Apple matou um dos seus iPod icónicos, o iPod Classic
Há equipamentos que são clássicos e que representam uma geração e um momento específico. A Apple tem do seu lado alguns desses equipamentos icónicos.
Mas como todos os equipamentos, também estes têm um fim e hoje, no meio de tantas novidades da Apple, houve uma que passou muito despercebida.
A Apple retirou de vez das sua oferta um dos mais icónicos iPods, o Classic.
Depois do iPod, que começou uma verdadeira revolução no campo dos dispositivos móveis de entretenimento pessoal, este foi o modelo mais representativo da Apple e dos leitores multimédia.
Durante o seu crescimento natural abandonou o conceito de simples reprodutor de música e trouxe o vídeo e outros elementos multimédia para os nossos bolsos e para o nosso dia-a-dia.
Lançado em 2001, foram ao todo seis versões que este iPod teve, sempre melhorando e aumentando a sua capacidade, que foram dos 5GB da versão original, até aos 160GB da última versão, lançada em 2007.
Começou por ser anunciado como o equipamento que colocava no bolso mais de 1000 músicas e tornou-se no fim da sua vida num verdadeiro cavalo de batalha onde todas a nossa música cabia.
Com a Keynote de hoje e com a actualização da oferta da Apple, o iPod Classics perdeu o seu lugar e deixou de estar presente.
Agora a Apple passa a contar apenas com três ofertas distintas de iPod, com o iPod shuffle, iPod nano e o iPod touch.
Mas é preciso ter em atenção que não é apenas o iPod Classic que desaparece. É também a Click Wheel e toda uma forma de controlar estes equipamentos, inventada e iniciada pela Apple.
A vida do iPod Touch tinha já terminado há já algum tempo e a decisão de o retirar da sua oferta mostra isso mesmo.
Existem novas ofertas da Apple, inovadoras e aliciantes, mas há clássicos que nunca vamos esquecer, a quem teve o prazer de os usar.
São ícones intemporais e que mostram o que de melhor se fazia num determinado momento e também como a tecnologia evoluiu.
Homepage: Apple iPod
Este artigo tem mais de um ano
Podia era matar todos os iPods que vieram a seguir!
Nao poderia estar mais de acordo contigo. Deviam mesmo acabar com todos os outros ipods nunca com o classic.O que na minha opiniao é algo que faz parte do melhor da apple tal como Macbook Pro 13″ Macbook Air 11″ Imac e Iphone 4/s. De resto a apple so me decepciona cada vez mais.
Sou um feliz proprietário de um Classic com um elevado nível de satisfação. Nele cabe toda a minha coleção de música e muitos videos. Sem ele as viagens seria monótonas e enfadonhas porque não existe rival no mercado … uma centena de gigas de música disponíveis. Não existem alternativas. Na cloud? e se não temos cloud/net ? Lamento o seu desaparecimento, tanto mais que o meu está a precisar de reforma pois os anos e os maus tratos já se notam. Talvez ainda vá à pressa comprar um, se encontrar.
A click wheel foi algo revolucionário
A Click Weel não é uma invenção da Apple, nem tão pouco a Apple foi a primeira a usar essa solução… É procurar alguns sistemas de som da B&O dos anos 90 e encontram-na lá!
Em todo o caso, ainda hoje sinto saudades do meu 3G, entretanto, de alma entregue ao criador…
Ontem qd vi o Apple Watch e vi o botão lateral lembrei-me dela.
+1
É pena. Para música é o melhor!
A única coisa que gostei da apple, o ipod, e mesmo assim metia nojo não poder reproduzir mp3 e ter que converter tudo…
Nunca tive que converter nenhum mp3 para colocar no meu iPod Classic !
Isso parece-me mau feitio teu. Ainda hoje carrego mp3 nos meu ipods (classic e mini) sem nenhum tipo de náusea dos equipamentos 😉 Suspeito que essa alergia à Apple seja mesmo má vontade…
alguém nunca usou um iPod!!
Já dizia o ditado “mais depressa se apanha um mentiroso, que um coxo”.
Raios ta parta, Tim Cook, devias era fazer uma versão SSD!
Como dizem, não havia alternativa.
Mas já agora, quando foi lançado em 2001, foi como o Apple Watch, toda a gente a dizer mal, e não sei que mais, no MacRumors…
Não és normal rapaz, isso não te dá saude…
Cá está:
http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=500
E verdade. Primeiro estranha-se depois entranha-se. Só troco o meu iPod por outro iPod. Ponto final!
Também espera ver uma versão SSD com bluetooth…
*esperava
O meu primeiro equipamento apple foi um Ipod mini que ainda hoje funciona perfeitamente apesar de a bateria se queixar dos mais de 10 anos de uso.
Como os 6GB eram insuficientes comprei mais tarde um classic de 120 GB que continua um fiel companheiro diário, em cima da sua doca, do meu amplificador.
Acho que com bluetooth e wi-fi e uma ligeira actualização estética seria um produto com mercado e futuro.
Esta minha experiência com os ipods impede-me de aceitar teorias de obsolescência programada nestes equipamentos (sim, eu acredito que exista obsolescência programada em muitos produtos…)
Apesar deste meu comentário há um ponto em que concordo com os detractores da apple, apesar de raramente neste forum ter sido utilizado como argumento, o Itunes sucks… mas felizmente há alternativas 😉
Ipod Classic, RIP
O meu 1º e unico dispositivo apple que tive foi um Ipod touch, e não posso dizer que tenha sido uma experiência bem sucedida.
Apesar de ser um aparelho de boa qualidade, e da boa qualidade de som e imagem. Fiquei muito desapontado com a suar curta duração. Apenas durou os 2 anos de garantia, tendo avariado exactamente no último dia de garantia.
Optei por não o reparar.
A probabilidade do que descreves deve ser semelhante a acertar no euromilhões… mas há pessoas que têm essa sorte. No teu caso foi esse azar 🙁
“A vida do iPod Touch tinha já terminado há já algum tempo e a decisão de o retirar da sua oferta mostra isso mesmo.”
Correcção: A vida do iPod Classic tinha já terminado… E não touch… Ou isto tem um 2º sentido … if you catch my drift!!! 😀
Bem visto!
É preciso lembrar que a Apple que é hoje começou com o iPod 🙂
Deveriam refazer usando outro tipo de armazenamento, torná-los mais acessíveis, mas não deixar de os comercializar…como dito em cima “São ícones intemporais”
O facto do ipod classic desaparecer não significa que a linha ipod não seja renovada.
E de facto compreende-se esta decisão já que a nível de preço não compensa comprar o classic quando se pode comprar o touch, embora com menos capacidade. E se calhar é mesmo por ai que vão renovar a linha com a apresentação de um ipod touch de 128gb ssd.
Eu pessoalmente gostava de continuar a ver o classic disponível por preços acessíveis, mas eles não gostam muito de vender coisas baratas…
Eu continuo a preferir de longe o classic ao touch, mesmo que o toutch tivesse a mesma capacidade.
O unico iPod que compraria para substituir o meu atual… Agr passa a ser nenhum.
Oh well
Aproveita enquanto ainda há em stock 😉
Sim, é lixado… é o único iPod que interessa, e eles descontinuam… muito mau… mas já se devem ver aflitos para arranjar discos rígidos para ele…
Pena, para mim era o único iPod que vale a pena. Espero que o meu nunca avarie.
O único equipamento apple que alguma x tive interesse e o único que considero um topo de gama entre os existentes noi mercado!… Apple vale o que vale graças aos ipod’s e principalmente este que acabaram de extinguir!… vergonhoso!
Mataram o melhor dos iPods!
Nele levo a minha música toda para qualquer lado e tem a enorme vantagem de poder ir a conduzir e mudar de música ou volume sem ter que tirar os olhos da estrada.
classic 160 + rockbox= top