ASAE apreende mais equipamentos de diagnóstico automóvel
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização no âmbito da contrafação de equipamentos de diagnóstico, utilizados em oficinas de reparação de automóveis para deteção de avarias através de programas informáticos específicos tal como aconteceu em 2016.
Em comunicado, a ASAE anunciou hoje a apreensão de vários equipamentos de diagnóstico contrafeitos e computadores.
A ASAE anunciou hoje que instaurou oito processos-crimes por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido após uma operação em oficinas de automóveis. De acordo com a informação do comunicado, foram fiscalizadas 18 oficinas de automóveis e apreendidos 12 equipamentos de diagnóstico automóvel e 12 computadores. num valor superior a 5500 euros.
Os equipamentos de diagnóstico automóvel em questão são utilizados para detetar avarias em automóveis através de programas específicos e mediante licença sendo a sua disseminação ilegal uma das evidências da economia paralela que afeta o setor de reparação automóvel.
Esta foi a terceira operação do tipo, realizada em território nacional pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal e desta vez decorreu nos concelhos de Famalicão, Braga, Aveiro, Coimbra, Abrantes, Caldas da Rainha, Sintra e Lagoa.
A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.
Este artigo tem mais de um ano
Sugestão. Realizem operações nas escolas públicas. São muito mais rentáveis. Cinco mil e quinhentos euros não paga o esforço. Nas escolas só os computadores com software não licenciado vale muito mais do que isso.
Então mas ai quem teria de pagar não é o Zé Povinho e sim o Estado… E dessa forma não é rentável… O importante é entalar as pessoas e quem tenta ter um negocio, porque martelar instituições publicas ou marcas privadas de dimensão gigante já envolve problemas burocráticos e mexer com tribunais e advogados pagos a peso de ouro que sabem o que andam a fazer… Já os pequenos é muito fácil, porque pagam e não bufam, porque simplesmente não tem conhecimento ou dimensão para suportar honorários ou interpretações dúbias da lei.
Só não fazem fiscalização à relação entre o número de funcionários e o número de horas de mão de obra cobrados aos clientes pelas oficinas das ditas marcas…
isso nao interessa aos asaemers
5500€ para 12 computadores e 12 equipamentos de diagnóstico? Devem usar pcs do E-Escola e impressoras da HP … Aprendam a máquina calculadora do indivíduo que fez o somatório …
O software utilizado era pirateado de algum específico, ou era utilizado software contrafeito (seja lá isso o que for)? É que se alguém desenvolver software específico para leitura e alteração de centralinas e o disponibilizar, qual o problema?
Se alguém desenvolver software e o disponibilizar de forma gratuita não há problema. Se o disponibilizarem de forma comercial e este estiver a ser usado de forma ilegal (pirateado, sem permissão do autor) há problema. Parece-me que é este último caso que o artigo refere.
“A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.”
Livre concorrência?!?!?
Ya, também me ri muito com essa.
A “livre concorrência” é pagar 50 ou mais € por um diagnostico, feito em 2 minutos.
Tudo bem que o software era ilegal, mas a asae julgou que era preferível punir essas oficinas do que deixá-los a continuar a diagnosticar avarias que possam ser graves, permitindo que certos veiculos continuem a circular em perigo na via publica, podendo causar acidentes graves a terceiros devido a avarias não detetadas. Boa Asae.
Por essa lógica as oficinas deviam de fazer serviço gratuito a qualquer veículo porque se não o fizerem e existirem avarias podem causar acidentes graves e perigo na via pública.
Será que quem fabrica e desenvolve o equipamento de detecção de avarias não tem direito a receber pelo trabalho que faz também?
100% de acordo! Eu já fiz um programa didáctico e ofereci-o. Porque o podia fazer, não era o meu modo de vida. Mas para quem vive desse tipo de produção, a música é outra.
o nosso país é mesmo de rir…
Nuno és incrível, se fazem é porque fazem, se não fazem nada é porque nada fazem….
Que raio, acho muito bem, ganham balurdios para fazerem diagnósticos aos automóveis, só teem é que pagar como as outras empresas pagam. Temos pena!
Realmente é estragar a vida ás pessoas mas enfim… e depois o mais engraçado é dizerem que salvaguardam a protecção dos direitos de autor…….
então quem tem máquinas ilegais não estraga a vida a outras pessoas aquelas que pagam os direitos
Ate parece que muitos tugas não têm os programas oficiais instalados em portateis com cabos OBD… ou é mentira?
Ate parece que muitos tugas não vão ao mecanico e pedir ajuda para ver o que é akela luz acesa no conta kms e que, se não fosse esse programas, muitos tinham k ir para as marcas oficiais…e os mecanicos fechavam casas… ou é mentira?
Eu vou sempre à marca. Nunca usei os serviços do mecânico de vão de escada.
E porque muitos ”tugas” o fazem já se torna legal? Porque muitos escrevem com K o dicionário de português também deveria ser alterado?…trabalho em muitas oficinas e todas elas tem de pagar a licença para poder diagnosticar, reprogramar e consultar documentação associada a cada viatura…os que nao pagam estão a fazer concorrência desleal.
Não estou a dizer que quem está ilegal está bem como os outros…simplesmente não podemos criticar quem o faça para sobreviver e manter uma casa aberta… ou daqui a pouco todos somos santinhos e ninguém roubava laranjas em criança? Menos um bocadinho… (atenção que não sou mecânico nem tenho nenhuma oficina )
Destes comentários acabo a concluir que alguém que pague as devidas licenças para utilizar software desenvolvido por outros é um bandido. Bons são os que não o fazem. E que circular com veiculos que colocam em causa a segurança de terceiros é culpa de uma polícia cuja missão é fazer cumprir a lei, e não de wuem circula com esses veículos! Por isto é que gosto tanto do pplware: é sempre a aprender coisas novas!!!
É o chico-espertismo nacional no seu melhor. Tem tanto de triste como de anedótico.
Como … 5500€ , 12 maquinas, deve ser brincadeira pela certa, ” o SUPERIOR”, faz toda a diferença.
Eu tenho uma maquina original de uma grande marca “Renault”, e garanto que a maquina e a licença anual, custam bem mais do que isso.
Portanto essas, maquinas ainda que Chinocas, e funcionais, teriam obrigatoriamente de valer bem mais do que isso, eu sei bem do que estou a falar, pois antes de ter a original fui o feliz possuidor de uma “oriental”, e sei quanto custou.
“A ASAE continuará a promover estas ações temáticas dirigidas ao sector para salvaguarda da livre concorrência e da protecção dos direitos de autor e da marca.”, os direitos de autor, sim é verdade, e a % do distribuidor em Portugal, o resto é TRETA.
PS: as maquinas originais nao valem uma 3ª parte do que custam, mas as marcas fazem dinheiro é com o após venda e serviços associados, nao com a venda de veículos novos.
Nem por isso. Um multiplexer Autocom/delphi Pirata custa 200 Euros no Maximo. E um DAS da Mercedes por exemplo Pirata custa uns 500. Por isso Valor deve Bater certo. Se foram os Originais ia para 5000 Cada 🙂
Lol uma can clip que é a máquina de diagnostico que a renault usa, custa 100/150€ no ebay, depois sacas o software do mesmo na net e tens tudo a funcionar… Não sei que valores estás a falar mas foste nem enganado se compraste uma made in china por mais do que isso, eu tenho uma cá em casa e gastei 75€ e faz tudo o que a can clip original faz, até os updates de firmware da renault recebe LOL
Lamento Fábio, cada CLIP ORIGINAL e OFICIAL custa mais de 5000€ vem num equipamento Panasonic (a versao com teclado fisico e fixo).
A versao pirateada pode ser instalada em qualquer portatil e com um leitor OBD consegue diagnosticar viaturas renault, agora lamento informar que nao faz tudo o que a Original faz ate porque muitas funcoes so consegue fazer recorrendo á R-USB e por vezes a patches que nao sao disponibilizados fora dos servicos de engenharia da renault.
Lamento mas não sabes do que estás a falar… a can clip vendida, que é pirateada recebe inclusive updates de firmware directamente da renault. Agora não venhas dizer que não faz não sei o que, porque eu já programei n extras que foram adicionados a posterior, consigo testar modulos individualmente e tudo mais, faz tudo o que na renault fazem, agora se tens falta de conhecimento isso já não sei, agora não digas que não dá, porque eu sei perfeitamente que faz tudo o que na renault eles conseguem fazer. Ou não fosse exatamento o mesmo software LOL Além disso tenho também todos os esquemas dos renault, assim como o dialogys com o preço de todas as peças sempre actualizado e em PT. Ha e os patchs que falas se quiseres também te os arranjo…
Fábio. pode dizer-me onde comprou a sua clip? Estou interessado em adquirir uma.
Obrigado.
Noel
eu sei onde há
Eu gosto é quando dizem que é para defesa do Consumidor.
Quem será o pato bravo que acredita nestas palavras.
Quando o equipamento e o software é vendido a preços pornográficos onde anda a defesa do consumidor ?
Por acaso à 2 meses falei com um amigo mecânico que trabalha numa oficina dessas que usam esse tipo de software.
O grande problema aqui (estou apenas a guiar-me por aquilo que ele me disse) é que cada marca de automóvel (Mercedes, BMW, Honda…) tem o seu próprio software para detetar avarias nos carros e as marcas, simplesmente recusam-se a vender ou a alugar esse software às oficinas.
Dessa forma as oficinas têm 2 escolhas:
– serem ultrapassadas tecnologicamente por aquelas que usam software ilegal;
– usarem software ilegal, sem qualquer hipótese de obterem o software de forma legal
Para mim a culpa é das marcas. Querem a todo o custo evitar que os cliente recorram a oficinas, que fazem um trabalho tão bom quanto ele por um preço muito melhor.
+1
Então como é que as redes de oficinas Roady, Precision, ou outras, fazem os diagnósticos às viaturas, sejam elas quais forem ?
Maquinas Bosch que permitem o diagnostico e apagar avarias ate um certo nivel, para coisas mais complexas tem de levar a viatura a uma oficina oficial da marca. Ou como em alguns casos caso justifique o investimento compram a maquina oficial da marca.
E para não falar daquelas que nem é possível ter, pois as marcas não as vendem para não terem concorrência e poderem cobrar um salário mínimo à hora(exagero :)).
Onde Andará a ASAE essa que até tem nas costas Policia de Fiscalização quando entramos num stand de carros novos e temos o preço de quanto custa e vemos que em cima de Imposto leva imposto qual é o nome que isso tem ? Ainda não os vi levantar autos aí ? Qual é o nome que se dá aqueles que só vêm umas coisas e as outras ? a pois é .
Portugal já foi sancionado por fazer dupla tributação pela UE, não só pela compra de viaturas automóveis mas noutros casos como também nos combustíveis. Mas o que acontece é que a multa a pagar à UE é mais pequena do que montante arrecadado… Logo não mudam as coisas.
perdeste uma boa oportunidade de ficar calado MarioM, e mais não digo.
Nao perdi uma ocasião de estar calado porque isso não é legal,mas como a vigarice é feita pelo estado esses que se só veem um lado não atuam eu tenho um nome para esses,mas como não gostam do nome, não o vou dizer.
Apreender os pc por terem software ilegal compreendo, mas o equipamento de diagnostico nao entendo o pq.
Uma máquina de diagnostico nao tem de ser so da delphi ou bosh….
O que dá neste País e roubar mas em Grande temos muitos que andam aí solta a esses ainda não vi nenhum preso.
E Anda o povo todo a ser roubado pelo estado para tapar os roubos deles.
Esta conversa toda tem piada , á uns tempos atrás fui a Renault para ligar o carro ao PC para saber a origem duma avaria e não é que eles não sabiam mexer no equipamento e não souberam dizer a origem do problema e ainda paguei 25 euros no dia a seguir fui a um mecânico de vão de escada ao pé de casa e em 5 minutos deu me o diagnóstico, se era pirata não me interessou mas foi eficaz e rápido.
E ficou resolvido o problema que era o que interessava… mas é engraçado qd se vê tugas a dizerem que vão ás marcas e as oficinas da rua…estão cheias! eheh enfim…