Apple fecha serviço Ping dia 30 de Setembro
Há dois anos atrás a Apple, pela mão de Steve Jobs, lançava o Ping. Uma rede social musical inserida no iTunes que permitia seguir os seus ídolos do mundo da música que, supostamente, serviria de concorrência ao Facebook, pelo menos seriam esses o intentos da Apple à data do seu lançamento.
Agora e quando instalamos a versão do iTunes 10.7, podemos ver a mensagem que o Ping encerrará a sua actividades dia 30 de Setembro.
Este abandono acontece depois da Apple inserir no iOS e no iTunes as duas redes mais fortes do mercado e ver assim aproveitadas as sinergias sem desgastar desnecessariamente os seus recursos a combater os dois poderosos pilares da actividades social na web, o Twitter e o Facebook.
Este projecto foi mais um que não captou o interesse dos utilizadores e que mostra claramente que nem tudo o que a Apple faz tem à partida sucesso garantido, é preciso ter qualidade e, acima de tudo, ser um produto que seja inovador e diferenciador no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
RIP
Bom artigo! Apenas uma pequena reparação aos acentos agudos na preposição à!
Cumpz
Mais um falhanço..
Poucos são os falhanços, mas isto prova que não há marketing que venda um produto se este não for de grande qualidade, fica provado que o estrondoso sucesso dos restantes produtos que vingaram, simplesmente se deve á sua qualidade e não á faltas questão que muitas vezes tentam imputar como sendo…. marketing 😉 se assim fosse… Qualquer metal virava ouro e o Ping era um sucesso.
Não entenda isto como uma crítica destrutiva ou insultuosa, mas acho que o pessoal do PPL fica muito agarrado aos ás!! Já no comentário tinha ás em vez de às…
Melhorem apenas nisso rapazes!!
P.S.: Como disse não estou a tirar mérito ao excelente trabalho que têm realizado aqui!
Abraço
Entendemos isso como uma critica construtiva, óbvio. Por vezes acontece e lá está, temos muitos visitantes também para isso, para nos ajudar mesmo nestes importantes pormenores 😉
lol. Vítor, aprende a ler apenas os comentários e não cederes ao impulso de responder sempre que é uma crítica à Apple.
E os falhanços não são assim tão poucos. É normal que assim seja no mundo tecnológico.
Também não sou de opinião que o sucesso dos outros produtos se deve apenas à qualidade. Basta ver que um dos pontos mais fortes da Apple é precisamente o marketing.
Repara que no artigo refiro isso mesmo. Nem tudo o que a Apple faz só o marketing consegue vender. A sugestão que te deixo é que encares cada comentário meu como uma certeza de alguém critico mesmo com os seus produtos favoritos, e já que sabes assim de tantos produtos falhados, diz-me lá nos últimos 10 anos 3 ou 4 produtos que fossem considerados falhanços.
O que eu estou a dizer é precisamente o inverso: nem tudo o que tem qualidade é vendido apenas por ter qualidade, mas pelas doses maciças de marketing (muitas vezes enaltecendo as características, outras vezes deturpando/mentindo).
Alguém crítico não é alguém que faz alguns comentários que por aqui se vão lendo (falo enquanto leitor do pplware desde o tempo em que este blog tinha o teu nome e não pplware; do tempo em que a referência na blogsfera nacional na área de tecnologia era o you’ve got mail).
Alguém crítico e imparcial não faz essa pergunta enviesada de encontrar 3/4 flops nos últimos 10 anos da Apple (exactamente o período em que a Apple foi cimentando a sua posição como líder das novas tecnologias), esquecendo todo o passado da mesma.
Ainda assim vê lá se te lembras, para além do Ping, do iTunes phone, apple tv, ipod photo, mobileme, ipod hi-fi, final cut pro x. Isto apenas nos últimos anos…
Já que falas no you’ve got mail, lembras-te que ele era um fervoroso utilizador Apple? Não, certamente não te lembras nem sabes do que lá se falava 😉 falas sem saber bem as coisas exactas verdade?
No que toca à Apple TV, não é de todo um flop, eu uso e volto-te a dizer que não sabes o que estás a dizer. Este equipamento é muito bom e permite hoje uma tecnologia, o AirPlay entre vários dispositivos obtendo resultados fantásticos.
O final cut é é uma das melhores ferramentas de edição de vídeo profissional dentro da área, desculpa lá mas é um software muito bom e muito usado, tem evoluído num segmento difícil pelos preços praticados, não tens assim tantas alternativas, volto a dizer que atiraste claramente ao lado novamente (não estás a falar com conhecimento de causa, estás a falar por vozes de terceiros, já estou a ver, conta lá…)
Mobile Me, sim concordo, evolui e é hoje uma boa ferramenta dentro do serviço iCloud, mas isso notou-se pela evolução que a Apple precisava de fazer algo, dantes era fraco, mas está a melhorar. O Gmail também evoluiu e mesmo assim não é líder… atenção!
iTunes phone???? É um serviço que está muito bem concebido para quem gosta de descarregar conteúdos multimédia directamente para o iPad ou iPhone, está muito completo e na versão iOS 6 está mais uma vez notório um evoluir necessário e bem conseguido, (aqui também atiraste ao lado).
iPod Hi-Fi e iPod photo foram os produtos que deram lugar a uma série de outros produtos hoje muito vendidos, pelo conceito. Lembro que o ipod hi-fi protagonizou um lançamento de um estilo, estilo esse hoje comum em todas as marcas que produzem equipamentos para os iDevices. Não resultou como produto em si? Verdade, mas o conceito vingou, atenção que em termos de qualidade este equipamento tinha chancela de alta fidelidade.
O iPod Photo foi o início de uma era, hoje qualquer marca laça um dispositivo que permite ver fotos, coisa que somente naquela altura era possível no iPod Photo, verdade? 😉 (dou-te aqui o benefício da dúvida nestes dois, mas só porque o produto individualmente não resultou em grande retorno financeiro).
Fora isso? O resto nos últimos 10 anos, em tantos produtos lançados, conceitos, modas, tendências e filosofias… não tens mais nada?
Pois não, isso não, já nas outras marcas… já pensaste na quantidade de dispositivos que as outras marcas laçaram sem que essas peças tenham visto a luz do sucesso? E porque será? Será falta de marketing? Não, é falta de qualidade e originalidade, é por serem vulgares… quem quer coisas vulgares? Ninguém 😉
Agora volto-te a dizer, já que citaste um dos meus grandes inspiradores no mundo dos blogs, o you’ve got mail, ele era dos que dizia que existia a Apple e os outros, lembras-te?
Pois ele em muitas coisas tinha razão e lembro-me de discordar dele em tantas coisas… e não é que depois descobri que ele tinha mesmo razão? 😉
O que vais lendo por aqui, meu caro, é a verdade, é o que é genuíno, é as mais extraordinária das realidades… é o dia a dia, é o que cada um sente, vive e cresce no mundo da tecnologia. Por isso somos o que somos e hoje somos nós, desde há 7 anos para cá, a referência no mundo da tecnologia, porque nós, somos nós e vós.
PS: Mas eu sempre assinei os meus comentários com um email verdadeiro, se o fizesses, até trocava contigo algumas opiniões que poderiam ser úteis para nós, já que tens um conhecimento desde a altura que nascemos. Infelizmente não o fizeste. Pena.
Sinceramente já vai tarde, o ping nunca foi nada de jeito, a sua falta não será sentida!
Agora que venham as novas funcionalidades do iTunes, isso sim boas noticias :D.
Sim sem duvida. Foi uma experiência mal sucedida e nunca vingou por falta de espaço e por falta de visão de quem a projectou.
Sinceramente nunca vi grande utilidade nesta rede social. Alias até tinha potencial,mas dificilmente alguma outra rede social irá conseguir destronar o facebook e o twitter no futuro. Concordo com o Zé M. S. Esta funcionalidade morreu, no entanto as novas que foram apresentadas na keynote de dia 12 parecem ser extremamente interessantes.
eu tinha aderido ao ping aquando da sua saida, mas nunca o usei. Secalhar por nao estar muito virado para as redes sociais.
Acho que o ping nunca teve maturidade para fazer concorrência ao twitter e ao facebook.
Acho que foi uma boa jogada por parte da Apple, há que saber qd “desistir” e isto aos meus olhos só demonstra a sensatez da empresa.