PplWare Mobile

Aprenda a programar até 14 de Dezembro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ervilhoid says:

    Boa iniciativa, mas tenho uma dúvida, como encontramos a “melhor” linguagem para nós?

    • Pedro Pinto says:

      Pelo que li talvez sejam apenas os princípios básicos da programação, que são transversais a todas as linguagens.

    • kekes says:

      É subjectivo. Eu a título pessoal comecei com Python recentemente. É muito fácil de usar.

    • Bruno says:

      Depende do que queres programar… mas se estás a começar, python ou javascript são fáceis de entender e existem milhares de bons tutoriais.

    • Rapaz indignado says:

      A Hour of Code é sem dúvida alguma uma excelente ideia para a promoção da programação. Em resposta ao ervilhoid, pelo que me inteirei, não é utilizada nenhuma linguagem de programação específica. Este falam em programar como estruturação do raciocínio, desta forma serão alguns jogos, como de um tutorial se tratasse. Mas penso que numa fase mais avançada poderá aparecer algum código, mas possivelmente de nenhuma linguagem em específico.

    • Pedro says:

      ervilhoid, isso depende para que vertente preferires programar 🙂

      Se preferires o lado do cliente (client-side), aconselho-te a começares em C ou C++ pois têm uma boa performance e com tempo e dedicação consegue-se criar uma aplicação que corre em vários sistemas operativos de forma nativa (não precisa de nenhum extra instalado no computador); aconselho C se programares pela primeira vez para client-side 😉

      Se preferires o lado do servidor (server-side), aconselho-te a começares em JavaScript ou PHP pois a primeira ajuda os websites a ser mais interactivos com o utilizador e a segunda permite criar um website completo com acesso a bases de dados e tal situação permite, por exemplo, pesquisa ou recolha de informação; aconselho JavaScript se programares pela primeira vez para server-side 😉

      Quando souberes os conceitos básicos de uma linguagem, podes ir explorando outras pois já terás as noções necessárias para fazeres a mudança 😀

      • ervilhoid says:

        obrigado a todos pelas respostas, em relação ao Hour of Code eu sei que dão os princípios básicos. Pelo que aprendi, quem souber as bases sabe programar em qualquer linguagem desde que se saiba a sintaxe que muda entre elas, tenho umas bases em java, mas tenho trabalhos para fazer em php html, que nunca usei, e está a ser uma dor de cabeça, por outro lado queria começar uns projectos em android, que é java!!

      • LX says:

        o JavaScript é considerada client-side.
        Só se usares algo como o Node.js é que podes usa-la como server-side.

        • Pedro says:

          Tens razão LX, estava embalado a escrever a resposta que me esqueci desse pormenor; o facto de JavaScript poder ser usado nas duas vertentes torna-a ainda mais versátil 🙂

  2. Bruno says:

    Introdução à programação -> codecademy + youtube.

    Se quiserem pagar por cursos online -> treehouse, lynda, udacity, etc…

  3. Quem quiser começar a aprender a programar (C#, HTML, PHP, JavaScript, CSS, jQuery, etc.) pode visitar o meu site http://www.sys4soft.com que contem mais de 1300 vídeos feitos por mim sobre cada uma dessas linguagens, todos eles partindo do zero. Os vídeos fazem parte do meu canal do YouTube. Podem visitar. Eu não ganho dinheiro com isso, não tenho publicidade nem coisas do género. É simplesmente o meu portefólio.

    • Bruno says:

      Obrigado pela sugestão João e pelo o trabalho, claro!!! Vou investigar 🙂

    • Nelson Santos says:

      Obrigado João Ribeiro, acabei de subscrever o seu canal no Youtube, e está espectacular,tem muitos videos abordando várias matérias,desde já os meus Parabens,neste momento interessa-me HTML5 E CSS3,visto estar a abordar isso no meu curso.
      Obrigado e Abraço.

  4. Rui Martins says:

    Sem dúvida um boa iniciativa!!!
    Mas como o velho ditado:”Sem esforço nada se consegue”.

  5. Na minha opinião, em questão de programação de iniciantes é óptimo, mas para quem quer aprender uma língua especifica, tem aqui um site onde o pode aprender, até porque pode servir como sugestão para um artigo…

    Link: http://www.codecademy.com/pt/

    Cumps,

  6. Ricardo says:

    Ouvi falar que alguem estava a fazer uma linguagem de programação toda em português, o seu nome era PT Basic ou algo parecido.
    Acho que é feita que questões educativas e talvez mais.

    Vou ficar de olho nisto, parece interessante mas não sei se é verdade o que ouvi.

  7. Joao Pedro says:

    boas sugestões por aqui…essencialmente codeacademy, Khan academy para javascript, muito fixe ou Coursera Computer Science tambem em javascript.

    Para começar o Scratch mesmo, desenvolvido por um professor da universidade de Barkley.

    De resto, Computer Science no site edX com primeira aula em Scratch e dps para C e por ai a fora, PHP, HTML etc etc etc.

    Tem la uns mais basicos so com Scratch.

    Computer Science no site da Udacity em Python.

    Microsoft Virtual Academy, com Python e C.

    Todos com direito a certificado de participação acima dos 70%.

    Essencial mesmo, bons conhecimentos matematica, muitos algoritmos, e começar mesmo por linguagens de alto nível de abstração.

    Sendo as mais dificeis as de baixo nível, caso do Assembly e outras.

    Bons estudos.

    Um bem haja e um bom Natal 2014 e boas entradas 2015.

    Para todos amantes de informática e pessoal pplware.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.