Censura: Apple News desactivada na China
A Apple é uma das mais poderosas empresas de tecnologia na China mas existem questões relacionadas com as regras do país que nem ela consegue ultrapassar.
Segundo uma recente publicação do New York Times, a aplicação de notícias da Apple está desactivada em todo o país.
Can’t refresh right now. News isn’t supported in your current region.
É esta a mensagem que vários utilizadores do serviço Apple News na China têm recebido recentemente. A aplicação não permite actualização e não está disponível na região.
Sem que haja grande explicação para o bloqueio da aplicação, especula-se que tal tenha acontecido por parte da própria Apple de forma a cumprir com as rígidas regras impostas dentro de fronteiras chinesas.
A Apple News poderá estar apenas temporariamente indisponível, até a Apple encontrar uma forma de responder às exigências do país, ou quem sabe tenha sido bloqueada de forma permanente para evitar conflitos.
Apple News turns off when you roam into Mainland China. Disturbing. Not cool. pic.twitter.com/CYLUWGHE2H
— Larry Salibra (@larrysalibra) 2 outubro 2015
Os utilizadores de dispositivos Apple que se tenham deslocado para o país estão também a relatar o mesmo problema, mesmo os equipamentos registados nos EUA. De referir que a app ainda foi só lançada de forma oficial nos EUA, pode ser utilizada em qualquer parte do mundo (agora, excepto na China).
Os utilizadores da Apple não residentes no país, mas que lá estejam em viagem, não estão satisfeitos com a censura imposta.
Este artigo tem mais de um ano
uma dúvida…
esta app está disponível para Portugal?
Nop
Se mudares a região do iOS para EUA e/ou mudares a linguagem para inglês (não estou certo da combinação), a app fica visível.
É o preço a pagar para lucrar mais um belos milhões, se fosse para Portugal a Apple ou outra grande empresa deixava logo de negociar em Portugal, mas o mercado da China é muito tentador.
Não foi a Apple que veio trazer o 25 de Abril para Portugal.
Não vai ser a Apple que vai mudar o governo Chinês…
É só uma empresa.
“É só uma empresa.” Que como qualquer outro grupo económico grande têm um poder enorme sobre o governo.
E interessa-lhes o quê?
Contra o Estado Chinês?
Exato ainda se fosse o governo português… XD
Como é óbvio, estou-me a referir ao estado Americano. E mesmo a Apple têm poder em estados estrangeiros, incluindo a China, mesmo que esse poder seja muito mais pequeno que nos EUA.
Se houver 1 Boicote aos Produtos da Apple na china que acontece ao governo Chinês? A Apple é que perdia muito em vendas não o governo. Qualquer “grupo económico” só pode ser grande se tiver clientes
E como boa empresa que é, ao pactuar com esta exigência do governo Chines, não terá a corromper os seus próprios ideais?
A Apple gosta de “impor” modas/ conceitos inovadores, se se confirmar a veracidade desta noticia deixa cair por terra alguns desses conceitos empresariais que a fazem distinguir das demais.
Isto não é uma guerra, é pura e simplesmente a minha opinião e como tal não espero que todos estejam de acordo, apenas que a respeitem.
A Apple é uma empresa de tecnologia, não um jornal…
Na realidade aqui na China ninguém se preocupa com isso, a questão é facilmente ultrapassável, quase toda a gente usa VPN. Como nas consolas, que as versões chinesas tem vendas muito fracas, mas o principal motivo é que normalmente compram a versão de HK, Singapura ou Taiwan, que muito facilmente se compram no taobao, ou em várias lojas fisicas que vendem consolas importadas, versões estas que chegam a ser 70€ mais baratas que a versão chinesa.
Inadmissível !! China gosta de bloquear serviços americanos a toa, agora se arriscam a que os EUA, que são os responsáveis e o pilar da economia chinesa e do grande crescimento façam o mesmo. Há semanas o obama disse que ia aplicar sanções por causa da cyber espionagem (só a copiar os projetos de outros é que se safam) e no dia seguinte o presidente já estava na casabranca.
“…agora se arriscam a que os EUA, que são os responsáveis e o pilar da economia chinesa e do grande crescimento…”! Acho que andas um pouco desatento com o que se passa no mundo,senão não fazias um comentário destes! Sabes qual é o País que detém NA SUA POSSE cerca de 70% do total da dívida externa Norte-Americana? Eu digo-te…é precisamente a CHINA!! Por isso quem é está dependente de quem..??
E se os USA não lhes apetecer pagar, não acontece nada…
Deixa de ser míope se pensas que se os EUA não pagassem não lhes traria várias consequências para a economia deles. Ou ninguém te contou que neste momento a China é a maior economia do mundo?
Os iPhones, DELLs e tudo o mais deixariam de ser feitos na China, e com essas fabricas, iam outras, e lá se lixavam os Chineses, voltavam à estaca zero!
Era isso que acontecia… LOL!
Sim e onde é que os EUA iriam construir o seu equipamento? Tens por acaso noção da quantidade de tecnologia, vestuário,… que é fabricado na China? Olha que me parece que não. Demorariam anos se não mais que uma década até conseguirem repor a produção ao mesmo nível. Entretanto só terias uma fonte de tecnologia, vestuário,… e seriam as marcas chinesas. Mais uma vez deixa de ser míope.
Acho que andas um pouco desatento com o que se passa no mundo,senão não fazias um comentário destes! Sabes qual é o País que mais cresceu a custa de outro? Eu digo-te…é precisamente a CHINA!!
É a vida. A empresa amerdicana só tem de de obedecer aos interesses chineses e dos consumidores chineses e não ao contrário. É a vida.
“Interesses chineses” – se por isso considerar os interesses do Estado chinês. Os interesses dos Chineses de certeza que são diferentes
Qual é o propósito do bloqueio?
Também vão bloquear milhares de outros sites de noticias americanos?
a Apple é a unica empresa que me faz gastar todos os anos 4000euros nos seus produtos, mas sinto me orgulhoso por ver os outros invejosos a babarem se
Vai levar na p*eida.
Já não há pachorra.
Olha a azia! Esta foi na ferida? Que é feito do humor satírico? 😀
Olha que com os 4000 euros não compra muita coisa da Apple.
Tu é que és o Marco Apple? Só pode.
O serviço Apple News só está activo nos EUA e em testes no Reino Unido e na Austrália.
Mas quem tenha um iPhone dos EUA e viaje para outro país tem um serviço, limitado, de News desse país. Por isso, quem ia dos EUA para a China apareciam-lhe algumas notícias sobre a China e agora não aparece nada – o símbolo da app News fica em branco.
Agora a coisa é assim. A Apple não diz nada. Na China há o famoso sistema de censura conhecido por “Great Firewall of China”. Ninguém diz se o que aparecia antes na app da Apple eram (ou não) só as notícias censuradas pela Great Firewall.
– Se não eram – poder-se à supor que a China tenha dito à Apple: “Só passa notícias censuradas”, e aí a Apple terá respondido – “Ah é, sendo assim, não passo mas é nada”.
– Se já só passava notícias censuradas – não vale a pena tentar adivinhar o que se terá passado 🙂
Ainda bem que no ocidente não há censura! Que ideia! A imprensa quase toda ela no ocidente pertence a meia dúzia de oligarcas. E os jornalistas só escrevem o que o Soros manda.
A China não são os EUA, que se vergam à Apple.
Precisamente.
Mas afinal quem precisa desse serviço, quando existem alternativas?
Ás vezes vejo o pessoal a discutir por coisas sem sentido…
Pelo que sei agora quem dita as leis na China é mesmo o presidente chinês e não as empresas estranjas. Coitadinha da empresa américa, cada vez mais desdentada. O império decadente está uma ruína.
A china cada vez mais está a ficar um belo problema para os outros países, por causa da mão de obra barata e nenhum respeito pelo ambiente… estas noticias só dão razão a quanto, estas empresas multinacionais estão dependentes da china para os seus lucros, em Portugal estão se nas tintas se temos o serviço ou não…
E por enquanto em Portugal graças à Abril temos um dos sistemas de maior pluralidade e liberdade nem os EUA têm as nossas liberdades e garantias…
Quando é que o povo chinês derruba essa ultima grande ditadura ? que estão habituados a fazer o que querem…!!
Não se preocupem com a mão de obra barata chinesa que está em vias de ficar mais cara que a portuguesa.
Bruxelas já veio dizer que graças aos 4 milhões de refugiados que a Alemanha recebeu mais quase 2 milhões de estrangeiros da UE que também a Alemanha recebeu, está em perfeitas condições de baixar o salário mínimo para níveis históricos.
Portanto por este andar até a Etuópia terá salário mínimo superior ao português.