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Apple é novamente a marca mais valiosa do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Carlos says:

    Sinto me orgulhoso por pertencer aos melhores, cá em casa ipad e iPhone fazem me muito feliz…nada bate um iPad..melhor gadget do mundo que revolucionou o meu doutoramento

    • iDroid says:

      Se o teu doutoramento tiver tido algo a ver com o software ou o hardware do ipad, ainda vá que não vá…

    • SrBla says:

      Mais valioso não é sinonimo de melhor.
      Faz me impressão este tipo de fanatismo venha de onde vier. Como é que te podes sentir orgulhoso por algo que não alcançaste? Como é que uma pessoa se pode sentir orgulhosa da valorização da marca de uma empresa a qual a sua única relação com ela se deve ao facto de ser seu cliente? Sentir-mo-nos contentes conosco por temos adquirido um produto X ou Y que está a ser premiado e a receber boas reviews faz sentido, pois ao fim ao cabo sentimos cada vez mais que a nossa escolha foi correcta e a mais acertada.
      Ou seja que te sintas feliz por possuir 1001 iDevices, porque correspondem as tuas expectativas e respondem às tuas necessidades… faz todo o sentido. Eu também estou muito contente e feliz com o meu Moto G, o meu Desktop que foi comprado às peças, etc, pois preenchem os requisitos. Mas ter orgulho da empresa/marca de qual se é cliente? Ou orgulho de pertencer a um grupo imaginário?
      Este tipo de atitudes tende a ocorrer com diversos produtos e marcas, mas com Apple é uma coisa por demais. Os clientes desta Empresa/Marca parecem sofrer uma lavagem cerebral que os faz pensar que pertencem a um grupo diferente dos outros, exclusivo, que pertencem a algo superior e que isso lhes dá poder, superioridade, conhecimento e “distanciação dos demais”, isto tudo quando no fim de contas não são mais do que meros clientes a quem se pede que gastem dinheiro a trocar os seus equipamentos com 6 meses de vida (ponto, este ultimo, que não deixa de ocorrer com a maioria das Empresas/Marcas).

      • FG says:

        Ainda há pessoas que ligam?

        É um duplo-troll…

        • Pinheiro says:

          Sr.Bla não diria mais!
          mas já agora, fizeste o teu doutoramento graças ao ipad? ahah então antes de haver tablet ninguém conseguia fazer doutoramento.
          não te tornes tão dependente de um gadget. “pensar diferente” não é ter todos os produtos da apple, alias, pensar diferente, é não usar gadgets

          • Pinheiro says:

            agora todos precisam de tablet para a faculdade, não entendo. Só de pensar que o meu pai fez o doutoramento na altura em que não havia computadores…. lol

      • ptpedropt says:

        +1
        fanatismo é sem duvida um dos problemas mais grave do ser humano, porque um fanático é uma pessoa que simplesmente já se esqueceu do porquê de ser ou gostar de algo, é quase como fosse uma nova religião..

        neste caso eles ainda não perceberam que a ideologia que lhes foi imposta pela Apple está de pernas para o ar.. no sentido de serem únicos por terem um iphone ou ipad etc.. quando cada vez mais pessoas iluminadas tem um deste produtos e assim passam novamente a ser todos iguais ..

    • Filipe says:

      Só depois de experimentares o Surface Pro é que sabes o que é um tablet.

      • Mario says:

        um surface pro custa o dobro e nem apps de jeito tem…o ipad e bem melhor…PS: n uso o ipad para produtividade pois para isso tenho um desktop a serio..para o resto o ipad e o melhor do mundo

        • dr says:

          Lol, primeiro convinha pesquisares o que é um surface pro antes de dizer barbaridades. Santa paciência que se tem para pessoas limitadas. O ipad nao e mais que ym tablet para consumo para ires ao facebook, jogar alguns jogos casuais e ver videos. Um surface é um tablet para produtividade que faz mais coisas que um ipad.

      • Mário says:

        Um tablet é um iPad…

        O resto é imitação…

      • Jmmso says:

        Is that suppose to be a joke?

    • ptpedropt says:

      qual será o doutoramento.. :S

    • Tiago Sousa says:

      Desculpa a sinceridade mas… Espero que não arranjes emprego. Um doutoramento que sofre uma revolução as custas não do conhecimento ou do trabalho, mas as custas de um gadget não augura um bom profissional.

  2. Nunes says:

    A proporção da subida do valor da Apple só vem mostrar como a metodologia desta empresa está muito enviesada por factores que não estão relacionados com o que se assume ser marca/imagem para o público. As vendas melhoraram, a percepção das pessoas provavelmente tb, mas 67% parece completamente descabido.
    Já nos resultados de 2014, em que não tinha acontecido nada de anormal à Apple dum ano para o outro, a variação tb foi incompreensível para quem está de fora., com uma queda significativa na avaliação.
    O facto de a Samsung estar tão longe só reforça mais esta ideia!

    • Vítor M. says:

      Aqui tem muito a ver os resultados na China. O facto da marca ter conquistado este mercado, que como sabemos é de difícil penetração, faz o valor subir consideravelmente.

      Sabemos também que é um mercado onde a Google está limitada e isso é também um factor que permite à Apple esta grande vantagem.

      Por outro lado e concordando um pouco com alguns analistas, o facto da Apple ter perdido alguma hegemonia no Japão, mostra que a marca tem de refrescar a sua própria imagem em mercados tradicionalmente fieis, sob a pena da saturação.

      • Mikes says:

        Principalmente tendo em conta que o mercado chinês já atingiu o seu ponto de saturação.

        • Vítor M. says:

          Já atingiu? Nem de longe nem de perto. O mercado chinês está ainda com um potencial imenso, ao ponto das marcas mais fortes nem se interessarem pelo resto do mundo. Para teres uma ideia, a população chinesa ronda os 1.4 mil milhões de habitantes e tem apenas activos cerca de 570 milhões de dispositivos móveis. Logo, vê bem o que ainda falta crescer 😉

          • Mikes says:

            P.ex.,
            http://www.zdnet.com/article/china-smartphone-market-hitting-saturation-point/
            Mas podes ir ver ao FT, Forbes, sites de analistas, etc.

          • Vítor M. says:

            Repara bem, esse artigo é de janeiro de 2014 e desde lá até cá, já outras marcas bateram recordes de vendas e o mercado em nada dá mostras de estar saturado, com grandes marcas a propor novas metas de vendas. Saturado? Não me parece!

          • Vítor M. says:

            Aí já falam noutro factor: desacelaração. Ok, mas isso será por haver saturação? Mas então a saturação que falavam há um ano e permitiu a Apple penetrar nesse mercado com milhões de equipamentos? Onde andava nesse ponto a saturação? E onde anda a saturação quando a própria Xiaomi volta a aumentar a fasquia?

            Vamos ver, eu acho que por não saberem a verdadeira razão, ou por saberem e não a querem dizer (a concorrência do mercado indiano) falam em saturação, mas…

          • Mikes says:

            Vitor, estás a “desconversar” 😉
            Está bem referenciado no título “saturação”. E podes ir ver a outros sites e até podes procurar por prevsiões para o mercado dos smartphones que vão todos dar ao mesmo.
            “But IDC’s data suggesting that a slowdown has already begun could pose questions for the industry.” Se fosse apenas uma fase, não iriam aconselhar isto:
            “The slowdown in China will increase pressure on manufacturers to seek growth in India and Southeast Asia, where striking partnerships with distributors will prove critical, said IDC analyst Xiaohan Tay.”
            O tempo dirá!

          • Vítor M. says:

            Mas então diz-me, está saturado desde quando?

          • Mário says:

            Mais um que acredita em tudo que lê…

            É simples, a China ainda está agora a comprar smartphones!

            E quando toda a gente tiver um smartphone, a Apple tem um poço enorme ainda: pessoas que tinha um Android barato ou média gama, e que faze o upgrade para um iPhone.

            O que é particularmente interessante nos BRIC, porque muita gente está a ganhar poder de compra suficiente para adquirir coisas melhores.

            Finalmente, a Apple tem, além do iPhone:

            Mac
            iPad
            Beats (auscultadores e serviço)
            iTunes (Apps e Música)
            Apple Pay (que se está a alastrar para o mundo, China é o próximo alvo)
            Apple Watch

            O iPhone pode, hoje, fazer mais receita que esses todos, mas todos têm prospectos de crescimento bem alto.

        • Nunes says:

          O mercado chinês ainda não atingiu verdadeira saturação, ainda está longe da penetração total da população, e com o aumento do poder de compra dos chineses é de esperar que a penetração continue a aumentar! Mas não deixa de ser verdade que começa a dar sinais de crescimento muito mais moderado.
          De qualquer das formas mesmo com crescimento fraco ou quebra no nº de smartphones totais, a Apple tem tido um grande aumento de vendas na China nos últimos tempos!

          • Mikes says:

            E achas que toda a população é o verdadeiro mercado? Achas que toda a gente vai ter smartphone?
            Mesmo nos mercados saturados nem todos têm tlm!
            O mercado chinês está a entrar na fase em que a luta é manter a quota.

          • Nunes says:

            :S
            o mercado é toda a população! Enquanto houver pessoas sem um aparelho há sempre potencial para vender mais, dependendo do poder de compra, que no caso da China continua a aumentar [alargamento da classe média].
            Os mercados com saturação estão muito perto de atingir toda a população.

      • Nunes says:

        Nada disso justifica um aumento desta grandeza!
        O facto é que a metodologia deles parece dar demasiado peso à contribuição da cotação bolsista para fazer o cálculo. Foi isso que no ano passado levou à queda do valor, e quase de certeza que é isso que este ano terá mais peso para este aumento, mesmo que eles só apresentem outras justificações…
        Quanto ao Japão, é uma queda em muito derivada da introdução na NTT-DoCoMo no ano anterior [que criou um pico elevado de procura nesse ano], e à melhor competição das marcas locais.

  3. FG says:

    Sempre foi, não sei qual é a novidade…

    Essa era a única empresa que dizia que não… Mas passado um ano, já dá a Apple como primeira, e com um adianto de 70 mil milhões…

  4. chicosoft says:

    Impressiona-me mais o facto da IBM estar no top5 desde sempre…

  5. JJ says:

    Isto era a mesma coisa que fazerem um estudo destes em Portugal para o azeite.
    Qual era a probabilidade de um azeite de marca portuguesa estar a frente de um estrangeiro!?

    Em fim… estas avaliações valem o que valem.

  6. Maraduxo says:

    Nem toda a gente tem a mesma inteligência…
    Maior parte vai de modas e esta estampado no gráfico.
    Para mim Samsung até podia estar em ultimo que para mim era igual, não deixaria de ser cliente dos seus produtos.
    Agora tudo que sobe também desce, é a lei da física 😛

  7. Pisca says:

    A PT também era a Maior e o Bava até recebeu medalhas e comendas, fora o resto dos comparsas, enfim “mania das grandezas”

  8. Pedro Araújo says:

    Vítor M. Quando a Apple deixar de ser novamente a melhor marca do mundo não te esqueças de escrever a noticia.

    • Vítor M. says:

      Claro, é aborrecido ser sempre a melhor do mundo, depois ficam à sombra da bananeira, ficam ali sem criar nada de especial… convém que não sejam sempre, convém que outros sejam, o melhor que há é a concorrência, sair da área de conforto, isso é o que dá pica 😉 coisas novas, escrever sobre novidades que obrigam os outros a criar a inovar… a obrigar mesmo o ser humano a ter necessidades que nem mesmo eles sabiam que iriam ter. Agora o resto… 😉

    • LP says:

      Não é a melhor, é a mais valiosa 😉

  9. ruca says:

    nunca mais quero nada disso para apanhares net serve numca vou entender para atulizar e perciso cartao de credito nunca mais compra nada disso

  10. Osvander says:

    Para não falar: A mais cara do mundo!!

  11. Benchmark do iPhone 6 says:

    A “marca mais valiosa” também considera outros factores, mas podem-se comparara dados objetivos vendas, lucros, ativos e valor de mercado.

    Em Maio os valores respetivos da Apple em milhares de milhões de dólares (Billions) eram: $199.4 B, $44.5 B, $261.9 B, $741.8 B

    O que, combinando esses indicadores, a colocava no 12.º lugar da lista da Forbes das maiores empresas mundiais. A partir de Abril, pela primeira vez está à frente das tecnológicas em todos os indicadores. A seguinte é a Samsung Electronics que, além dos telemóveis, fabrica muitas coisas mais (computadores, componentes pa computadores e afins, televisores, etc – mas não outros electrodomésticos).

    E isto tudo graças ao iPhone (os outros produtos e serviços pesam relativamente pouco).

    http://www.forbes.com/global2000/list/#tab:overall

  12. Etnic_bOy says:

    A Microsoft a subir, para o ano, com o Windows 10 e Windows 10 Mobile já preparadinho e nos PCs e smartphones, quero ver se chega pelo menos ao segundo lugar.
    Fico contente pela Apple.

  13. LP says:

    Uma marca valiosa, cara… há que pagar por/para ela… avante camaradas (iFans)!

  14. Stako says:

    Com as margens que praticam claro que estão em primeiro lugar… Só fico parvo por ver a Google nesta posição quando o que faz se formos a comparar com a Apple é quase metade… Não vende milhões de telemóveis não vende milhões de relógios a preços exorbitantes não vende milhões de mackbook e etc etc

    • flavio says:

      tu so deves estar a gozar. so falta dizeres que a cocacola tambem nao vende milhoes de telemoveis…

      • Stako says:

        dafuq? percebeste o que eu quis dizer sequer?

        Quis dizer que é completamente diferente o que a google faz e mesmo assim estar no top 1 o ano passado e este ano em 2 lugar é espantoso para mim

        • J T says:

          O negócio da Google é bem mais lucrativo, vender informações pessoais para empresas de publicidade e marketing é do mais valioso que existe no mundo dos negócios. Só não vale tanto como a Apple porque as projecções dos accionistas são sempre mais favoráveis para a marca da maçã (por vários motivos).

  15. B@rão Vermelho says:

    Eu ainda não percebi o fascínio que certas pessoas tem pela Apple, eu tenho fascínio por toda a tecnologia, seja ela Apple, Samsung, LG, todas, sou fã de todas.
    Há gente que tem quase um orgasmo de ver os lucros da marca, a mim não me interessa para nada, se ao mesmo fosse Portuguesa isso é que era.
    Se os produtos custassem 100€, ninguém os queria, mas como custam alguma dezenas de euros.
    Eu também sou cliente Apple, mas sem qualquer tipo de fanatismo doentio.

    • Vítor M. says:

      Tecnologia, qualquer que seja, é fascinante. O importante é haver concorrência entre marcas, novos horizontes de acção, novas fronteiras para alcançar, isso é que desafia a curiosidade. Depois, em cada um de nós, há as preferências, faz parte da identidade de cada indivíduo, do caracter de cada um se assumir perante a vida, perante os cenários, não ser uma “maria vai com as outras”, saber o que gosta e, acima de tudo, o que não gotas. Uma medida nunca serviu a todos e por esse prisma, cada um de nós, tem de escolher o que quer consumir. Essa é, para nós, a melhor escolha, a que nos serve.

      O clubismo, faz parte das sociedades, as marcas, as cores, os fás, os grupos, as religiões, partidos, tudo isso faz parte da vida humana que, quando em modo equilibrado, é salutar. Quando há exagero… é como tudo, o que é demais é como o de menos!!! Mas, acima de tudo… tecnologia!

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