Árbitro português foi suspenso por comentário no Facebook
O Facebook é hoje usado para tudo e mais alguma coisa! A informação que cada um lá publica é normalmente analisada e avaliada por todos os seguidores.
Recentemente um árbitro português foi suspenso por palavras publicadas na maior rede social.
Tiago Antunes foi punido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol com uma suspensão de 50 dias e multa de 714 euros. Em causa está um comentário no Facebook, publicado em maio, no qual criticou o Conselho de Arbitragem (CA), revela o jornal a Bola.
Segundo as informações, o comentário foi uma resposta a um post do árbitro Jorge Ferreira, onde era referido o seguinte:
Enquanto quem comete erros grosseiros de gestão não for punido criminalmente tudo vai continuar. Queres queixar-te, força. Enquanto a sua defesa particular for paga por dinheiros de entidades coletivas tudo vai continuar. Tem de lhes doer no corpo para não voltarem a fazer o mesmo.
Este é apenas mais um dos exemplos onde o que cada um escreve é posteriormente usado para sanções. Ainda no início do ano, vários utilizadores do Facebook foram a tribunal por caluniarem presidente da Câmara da Figueira da Foz.
A informação, publicada no Facebook e noutras redes sociais, tem sido usada em muitos outros processos que decorrem na justiça portuguesa. Nesse sentido, é melhor ter atenção a tudo o que torna público.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
As pessoas não podem partilhar a opinião delas. Ou és do sistema, ou não abres a boca. Não há uma ditadura mais inteligente que esta, a ditadura acontece logo no kernel das pessoas, muito mais eficaz.
Concordo contigo.
É uma questão de bom senso, não podes vir criticar em público a tua entidade patronal… Ou melhor, podes, mas não podes esperar faze-lo sem teres consequências…
E onde está a a famosa”liberdade de expressão” ?
Podes e deves fazê-lo directamente è tua entidade patronal. Isso é que é liberdade de expressão: expressar-nos cara a cara. Nunca nas costas ou escondido.
escondido? se está para todos lerem e todos sabem quem ele é está escondido onde? não percebi.
escondido ou nas costas? se está para todos lerem e todos sabem quem ele é está escondido onde? não percebi.
Então a malta que faz greve é toda despedida. Dizes cá umas bacoradas..
É claro que cada um é livre de falar contra a sua entidade patronal sem consequências, tal está consagrado na constituição e é reforçado pelas leis laborais existentes.
Não confundir com difamação e calúnia que certamente terá sido o que permitiu está sanção ao árbitro
Claro que és livre de falar contra a tua entidade patronal em público… mas só se fores muito ingénuo é que o fazes sem esperar consequências internas.
Greve é um caso à parte que está previsto em lei… e mesmo nesse caso estás a abdicar de parte do teu salário para o fazeres. Caso contrário isto era uma républica das bananas.
Concordo.
Embora ache, que tinha mais peso, pessoalmente, mas é apenas a minha opinião
Pura demagogia. Tu fazes parte do sistema, como qualquer outro. Numa democracia, és livre de abrir a boca e dizer o que quiseres mas também és responsável pelo que dizes e pelo que afirmas. Aliás, a incapacidade de entender isto é uma das razões para o estado das coisas hoje em dia: “os outros é que são os maus, eu sou o oprimido consciente que não faz nada, a não ser mandar vir na internet” é o mote para a total desresponsabilização e banalização da palavra. Já Kierkegaard dizia que a razão para as pessoas exigirem liberdade de expressão, era a falta do uso da liberdade de pensamento. Vai-se confirmando …
Quanto à minha opinião sobre o assunto. Ele até pode ter toda a razão – acredito que sim – mas a forma como enfrentou o assunto só o enterrou. A FPF detém todo o poder e mostrou-o. Das duas uma, ou este senhor quer fazer de mártir e expor tudo ou então será necessária a intervenção do poder político para auditar o sucedido. Se tu e todos os outro que se queixam não agirem, o que irá acontecer ? Nada …
correcto! Essa coisa de liberdade de expressão é para tótó comer… No tempo do salazar, abrias a goela contra o sistema, tinhas a PIDE/DGS à perna e António Maria Cardoso com ele! Hoje, o sistema é o mesmo mas com outra roupagem…
Em Portugal continua-se a perseguir quem tem uma opinião diferente ou contrária do Governo ou outro qualquer tipo de lixo que se acha superior e não aguenta com críticas, muitas delas directas ao assunto
Governo?! Não é o governo, é o conselho de arbitragem.
Sendo o conselho de arbitragem um dos órgãos sociais da FPF e sendo a FPF uma pessoa colectiva personificada numa associação de direito privado, o governo não tem nada a ver com o que o conselho de arbitragem faz ou deixa de fazer. Os estatutos da FPF permitem-lhe a independência em relação ao governo. Isto tem “coisas” boa e “coisas” más, e certamente muitas opiniões muito próprias, mas não vou ser eu enumerá-las… muita gente sem perceber patavina dar opiniões …
Caso nenhum dos dois tenha percebido, eu referi o Governo (porque tambem o faz), mas apontei também a outro tipo de lixo(FPF, CA).
Eu sei, Português é uma língua difícil para alguns.
É o fim. Big Brother is watching you.
Somos como ratos hipnotizados por uma flauta digital de Hammlin.
“Governo ou outro qualquer tipo de lixo que se acha superior”, “ou outro tipo de lixo”, repito, “ou outro tipo de lixo”, ele não disse só “governo”.
Ora aqui está alguém que sabe ler e interpretar Português como deve de ser.
Quando assinas num contrato que NÃO PODES criticar publicamente a tua entidade patronal, não o faças. Nem no facebook nem em lado nenhum a menos que esteja disposto a arcar com as consequências.
isto é o que dá confundir vida profissional com pessoal! no trabalho a malta tem de andar na linha, agora cá fora pode dizer o que quiser, desde que não viole a lei! nenhum tribunal pode condenar um empregado por criticar um patrão fora do seu local e horário de trabalho, desde que não o ofenda e calunie! nenhum patrão pode accionar represálias pelo facto dos seus trabalhadores se exprimirem livremente e dentro da lei, fora do local de trabalho!
Andam a roubar o Boavista!!
Gatunos!