Apple aumenta vantagem relativamente a Samsung
…no nível de penetração de dispositivos móveis no Estados Unidos
A disputa de liderança entre a Apple e Samsung no mercado dos dispositivos móveis já não é de agora. Os números, à escala mundial, dão actualmente vantagem a empresa Coreana Samsung (leia mais: Samsung ganhou claramente à Apple neste Natal de 2013), mas nos Estados Unidos, o mercado dos dispositivos móveis continua fiel à Apple.
Num estudo divulgado hoje pela consultora NPD, a Apple tem aumentado a vantagem relativamente à concorrente Samsung no que se refere à adopção de equipamentos da marca de Cupertino por parte dos utilizadores.
Os dados à escala mundial indicam que a Samsung é hoje a empresa número um no que se refere à venda de dispositivos móveis. Em Outubro do ano passado informamos que a Samsung vende mais telefones que Apple, Nokia e LG juntas e o mercado mundial tem mantido essa tendência.
Já nos Estados Unidos, à medida que os consumidores norte-americanos migram para smartphones, há cada vez mais a tendência por escolher iPhones e também smartphones Samsung com Android. Tal cenário é confirmado com o relatório divulgado hoje pela NPD, onde podemos verificar que a penetração de smartphones aumentou significativamente de 2012 para 2013.
No caso da Apple, em 2012, a empresa tinha 35% de penetração de mercado americano, tendo aumento para 42% no ano de 2013…isto relativamente ao quarto trimestre. Em segundo lugar está a Samsung, que também cresceu de 22%, em 2012, para 26% em 2013 (igualmente no quarto trimestre). Em conjunto, a Apple e Samsung representam 68% da taxa de penetração de smartphones nos Estados Unidos.
No gráfico seguinte podemos verificar esse crescimento da Apple e Samsung, mas também observar a quebra de domínio da Motorola, HTC e Blackberry.
Como a penetração de smartphones aumentou significativamente em relação ao ano de 2012, houve também um aumento no consumo de dados, que passou de 5,5 GB por mês no 4 º trimestre de 2012 para 6,6 GB por mês no 4 º trimestre de 2013, isto nos Estados Unidos. O relatório justifica este aumento de dados com a utilização cada vez mais frequente de serviços de streaming.
A tabela seguinte apresenta o TOP5 de serviços de streaming nos Estados Unidos.
Estes são dados para os Estados Unidos, que não reflectem o que acontece a nível Europeu. Ainda para o mercado americano, existe um estudo que indica que em 2017 a Apple dominara por completo o mercado dos dispositivo móveis com 68% de penetração de dispositivos – ver aqui.
Acham que os valores para os Estados Unidos poderão algum dia reflectir-me a nível europeu?
Este artigo tem mais de um ano
ja vais puder dormir de noite nelson…
LOLOLO
Não interessa as vendas.
O estudo é de “ownership”.
Toda a gente sabe que os utilizadores Apple estimam mais os seus telemóveis, e por mais tempo, e o mercado de usados é mais competente no caso da Apple.
Dado que o iPhone é um “3310” dos Estados Unidos, é óbvio que a Apple está de parabéns, pois demonstra que os utilizadores iPhone têm, gostam, e estimam os seus telemóveis.
Nem mais 😉
Ligeiramente off-topic, mas não deixa de ser uma noticia/entrevista interessante: http://bgr.com/2014/01/16/apple-vs-google-innovation-isaacson/
Mas a Samsung não foi proibida de comercializar alguns produtos e smartphones nos EUA?
http://www.reuters.com/article/2013/10/08/net-us-apple-samsung-itc-idUSBRE9970LJ20131008
Sim, produtos obsoletos, que já tinham sido descontinuados.
E só alguns no meio das dezenas de produtos da samsung.
“(leia mais: Samsung ganhou claramente à Apple neste Natal de 2013)”
não vejo qual a relação desse estudo com o que é dito!
É uma estimativa…que será próximo do resultado final.
mesmo que se aceitasse que esses dados tivessem alguma ligação com a realidade, o facto é que esses dados são relativos a tablets e nos Estados Unidos, não telemóveis “à escala mundial”!
Quanto à questão da ligação dos dados à realidade, existem vários problemas, desde o tipo à variedade da amostra, ao tipo de dado invocado nesse artigo, muito sensível à modificação de hábitos das pessoas no período analisado, modificação essa responsável pela maior parte da alteração verificada. Para além disso, não faz qualquer sentido falar nesse dado quando se discute penetração de mercado, pois essa mesma empresa acabou por confirmar que o iPad representa a larga maioria dos seus utilizadores, com a Samsung a ter uma pequena percentagem.
Eu li isto noutro lado, e vou aqui fazer copy&paste:
Apple Releases new phone which during the time period outsells Samsung:
Tech Media Reaction: . . .
Samsung Releases new phone which during the time period outsells Apple:
Tech Media Reaction: Oh my god Apple is dead within the year!
só dois comentários e nem cadeiras no ar?
eu cá penso que o pplware manipulou os dados cpq tem investimentos na apple ou a Samsung não lhes pagou esta semana.
outra possibilidade e Portugal estar a mudar.
eu pessoalmente nem de tarte de maçã gosto.
Samsung? pois pois, s3 e parei. ha outros muito melhores e por metade do preco.
desiludiu-me pela atitude comercial muito idêntica a Apple.
sou virado para o produto/preço justo, coisa q nem Samsung nem Apple o são.
a Apple vende mais ? e depois? só me faz inveja de resto nem you ai.
aquele abraço (q querem?) ninguém comentava.
Normal é nos USA … não esperava outra coisa.
Em um mercado em por 200 dólares compra-se um equipamento de topo atrelado a um plano é paradigmática essa vantagem da Apple, pois indica que se o preço não for um condicionante a maioria opta por smartphones da companhia. No nosso mercado tal realidade é bem diferente, pois apenas quem tem contas empresariais ou carteiras chorudas pode escolher o equipamento independentemente do preço.
Isso dos telemóveis ligados a planos e a ficarem bem mais baratos já começa a dar os primeiros passos em Portugal. Com a Meo e a Zon a darem esses primeiros passos (por exemplo, Iphone 5C por 45€ e pagar 22€ por mês se não me engano), outras operadoras (TMN, Optimus e Vodafone) seguirão a tendência em breve.
Não sei até que ponto é mais barato. Quando são 24 meses de contrato… em que estás agarrado a eles.
Eles nunca ficam a perder, nem quando te oferecem minutos mensagens ou dados à internet, eles ficam a perder.
A questão é: é mais fácil para o bolso do português. Tão simples quanto isto.
True !
A tmn baixou a comparticipação nos equipamentos. e o M4O analisando bem não é uma grande oferta..(2000 minutos e sms, e 200 mb de net).
Lá fora a oferta é maior
Desculpem lá o off-topic, mas vi a imagem e tive que ir procurar o wallpaper, http://www.scenicreflections.com/files/When_Worlds_Collide_Wallpaper_c8td2.jpg apenas encontrei 1024×768
Correção* foi a maior que encontrei…
Se noticiarem que a nível global a Mercedes foi a clara vencedora, mas em França a clara vencedora foi a Renault, o que se tira daqui? Que a marca nacional ganha vantagem no seu próprio país, o que é normal. Já para não dizer que o estado americano protege a sua marca, nem que para isso, tenha de revogar decisões do tribunal que dão razão às outras e isso aconteceu há pouco tempo com a Samsung ….
Parabéns pelo argumento.
Vendas de carros nos USA:
#1
Toyota Camry
408,484 404,886 0.9%
#2
Honda Accord
366,678 331,872 10.5%
#3
Honda Civic
336,180 317,909 5.7%
#4
Nissan Altima
320,723 302,934 5.9%
#5
Toyota Corolla/Matrix
302,180 290,947 3.9%
#6
Ford Fusion
295,280 241,263 22.4%
#7
Chevrolet Cruze
248,224 237,758 4.4%
#8
Hyundai Elantra
247,912 202,034 22.7%
#9
Ford Focus
234,570 245,922 -4.6%
#10
Hyundai Sonata
203,648 230,605 -11.7%
Só 3 modelos, no top 10, são americanos.