Apple investigada por práticas anti-concorrenciais na Europa
Bruxelas tem em curso uma investigação que revela alegadas práticas anti-concorrenciais, por parte da Apple, na distribuição dos seus equipamentos na União Europa.
Na semana passada foi enviado um questionário aos principais operadores de telecomunicações da UE, para averiguar se sofrem algum tipo de pressão pela Apple, de forma a garantir que nenhum dos seus concorrentes obtenha melhores condições de venda. O inquérito surge na sequência de denúncias privadas de alguns operadores móveis e de uma investigação preliminar por parte da Comissão Europeia.
O inquérito entregue pela Comissão Europeia centra-se na possibilidade de a Apple estar a forçar os operadores a adquirir um número mínimo de iPhones e de estar a obrigá-los a definir montantes mínimos de investimento em marketing. Questiona ainda as empresas se o grupo estará a pedir garantias de que não são oferecidas melhores condições a nenhum dos seus concorrentes.
A Comissão revela ter informações de que a Apple acordou com os operadores de telecomunicações práticas anti-concorrenciais que podem pôr em causa a permanência de alguns concorrentes no mercado da produção de Smartphones.
Além desta questão, é ainda investigada a alegada restrição de funcionalidades técnicas em alguns aparelhos Apple, nomeadamente o acesso à rede 4G de alguns iPhone 5. Caso se venha a confirmar esta prática, a empresa poderá ser acusada de violação da lei da concorrência.
Antes de formalizar a acusação, a Comissão Europeia deverá assegurar que a Apple domina o mercado dos Smartphones na Europa, o que não será fácil dada a recente ascensão da Samsung que se tem vindo a afirmar no território comunitário.
A Apple responde à investigação de Bruxelas dizendo que apenas se limita a cumprir as leis comunitárias.
Há que referir que esta não é a única investigação a que a empresa tem estado sujeita nos últimos tempos. A Apple encontra-se sob o olhar das autoridades norte-americanas no que toca a questões fiscais, já que a empresa adquiriu código tributário irlandês de forma a fugir à carga tributária americana sobre cerca de 74 mil milhões de dólares. [via FT]
Este artigo tem mais de um ano
Começam a ser desmascarados com o tempo.
+1
ora nem mais, depois mandam-se para cima dos outros e os outros é copiam e etc, não passa tudo duma manobra de diversão, para não serem eles os acusados de copiar, entre outros esquemas.
A google a Microsoft, etc são diferentes por isso já tiveram de enfrentar vários processos de pratica anti-concorrenciais..
🙂
Qualquer empresa que domine seja lá o que for chega ao momento em que necessitam de anular a concorrência. Vejam os múltiplos casos da Microsoft, Nokia, Samsung e de outras empresas de TI e ao que deu. Em alguns casos até se tomam posições ridículas. Há abusos? Sim todos eles tendem fazer valer o seu produtos e em alguns casos até podiam ter direitos. Agora “bairrismos” à parte. Não seria melhor que se combatessem estes abusos em vez de andarem por aí a defenderem seja lá quem for só porque eu compro e é o melhor? Eu acho que sim.
Novidade zero… Só falta quererem descobrir também as aldrabices das outras…
A apple adquiriu um código tributário irlandês? e?
Pois, é um código fiscal irlandês – secreto 😀
Com toda a certeza, a Apple tem um acordo fiscal secreto com a Irlanda em que, em vez dos 12,5% que é a taxa normal de IRC na Irlanda:
– desde 2003 a taxa tem sido de 2% ou menos (em 2011 foi de 0,05%).
Nesse acordo a Irlanda aceita empresas da Apple “extra-territoriais”, ou seja, que não têm sede na Irlanda.
http://www.finfacts.ie/irishfinancenews/article_1026018.shtml
Quanto à investigação do Senado sobre isso, referida no post – limitaram-se a reconhecer que a Apple apenas aproveita esses buracos na legislação fiscal dos vários países, como fazem outros. A deferência dos senadores foi tal que John Stewart fez uma peça sobre isso 😀
http://www.idownloadblog.com/2013/05/23/jon-stewart-on-apples-senate-probe/
E novidade nisso, até uma pessoa que não está dentro das tecnologias sabe muito bem disso, só os que defendem a marca, é que são diferentes…
Serio ?!?!?!? e comprar um portatil que vem obrigatoriamente com o windows é o quê?????
Sim, eu sei, depois de uma grande trabalheira tb se pode comprar sem windows, mas como todos voçês sabem,não há loja que tenha isso disponivel
Exactamente. Nada mais nada menos do que o mesmo. No meu caso tenho de ver sempre se posso ser reembolsado para ter outra coisa que não Windows.
Queria comprar um iPAD com android mas a “sacana” da apple não deixa. LOL
Eu gostava de usar MAC OS e iOS mas Apple não me deixa instalar isso no meu PC, nem no meu Nexus 7. Alem disso as minhas finanças não me permite gastar 1000 euros num computador que só tem 1 ano de garantia. lol
Informa-te melhor sobre a garantia dos produtos de electrónica de consumo na Europa – são sempre 2 (dois) anos, independentemente da marca ou do que venha escrito na garantia.
Aliás a garantia da Apple fala em 1 ano ou o período que a legislação em vigor no país determinar, neste caso 2 anos.
Já agora duas notas.
A duração da garantia está implícita no preço de venda. Independentemente dos impostos, os preços de venda nos EUA são mais baixos porque a garantia e de 1 ano.
Os componentes essenciais dos equipamentos, como as baterias das máquinas fotográficas têm a mesma garantia que o equipamento principal – 2 anos. Os vendedores/fabricantes geralmente dizem aos clientes que se tratam de “consumíveis”, sem garantia.
“Além desta questão, é ainda investigada a alegada restrição de funcionalidades técnicas em alguns aparelhos Apple, nomeadamente o acesso à rede 4G de alguns iPhone 5.”
Alguém sabe mais pormenores?
Falam que são os melhores, que praticam preços astronómicos porque são mil vezes melhores que a concorrência, roubam 1 ano de garantia aos produtos com total descaramento e depois ainda se acham grandes. Até os ex-empregados da Apple se queixam de pressões dentro da empresa, porque razão haveria de ser diferente cá fora? As empresas de tecnologia são todas iguais!
produtos de tão boa qualidade mas nem 2 anos de garantia tem, enfim, se fosse a microsoft a fazer isto já tinha de pagar multas milionárias
e não me simpatizo nem com a microsoft ou com a google, etc, mas sei ver o que a apple é, e passa sempre impune
depois metem processos na concorrência por alegadamente terem copiado, (quando a apple sempre copiou), quando vê uma empresa a crescer bastante e a ameaçar os mesmos