Apple estuda suporte Thunderbolt nos dispositivos iOS
A Apple está completamente balançada para o futuro e tem mostrado isso nas várias propostas tranformadas em patentes. Agora foi mais uma importante patente publicada ontem pelo United States Patent and Trademark Office que sugere a implementação da tecnologia Thunderbolt num série de dispositivos da sua gama.
Esta nova fase de criação parece agora mostrar uma cooperação mais próxima entre a Apple e a Intel para aperfeiçoar e colocar esta tecnologia ao serviço de mais dispositivos, principalmente os dispositivos com iOS.
Talvez o aspecto mais importante da patente agora publicada seja a possibilidade da Apple trazer o suporte para Thunderbolt aos seus dispositivos com iOS. De acordo com uma das patentes ontem divulgadas será possível a ligação entre um dispositivo de reprodução portátil e um monitor, um computador e um leitor de media portátil ou entre outro tipo de dispositivos.
Os beneficios do suporte para ligações Thunderbolt nos dispositivos com iOS serão, inicialmente, a disponibilização de recargas de equipamentos mais rápidas e transmissões de dados também mais rápidas. Não é certo que um dispositivo com iOS vá funcionar como um host Thunderbolt, tal como um MacBook, ou como um simples periférico. É ainda necessário que a Apple trabalhe no conector Thunderbolt para que este seja capaz de caber num slot tipo USB.
A Apple está já a experimentar a próxima geração do seu conector de 30 pinos que poderá suportar ligações de alta velocidade do tipo das do Thunderbolt. Uma patente registada em 2009, e que foi anunciada em Abril de 2011, mostrava que a Aple estará a trabalhar num novo conector híbrido para os seus dispositivos móveis, para que estes suportem a tecnologia dual-lane Display Port, a mesma usada no Thunderbolt. [via]
Claro que todas as inovações pressupõem um suporte energético também ele inovador pois as transferências à velocidade conseguida pela tecnologia somente com baterias de outra geração serão possíveis, mas, também nesse campo a Apple tem desenvolvido esforços, como anteriormente já falámos. É a empresa de Cupertino a marcar o compasso do desenvolvimento das tecnologias do futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Será sem dúvida uma mais valia para a plataforma!
Mas não estou a ver porque é que a Apple vai ter que trabalhar “o conector Thunderbolt para que este seja capaz de caber num slot tipo USB”!! O Thunderbolt já tem um conector próprio! A única coisa que seria necessária era haver dois tipos de cabos, tal como houve na altura em que usavam tb o FireWire. Isto implica um chip diferente no “iDevice” para suportar os dois protocolos.
Em termos eléctricos/energéticos tb não vejo a necessidade de nada novo. O Thunderbolt tem uma ligação de 10W, que é o que o iPad já usa neste momento para ser carregado. É relativamente fácil controlar os parâmetros eléctricos para fornecer energia às baterias.
Não sei se isso não vai contra a política “wireless” implantada no iOS 5. Para quê uma ligação a cabo se por wireless conseguimos actualizar os iDevices?
Além de que é mais práctico por wireless… não precisamos de andar com cabos nos bolsos 🙂
Em primeiro lugar porque a Apple quase de certeza que gostava de ter um único interface (thunderbolt) nos seus computadores – logo tem lógica pensar em como estandardizar nesse interface.
Depois as especificações eléctricas permitiriam carregar “rapidamente” um iPad (e outros dispositivos) directamente do computador, sem necessidade dum carregador.
E por fim o thunderbolt tem várias vantagens em termos de funcionalidades. O protocolo permite ligar directamente a monitores e outros periféricos, ao mesmo tempo que carrega – tudo numa única porta sem necessidade de adaptadores especiais. O protocolo suporta muito melhor “extensões” de hardware que tornem um dispositivo destes muito mais poderoso.
Penso que por Thunderbolt se conseguem velocidades de transferência de dados muito superiores.
http://www.makeuseof.com/tag/easiest-move-itunes-library-external-drive/
andava à procura de uma solução para a imensidao de musicas que tenho no meu portatil….eis uma solucao. espero que de jeito a alguem.
Off topic
Se eles fizessem o update ao IOS para melhorar a autonomia para o Iphone 4S é que era uma grande ideia, ja estou a espera disso a muito tempo, pois isso é mais que urgente.
Cumps