Apple lança preview do MAC OS X Lion para programadores
CUPERTINO, Califórnia—24 de Fevereiro de 2011— A Apple® lançou hoje uma versão preview para programadores do Mac OS® X Lion, que traz algumas das melhores funcionalidades do iPad™ para o Mac® naquela que é a oitava principal versão do sistema operativa mais avançado do Mundo.
O Lion traz agora o Mission Control, uma funcionalidade inovadora que nos permite controlar tudo aquilo que está a acontecer num Mac; o Lauchpad, uma nova “casa” para todas as aplicações Mac; aplicações de ecrã inteiro; e novos gestos Multi-Touch™. O Lion inclui ainda acesso directo à Mac App Store℠, o melhor sítio para descobrir novas aplicações e que as permite instalar e actualizar directamente no Mac.
O preview do Lion está hoje disponível para os membros do Mac Developer Program através da Mac App Store, sendo que a versão final vai chegar ao mercado neste Verão.
“O iPad foi a fonte de inspiração para uma série de novas funcionalidades e características presentes no Lion”, disse Philip Schiller, Senior Vice-President of Worldwide Product da Apple. “Os programadores vão adorar o Mission Control e o Launchpad e podem agora começar a adicionar novas funcionalidades como a possibilidade de ecrã inteiro, gestos, Versions e Auto Save às suas próprias aplicações.”
O Mission Control é uma poderosa e inteiramente nova funcionalidade que junta o Exposé®, o Dashboard, os Spaces® e as aplicações de ecrã inteiro para lhe dar uma vista global de todas as janelas de aplicações que estejam a correr no seu Mac. Com um simples gesto, o seu desktop faz zoom out para mostrar todas as janelas abertas agrupadas por aplicações, thumbnails de todas as janelas que estão a correr em ecrã inteiro, assim como do Dashboard, permitindo ao utilizador navegar entre tudo com um simples click.
O Launchpad faz com que seja mais fácil encontrar e iniciar qualquer aplicação. Com um simples clique o Launchpad mostra todas as suas aplicações numa fantástica interface de ecrã inteiro, onde podemos iniciar, reordenar ou organizar as aplicações em pastas. Também é possível organizar as aplicações em várias páginas e navegar entre elas.
O Lion traz a experiência de interactividade de ecrã inteiro do iPad que os utilizadores tanto gostam para o Mac. Com um clique, as aplicações ocupam o ecrã todo, tirando vantagem do brilhante display dos Mac. Podemos alternar entre as aplicações full screen, o desktop e o Dashboard.
Os novos gestos Multi-Touch e as animações fluidas dão-lhe uma forma natural e intuitiva de interagir com o seu Mac. Os novos gestos incluem o pinch to zoom com os dedos para usar em fotos ou páginas Web, bem como arrastar os dedos para a esquerda ou para a direita para alternar entre aplicações full screen e arrastar para cima para entrar no Mission Control.
O Lion inclui ainda a Mac App Store, onde vai poder encontrar aplicações fantásticas, comprá-las com a sua conta iTunes®, fazer o download e a instalação num só passo. As aplicações compradas na Mac App Store são instaladas directamente no Launchpad
Entre outras funcionalidades do Lion estão:
· uma nova versão do Mail, com uma interface full screen inspirada no iPad, uma funcionalidade de chat que agrupa automaticamente mensagens relacionadas numa timeline de leitura fácil, um modo de busca mais poderoso e suporte para o Microsoft Exchange 2010;
· AirDrop, uma simples funcionalidade que permite copiar ficheiros de um Mac para outro sem nenhuma configuração;
· Versions, que grava automaticamente versões sucessivas dos seus documentos à medida que os alteramos, dando ao utilizador uma forma facilitada para procurar, editar e reverter para versões anteriores;
· Resume, que lhe mostra as aplicações no ponto exacto em que estavam quando as fechou, quando desliga o Mac ou sai das mesmas.
· Auto Save, que grava automaticamente os seus documentos
· o novo FileVault, que oferece um alto desempenho na encriptação total do disco e de drives externas, com a possibilidade de apagar de forma instantânea todos os dados do Mac; e
· Mac OS X Lion Server, que torna ainda mais fácil a forma como criamos um servidor, com suporte para gestão do Mac OS X Lion, iPhone®, iPad e iPod touch®.
A Apple desenha os Mac, os melhores computadores pessoais do Mundo, juntamente com o OSX, o iLife, o iWork e outro software profissional. A Apple lidera a revolução de música digital com os seus iPods e loja on-line iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com o seu revolucionário iPhone e App Store, e apresentou recentemente o mágico iPad que está a definir o futuro dos dispositivos multimédia e computadores.
O lion será lançado no verão, e os novos macbook também?
Ou serão lançados antes?
Já estão à venda!
os novos MacBook Pro já estão na loja
[ ver posta http://tumblr.com/xqc1ln5y90 ]
transferência de até 10Gbps?!!!
enfim se sao estas as configuraçoes nos 13 pelo que li, é uma desilusao :/
Mesmo! Pelo preço e gráfica da Intel… bela porcaria.
Embora sejam fantásticas para edição de vídeo continuam a ser gama baixa para jogos.
um mac nunca ira ser para jogar mas sim para trabalhar
Pelo preço devia ser para tudo!
Não sou fã da Apple apesar de apreciar alguns detalhes mas não deverás dizer nunca!!!
Tem melhor desempenho que a gráfica do anterior….
Do que a Intel do anterior, não do que a Nvidia anterior!
Do que a nvidia do anterior… Esta ao mesmo nivel, ate mlhor em alguns aspectos… basta ver os testes
O Core i7 do modelo 13 vai até 2.7ghz (Caso para dizer, dadas as dimensões deste pequeno, a tecnologia SandyBridge da Intel deu um salto enorme…)
Outra nota é que o MacOSX Server fundiu-se com o normal.. ou seja.. passamos agora a ter um unico sistema operativo em que as funções server estarão presentes… 😉
Tal como eles disseram:
MacOSX Lion “O Poder do MacOSX – A magia do iPad”
As funções multi-touch foram mesmo muito aprofundadas…se já eram boas agora estão um must! 😀
Não me convenceram 😮
Acho melhor aguardarem pelo proximo.
lol
Estou mesmo a pensar migrar para um de 13′
Tenho o problema de ser java developer…
A Apple tá-se a borrifar pro java… 🙁 Se a sun pegar nisso….
A Sun já não existe :(, agora é Shitty Oracle…
???
Tenho ouvido muita gente a dizer que uma grande percentagem de “Java developers” prefere exactamente o Mac.
A Oracle e a Apple anunciaram até uma parceria para desenvolver a futura versão do Java no Mac
Se és developer ao menos vai buscar um com mais resolução.
A Apple está-se a burrifar para o Java, como a Microsoft, como qualquer distro Linux.
Pela simples razão… não é o trabalho deles mas de quem o faz, disponibilizar para o sistema a versão instalavel assim como devidos updates.
E mesmo assim, a Apple assumiu ajudar esse comprimisso através de um projecto Open-Source e serve apenas do Lion para a frente, já que o Snow Leopard e anteriores continuam a ter o suporte nativo.
@Friend:
O linux tem uma versão opensource…
cmps
boas..
a ideia que tenho e de muitos programadores Java que vejo é que optam por mac…
alguns com quem falo dizem que é melhor para programar em java do que PC/MS…
O unico problema que vejo é o de 13 que é aquele que mais gosto…so tem 13″…por isso não compro…gostava deste em preto como havia antes.
cmps
🙂
era realmente bonito! quanto ao ecrã, é usar um exterior!
Eu programava num Hp de 15″ e agora uso um macbook pro 13″, acredita que não sentes assim tanto a falta de “espaço”. A usabilidade do OSX compensa o tamanho reduzindo 😀
Exacto, é que a resolução dos Macs de 13 polegadas chegam quase à mesma que a vasta maioria de portáteis de 15.. ou seja.. o espaço virtual é o mesmo.
Dos macs de 13′ e de qq outro pc de 13′..
De qualquer das maneiras 1280*800 é pouco para trabalhar como deve ser.
Pessoalmente atrofia-me mais portáteis 16:9 … o espaço em altura faz falta, já que é onde se “entulha” a vasta maioria de barras…e hoje em Pc’s é moda ser-se 16:9 em vez de 16:10 como antigamente.
Era o meu maior receio um dia ver Macbooks assim…felizmente nunca aconteceu, só mesmo os iMac’s mas também com aquelas dimensões é compreensível…
Eu tenho o MacBook aluminium de 13′ e chega-me mesmo assim o preco ja foi XXL imagina se fosse pagar um de ecra maior. O sistema em si e mais estavel e robusto que o Windows sendo assim nao vejo necessidade ainda para fazer um upgrade. Depois de experiencias um pouco mas com produtos que eram novidade fico-me pela espera de algumas coisas amadurecam um pouco e depois ai sim entro. Mas nao nego que as maquinas nao sao mas. Haja e dinheiro para as pagar.
Então não ia ser ligação por fibra, segundo tecnologia da Intel?
Acho que mais valia terem ficado pelo USB 3.0, vai dar ao mesmo quase e é mais abrangente com outros periféricos…
De resto, máquinas boas e bonitas, como sempre.
o Thunderbolt é.. só.. quatro vezes mais rápido. [ 2 x 10Gbps ]
e inclui transporte de video.
http://tumblr.com/xqc1ln5y90
Não me diz nada isso,o sucesso depende de muitos outros factores para além das potencialidades técnicas.
A tecnologia eventualmente usará a fibra, mas deste modo puderam reduzir custos.
Isto fica a anos luz do USB3, é mais rápido e se terá suporte para dispositivos com USB, Firewire, etc… Já para não falar nas potencialidades que tem para ser a única porta necessária num aparelho móvel para se ligar a quase todos os periféricos
http://www.intel.com/technology/io/thunderbolt/index.htm
Isso já me convence, vamos ver se pega 🙂
Thunderbolt é o nome que a Intel lhe deu!! Não a Apple como alguns sites mal informados andam a espalhar.
Mas numa primeira fase não será com fibra!
Tas enganado… A intel chamou-lhe LightPeak
e que tal não ter tanta certeza!?
Thunderbolt é nome usado e registado pela Intel para a nova tecnologia (que tinha o nome de código LightPeak)
http://www.intel.com/technology/io/thunderbolt/index.htm
Já estou a imaginar um bichinho destes a arrancar com o windows 7… :’) snif
Desculpa la a honestidade, mas comprar um macbook para lhe por windows……….. é mau no mínimo.
Pelo mesmo preço compras maquinas mais potentes o que me leva a crer que compras um macbook so mesmo por ser bonito o que novamente, é mau.
Não sei o que é que fazes em windows que não possas fazer igual/melhor em osx.. se a resposta for jogar então deixa-me dizer-te que o que queres não é um portátil mas sim um desktop.
cumps
Depende do que quiseres jogar. Jogo WoW e TF2 e pelo menos o TF corre MELHOR no Mac do que corre no Windows. Vá-se lá entender…
Corre melhor no Mac que no Windows? Costumas beber muito absinto ou nem por isso? Vá, não digas asneiras.
Eu comparei, mesma máquina, a correr OSX 10.6.6 e Windows 7 pré-SP1. E no Mac conseguia correr com tudo no máximo, incluíndo V-Sync, a 75FPS. Já no Windows tinha os 75 mas a acção parecia que decorria a 30 ou menos, com imensos breaks e freezes…
Yep! Completamente de acordo! 😉
isso é porque não conhecem os portáteis Asus, Vaio e Toshiba que andam no mercado… os desempenhos de alguns modelos fazem corar de vergonha muitos desktops e com preços não muito superiores
Fui hoje reservar o meu… de 2010. Esperei para ver o que ia sair daqui, e acho o modelo de 13″ uma desilusão… Mesmo com o CPU mais poderoso, não trazer gráfica é algo vergonhoso. E a única aplicação que vejo actualmente para o Thunderbolt é a de poupar um cabo no Apple Cinema Display.
há treze anos também foi um completo disparate meterem um tal de USB nos primeiros iMac…
Devias ter esperado pelos testes para comparar as performances!
Quanto ao Thunderbolt, ainda vai demorar alguns meses até se poder tirar todo o proveito, mas abre as portas ao futuro.
Não digo que não tenha futuro, mas da forma que o aplicaram só lhe vejo utilidade no ACD, pelo menos para já.
E em termos de performances, teoricamente eram iguais, num quad-core a 2.7, creio. Neste, mesmo com o turbo, fica abaixo. E acho que não se pode, simplesmente, comparar Intel e NVidia ou ATI.
Depois, o principal motivo pelo qual me interessa o mac é a autonomia, e esta nova linha tem 7 horas, enquanto o de 2010 tem 9-10.
o que é isso do “ACD”?
Apple Cinema Display. Aqueles monitores de 27″ com câmara, colunas e portas USB integradas.
ah! sim.
sei o que são os “ACD” 😉
[ mas não tinha conseguido traduzir o acrónimo ]
nos comentários daqui http://tumblr.com/xqc1ln5y90
o que já saiu no primeiro par de horas
[ não é só para os ACD ! ]
aqueles que custam 1.000 aéreos 😉
Acho melhor leres um pouco mais sobre a tecnologia. Procura a apresentação da Intel e vais ver o que permite. Ter numa única porta um sistema RAID e o monitor ligados em serie. Possibilidade de ligar a placas PCIe externas para aceder a mais recursos. Possibilidade de ligar a uma espécie hub onde todos os teus periféricos se ligam até mesmo ligar à rede.
A maioria destas coisas vão rapidamente aparecer, poderão não ser muito acessíveis ao inicio mas espera-se que desça o preço rapidamente.
Isso explica o porquê da Intel fazer a apresentação da tecnologia hoje… Sendo assim quero ver o que sai daí 🙂
Olha que nem vai demorar tanto…
http://www.macnews.com/2011/02/24/lacie-announces-thunderbolt-drive
A autonomia é a mesma. Os testes é que são outros. Estes são mais realistas e por isso o tempo que é apresentado diminuiu.
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/por-que-os-novos-macbook-pro-tem-bateria-com-duracao-menor/
Pois fica!
Segundo este Benchmarks os novos esmagam os antigos. O low end macbook pro 13″ praticamente iguala o top de gama dos antigos macbook pro 15″/17″ i7! e os de 15″ são mais rápidos que alguns mac pros actuais…
http://www.macrumors.com/2011/02/25/new-macbook-pro-benchmarks-show-massive-improvement/
Mais um…. esta gráfica tem melhor desempenho que a do MBP de 2010!!
Eu estive a ver as reviews. Em low ganha, mas tens de ter em conta o CPU usado. Nos testes eles usaram um quad-core i7 com clock mais alto!
E um link para essas reviews? 🙂
Segundo este Benchmarks os novos esmagam os antigos. O low end macbook pro 13″ praticamente iguala o top de gama dos antigos macbook pro 15″/17″ i7! e os de 15″ são mais rápidos que alguns mac pros actuais…
http://www.macrumors.com/2011/02/25/new-macbook-pro-benchmarks-show-massive-improvement/
O meu é mais antigo, é o Core 2 Duo de 2.66Ghz e estou satisfeito : )
15” polegadas, pro.
O meu é mesmo mas meti SSD de 128 gb.
Só tenho motivos para falar bem e muito bem do portátil. Há que critique porque as pessoas comprar por ser bonitos e ainda porque pelo mesmo preço ou menos é possivel comprar um portátil mais potente. Paguei cerca de 2000€ e não me arrependo minimamente. Sim é bonito, Sim é potente, Sim é muito fino e com estrutura em aluminio, Sim corre Windows e/ou Linux, Sim o Mac OS X é um sistema operativo exemplar, Sim há muitos detalhes que so existem nos Mac’s.
Não vale a pena pagar mais por isto?
Se vale!!!! 🙂
Tou quase convencido,
Eu desenvolvo em 14′ quer em casa quer no trabalho… se bem que em casa tb tenho um desktop de 22′
Agora tou na duvida….
A Oracle tem é que se mexer caraças…
Vou resistir ao Hype, deixar aterrar o Lion e ver o que se diz por aí…
Qto a ppl de Java com osX é completamente verdade vejo imensos 🙂
Thx
Para tentares perceber um pouco do que irá se passar no Lion/Java, Google aí pelo projecto “OpenJDK” 😉
Site oficial em: http://openjdk.java.net/
A Apple já se juntou a eles e disponibilizou vários códigos para que toda a “transição” do suporte seja o mais adequada possível.
Thx, vou me manter informado.!
Lá para Maio parece-me a altura ideal.
Tou a pensar vender o meu hardware actual (Asus A8JS + Torre Desktop) Mantendo só o media server e o futuro macbook pro 😉
Que acham?, mantinha monitor, teclado rato, etc
Já repararam na diferença de preços entre a store dos USA e a Portuguesa?
USA = $1,199
Portugal = 1,999 €
1199 U.S. dollars é aproximadamente 869.28152 €, ou seja cerca de 330 € de diferença.
e a diferença nada tem que ver com o IVA.
A Valve fez o mesmo com a Steam quando converteram de dólar para euro. Acho que entretanto já ajustaram.
Não fosse pela alfândega, dizia-te para mandares vir dos EUA xD
e a Last.FM tb, mas aqui a diferença dá quase para comprar um ipad 😀
o “13 pol.: 2,3 GHz”?
em Portugal custa €1199. [ não 1999 ]
nos eua $1199.
• os preços eua não incluem iva
1199 usd = 869,28 eur
869,28 + 12,2% = 975,33 [ alfândega e ‘risco cambial’ ]
975,33 + 23% = 1199 eur [ o tal do iva ]
Compensa comprar em portugal..até porque assim o teclado é português.. xD
Nos EUA o IVA como nós lhe chamamos tem um valor de entre os 3% e os 5%(Dependendo de estado para Estado podendo ser mais alto, mas nunca muito) e chama-se imposto estadual.
Na alfandega, equipamentos informáticos não estão sujeitos a taxa aduaneira devido ao plano tecnologico ficando apenas sujeitos ao pagamento de IVA.
Ou seja…
Hoje o Dollar está cotado face ao Euro, a 1.34Euros aproximadamente.
Ou seja,
1199€ = 894.77€
Não assumindo os portes, o que irias pagar depois de ser aplicado o IVA era 1100.56€
Acrescenta ainda 5.80€ de taxa de apresentacao a alfandega e uns 4€ para impostos de selo e essas tretas.
Agora mete os portes e o tempo que vais estar a espera hehe
5.80€ é cobrado na EMS e depende de transportadora para transportadora.
Encomenda via EMS demora a volta de 7dias uteis a chegar dos EUA até Portugal.
Sem dúvida que são bons computadores para utilizador comum, embora um pouco caros, mas como toda gente sabe, a apple tem uma face requintada que custa dinheiro.
Na verdade comprei um à 6 meses e foi um dos meus maiores erros (contraditório, ah), pois são maquinas desenhadas para uma preformance constante e não para serem esticadas.
Eu faço calculo numérico e sem dúvida que o sistema operativo não foi desenhado para suportar este tipo de coisas. Também me admira na altura em que CUDA salta fortemente para a ribalta, a Nvidia é esquecida pela apple!
Estranha-me falares em CUDA e não conheceres a tecnologia OpenCL da Apple que vai dar ao mesmo e usa não só em Nvidias como em qualquer gráfica.
O MacOSX usa o CPU/GPU pra processamento.
A tecnologia é-me conhecida, simplesmente desconhecia o suporte.
Na verdade o que faço é em c++, e agora ando a tentar paralelizar codigos (que muitos são naturalmente paralelizaveis porque são avaliações estatísticas).
Quanto às queixas do meu macbook pro, são bastantes. Muitos dos softwares para fazer gráficos dão problemas. Compilar Lapack com compilador intel no mac é uma tarefa titânica, principalmente se usares algumas librarias que definem numeros complexos.
Conclusão, tenho um macbook pro a correr Ubuntu 😀
Pois! não é pera doce, principalmente porque já deves ter investido imenso com tudo isso.
Não tenho muita experiência nessa vertente mas sei que a Apple implementou uma tecnologia no sistema que permite resolver em parte as dificuldades com a paralelização – o Grand Central Dispatch (GCD). Mas se o compiler não ajuda, não há muito que se possa fazer. contudo eu diria que aí a culpa não é tanto do sistema mas antes da falta de desenvolvimento do Lapack no Mac.
Pois é como o Pietra diz.. eu pessoalmente também não ando focado nessa area, mas numa breve pesquisa vi que o suporte pra Mac está péssimo.
Contudo dá uma vista de olhos no XCODE 4 que com certeza a Apple irá ainda melhorar o suporte ao devs para OpenCL, devidas librarias.. etc..etc..
library [eng] = biblioteca [por]
Verdade. Mas é mesmo má influência do Inglês porque em programação por norma o pessoal nunca adopta o português por vários motivos… 🙂
Habituei-me desde sempre dizer “libraries”
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenCL
Podias explicar os problemas que encontras com o sistema!?
Por acaso tenho alguma curiosidade não tanto em cálculo mas nalgumas aplicações matemáticas, nada de muito exigente! Mas é sempre bom saber um pouco mais sobre as capacidades e debilidades nesta área por alguém mais informado.
Quanto ao CUDA, a Apple não vai andar preocupada com isso! Desenvolveu e apresentou o OpenCL para fazer muito do mesmo em qualquer placa gráfica. A tecnologia é disponibilizada livremente e tem o apoio da Intel, Nvidia e AMD, e outros creio!
O interesse da Apple é tal que é bem provável que o próximo iPad tenha suporte para o OpenCL
Lanço esta hipótese! Se a Apple está a tornar tanta coisa do Lion parecida com o iPad, é bem possível que venha a transportar para o iPad algo semelhante ao novo Mission Control e, quem sabe, o Dashboard
Espero que não acabem com o fantástico sistema de shortcuts que têm para as aplicações! Mais simples do que aquilo é impossível.
claro que não!
Mas podemos ver no Lion as ambições que eles têm para o UI e interacção por gestos
Podiam fazer um passatempo a oferecer um destes 😉 ahahahaha
Antes de comprarem gato por lebre, relembro o comentário de um técnico que mexe com estas máquinas diariamente deixado num outro “post” do pplware:
Dlencastre says:
14 de Fevereiro de 2011 at 3:59 pm
…Tenho uma empresa que procede à reparação de mais de 250 máquinas por semana. Recebemos de muitas empresas grandes as máquinas em garantia devido às certificações que dispomos no mercado e reparamos como se fossemos o fabricante.
Referindo apenas alguns pontos teus:
1º A Apple não quer entrar no mercado dos PC.
Errado a Apple só vende PC’S.
2º dizias “mas pelo conjunto de hardware e software altamente dedicados um ao outro”
Desculpa mas isso é propaganda uma vez que nem imaginas a falta de qualidade de interior. Para te responder a esta questão fui buscar algumas informações que até poderás ver o youtube. Nós mudamos centenas de placas de rede, centenas de monitores, dezenas de megasafe e os seus frágeis cabos, centenas de teclados que deixam de trabalhar por causa do aquecimento dos seus condensadores etc etc. Dirás que isso acontece a todas as marcas. Certo mas nem todas as marcas se denominam a elite.
Concordo são magníficos e lindos mas interiormente não acompanham a não ser na mente dos seus compradores.
3º. Digo-te que nunca a Apple vende mais do que a Sony, Samsung, Asus, Toshiba, Hp… Todas estas marcas vendem máquinas acima dos mil euros e na hora de comprar os PC’s caros (que quem os faz são os mais novos para jogar) eles nem olham para o PC da Apple. Se o fizessem eu era muito feliz porque também vendi no ano passado 495 mil euros de portáteis e a Apple está abaixo do meio o que lamento porque é a que mais margem me dá de lucro.
4. Em relação ao SO nos actuais moldes, não tem hipótese, porque e isto sabe qualquer engenheiro de software que quem lidera faz tudo para que quem segue não ande. Isto consegue-se mudando de direcção sempre que a concorrência tenta apanhar. Obrigado a reescrever tudo para poder acompanhar. Quando a Apple chegar à Nuvem, já a Microsoft é a Nuvem. Dou um exemplo mais laico, quando a gazela sente dos dentes da chita (que corre mais que a gazela, sendo a gazela a Micro e a Chita a Apple, (tecnicamente mais evoluída), a gazela muda de direcção e a chita sai disparada no direcção oposta) Economicamente isto é o que faz o líder de mercado. Se fores da área das economias tem algo a ver com as “Vacas Magras e as Vacas Gordas”.
….
Como podem verificar o material não é o que apregoam e o próprio técnico diz que tem melhores margens de lucro nas peças. Por isso não só são roubados quando compram, mas quando têm de pedir assistência fora de garantia também.
Boas compras e cuidado com os Hypes 😉
uau!!
descubriste a pólvora! Eu tb falei ali com o meu vizinho ele disse que não conhecia a Microsoft, nem nunca tinha ouvido falar do Android, e Apple só conhecia a Big. Eu confio no meu vizinho, ele diz-me que o que está a dar é fazer croché. É óbvio, pelas suas palavras, que isto significa que as companhias tecnológicas não valem nada e estão na rua da amargura!
Quanto a chitas e gazelas, pelo o que eu vejo no National Geographic, a chita acaba sempre por apanhar uma. Talvez fosse melhor dar retrovisores às gazelas para poderem fugir sem ter que sentir os dentes da chita. Infelizmente já podemos ver algumas gazelas a serem mortas em directo, é pena, tinham umas canetas tão giras.
E acrescentares algo construtivo, não? Os fanáticos são impressionantes nem vale a ornamentais argumentar, pelo menos contra. E os vídeos do YouTube também são montagem? Tu para acreditar então tens de tirar uma licenciatura em electrónica. E mesmo assim se descobrisses algo inferior na Apple ias dizer que os professores te tinham ensinado mal 🙂 Mas se há pessoas que acreditam no professor Bambo, porque não na Apple 🙂
Ornamentais = pena. Não olhei para a correção automática 🙂
Há quem não acredite em nada e há que acredite em tudo que se lhe põe à frente…! 🙂
Não há como ver imagens do interior dos novos macbook pro para ver que tem razão.. 🙂
http://www.ifixit.com/Teardown/MacBook-Pro-15-Inch-Unibody-Early-2011-Teardown/4990/1
Uma PCB ! Uau que excitante, não via uma desde a ultima vez que abri…. qualquer aparelho electrónico 🙂
Mas eu pensava que tinha sido tão construtivo como tu. Afinal de contas apresentei um testemunho dalguém (fictício ou não, quem sabe), com alto saber dada a sua visão periférica no seu cantinho do mundo.
Mas se realmente queres informações que mostram a realidade, dadas por entidades independentes com competência, deixo-te 3 estudos recentes que demonstram a fiabilidade dos aparelhos e o grau de satisfação dos consumidores:
O “American Customer Satisfaction Index” de Setembro de 2010:
http://digitaldaily.allthingsd.com/20100921/ipad-boosts-apple’s-customer-satisfaction-rating/
O PCWorld “The Tech Brands You Can Trust”, Novembro de 2010:
http://www.pcworld.com/article/211074/the_tech_brands_you_can_trust.html
Rescuecom, “Annual 2010 Computer Reliability Report”, Fevereiro de 2010:
https://www.rescuecom.com/2010-annual-computer-reliability-report.html
Ou será que dado a Apple ter tão bons resultados vais continuar a acreditar no teu testemunho, vindo sabe Deus donde e com que intenções!! Talvez até aches que é uma conspiração…. tal como deve ser uma conspiração a Microsoft ter ficado para trás no mercado móvel, depois de ter sido ultrapassada pela chita e pela luneta.
O primeiro estudo é do iPad e aqui falasse de computadores. O segundo é da Computer World, ou seja, tão fiavel como os da PC Guia. Nesses estudos normalmente ganham os melhores clientes das revistas. Houve até uma polémica com a mais conceituada publicação de vinhos que atribuiu um prémio a um restaurante que nem existia.
http://www.essenvinhos.com.br/index.php?cmd=artigos-e-noticias&id=15
Terceiro estudo, rescuecom??? Quem são esses, uma empresa de assistencia?? Como vou acreditar no testemunho deles, vindo sabe Deus donde e com que intenções!!
So funny 🙂
em primeiro lugar, se em vez de leres na diagonal lesses mesmo, verificarias que o primeiro estudo é sobre os produtos em geral de cada marca, apresentando uma tabela de classificações dos últimos 14 anos, com a Apple a liderar nos últimos 7 anos. Eles apenas fazem uma observação sobre o aumento registado no último ano face ao anterior, que se deveu em parte ao iPad.
O segundo estudo é da PCWorld não da ComputerWorld. É uma revista altamente respeitada, muito mais virada para outras plataformas que não a Apple – aliás, para tal existe a MacWorld que é a revista dedicada do mesmo grupo editorial.
Quanto à Rescuecom, é uma das maiores empresas de reparações no Estados Unidos, e tem divulgado estes relatórios nos últimos 5 anos, duma forma quantitativa e com amostragem enorme (dezenas de milhares). A Apple esteve sempre entre os dois primeiros lugares
http://www.rescuecom.com/2011-computer-reliability-report.html
Encontras muitos mais estudos idênticos por aí! Agora se apresentasses alguma coisa verdadeiramente quantitativa para contrariar isto, então talvez fosses levado a sério
@Pieetra
Com o Gerardo esquece. Não percas tempo, o objectivo dele (admitido por ele mesmo aqui no pplware) é apenas trollar artigos Apple.
Esse tipo nem sabe o que fala. E quando fala não diz nada de jeito e não é só exclusivo a produtos Apple.. até mesmo em questões tecnicas de informatica mete cada calinada que até doi ler.
Depois auto-intitulam-se de “oinformatico” e mais não sei quê…
Deixa o falar… é daqueles que gostava tanto de ter um e como não tem resolve criticar para diminuir o desejo… mas pelos vistos não consegue.. ele não resiste… o desejo Apple é mais forte que ele.. e isso vê-se em todos os artigos Apple…
MacBook PRO de 13″ com uma resolução ainda baixa e pior autonomia de bateria? A sério? Eu ficava bem com tudo, mas…menos bateria? A Apple a regredir…estranho…
Se a bateria tem a mesma capacidade mas o processador é mais potente e consome mais, não é de estranhar. Não dá para ter tudo… para ter a mesma duração teria que ter uma bateria maior o que levaria a mais peso
Há tb quem diga que isto é em parte consequência da mudança nos testes de durabilidade, mais próximos da utilização real
Sim, faz sentido. Mesmo assim, não devia perder autonomia… É um portátil, apesar de tudo.
Porreiro era que os próximos MB viesse em dois modelos: um com gravador de DVD/CD e outro sem para uma maior autonomia (expansão da bateria)… A mim dava jeito.
:s Se faz sentido então como é que devia perder autonomia!?
Na altura tb achei pena pela perda, mas depois de olhar bem para as circunstâncias acabei por concluir que é melhor esperar pelos testes comparativos para ter saber o que se ganha e perde!
Se quiseres mais autonomia podes sempre arranjar baterias exteriores, não é tão cómodo como a tua solução, mas resolve para certas situações
Se leres na pagina da Apple eles dizem utilizar um novo método de calculo de duração da bateria… Mais rigoroso e baseado numa utilização “comum” dos utilizadores!
Ppietra
25 de Fevereiro de 2011 at 2:56 am
Se a bateria …
Há tb quem diga que isto é em parte consequência da mudança nos testes de durabilidade, mais próximos da utilização real
Se não me engano diz lá que o teste agora foi feito estando com wifi na internet. Por isso, o que aconteceu é que os testes agora são mais reais. Os de 10 horas na realidade a navegar na internet com wifi durava essas horas…
as 10 horas era com o computador “sem fazer nada”
Os testes comprovam a bateria dos novos Macbook Pro dura mais tempo que os anteriores, nalguns modelos de forma significativa!
http://www.macworld.com/article/157931/2011/03/early2011macbookpro.html
Os de 13′ estão cá umas máquinas!…
Mesmo assim, foi um melhor update do que o anterior…
Eu acho que foi um update “bonzinho” dado que o preço não aumentou. Acho piada algum pessoal só se queixar, quando há um update em que o preço não aumenta (aumentou 50 euros vá)! E já há testes a demonstrar a superioridade dos de 13’2011 em relação aos de 13”2010 e ate aos de 15”2010!!!!
Apenas acho que o de 13″ deveria ter como opção um ecrã de 1440×900 como acontece no Air.
Estava disposto a comprar o meu primeiro mac entretanto, mas o Air tem um processador fraco para o que quero e o MBP tem uma resolução fraca para o que quero :/
Realmente há aí uma falha por parte da Apple
Nem a opção mais resolução, nem a anti-glare estão presentes nas opções de escolha no modelo 13. E é estranho tendo o exemplo do Air…
Exactamente…
Sim as maquinas parecem ser muito boas. Como sao novidade vou esperar mais la para a frente e sobretudo porque o preco e demasiado caro. Por outro lado a Apple insiste num erro continuamente. Ter as portas USB muito proximas umas das outras. Nao so nao da jeito como em termos de usabilidade e igual a 0. Era bom que revissem a forma como tem as portas USB. Ha tambem um outro senao numa maquina que se quer novidade e o facto de nao ter USB 3. Ok Ainda existe por ai pouca coisa com o USB3 mas nao seria mau pensarem no futuro.
A realidade é que o thunderbold é o futuro, não o USB3.
Seria um erro aguardar que o USB3 tornasse banal tendo já uma tecnologia que o deixa obsoleto.
E o USB2 (para o tipo de periféricos que é mais usado) chega para os gastos ainda durante uns bons tempos.
Tens toda a razão as portas USB estão muito próximas! Há alguns dispositivos (como os modens 3G) que obrigam a que a outra porta fique inutilizável.
QUanto ao USB 3 é coisa que não irá ser adoptada pela Apple no futuro próximo. É mais que evidente que apostou no Thunderbolt, com muito mais potencialidade!
De facto estão mas é uma “falha” frequente em vários equipamentos, porque eles fazem as medidas tendo em conta a largura “standard” do cabo.
E é uma das razões das pen’s 3G costumarem vir com aquele cabo extensor, portanto acho que não é uma culpa solteira dos fabricanets de computadores já que existe até pens dessas tão largas que mesmo em portas afastadas, chegam a ocupar a porta vizinha..
Quem fabrica periféricos tem que ter esse cuidado.
Impressionante como o aFriend arranja desculpa para tudo. O USB 3.0 está obsoleto não vale a pena por. Por essa ordem de ideas nem valia a pena por USB visto que “A realidade é que o thunderbold é o futuro, não o USB3.”
E o facto de estarem muito juntas não há problema porque os outros também, metem juntas. Mas não era suposto a Apple ser diferente (melhor) que os outros?
Por acaso olhei para o portátil onde estou a escrever e parece-me que os engenheiros da HP pensaram nisso porque estão bem separada.
És uma comédia pegada Geraldo!
A sério lol que riso