As 6 melhores notícias de 2015, segundo Bill Gates
Não há dúvidas que 2015 foi um ano cheio de grandes notícias e, bem presente nas nossas memórias, estão as dos ataques terroristas, dos escândalos financeiros, e tantas outras tão negativas. Mas 2015 foi um ano de grandes avanços, de grandes notícias e acontecimentos que fazem a ciência, a tecnologia e o mundo avançarem.
Bill Gates fez questão de destacar aqueles que, na sua opinião, foram os acontecimentos mais importantes e positivos de 2015.
1. Não houve casos de pólio registados em África durante 2015
A 24 de Junho, a Nigéria alcançou o marco de um ano sem registo de novos casos de pólio, uma doença incapacitante e, por vezes, fatal.
A Nigéria foi, assim, o último país de África a registar casos da pólio selvagem. Os especialistas temiam que esta fosse uma doença sem fim, mas graças à intervenção de uma equipa composta por milhares de pessoas a trabalhar junto das populações em todo o território, com o objectivo de vacinar o maior número de crianças, a doença parece ter sido erradicada no continente.
Em 1988, a doença afectava 125 países e, actualmente, já só se encontra de forma endémica no Afeganistão e Paquistão.
2. A Ciência foi defendida de forma impressionante por Neil Tyson
Neil deGrasse Tyson recebeu, durante este ano, o mais prestigiado prémio da Ciência pela Academia Nacional mas, durante toda a sua carreira, o cientista e astrofísico, tem vindo a receber grandes menções honrosas.
Bill Gates refere que o incluiu na sua lista "devido ao seu brilhante discurso naquele dia [dia em que recebeu o prémio pela Academia Nacinal] [...] com o melhor argumento relativo ao facto de a ciência desempenhar um papel fundamental na formulação de políticas".
Todo o discurso de Neil deGrasse Tyson aqui.
3. Atribuição do prémio Nobel da Medicina a investigadores de "doenças dos pobres"
A 5 de Outubro acordei com a maravilhosa notícia de que o prémio Nobel da Medicina deste ano havia sido atribuído a três investigadores que desenvolveram ferramentas indispensáveis para combater as doenças dos pobres.
William C. Campbell, norte-americano, e Satoshi Omura, japonês, receberam o prémio pelo trabalho que desenvolveram na criação da Ivermectina, o medicamento eficaz no tratamento de uma série de doenças provocadas por parasitas. Tu Youyou, da China, foi premiada pelo desenvolvimento da artemisinina, que actua no tratamento da malária.
4. Portal online gratuito de preparação para os exames de admissão às Universidades nos EUA (SAT)
A educação não poderia deixar de ser uma área a destacar por Bill Gates e o fundador da Microsoft demonstrou a sua satisfação em relação à criação de um portal gratuito para que qualquer estudante se consiga prepara para o SAT ou PSAT.
Estou muito entusiasmado com este projecto pelo que ele significa para as crianças e famílias que não podem pagar aulas caras de preparação para os testes.
5. Serviços bancários móveis superaram todas as projecções optimistas
Segundo Bill Gates, os serviços bancários móveis contribuíram de forma importante para ajudar as pessoas a sair da pobreza.
Hoje, mais de 2 mil milhões de pessoas não têm qualquer acesso a serviços financeiros, limitando, de forma substancial, a sua capacidade de emprestar, poupar, investir e participar na economia. Mas isso está a mudar rapidamente.
75% dos adultos têm já um acesso banco móvel no Quénia e grandes avanços estão a acontecer no Brasil, Ruanda, Tanzânia, Bangladesh e Índia. Esta é uma tendência importantíssima, principalmente, tendo em consideração que estes países com maiores níveis de pobreza conseguem níveis de desenvolvimento nesta área superiores a alguns países ricos.
6. Rubéola erradicada das Américas
O continente americano, durante este ano, declarou que a região foi a primeira a eliminar a rubéola depois de 15 anos a apostar na vacinação de homens, mulheres e crianças.
Este artigo tem mais de um ano
Esperava ver mais noticias ligadas à tecnologia nesta lista, por isso na minha opinião fica aqui comprovado que a nível tecnológico não foram feitos GRANDES progressos (pelo menos na óptica de quem está por dentro e conhece tudo aquilo que já é possível desenvolver, o que torna tudo muito mais claro), contrastando com o que aconteceu na ciência e medicina.
O Gates “agora” é um filantropo por isso é perfeitamente normal que as melhores noticias para ele estejam relacionadas com temas sociais em vez de tecnológicos.
” a nível tecnológico não foram feitos GRANDES progressos ”
Discordo completamente com a tua opinião.
o que realmente importa não é a tecnologia…
+1
As pessoas é que importam… O amor, o respeita, a felicidade verdadeira, a saúde… São coisas que não têm preço e não se podem ser substituir por tecnologias…
Já temos tudo o que precisamos anível tecnológico. Agora é melhorar fazendo a tecnologia barata, acessivel e transparente. É muito mais importante cultura e oportunidades. A técnologia é só uma ferramenta.
não me tinha apercebido que já conseguíamos viajar no tempo ou no espaço a distâncias de anos-luz…
TiagoDM se para ti é importante viajar no espaço a distancias de anos-luz fica a saber que mesmo assim não vais longe. Os planetas que se pensam ter vida ficam a milhões anos de luz. Talvez se tiveres vida eterna chegas lá mesmo a essa velocidade.
Todas as noticias que o Bill Gates acha as mais relevantes de 2015, estão ligadas directamente à tecnologia e ciência
O Bill Gates não vê só gadgets tecnológicos à frente, that’s why. O mundo tem problemas maiores que a corrida ao deca-core e o estagnar do mercado de smartphones.
Para responder resumidamente a todos, para quem tem uma visão muito fechada do que é a tecnologia e para quem resume essa área a smartphones e outros gadgets então esses comentários fazem todo o sentido! Tecnologia não é só entretenimento meus amigos, não serve apenas para satisfazer os caprichos de uma sociedade consumista!!
Exatamente por isso é que discordo com a tua opinião, por exemplo, na área da medicina foram feitos avanços tecnológicos extremamente importantes (alguns deles feitos em Portugal)
Existem avanços tecnológicos reais que na maioria das vezes apenas são divulgados/apresentados ao publico anos mais tarde! Toda a tecnologia que nos é apresentada já foi explorada à algum tempo, eu por achar que houve grandes avanços esperava ver mais conteúdo tecnológico na lista, uma vez que esse conteúdo não esta presente, só posso concluir que esses avanços não foram assim tão significativos (por já terem sido feitos antes, de tal forma a que não signifique assim TANTO para alguém que está dentro do meio). Resumindo existe uma diferença significativa entre aquilo que nós conhecemos e aquilo que “eles” conhecem!
Em dois comentários disseste duas coisas completamente opostas.
Isto é com a fundação Gates.
Grande Senhor, é uma pena ter deixado de estar à frente da Microsoft. A meu ver, a Microsoft, perdeu muito do seu brilho, com a saída do Senhor Bill Gates.
Não sei se foi a saída do Gates ou a entrada do Mr. “Developers, developers, developers” que fez perder o brilho à MS…
Quando ele estava,criticava-se a Microsoft porque ele estava. Agora critica-se porque ele não está. Coitada da Microsoft, presa por ter cão e por não ter. Bill Gates é uma grande personalidade.
Deixou a MS para de dedicar a coisas maiores. Se eu acumulasse fortuna como este senhor faria exactamente o mesmo.
Agora dizem que é filantropo… será que alguém já se debruçou seriamente sobre os efeitos das vacinas e tratamentos que tão caridosamente este senhor distribui em África? Os relatos que se vão ouvindo da boca quem por lá trabalha no terreno e é obrigado a ministrar os tratamentos fornecidos pela Fundação Gates, pintam uma fotografia bem menos ‘colorida’ deste senhor. Mas basta ver ATENTAMENTE a sua Ted Talk para perceber que ‘bate tudo certo’. Mas á muita gente ‘com fortunas’ que concorda com ele e dá uma ajudinha…
No terceiro ponto: “3. Atribuição do prémio Nobel da Medicina a investigadores de “doenças dos pobres”
Quero dizer que não há doenças de pobres e doenças de ricos. É verdade que muitas das doenças que ele fala só acontece ou maioritariamente acontece a pessoas que vivem na pobreza mas não é por elas serem “diferentes” financeiramente que passamos a classificar tudo o que se relaciona com elas como “doença dos pobres” ou “conversas de pobres”… Penso que o grande problema é viverem em Países que as radicalizam da sociedade e nem uma oportunidade lhes dão. Não gosto que usem pessoas para este tipo de coisas nem que se promovam á custa da sua miséria. Esses médicos fizeram a sua obrigação e é uma pena que só se pense nas pessoas quando se está mais perto da morte.
Quero ver falar de notícias como o steam machine, o linux crescendo no mundo dos games, isso ele não vai falar nunca kkk
O senhor Gates é um filantropo. Está-se borrifando para Linuxes, Windowses e OSxes. Tem coisas maiores em que pensar.
Comparar Games com a luta contra o Pólio? Temos vencedor para o comentário mais estupido de 2015!!!
+1
O gates ja nao tem tempo para pensar em coisa disnecessaria porquê ele acomulo tanto capital que nao deveria morarr neste. O gates deixo MS porque aquilo ja era um trabolho nulo…