Apresentado Metabones Speed Booster Canon EF para M4/3
Por Pedro Fonseca para o Pplware
Em contagem decrescente para o grande evento internacional de fotografia, a Photokina 2014, as novidades não param de surgir. Já aqui falámos da Fujifilm x30 e da Olympus PEN E-PL7.
Desta vez a novidade vem da Metabones que anunciou o seu mais recente Speed Booster para objetivas Canon EF, nomeadamente para câmaras mirrorless (sem espelho) com encaixe M4/3 (micro quatro terços).
Foi no dia 27 de Agosto, na passada quarta-feira, que a Metabones anunciou o seu novo equipamento, um Speed Booster Canon EF para M4/3.
Para além das características comuns aos outros Speed Booster, este tem ainda:
- Ganho de 1 stop.
- Aumento da “definição” MTF (Modulation Transfer Function).
- O campo de visão fica mais largo em 0.71x.
Relativamente ao controle electrónico, este modelo traz as seguintes características:
- Controlo electrónico da abertura do diafragma. Os controlos de abertura do diafragma são controlados na câmara.
- Alimentado pela própria câmara. Não necessita de uma fonte externa de energia, mas também aceita fontes de energia de terceiros via ficha MicroUSB.
- Processador de alta performance de 32-bits.
- A base para o tripé dá para retirar e é compatível com vários tipos de encaixe tipo plate.
As ópticas foram desenhadas pela Caldwell Photographic, nos USA e aguarda aprovação de patente.
Algumas vantagens...
Imaginem poderem usar, nem que seja emprestadas/alugadas, as fabulosas objectivas da Canon numa Mirrorless/CSC onde, para além do “crop factor”, ainda estão a ganhar um stop de luz.
Isto é bastante vantajoso para quem fotografa animais selvagens e precisa estar muito longe do animal, pois se se aproxima ele poderá fugir e perder uma excelente foto.
Imagine poder usufruir duma muito comum Canon EF 70-300 mm f/4-5,6L IS USM e transformá-la numa, equivalente a 35mm, 100,6-426mm f/2.8-4. As contas a fazer, neste caso, são as seguintes: Crop factor de 2x, sendo este valor relativo ao sensor 4/3 em comparação com o valor diagonal dos 35mm + o valor do ganho de área visível, que neste caso é, multiplicar por 0,29* o valor dos milímetros da multiplicação do valor do crop factor versos milímetros da objectiva. No final é fazer as contas em relação ao ganho de 1 stop de luz. 2x70mm=140mm - (140mm x0,29= a 40,6mm)* [140mm-40,6mm]=100,6mm 2x300mm=600mm - (600mm x0,29= a 174mm)* [600mm-174mm]=426mm
*Ampliação do campo de visão. Devido ao que a lente do adaptador da Metabones faz quando comprime a luz, faz com que haja um factor de ampliação da área visível na ordem dos 0,71. Para termos uma relação "1:1" - "1:1" é o mesmo que dizer que não houve alteração no campo de visão que a objectiva oferece. Se a objectiva é 100mm, ao colocarmos um adaptador que não alterasse o campo de visão, continuariamos a ter uma 100mm - neste caso, sabemos que falta 0,29 para que o efeito de ganho fosse anulado (0,71+0,29=1) e é por isso que temos que fazer estas contas. Ex.: Com uma objectiva de 100mm, com este adaptador, passamos a ter uma 71mm.
Podem ver aqui a review deste produto pela Eos HD que já teve a oportunidade de testar este equipamento.
Este Speed Booster encontra-se já à venda por $599 (cerca de 450€),e pode obter mais informações aqui.
A empresa Metrabones conta já com vários Speed Booster para diversos mounts.
Acha que este tipo de lente, pelo que oferece, vale o dinheiro que a marca pede?
Homepage: Metabones
Este artigo tem mais de um ano
Eu fiquei na mesma…
Dado que este blog não é um blog de fotografia, podiam ao menos dar uma breve explicação de alguns dos conceitos aqui introduzidos, como speed booster, stop de luz e crop factor.
Penso exactamente como tu, mas já estou a ver a resposta de alguns espertinhos: “se não sabes o que é, é porque não precisas”!
Como podes ver, ninguém te respondeu isso.
Mas o que não compreendes? O texto todo?
Cumps,
O crop factor tem a ver com o seguinte:
A medida padrão na fotografia são os 35mm (CF=diag35mm / diagsensor), que é a medida padrão utilizada na fotografia. Actualmente as máquinas fotográficas de 35mm chamamos de Full Frame, mas a maioria das máquinas são cropadas, ou seja, têem um sensor mais pequeno que uma Full Frame, porque têem um sensor mais pequeno que uma Full Frame.
Vê o exemplo: http://digital-photography-school.com/full-frame-sensor-vs-crop-sensor-which-is-right-for-you/
Uma Full Frame tem um campo de visão muito maior, a cropada por sua vez amplia as fotos na razão inversa do seu sensor. Full Frame de 100mm => Temos 100 x 1 = 100mm
Cropada em x1,6 => Temos 100 x 1,6 = 160mm
Resumindo, uma cropada amplia uma imagem automaticamente, utilizando a mesma objectiva em comparação com a Full Frame.
Gostaria de acrescentar que as dimensões diagonais do Full Frame (36x24mm) é de 43,3mm. Mas como este valor também varia de fabricante para fabricante, se quiser-mos ser exactos temos que saber as medidas exactas do sensor da câmara em questão. No caso da Canon todas as suas FF actuais têm L36xA24mm a Nikon também mas há umas com irrelevantes variações (Ex.: 4Ds tem 36×23,9mm a D810 tem 35,9x24mm a Df 36×23,9mm, etc…). No caso da Sony são todos da mesma dimensão (Ex.: A7, A99, RX1, etc… têm 35,8×23,9mm.) Pormenores. 😀
Stop de luz tem a ver com a abertura do diafragma da máquina, quanto mais baixo o valor mais luz deixa entrar, quanto mais alto, menos luz deixa entrar.
http://en.wikipedia.org/wiki/Diaphragm_%28optics%29
Exemplos de aberturas:
http://www.thewebfoto.com/2-hacer-fotos/202-apertura-de-diafragma
Não é um blog de fotografia em específico, é um site de tecnologia no geral 🙂
Penso que, quem tem interesse nestes equipamentos tem esse conhecimento, mas o que não percebeste em concreto para que te possamos explicar?
Cumps,
basicamente e o seguinte, o que da mais valor a uma lente e os stop’s, uma lente com 1.8 pode custar ai uns 200 ou mais € dependendo da da distancia que pode focar ou zoom…. uma lente com o spot a 1.4 custa 1000€ ou mais…
logo em certos casos compensa comprar este assesorio….
200€ por uma lente com abertura 1.8 (excluindo a canon 50mm)? diz-me onde encontras esses negócios..
http://www.valuebasket.pt/es_PT/Nikon-AF-Nikkor-50mm-f/1-8D-Lens/mainproduct/view/10141-AA-NA
desculpa afinal e por 100€… a 500mm serie G e que fica mais cara
50mm*****
Modem, tudo o que o foi dito pelo Rui era o que eu poderia dizer. (Agradecido, Rui.) Ainda te resta alguma dúvida?
Eu conto abordar estes e outros temas sobre fotografia, duma forma algo leve, para o público em geral, e só para dar as noções básicas. Cabe a cada um, caso tenha interesse no tema, pesquisar e aprofundar sobre cada tema que tenha dúvidas/curiosidade. O PPLWARE ainda não tem muita informação sobre fotografia mas já tem alguns temas abordados. Podes começar por aqui: https://pplware.sapo.pt/category/multimedia-2/imagem/fotografia/
Já agora, faltou falar o que é o “Speed Booster”.
A função dum Speed Booster é, com uma lente, concentrar a luz numa área menor. Usando o exemplo do artigo, as objectivas EF foram desenhadas para uso em sensores Full Frame (36x24mm) e ao concentrar a luz numa área menor, conseguimos obter mais luz, neste caso mais 1 stop de luz, num sensor de dimensões menores. No caso dos 4/3 ( é 2x menor em diagonal que o Full Frame.
O termo Speed está relacionado com a luz, pois ao teres mais luz precisas de menos tempo de exposição para uma exposição correcta, podendo usar velocidades de obturador mais rápido que por sua vez ajuda a congelar melhor a acção.
“Imagine poder usufruir de uma Canon EF 200-400mm f/4L IS USM Extender 1.4x , ficaria com uma objectiva equivalente a 35mm, com 560-1120mm f/2.8 (crop factor de 2x + 1.4x do extensor da objectiva + -1 stop de luz).”
Enganaram-se nas contas: crop factor de 2x + 1.4x do extensor da objectiva + 0.71x do speedbooster – 1 stop de luz = 397.6-795.2mm f/2.8
😉
Ups… Tens toda a razão, as contas estão mal porque me esqueci de colocar o “wide” que a lente provoca (0,71x).
Mesmo assim, o exemplo que dei não é o melhor pois essa objectiva não consta da lista de objectivas testadas pela Metabones. Mas também não quer dizer que não funcione. Vou tentar estar mais atento para os próximos artigos.
Mounted between a mirrorless camera and a SLR lens, Speed Booster® increases maximum aperture by 1 stop (hence its name), increases MTF and makes lens wider by a factor of 0.71x. Optics designed by Caldwell Photographic in the USA (patent pending).
Correto, “esquecemeu-se” esse valor nas minhas contas.
Agradecido pela correção (Filipe Pereira) e reparo (srmartinho).
“esquecemeceuce-me”*
Por acaso do que li desse adaptador, tinha ficado com a ideia que reduzia o crop de 2x para 1.4x, logo a Canon EF 200-400 seria equivalente em formato 35mm a uma 280-560mm. Vou investigar isso 🙂
Por esse preço não se ficava a ganhar mais com a objectiva equivalente?
Boa pergunta Blasterjack. A questão é que, devido à conversão, nunca ficas com valores comparáveis. É por isso que este tipo de lente, mesmo custando $600 pode interessar para algumas pessoas.
Posso dar um exemplo. Imagina que compras uma Canon EF 50mm f/1.8 (94€) fazendo as contas de conversão ficavas com uma 35,5mm f/1.3. Ora, nem há objectivas com 35,5mm muito menos com f/1.3. Agora, se procurasses uma objectiva com um “field of view” perto dos 35mm e procuras um Bokeh suave, pode ser que o preço do Speed Booster da Metabones se justifique.
Muito interessante.
Tenho uma DMC-G3 e uso outros “adaptadores” para lentes da Nikon e Canon, mas o preço é muito menor, também porque todos os ajustes na camera são manuais.
O que o JoseM tem é, corrija-me se eu estiver enganado, um adaptador só, é por isso mesmo que é bem mais mais barato que este adaptador com SpeedBooster da Metabones. Normalmente este tipo de adaptadores simples rondam os 35 a 50€. Eu também tenho uns quantos adaptadores que só fazem a ligação mecânica das objectivas ao corpo, não havendo nenhuma electrónica entre objectiva e corpo. O que nos obriga a ter que trabalhar com a câmara (no meu caso a OM-D E-M5) totalmente em modo Manual, e se a objectiva não tiver opção manual de controlo de diafragma, somos obrigados a trabalhar com o diafragma todo aberto. No caso da Metabones eles têm adaptador com electrónica preparada para usar-mos as objectivas no seu todo, com AF e controlo de abertura de diagragma, etc. O adaptador que se fala no artigo é a versão adatador com AF + Speedbooster… o que a torna ainda mais caro.
“..O adaptador que se fala no artigo é a versão adatador com AF e controlo de diafragma + Speedbooster…”