As novidades da Keynote Dia 1 do Google I/O 2012
A Google anunciou o seu novo sistema operativo móvel Android 4.1 Jelly Bean, o tablet Google Nexus 7, o sistema de entretenimento Nexus Q e muito mais!
Muitos dos palpites que publicámos aqui foram acertados! A maior parte deles foram anunciados na Keynote do dia 1 deste grande evento Google I/O 2012. Hoje haverá lugar para mais uma Keynote, às 18h, e com ela seguir-se-ão certamente outras novidades.
Para já, passamos a detalhar um pouco o que foi apresentado ontem.
Android 4.1 Jelly Bean
O sistema operativo móvel mais popular do mundo tornou-se ainda melhor. Foram implementadas várias melhorias ao nível de rapidez e fluidez nesta nova versão do Android. Foi melhorada a simplicidade e a nova experiência de pesquisa Google torna-se numa das melhores características desta grande "minor-release"!
Rápido e suave
A tecnologia inerente ao Projecto Butter foi implementada e os resultados são bastante bons.
A reacção ao toque e todas as transições são agora mais rápidas e fluidas com uma diminuição acentuada do tempo de reacção de todo o sistema. A velocidade do CPU é colocada ao máximo, agora de forma mais rápida e sempre que o ecrã é tocado, para que o rendimento seja sempre o máximo. Logo de seguida volta a uma velocidade menor de modo a poupar bateria (trata-se de uma melhoria ao nível do governor ondemand).
Notificações expansíveis e accionáveis
Surgiram algumas melhorias ao nível das notificações. Agora é possível expandir notificações directamente a partir da barra (expandida), utilizando deslize de dois dedos.
Essa funcionalidade evita que, por exemplo, seja necessário abrir a aplicação relativa a essa notificação para ver o conteúdo relacionado... Bastará então expandir a notificação para ver a restante informação, quer seja texto ou imagem.
Widgets dinâmicos
Agora já não é necessário fazer manobras com widgets de forma a arrumá-los tal como pretende. No Jelly Bean é mais fácil personalizar todo o homescreen: assim que um widget é colocado, todo o resto se move e arruma automaticamente. Se o widget for grande demais, então será redimensionado também automaticamente.
Camarâ - a captura e partilha perfeitas
Agora já não é preciso trocar entre galeria e câmara para partilhar uma foto logo depois de ser capturada. Basta um deslize sobre o ecrã para alternar entre o ecrã de captura da câmara e todas as fotos tiradas anteriormente. Com um pequeno deslize vertical é possível apagá-las rapidamente - e até retroceder essa acção - e de seguida voltar a fazer um deslize horizontal para voltar à câmara.
Um teclado mais inteligente
O dicionário está agora mais refinado e adapta-se ainda melhor ao longo do tempo de utilização, prevendo as palavras seguintes. Com as melhorias introduzidas na capacidade "text-to-speech" (reconhecimento de voz) o processo está ainda mais facilitado pois além de funcionar de forma mais precisa, não necessita de uma ligação à rede de dados para reconhecer a voz e escrever automaticamente o texto.
Acessibilidade
No Jelly Bean foi melhorada a acessibilidade para invisuais e existe agora um "Modo Gesto" que permite navegar por toda a interface do utilizador recorrendo a gestos de toque e deslize, combinados com reprodução de voz pelo sistema. Foi adicionado suporte para plugins que possibilitam a capacidade de ligar dispositivos externos Braille, para entrada e saída, quer a partir de USB ou Bluetooth.
Android Beam
Esta funcionalidade recorre à tecnologia NFC para facilitar a partilha de fotos, vídeos, contactos, páginas Web, vídeos do YouTube, percursos, aplicações e outros. Basta tocar a parte de trás de dois equipamentos com a tecnologia NFC e, com um simples toque, iniciar a transferência dos conteúdos.
O sistema também permite emparelhar instantaneamente com dispositivos Bluetooth, acabando assim com a necessidade das sincronizações e pesquisas por dispositivos.
Google Now - A nova experiência de pesquisa Google no Android
A experiência de pesquisa Google mudou... para muito melhor. A pesquisa por voz está agora bastante melhorada e, recorrendo à tecnologia Knowledge Graph, o sistema é capaz de entender e responder directamente ao que o utilizador pergunta, com bastante precisão. A qualidade da voz reproduzida é também bastante mais aprimorada.
É um sistema inteligente capaz de manipular informações como localização, calendário e hábitos. Tendo em conta vários costumes do dia-a-dia, Google Now é capaz de mostrar informação relacionada, automaticamente e sem configuração. É um assistente capaz de ajudar o utilizador num enorme leque de tarefas.
Quando algo for necessário ao utilizador, basta fazer uma pergunta por voz e obter respostas rápidas e sem complicações.
O Google Now é capaz de dar a informação apropriada no momento certo: mostra o estado do tempo antes de iniciar o dia, o trânsito esperado aquando da saída para o trabalho, a hora de chegada do comboio enquanto o aguardamos, a pontuação da equipa favorita enquanto o jogo decorre, etc. E o melhor de tudo isto é que acontece automaticamente. Tudo surgirá no momento certo em que o utilizador precise.
Actualização de aplicações Google
Juntamente com as novidades que surgiram com este novo Android Jelly Bean, a Google actualizou várias das suas aplicações:
- Google Chrome - o Chrome para Android deixa agora de ser beta e passa a uma versão estável. Esta actualização tem algumas correcções de desempenho e alguns ajustamentos ao nível da interface, especialmente para tablets.
- Google Earth - a novidade de mapas integralmente em 3D, apresentada há dias, passa agora a estar disponível no Android e permite fazer um "voo" sobre as cidades que já estão em 3D (apenas disponível para equipamentos dual-core). A acrescentar a isso, há agora um guia turístico que permite explorar locais históricos, espaços naturais, monumentos, etc.
- Google+ - a grande novidade foi a adequação ao formato tablet, quer para Android quer para iOS (brevemente disponível). Tem duas novas funcionalidades, também lançadas hoje no serviço Google+, que são Eventos e Modo Festa. O aspecto da aplicação foi actualizado e foi melhorada a gestão dos círculos.
- Google Maps - finalmente está agora disponível a funcionalidade mais aguardada de sempre: guardar mapas para utilização em modo offline.
- Street View - permite visualizar um local em 3D e em 360º fazendo a navegação recorrendo unicamente à bússula e ao giroscópio, apenas para versões de Android 3.0+
- YouTube - esta actualização depende da versão do Android que utilizar. Para versões abaixo de 2.3, foi implementada a capacidade de fazer login com a conta Google, reprodução em HD (para os smartphones compatíveis) e várias correcções de erros. Para versões acima de 3.2, foi actualizada a interface do utilizador, pré-carregamento de vídeos enquanto em Wi-Fi, integração do YouTube Remote
e acesso ao histórico de vídeos entre todos os dispositivos.
Foram ainda actualizadas as aplicações Books, agora com suporte a revistas e sincronização do ponto de leitura entre dispositivos, sincronização esta também adicionada à aplicação Videos.
Tablet Google Nexus 7
Trata-se do primeiro tablet de 4 núcleos com ecrã de 7". Fabricado pela ASUS, este tablet tem uma enorme capacidade de processamento, quer a nível de cálculo quer a nível gráfico.
Tem um ecrã de 1280×800 píxeis com vidro Corning resistente a riscos, SoC Nvidia Tegra 3 com GPU de 12 núcleos, 1GB de memória RAM e uma câmara frontal de 1.2MP pensada para Hangouts. Obviamente que inclui todo o tipo de ligações como GPS, Bluetooth, Wi-Fi, porta micro USB e NFC. Pesa 340g e tem uma bateria com capacidade de 4325 mAh, capaz de uma utilização activa durante 8 horas.
O preço é fantástico: a versão de 8GB custa $199 e a de 16GB custa $249. Está equipado com a mais recente versão do sistema operativo Google, Android 4.1 Jelly Bean.
Encontra-se já à venda na Google Play Store, com entregas programadas para meados de Julho, mas para já apenas para alguns países. Eis a lista:
Ficou "prometida" a breve disponibilização de venda para outros países, pelo menos directamente a partir da Play Store, mas não foram anunciados quaisquer outros detalhes acerca.
Player Google Nexus Q
O Nexus Q é o primeiro produto electrónico totalmente concebido pela Google. É capaz de transmitir música e vídeos directamente a partir do Google Play ou YouTube e reproduzi-los no melhor ecrã e sistema de som da casa.
Esta pequena esfera é fabricada nos EUA. Tem um processador ARM Cortex-A9 OMAP4460, 16GB de armazenamento interno, 1GB de memória RAM e um amplificador de 25W com 4 saídas de som RCA. Possui vários tipos de ligação como Wi-Fi, Ethernet, Bluetooth, NFC, micro-USB, micro-HDMI e som óptico, tudo dentro de uma pequena bola com 32 LEDs que "saltam" ao ritmo de tudo o que esteja a ser reproduzido. O sistema operativo que opera é o Android 4.0. Pesa 923 grama e tem um diâmetro de 116 milímetros.
Não tem qualquer tipo de interface. É totalmente controlado a partir de um equipamento Android e basta dar-lhe ordens para reproduzir qualquer tipo de conteúdo do Google Play (música, vídeos, fotos) e vídeos do YouTube, tudo sem qualquer complicação.
O preço do Nexus Q é de $299 e a pré-venda iniciou ontem com entregas programadas para meados de Julho.
Google+
Nesta Google I/O 2012 comemorou-se o primeiro aniversário desta rede social. Em apenas um ano foram criadas mais de 250 milhões de contas Google+, existem 150 milhões de utilizadores activos e 50% deles utilizam-na diariamente. Os utilizadores activos passam, em média, mais de 12 minutos diários a ver o Stream.
Foram agora adicionadas duas novas funcionalidades: Events e Party Mode. A funcionalidade Events trata-se da capacidade de convidar pessoas para eventos, com toda a facilidade e com integração no calendário Google. A funcionalidade Party Mode, ou Modo Festa, possibilita que todas as fotos sejam automaticamente enviadas para publicação no Stream desse utilizador, agregadas a um evento, sem a necessidade de envio manual. Após o evento, as pessoas que nele participaram e que não tenham um equipamento Android, serão convidadas a enviar as sua fotos captadas com os seus dispositivos não-Android.
Google Glasses
Surgiram finalmente mais detalhes acerca do Project Glass. O co-fundador da Google, Sergey Brin, entrou em palco para demonstrar algo único: encontravam-se vários pará-quedistas num avião, prontos a saltar, e todos possuíam os óculos da Google. O mais interessante de tudo, é que estava a decorrer um Hangout potenciado por esses óculos!
Fizeram o salto, pegaram em bicicletas onde fizeram acrobacias, de seguida alguns fizeram rappel e o destino final era... exacto, a Keynote da Google! Em poucos minutos chegaram ao local onde estava a decorrer a Keynote e foram até lá, de bicicleta, sempre com o Hangout a decorrer.
Foram utilizados protótipos de óculos uma vez que este ainda não é um produto comercial. O equipamento é capaz de mostrar imagens, vídeo, outras informações e tem uma capacidade de processamento bastante razoável. Tem memória interna, câmara, microfone, altifalante, giroscópio, acelerómetro, bússula e tem múltiplas ligações sem fios (provavelmente GPS, Bluetooth e Wi-Fi). Segundo a Google, foi um grande desafio fazê-lo leve e pequeno. Pesa menos do peso que muitos óculos de sol têm e é possível adequá-lo facilmente a óculos graduados.
Os dois grandes objectivos de utilização desta peça de tecnologia são a possibilidade de comunicar por imagens e a possibilidade de aceder rapidamente a informação. Foram demonstradas várias situações onde este dispositivo poderá ser muito útil e muitas outras relativas a pesquisas de todo o tipo de informações. É ainda um produto em desenvolvimento e sem data prevista de comercialização. No entanto, foi invocado um pedido de sugestões de implementação neste dispositivo.
Dado isso, a Google anunciou ainda a pré-venda do Glass Explorer Edition, uma forma de convidar a comunidade de programadores a explorar o Glass e começar a idealizar novas formas de dar utilidade a este dispositivo futurístico. O feedback do projecto tem sido de bastante entusiasmo e é importante partilhar a possibilidade de acesso a este dispositivo às mentes brilhantes que existem por todo o mundo, criando assim um ecossistema.
O produto estará disponível no início do ano, pela quantia de $1500, e o acesso está limitado aos participantes desta Google I/O e que aceitem as políticas da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Muitas novidades!!!
Não sei é se gosto do design do tablet… mas gosto muito do preço!
+1, tambem adorei o design.
Já agora o nexus 7 é feito pela ASUS ou é impressão minha? É que aparece ASUS escrito ao minuto 2:18 do video, no fundo do tablet.
Desculpem, erro meu, também adorei o PREÇO.
Na foto aqui colocada vê-se Asus escrito em baixo
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/06/giok1_10.jpg
Sim, é fabricado pela Asus
O preço é bom, mas não se esqueçam que deve ter esse preço porque é so de 7″.
Eu sou apple fanboy e admito sem qualquer problema.
E digo eu gosto do que a google faz, e acho que eles tão bem, o android esta-se a tornar saudável.
Só ha coisas que eu não entendo mas é nas pessoas, como é possível continuarem a comprar samsung, quando esta arruina completamente o android. Quando saiu o Galaxy Nexus eu disse, yah este telefone ta porreiro. Android nativo sem customização parva.
Tenho usado um galaxy S3 porque estamos na empresa a testar e a customizar 2 aplicações e cada vez mais tenho a certeza no que digo, a Samsung arruina o android todo.
Mal por mal, em termos de customização prefiro o Sense.
@The Man: Qual é o problema do S3 da Samsung? tenho um e estou completamnete satifeito com ele….
Bruno não é problema, so digo que o android stock é 40x melhor que o Touch Wiz… Para alem de que a experiência no Touch Wiz é muito pior que na versão stock.
A google nunca foi uma marca especializada em design e usabilidade, isso sempre se notou nas aplicações web deles, sempre foram light’s ou e ultra-rapidas o caso do youtube, gmail, doc’s etc.
Eles fizeram um grande esforço no ICS com a entrada do Matias Duarte. E para não variar os Koreanos os não tem qualquer sentido de estética.
É tudo uma questão de gosto.
Eu pessoalmente não gosto de touchwiz. Mas conheço muita gente que gosta.
No entanto não vejo o mal da Samsung, tenho o Galaxy Nexus e o Galaxy Tab 10.1V, sem touchwiz… e impecáveis.
Quando disse samsung não referia ao Nexus, porque foi um telefone desenvolvido segundo as regras da Google e não da samsung.
SUBSCREVO
O galaxy nexus foi o telemovel que me convenceu de vez a trocar para android, vendi o meu iPhone 4 para o comprar quando saiu. Hoje vejo o Samsung Galaxy S3 e fico triste, pois continua a ter um tema, na minha opinião, desleixado e faz lembrar versões anteriores. O android 4 natural tem um ar mesmo high tech e a samsung faz aquilo parecer um gingerbread ou inferior (sem ofensa para os users que utilizam estas versões)
Cumprimentos
Concordo e subscrevo .
Cumprimentos
Serva
Sou Android Fan, mas concordo plenamente contigo…
O TouchWiz da Samsung é feio e do Gb para o ICS pouco ou nada se alterou. Já a HTC e o seu Sense são mais bonitos, mas nada bate o Pure Android ICS.
Concordo plenamente.
Se for para ter android tem de ser igual ao original, não sei porque as marcas não o fazem, dão-se a tanto trabalho para nada.
Meter uma ou mais aplicações de origem não há crise, mas mudar a coisa por completo é para esquecer.
Sinceramente os melhores para também é o android puro ou em alternativa o htc sense.
Gosto nao se discutem, eu pessoalmente tambem nao gosto do touchwizz, mas conheco casos de pessoas que gostam….. mas esta e a grande vantagem do android… facilmente vamos a market e fazemos o download gratuito do apex launcher e temos o look and feel do aosp…. apara pessoas mais radicais instam roms aosp e entao nao ha mais nd a dizer…. o s3 ja tem cm9 praticamente desde o primeiro dia……. quanto a outra questao a samsung estar a matar o android hmm totalmente errada, a samsung e das que da mais vida ao android, e praticamente a unica que liberta as suas sources antes do lancamento do telemovel, ao contrario da htc so passado 4 meses se lembra de o fazer e desbloquear os bootloader…
tambem acho, nao falo do gs3 pois nao tenho experiencia com ele mas tenho colegas que têm o galaxy ace e o galaxy gio e quando olho para aquilo pergunto sempre porquê que eles ainda nao mudaram de rom pois a que vem de origem só estraga, na minha opinião.
Se não gostas das ROMs da Samsung, tens uma solução simples. Vais ao XDA-Developers e instalas uma ROM “cozinhada”! O que é ridiculo é dizeres que os telemóveis da samsung são piores que os da XPTO só por causa da ROM, quando se pode trocar por outra qualquer! Não estamos a falar da Apple que bloqueia os iPhones em tudo, estamos a falar da Google!
Quando compras um telemóvel ele tem que ser vendido como um produto, pelo o que é e não pelo o que podes vir a instalar nele e que só alguns geeks se interessam em fazer.. ridículo torna-se o teu comentário.. nesse sentido vendia-se telemóveis sem SO.
Um produto é um produto, e ele comparou dois produtos, ou seja, quando sai da loja e o que te dá com aquela ROM e aquelas modificações dos fabricantes, agora vir para aqui falar de ROMs..
Deves ser utilizador de telemóveis da Apple para dizeres uma barbaridade dessas, só podes.
Um telemóvel actual é quase um PC. Tem hardware dedicado tal como um pc. Tem CPU, GPU, RAM, ROM, SSD, … e tal como num verdadeiro PC, podes instalar o sistema operativo que quiseres. Se não gostares de windows podes instalar linux. Se num Samsung não gostares da ROM, instalas outra! Pra quê complicar com frases pré feitas e demagogias da carochinha?
Por acaso tenho um Galaxy Nexus 😉 mas não tenho palas nos olhos..
Quando compras qualquer produto ele é vendido para ser usado quando sai da caixa, o que fazes depois com ele é outra coisa, isto se tiveres conhecimentos para o fazer, e se tiveres tempo e paciência para o fazer.
Sim realmente o mundo inteiro anda a mudar de ROM’s e sistemas operativos nos PC’s.. O mundo não é uma bolha geek ;).
Há pessoas que têm mais que fazer e se preocupar do que essas coisas ;).
Dessa maneira, os produtos são comparados pelas suas características quando saiem da caixa, tanto a nivel de hardware e software, olhando para o que é bom e mau.
Se mudas de sistema operativo já estás a modificar o produto de como ele foi vendido, tanto pode trazer vantagens como desvantagens.
As pessoas compram a pensar no produto em si, se é bonito se é feio, o que é mostrado na caixa, os vídeos que vêm no youtube, o que experimentam nas lojas..
Existe apenas uma pequeníssima parte que pensa no aspecto de mudança de sistema operativo em telemóveis ou pc’s.. por isso um produto tem que valer por si próprio e não o que o podes tornar através de outros meios.. afinal pagas o produto pelo o que ele é.
Outro facto estranho é o Nexus 7 custar 199$ “supostamente” o Nexus Q custar 299$ mas que raio de politica de preços é esta?
É Simples segundo parece o nexus Q é feito nos EUA onde os custos de produção são 100x mais do que na china! Um é feito por “escravos” o outro não!
Claro compreendo, mas ainda assim isso não explica para o consumidor final.
Nos infelizmente preferimos pagar menos, ou seja alinhar na escravidão. Não acho que seja um produto que valha 299$
Quando a mim acaba por explicar grande parte! A google se quisesse baixar o preço teria de espremer a margem! Se não vejamos a Apple tv que na pratica faz a mesma coisa(não tem a parte social, mas faz streaming do conteúdo dos idevices e do mac os(mountain lion)que o nexus Q não faz dos android)e custa 99$! A apple tv é feita na china e a nexus é feita EUA! E não acredito que a Apple esteja a ter prejuízo com a Apple TV!
Será que trocar um netbook pelo Nexus7 é uma boa solução?
Alguém já experimentou um tablet de 7″?
As novidades que a Google lançou neste Google IO parecem ser muito boas.
7 polgadas é pequeno para substituir um pc… não te esqueças que a filosofia de um tablet é muito diferente de um pc, o pc é feito para trabalhar enquanto um tablet é feito para consumir conteudo
Eu para grandes trabalhos tenho um portatil de 15″. O de 10″ era so para ir para a net, msn, pequenos jogos, ter mobilidade e autonomia.
Se calhar vou aproveitar esta oportunidade visto que tenho quem mo traga dos USA no final do proximo mês sem pagar portes nem alfandega.
Eu tenho um tablet de 8″ e acho-o excelente. É bastante portátil e tem o tamanho ideal para e-books (entre outras coisas, claro). Os de 10″ por vezes tornam-se ‘grandes’ demais.
Aliás, é praticamente do tamanho de um livro.
É como diz o Gonçalo. Um tablet ainda não substitui um pc.
Talvez o Surface da M$ marque o início dessa Era.
Eu para trabalhos mais produtivos, tenho um portatil de 15″ com windows.
Queria substituir o meu netbook só para aceder a net, ver uns filmes, alguns jogos. nada de muito produtivo nem trabalhos pesados.
A muito que os smartphones decretaram a morte do desktop como centro computacional, com smart e tablet eu faço as anotações e trabalhos da faculdade, edito imagens e post no meu blog, etc.
Não vejo a muito a necessidade de um PC.
Novidades fabulosas. Gostei principalmente dos mapas offline.
Pena não funcionar em Portugal ;), e pelo o que percebi tens que definir uma área que queres por offline, ou seja não descarregas um mapa inteiro de Portugal por exemplo, o que dava um certo jeito para fazer download e nunca mais me preocupar.
Seria um pouco grande em memoria, por isso é que podes descarregar partes. Mas já havia formas de fazer isso com o google labs nos maps, acredito que agora esteja melhor.
Sim, mas poderia ser opção 🙂
Sbem que num video do maps aparece a rapariga a descarregar mapa de newyork, parece dar a possibilidade de descarregar a cidade, ou então vi mal :).
Claro que funciona. Já há bastante tempo que uso por cá…
Pa com os modelos de dados que hoje existem no mercado, tanto o reconhecimento de voz e os mapas offline acabam por ser funcionalidades que não trás grandes mais valias. Cada vez mais os plafon’s vão aumentar e vamos chegar a uma altura que pagas x por mês e tens tráfego ilimitado.
O sistema de reconhecimento de voz offline implica actualizações com novos dados novas correcções, é um pau de 2 bicos.
LOL, vai lá para o meio da serra sem ligação de dados a ver se te safas 😛
Hum… no meio da serra não me acredito que precises de offline maps 🙂
Se não tem cobertura de dados, possivelmente nem estradas tem 🙂
Vê-se que és da cidade :), eu também o sou mas passei muito tempo de férias na aldeia, nas festarolas de verão.
Aconselho a descobrires o interior de Portugal, vais descobrir grandes maravilhas que temos por cá..
E sim há estradas :).
Não fazes caminhadas.. se quiseres enumero-te cidades portuguesas sem cobertura de dados com velocidade funcional.. cidades, não são vilas ou aldeias..
Sim não discuto, claro sou da cidade e claro não vejo da mesma forma.
E se calhar em PT até estamos bem servidos nesse aspecto, secalhar essa funcionalidade até foi mais a pensar no exterior.
Olha que quem como eu faz Ski em montanhas com 80 Kms de pistas dá jeito se estiver cartografado essa montanha descarregares o mapa da região porque a 5000 M , não tens rede .
Cumprimentos
Serva
Tenho aqui um colega a testar os mapas offline e parece que é necessário ligação de dados para usar o navigation..
Confirma-se?
Pelo que vi num vídeo parece que também podes colocar o navigation da zona que fizeste download, também offline.. mas não ponho as mãos no fogo..
em cima disseram que não havia em PT.. mas há, já testei..
The Man, quem é que anda sempre com os dados ligados? não sao muitos.. acho muito interessante e extremamente útil ter isso em offline.. tanta gente que não tem pacote ou então a net móvel é lenta.. e não pode ser visto como um ponto negativo (que não o é, por muito que tentes/tentem faze-lo) porque na realidade também funciona online.. por isso, e como sempre, dá para tudo e para todos (tal como a situação do flash Android VS iOS).. é meramente opção do utilizador e não a “mando” de quem fabrica..
Em que zona de PT? Experimentei em Lisboa e disse que não estava disponível 😡
Eu ando sempre com os dados ligados a receber constantemente emails sem isso já não tenho forma de solucionar os meus problemas pessoais e profissionais .
Cumprimentos
Serva
Com a versão que estava no Labs do Maps anterior não precisava de estar online para usar o navigation. Com esta nova versão não me parece que isso mudasse, mas ainda não testei para poder afirmar tal coisa.
Agora o Jelly Bean propriamente dito não trás grandes novidades, foi mais um update as aplicações do eco-sistema da google que ao software.
Optimizações e tal, mas funcionalidades foram 2 ou 3.
Não é uma Major Release… daí a versão manter-se na 4 (.1) e não ir para a 5.
Mas são boas as melhorias para o SO.
Bons sinais para o que aí está para vir em futuros updates. Sistema mais estável, rápido e fluido!
Não digo o contrario, mas significa que para este não devemos esperar grandes novidades ao nível de software.
Conseguiu trazer mais novidades e updates com novas funcionalidades numa minor release que outra marca com uma major release..
Ui não vas por ai a serio, não queiras ir por ai… Porque por ai perdes mas numa grande escala.
Mas a ideia também não é esperar grandes novidades, mas sim a estabilização do SO para futuros updates. Digamos que a base do SO está a ser melhorada para as próximas versões.
De qualquer das maneiras, esta nova minor-release trás grandes melhorias nas funcionalidades.
Obvio, penso que o grande percurso que o android tem de percorrer é mesmo esse.
Olha que até foram algumas novidades interessantes que no dia a dia vais notar , para mim a questão das notificações está fantástica e a facilidade de acedermos a nossa galeria de fotos melhorou substancialmente , vamos ver o que de novo nos trás o reconhecimento por voz e quantas línguas terão esse privilegio e depois não esquecer os mapas a 3D de cidades e as visitas também a 3D de museus etc , no fundo este Jelly Bean vem responder de uma forma ainda mais eficaz a resposta ao tacto tornando o sistema ainda mais fluido , não esquecer que as comparações foram feitas entre o ICS e o Jelly Bean , se quem já tem o ICS nota grandes diferenças na performance em relação as versões Gingerbread , com o Jelly Bean é dado outro passo nessa consolidação de agilidade e fluidez .
Cumprimentos
Serva
O vídeo de comparação do Android ICS com JB é feito em slowmotion, não acredito que a olho nu seja tão notório
Em 10 ” é que era porreiro existir.
O pior da família Nexus é que nenhum dos seus produtos possui memória expansivel. Pois se o Nexus 7 tivesse SD Card, eu comprava um sem pensar duas vezes.
A verdade é que cada vez tudo se passa nas nuvens, mas só 8/16 Gb sem memória expansível é pouco.
Tens o XOOM. Não é oficialmente um Nexus, mas é como se fosse.
E lá vai a Apple ter que inovar nos seus tablets…
Finalmente vai ter concorrência de jeito a nível dos Tablets…
Não me parece… Mais uma vez confunde-se inovação com a continuidade comum do hardware.
O que este tablet tem de especial em relação aos outros android tablets? CPU? GPU? isso não é inovação é a continuidade comum do hardware nos produtos.
Ninguém falou em hardware.. as grandes diferenças sempre foram a nível de software.. tablets android nunca funcionaram 5 estrelas.. mas nota-se uma evolução muito grande com este.. e, pelo preço, vale de longe compra-lo que um iPad.. é aí que o Jarda quer chegar.. a apple não tem feito mais que melhorar o hardware, quem, de utilizador “comum” e não técnico ou power user, não nota diferenças praticamente desde o primeiro.. aqui nota-se uma evolução grande a coloca-lo ao nível dos iPads..
Claro, mas comparam-se coisas diferentes, a apple não é de agora mas ja de ha muito tempo é muito mais do que isso.
E o grande forte do iPAD não é so o hardware, o utilizador apple paga app’s logo as software houses apostam muito no IOS e na Appstore, dai existirem muito mais ferramentas de produtividade e não só.
E os chart’s continuam a crescer para o lado do IOS no que toca a developers face ao android, porque sabem que ali ganham dinheiro.
Não é o tablet em si, para usar o browser ou ver filmes ou jogar jogos.
Não percebeste..
Para mim, até este momento o IPAD não tinha nenhum concorrente à altura.
Com este tablet Nexus e o Surface, a Apple para continuar a dominar o mercado vai ter que inovar os seus tablets ou começam a perder para a MS e Google até porque este tablet e bastante barato em relação ao IPAD.
Epa eu percebi, mas este tablet é um 7″ a google aqui ta atacar nitidamente os tablet’s a da amazon.
Sim, ja estão a tremer.
Gostei das novidades, porem nos telemoveis, pouca coisa mudou, e o que nao gostei é eles meterem o tal telemovel com ICS a andar devagar -.- tipo o JB é muito mais rapido que o ICS, treeeeeta! o ICS nao é assim tao lento como mostra o video! E sim posso comprovar isso, pois tenho ICS e esta rapido! Sim o JB pode ser mais rapido, mas como mostram no video nao! E mesmo se for como mostram no video, mostra desconfianxa, pois quando lanxaram o ICS era a melhor versao a mais rapido, e agora mostram esta merda, sinceramente google…..
Mas na realidade vês os vídeos todos?
o vídeo é gravado com alto framerate e estás a vê-lo em câmara lenta! o ics já é bem fluído, mas este é como da água para o vinho..
Olha.me este agora, pah eu vi o que eu quis, e o que precisei para ficar com a minha ideia, esta é minha ideia e a tua é a tua, sim realmente nao tomei atenxao que era em camera lenta, mas mesmo assim fazem um produto e depois la vao mostrar que afinal este produto é lento, as pessoas que nao sabem de actualizaxoes, ou os que nao recebem as mesmas, ficam como ficam…é como a microsoft que no windows 7, e vista descobriram o aero, e na versao 8 ja dizem que isto nao é bom e tiram de vez, nao digo que é seja mau, mas dao um produto ao utilizador e depois com o passar do tempo ahh afinal isto ainda é beta ou nao era bom, isto estou a referir.me no geral! por isso so compro algo algum tempo depois de lanxarem…
Acho o teu ponto de vista bastante redutor. Afinal, estás contra as inovações do sistema que tu próprio utilizas?! Não percebo…
A tecnologia evoluiu e desta vez, no Jelly Bean, conseguiram fazer com que fosse ainda mas rápido!! Qual o problema? Não queres melhorias no teu sistema? Está à vista e não foi acaso que se deram ao trabalho de mostrá-lo em slow-motion…
E se dizes que “realmente nao tomei atenxao que era em camera lenta”, então dizes muito acerca da forma como viste esse vídeo 😉
eu gosto sempre de inovaxoes como toda gente, mas o problema é, os dispositivos vao ter o update do mesmo? eu fui escolhe o ICS pelo facto de que gostei e de dizerem que é o melhor o mais rapido, essas tretas, e agora fazem um video desde a mostrar que afinal o ICS é muito lento! Quanto mais rapido melhor, mas quero ver essas actualizaxoes como vao ser, se dispositivos com ICS nao receberem esse update, uiii, muita gente vai ficar desapontada incluindo eu!
não sei se percebes-te mas o video estava em super slowmotion … basicamente para mostrar que o jb esta um pouco melhor…
Feito pela Asus, o tablet é o ponto alto da apresentação.
A qualidade de construção está assegurada. Os tablets da asus são dos melhores do mercado android. E até gosto do design. Simples, preto, discreto. Para o hardware disponibilizado, vai ser um absoluto campeão de vendas, penso eu. De longe a melhor relação hardware/preço actual.
No entanto duvido seriamente que o preço venha a ser esse aqui. Ou lhe põe uns euros em cima ou não fazem conversão de todo 199$ = 199€. Mas pelo menos puseram-lhe um preço, nada de treta abstracta (aka m$ surface)
Para o JB, alterações core são sempre bem vindas. Já não há muito mais a inventar para o que um telemóvel consegue fazer, por isso focar em melhorar o que já existe faz sentido. No entanto, estou céptico em relação às melhorias do tempo de resposta porque, aparentemente, só mexeram no governor (pelo que percebi). Já à muito tempo que a comunidade vem a teorizar e inventar todo o tipo de optimizações nos governors para efeitos de melhoria de performance e bateria. Não sei se há muito mais a melhorar aqui em relação ao que a comunidade já tem.
Vai haver sempre alguém a chorar sobre fragmentação etc. Os fabricantes vão sempre tentar dar preferência a forçar o próximo telemóvel do que actualizar o que já existe. O negócio deles é vender telemóveis, não actualiza-los. Ninguém gosta mas não há nada a fazer. De certeza que não há de faltar actualizações na comunidade assim que o google disponibilizar o código.
Actualizações as apps são sempre bem vindas, claro, mas a maioria já tem boas alternativas ou são irrelevantes. O teclado, por exemplo já tem campeões no segmento, o swiftkey e o swype que deve ser o que a maioria deve andar a usar. Dificilmente o teclado default será melhor.
Qualquer update em termos de controlo de voz é totalmente irrelevante. Para nós portugueses, pelo menos. Ainda não saiu nada do google para a língua portuguesa de Portugal e enquanto não sair, isto só ocupa espaço no telemóvel.
O Nexus Q é estranho. Faz-me lembrar o
https://pplware.sapo.pt/hardware/allwinner-a10-um-mini-pc-com-android-4-0/
Certo, tem mais funções mas… fundamentalmente faz o mesmo. Por um preço muito mais baixo. Não estou a ver muita gente a aderir a isto.
Skydiving, truques bicicleta e rappel em 10 minutos, enquanto assistimos da perspectiva do utilizador live para apresentar uns óculos? Google, you’re doing it right. Achei genial. 🙂
Já estou a fazer a atualização do meu Galaxy Nexus!
já!? lol -.-
estoua ver que tenho que arranjar um device da familia nexus para poder ter estas vantagens todas da google em termos de actualizações, talvez compre o tablet se o preço se mantiver quando chegar a portugal.
já agora, aquela apresentação do google glasse foi algo de espetacular.
Nada então….
Agora mais que nunca o Android está imparável!!!!!!
Android rulezzzzz 😉
Algumas novidades, mas na realidade não vejo nada de inovador como tem acontecido a nível geral no mercado.
Então e o que houve de inovador em nível geral no mercado?
Neste mercado, para ja a inovação esta estagnada… Os smartphones e os tablet’s ja cresceram o que tinham para crescer.
Creio que não tenhas lido o meu comentário…
O que eu disse foi que efetivamente existiram algumas novidades no entanto não vejo nada de inovador como tem acontecido no mercado em geral…o que quer dizer que não tem havido nada de inovador ultimamente…não no no Android mas em todos os outros.
Percebi ao contrário, que tinha havido algo inovador em outros mercados mas que neste caso não :), daí a minha pergunta pois sou da mesma opinião.
ANDROID PARA DESKTOP Official???? Alguém sabe para quando há-de vir? OS chineses já andam a tratar disso – http://youtu.be/MbL7rymDuE8 . Mas será que a google vai dedicar-se a este difícil mercado dos desktops/laptops?
Google glasses = POV Porn 😀 😀
ainda vão aparecer com raios X
Serva
Google em grande! Quanto a HW… let’s see! Excelente opção para dispositivos Android. O Q deveria ter um preço mais competitivo. Google gadget, nice !
Está explicado o MSFT Surface! Tinham de apresentar qualquer coisa. ;)… daqui a 6 meses segundo consta 😛
HW passa a ser um denominador comum destes OTT players (Apple, Amazon, Google, Microsoft). Falta saber o que pensa o Facebook e já agora eBay+Paypal.
Apple obrigado pela disrupção. O copy+paste resultante tem sido tremendo (em todos os sentidos e em prol dos utilizadores finais).
(O Steve deve rir-se à brava.)
A Google cada vez mais esta a ultrapassar a Apple