imposto qual é o nome que isso tem ? Ainda não os vi levantar autos aí ? Qual é o nome que se dá aqueles que só vêm umas coisas e as outras ? a pois é .

      • Miguel says:

        Portugal já foi sancionado por fazer dupla tributação pela UE, não só pela compra de viaturas automóveis mas noutros casos como também nos combustíveis. Mas o que acontece é que a multa a pagar à UE é mais pequena do que montante arrecadado… Logo não mudam as coisas.

  14. rui pedro says:

    perdeste uma boa oportunidade de ficar calado MarioM, e mais não digo.

    • MarioM says:

      Nao perdi uma ocasião de estar calado porque isso não é legal,mas como a vigarice é feita pelo estado esses que se só veem um lado não atuam eu tenho um nome para esses,mas como não gostam do nome, não o vou dizer.

  15. me and me says:

    Apreender os pc por terem software ilegal compreendo, mas o equipamento de diagnostico nao entendo o pq.
    Uma máquina de diagnostico nao tem de ser so da delphi ou bosh….

    • MarioM says:

      O que dá neste País e roubar mas em Grande temos muitos que andam aí solta a esses ainda não vi nenhum preso.
      E Anda o povo todo a ser roubado pelo estado para tapar os roubos deles.

  16. Berrio says:

    Esta conversa toda tem piada , á uns tempos atrás fui a Renault para ligar o carro ao PC para saber a origem duma avaria e não é que eles não sabiam mexer no equipamento e não souberam dizer a origem do problema e ainda paguei 25 euros no dia a seguir fui a um mecânico de vão de escada ao pé de casa e em 5 minutos deu me o diagnóstico, se era pirata não me interessou mas foi eficaz e rápido.

    • falcaobranco says:

      E ficou resolvido o problema que era o que interessava… mas é engraçado qd se vê tugas a dizerem que vão ás marcas e as oficinas da rua…estão cheias! eheh enfim…

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