Android: os 3 melhores antivírus
Por Rui Silva para o PPLWARE.COM
Como já é do nosso conhecimento, o sistema operativo Android já não está livre de malwares. O número de ameaças está em ascensão, o que já não deve ser surpresa para ninguém. Usamos cada vez mais os nossos smartphones e tablets para transportar e armazenar todo o tipo de informações pessoais e por vezes não conseguimos entender o potencial da ameaça.
O estado do software antivírus no Android não está a tornar a situação melhor, pois até agora os testes foram limitados, e os realizados apontam para muitas aplicações de protecção ainda com muito por desenvolver de modo a atingirem os seus objectivos. Há, no entanto, alguns candidatos a antivírus que se destacam. Vamos conhecer quais são eles.
Kaspersky Mobile Security
Kaspersky tem sido uma das empresas de topo na segurança a sistemas operativos como o Windows a nível mundial há já algum tempo.
Contudo apesar da segurança móvel ser uma questão totalmente diferente, esta empresa quer assumir-se sendo uma das melhores. Para isso teve de demonstrar os seus potenciais de modo a ficar no topo da tabela dos melhores antivírus para Android (ver a tabela).
A versão “Lite” desta aplicação oferece antivírus, protecção anti-roubo de base e um filtro de chamadas e SMS. É um conjunto de características razoável, mas como antivírus gratuito este deixa a desejar, pois existem melhores.
Já a versão paga inclui uma melhor protecção roubo, acrescenta scans de aplicações baseados em uma cloud para a protecção antivírus e inclui ainda a protecção da privacidade. Além da interface, que poderia usar algum trabalho, é bom no que faz. Mas o ponto mais aliciante é de facto o seu preço – custa apenas $9,99 no Android Market!
Lookout Segurança e Antivírus
Uma comparação AV-Test recente mostrou que esta aplicação gratuita está entre as mais eficazes existentes. Pode não ser a mais eficaz, mas é seguramente uma das melhores. Melhor ainda, os benefícios apontam para uma interface simples e amigável. Isto pode não ser uma novidade para muitos já que esta empresa sempre se dedicou à segurança dos smartphones.
A versão básica é gratuita e está equipada com antivírus, detector de características do telefone e um utilitário de backup. Dado que é gratuito, trata-se de uma boa escolha. Porém se optar para uma versão paga, nos Estados Unidos da América, esta está à volta dos $30 / ano.
F-Secure Mobile Security
Esta aplicação é de estranhar um pouco pois não existe no Android Market, agora conhecido por Google Play. Para obtê-la, é necessário ir directamente ao site da F-Secure. Além disso, também não existe nenhuma versão gratuita. Esta terá de ser comprada.
Então mas porquê tanta preocupação? Pois, esta aplicação parece oferecer uma extremamente boa protecção se relembrarmos a última informação disponibilizada pelo AV-Test e Av-Comparações. Embora sete aplicações foram classificadas no grupo de topo no último relatório AV-Test, Kaspersky e F-Secure eram a nata dessa cultura.
Outra característica importante é o controlo-parental. Poder-se-á barrar sites ou usar uma filtragem de conteúdo de sites predefinida que irá bloquear sites que geralmente os pais não aprovam (por exemplo sites com conteúdo adulto). Existe ainda uma lista negra de números de telefone e até mesmo de aplicações que poderá ser configurada conforme as necessidades e gostos de cada utilizador.
O problema será mesmo o preço. Na Europa encontra-se a 29,99€ o que faz da F-Secure ter a aplicação mais cara. Poderão ser encontradas outras aplicações pagas muito mais em conta com recursos semelhantes. [via]
Concluindo…
Eu acho que os três antivírus aqui mencionados cobrem uma ampla faixa de utilizadores.
Eis como se descompõe:
- Se estiver disposto a pagar e desejar uma protecção excelente, o melhor mesmo será comprar o Kaspersky.
- Se pretender uma aplicação gratuita e uma interface user-friendly, recomenda-se Lookout.
- Se forem pais, e desejarem ter um controlo-parental, então o melhor mesmo será comprar o F-Secure.
Não querendo desfazer de outras aplicações como o Avast! que testou bem e oferece uma firewall para pessoas com dispositivos com acesso root, acho que uma destas três aplicações aqui apresentadas será uma excelente aposta.
Mas nada melhor que ouvir as vossas opiniões. Digam-nos então o que é que pensa e qual é o melhor antivírus para vocês.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém testou o comodo ?
ou e assim tão mau ?
eu uso e tem umas funções interessantes.
Não sei se é o caso, mas às vezes não é o ser mau, é o facto de não estar lá a fazer nada de nada!
Eu uso o Comodo, muito bom, recomendo!
COMODO, é o melhor.
Atençao que o Comodo realmente é inutil, ora reparem : http://lifehacker.com/5891576/the-best-and-worst-antivirus-apps-for-android
Gostaria de saber qual os criterios da escolha destes 3 antivirus. Nos Estanos Unidos o Bit Defender tem colecionado titulos, sendo considerado o melhor anti virus na deteção e remoção e aqui nem aparece. Não entendo!!!!!
O Kaspersky, uso no meu ,notebook. e o melho de todos, nao sei no android..
Eu não uso nenhum anti-vírus, mas também não tenho informação muito sensível guardada no meu telemóvel.
Ainda não entendo como um SO recente, criado de raíz possa estar vulnerável a virus. Não aprenderam com a MS?
É possível ficar infectado com as apps do market oficial ou só as externas?
Uma das principais razoes que me levou a optar por um iphone foi precisamente esta. Nunca fui fan da Apple, mas com em termos de SO fazem a diferença
todos os SO são vulneráveis
Neste caso ainda não encontraram virus para OSX nem para iOS, então para que existem AV´s no Android?
Pode pesquisar pelos virus nos Apple, antigamente eu proprio achava que era por ser um SO pouco usado, andava a enganar-me também, agora já não faz sentido achar isso, o SO móvel mais usado ou o 2º nao interessa. Se houvesse forma ja teriam feito virus.
Ao tempo que já existem virus para iOS. A diferença é que a Apple é muito controladora nas App’s que entram na Store, e o Android é mais aberto. Simples.
LOOOL, santa ignorâncias, também existe vírus para MacOS e iOS.
Todos os S.O. são vulneráveis, basta alguém com conhecimentos querer explorá-los.
Então diga-me 1.
A sua explicação é que não existe gente com conhecimentos, até hoje, que tenha conseguido….
por falta de tentativas é isso?
a santa ignorância não lhe permite investigar antes de achar que existe. Força pesquise…instrua-se um pouco mais antes de mandar postas de pescada e chamar aos outros ignorantes.
A única coisa que fazem diferença é no controlo do telemóvel (restrições etc…) e no número de aplicações pagas.
Anti vírus em Android, só mesmo para gastar bateria e ocupar ram (por enquanto). Muitas das minhas aplicações são crakeds e até agora nenhum problema. Antes de transferidas para o telemóvel passo pelo anti vírus do PC e pronto é o suficiente.
Depende…
Normalmente as aplicações “cracked” aparecem como vírus ao olhos dos antivirus do PC.
Por exemplo o Z4root é detectado como vírus pela maioria dos antivirus, mas isso é porque ele usa exploits que podem ser usados para o mal, digamos assim nestes termos.
Não é pelo antivirus do PC detectar como vírus que realmente é um vírus ou um malware, é preciso ter-se em atenção isso…
Pois esses são os tais falso positivo. Até porque para serem crackeds tiveram de passar por algum software malicioso.
Sim, eu tinha de referir isso, porque pode haver situações que podem pensar que se trata de algum vírus e ser só um falso positivo.
marketing, alguma vez alguém teve um vírus no android?
puro marketing
sublinho
Já houve quem tivesse sim.
Há malwares e spywares para Android como existe para qualquer plataforma.
iOS desconheço os malwares e spypwares…não existe, pode achar que sim mas não.
O que existe é esquemas de phishing, mas isso é um link camuflado onde mete a abrir uma página parecida com a do Banco por exemplo. Mas isso não adivinha o browser.
Bem, por acaso sabe de que marca era o telemóvel a quem foram retiradas fotográfias compremetedoras a uma famosa actriz recentemente?
Desconhecer não quer dizer que não exista.
Mostre então, como eu posso provar que não existe, se não existe realmente. Acho que deveria mostrar que existe. Se em publico não existe, acho que é seguro dizer que não afecta a maioria. Isto supondo q ue exista virus para o sistema.
Sabe que existe Bluetooth hijackers, hack ao bluetooth, vulnerabilidade da tecnologia e não do Sistema Operativo.
Dou-lhe essa de borla, porque ao contrario do que acha de si mesmo, há quem sabe do que fala.
eu estou a perguntar aos leitores do pplware se alguma vez tiveram
q tu digas que ja houve quem tivesse n me admira, tb ja li isso, a questao é se alguma vez tiveste 1 ou se conheces alguem q tenha tido
exacto, acho uma piada chamarem outros de santa ignorancia, e nem provas tem da existencia mas juram a pes juntos que o resto é ignorante.
Obvio que o sistema não é perfeito, mas as vulnerabilidades são bastante técnicas e ao nivel dos interfaces de comunicação externa. Bluetooth, Wifi, e não do Sistema Operativo.
Pela net em browser ou em attach não irá apanhar virus no iOS ou MAC…a não ser que seja um ataque deliberado intencional e bastante determinado. Aí claro, até eu consigo, basta estar na rede de casa da pessoa, o que é hackeavel até WPA hoje em dia.
Portanto, “cut the bullshit” e mostrem onde estão os virus, eu pergunto porque gostava de saber, só por isso.
Ao contrario de muitos não nasci ensinado, e gosto de ficar informado..outros gostam de estar desinformados e iludidos.
Que eu saiba não há vírus, mas a qualidade de construção de um IPhone é igual à de um tijolo. Mais depressa, o itelefone se incendia ou perde rede por falta de uma capa de protecção. Enfim… ou então simplesmente escolhe-se um IPhone porque é fashion.
Gostos não se discutem e ficamos por aqui.
Malware e trojans andam aos pontapés no market, vírus no verdadeiro sentido da palavra, ainda não encontrei.
Já era tempo do Google colocar um filtro por país, a maioria da bicharada vem da Ásia 😐
A maioria dos vírus vêm da área da Ásia, sem duvida, pelo menos penso assim.
Mas quanto à questão que referiste de criar filtros, acho um pouco desnecessário mas é sempre bom para desviar os falsos criadores do Market. Eu propunha que como a Google é das empresas de mais fundos tem bem como empregados, não seria má ideia meter alguns a inspeccionar cada aplicação presente no Market, visto que a cada dia que passa, mais empregados a Google tem.
Acabei de detectar um trojan “Plankton” numa aplicação que tenho no telemóvel. Ao instalá-la no PC através do BlueStacks (um software para testar apps de android em PC) acusou o trojan no NOD32. Conclusão, há virus, andam por aí e já não devem ser poucos. “Puro Marketing” my a$$.
Aos pontapés viris no Googleplay ? …. só a brincar , eu acho que de facto os antivírus não estão a fazer nada , são como um placebo , subscrevo o que disse o @Eu mesmo e o @Rik .
Cumprimentos
Serva
Errata ”vírus” e não viris .
As minhas desculpas
Serva
Eu não tenho anti-virus no pc nem no android ,porque só apanha virus quem anda naqueles “sites” ou abre um ficheiro qualquer ou seja dá a execução ao tal virus/spyware…all that crap
sem problemas por aqui
ui estás tão enganado, não uses anti-vírus no pc e anda na net que logo vês…isto se for windows.
Não é bem assim.
Basta usares pores uma pen infectada, e ainda por cima usares uma conta com direitos administrativos.
Mais vale prevenir do que remediar
Deixa lá.
Quando for infectado ou atacado depois que não se queixe.
Os profissionais na área de segurança avisam e voltam a avisar etc, as pessoas só não se protegem porque não querem.
Isto é como nas redes sociais, quanto mais expõem dados pessoais e fotos e etc mais vulneraveis ficam, depois acontece coisas como já aconteceram.
Vale a pena alertar para os perigos?
Vale, mas se as pessoas ligassem a isso é que era de valor.
Vírus?
Onde?
Helder Ferreira ,
Eu estou de acordo contigo quando dizes que é necessário nos protegermos , até na comparação que fizeste acerca das exposição excessiva nas redes sociais concordo , agora em Android tu sabes tão bem quanto eu . que ainda não existe nenhum antivírus que seja eficiente , eles funcionam mais como placebo , depois não aceito os comentários que o Googleplay está todo infectado , acrescento que os ”DITOS VÍRUS ” para Android , não funcionam da mesma forma que no Windows , o que existe de facto são vulnerabilidades que podem funcionar como pishingh , mas como mais e ficam contidos no sector que pretendem infectar .
Por o SO estar construído desta forma (sandbox) , é que os antivírus são inúteis ou quase .
Para responder ao Eu Mesmo , eu tenho 5 dispositivos em casa Android e nenhum deles apanhou nenhuma dessas maleitas , os utilizadores se de várias classes etárias o que altera também os comportamentos e até hoje zero desses bicharocos , alguém que tenha tido sff de publicar , muito obrigado
Cumprimentos
Serva
Cumprimentos
Serva
Nunca fui infectado…
desculpem os erros ortográficos , estou a escrever com muito pouca luz .
Cumprimentos
Serva
Isso faz mal à vista! 😉
Tenho o Zoner Antivirus é totalmente grátis e tem feito o trabalho dele convenientemente. Inclusivamente tem vários extras relacionados com protecção (do cartão sim e bloqueio através de mensagem caso eu queira.etc..).
Ainda na semana passada saíu o upgrade de froio para gingerbread ao qual eu efectuei e no fim da reinicialização do smartphone sem eu saber foi enviada uma mensagem sms para o nº de telemovel da minha esposa (que eu tinha definido) com a mensagem que ROM do “dito cujo” tinha sido alterado e o nº de IMEI. Afinal é bom saber que todos estes pequenos extras funcionam.
Caro Vitor M,
desde já gostava de elogiar o teu artigo, no entanto após análise da tabela com os testes procurei pelo AV que tenho instalado no meu LGP970, qual o espanto quando no comparativo aparece superior (pela minha parca análise) ao Lookout Segurança e Antivírus?
Será que estou a analisar mal?
Esqueci-me de dizer que o Avast Mobile Security está no Google Play e é FREE!!!
Melhores cumprimentos,
RM
Vou deixar que o autor do post, um experiente android user, deixe uma resposta.
Abraço.
Obrigado, peço desculpa ter direccionado para si a pergunta mas a mesma era para o autor (Rui Silva) e não para o Vitor.
Pplware, vejam isto:
http://www.kaspersky.com/one
Como já é do nosso conhecimento, o sistema operativo MacOS X nunca esteve livre de malwares.
Aqui estão as 3 melhores tentativas de protecção:
http://www.iantivirus.com/
http://www.kaspersky.com/kaspersky-anti-virus-for-mac
http://www.antivirusmac.com/
——————————————
Enviado do meu Android
Jorge,
lá por que se venda, não quer dizer que exista a infecção.
É como vender vitaminas em comprimidos, até hoje nunca foi provado que ajude, mas a sensação de segurança por si só torna mais seguro 🙂
se é que me entende.
Oiça, mostre me um malware nesse sistema. Por isso perguntei se existia mesmo virus para Android, porque custa-me a crer que exista, um SO completamente novo feito de raíz, vulneravel a esse ponto..seria ridiculo.
Yuuppiiieeee!!
Já agora sou uma menina!!
Peço desculpa, o nome de utilizador induziu-me em erro.
Já agora, para ficar-mos todos esclarecidos, propunha à Administração um artigo de investigação sobre a realidade dos virus no iOS e no OSX.
Assim acabavam-se as tangas, e as ignorâncias.
Já que se fala em AV´s para Android, poderemos saber o que nos espera no iOS por exemplo.
Obrigado
Outra mais,
aproveitem também para esclarecer os demais, as diferenças entre vírus (anti-vírus) e exploits/payloads direccionadas.
O próprio jaibreak é um exploit, mas o sistema pode ser, mesmo assim, imune a virus. Isto dando um exemplo. Acho que anda muita gente desinformada e falam de uma maneira como se soubessem alguma coisa.
Muito bom! Concordo 100%
Boa tarde ,
Para Linux também existe antivírus , só que eu já praticamente a 7 anos e nunca apanhei nada dessa bicharada , mais o Klam que é como se chama a aplicação identifica diversos falsos positivos , agora não sou ingénuo e pensar que estou completamente protegido o que afirmo é que em Unix as aplicações antivírus não são tão necessárias / eficientes como o são no caso do Windows que é obrigatório ter , ponto , mas sim gostava de ver uma analise aqui no Pplware sobre este tema Unix versus Windows .
Cumprimentos
Serva
Concordo com a tua opinião, linux virus é zero mas também tem falhas, iOS e OSX virus é zero mas novamente tambem tem falhas. A analise a ser feita não é essa mas sim entre
Android
iOS
Além disto de informar a quantidade de virus, abordar alguns conceitos basicos mas que a maioria desconhece por exemplo diferença de Virus e Exploits. Outra coisa, explicar as bases de cada um destes 2 SO´s, sabendo a base em que acentam sabemos se é mais fácil obter e criar virus, e a explicação para tal.
Por exemplo iOS com jailbreak já pode ficar vulnerável a virus das apps Cydia, tudo isto deve ser abordado.
Porque até hoje não vi virus para mac ou osx nem para iphone, nem mesmo malware. O que se sabe que existe para este sistema são exploits. Como também me custa a crer que existam virus para Android, se sim, o que fazem?
Acho que na hora de escolher o sistema operativo isto pesa, comigo pesou mas já estava um pouco informado, gostaria de estar ainda mais.
de uma vez por todas, há virus para Mac, chega de espalhar inverdades
e o iOS tb tem falhas de segurança, de onde achas que vieram as fotos da scarlett johansson, etc? e achas que elas fizeram jailbreak ao iphone delas?
a vulnerabilidade do Android vem do facto da facilidade com que se pode instalar aplicações de fora do market, basta ir às definições\aplicações e tirar o visto de ‘permitir instalação de aplicações de fontes não seguras’, mas isso é uma falha de segurança? se eu receber um email a dizer “kate hudson sex tape.exe” e abrir a culpa é do windows ou é minha que abri um email claramente perigoso para o sistema?
a Apple acha que os utilizadores precisam de umas rodinhas de bicicleta
Eu mesmo,
o jailbreak vem de exploits, não são virus.
Usa o google e pesquisa. O JB advém de uma falha de segurança como disse todos têm, bastante martelada e normalmente apenas com acesso fisico ao telemovel é que consegues “comprometer” o sistema.
Mostra-me exemplos de virus para iOS ou OSX, gosto de aprender, se me mostrares ensinas-me.
Os .exe não correm no android nem em apple. Se receberes esse ficheiro no iOS mesmo que seja em formato lido pelo iOS ele não te permite correr. Daí ser necessário JB para conseguires instalar esses ditos ficheiros. Depois de JB aí sim, poderá ser comprometido, mais de resto, mostra-me exemplos de virus.
É pedir muito?
@ João Reis, vi isto através duma pesquisa no google.
Mac virus timeline
15-year-old student Rich Skrenta wrote the Elk Cloner virus, capable of infecting the boot sector of Apple II computers, predating viruses for IBM PCs by some years.
The nVIR virus began to infect Macs, spreading mainly by floppy disk. Source code was later made available, causing a rash of variants.
HyperCard viruses emerged that could run on versions of Apple’s Mac OS 9. One version showed the message “Dukakis for President” before self-destructing.
The MDEF virus (aka Garfield) emerged, infecting application and system files on the Mac.
Microsoft accidentally shipped the first ever Word macro virus, Concept, on CD ROM. It infected both Macs and PCs. Thousands of macro viruses followed, many affecting Microsoft Office for Mac.
Laroux, the first Excel virus, was released. Mac users were unaffected until the release of Excel 98 meant Macs could become infected.
Sevendust, also known as 666, infected applications on Apple Mac computers.
The Renepo script worm attempted to disable Mac OS X security, downloaded hacking tools to affected computers, and gave criminals admin rights to the Apple Macintosh. Hackers also wrote a proof-of-concept program called Amphimix which demonstrated how executable code could be disguised as an MP3 music file on an Apple Mac.
Leap-A, the first ever virus for Mac OS X was discovered. Leap-A can spread via iChat. The Inqtana worm and proof-of-concept virus soon followed.
Sophos discovered an OpenOffice multi-platform macro worm capable of running on Windows, Linux and Mac computers. The BadBunny worm dropped Ruby script viruses on Mac OS X systems, and displayed an indecent JPEG image of a man wearing a rabbit costume. Sophos reported the first financial malware for Mac. The gang developed both Windows and Mac versions of their malware.
Cybercriminals targeted Mac and PC users in equal measure, by planting poisoned adverts on TV-related websites. If accessed via an Apple Mac, surfers would be attacked by a piece of Macintosh scareware called MacSweeper. In June, the OSX/Hovdy-A Trojan horse was discovered that could steal passwords from Mac OS X users, open the firewall to give access to hackers, and disable security settings. Troj/RKOSX-A was discovered – a Mac OS X tool to assist hackers create backdoor Trojans, which can give them access and control over your Apple Mac computer. In November, Sophos warned of the Jahlav Trojan, and Apple issued a support advisory urging customers to run anti-virus software.
In January 2009, hackers began to distribute the OSX/iWorkS-A Trojan horse via BitTorrent inside pirated versions of Apple’s iWork ’09 software suite. In the same month, a new variant of the Trojan was distributed in a pirated version of Adobe Photoshop CS4. In March, Sophos reported on how hackers were planting versions of the RSPlug Trojan horse on websites, posing as amn HDTV program called MacCinema. View a video of this attack here. In June, SophosLabs discovered a new version of the Tored email worm for Mac OS X, and hackers planted a version of the Jahlav Mac Trojan horse on a website posing as a portal for hardcore porn videos. Shortly afterwards, the Twitter account of celebrity blogger Guy Kawasaki had a malicious link posted onto it, claiming to point to a sex video of Gossip Girl actress Leighton Meester. In reality, however, the link lead unsuspecting users to malware which could infect Mac users.
in http://www.sophos.com/en-us/press-office/press-releases/2006/02/macosxleap.aspx
Quem usa Android precisa mesmo de um antivírus?
Precisamente o que disse, 1 paragrafo de historia de virus desde o AppleII és mesmo incapaz de mesmo assim negar que é considerado praticamente inócuo a virus. OKEY!!! 🙂
O pior tipo de ignorância é a daquele(s) que julgam saber do que falam, porque é também perigosa para quem, não tendo espírito crítico, as aceita como verdades. Anda por aqui um senhor chamado João Reis a espalhar este tipo de terror.
Utilizo Android e considero instalar um anti-virus, quando o seu nível de maturidade for outro. Para já não é (na minha opinião) e, portanto, não vale a pena trocar recursos do telemóvel por ilusões.
Boas, vejo por ai leitores do pplware perguntarem se apanharam vírus através do market, é verdade que quase todos os apps do market são analisados antes de serem expostos aos clientes, mas isso não quer dizer que não haja, eu falo isto porque já me aconteceu fazer download de app que trazia vírus, mas como uso o avast! Mobile ele detectou a ameaça e desinstalou o app com a minha permissão. Para quem instala apps fora do market e utiliza frequentemente a Internet no android e mais do que recomendável ter um bom antivírus mas isso depois e de cada um se prefere arriscar ou não eu cá não arrisco o meu “xperia arc s”.
Os posts aqui colocados parece que são do século passado…
Espanta-me que não sejam referidos o NORTON, AVAST, AVG e tantos outros bem conhecidos. E se refiro este três – ainda por cima, gratuitos – é porque experimentei o AVAST no meu novo Samsung Galaxy S III. E não tendo ainda “oportunidade” de ser infectado, o AVAST tem menus e uma apresentação gráfica sem rival. Também gostei muito da apresentação do AVG.
Apenas falta verificar a actuação quando aparecer algum problema viral. Espero nunca vir a saber…
Nobre Luso, deixa-me referir-te que à data desse post, Março deste ano, essas marcas que citas ainda não tinham AV para Android ou o que tinham não era de qualidade aceitável.
Portanto, está actual para aquela data.
Boas,
Actualizando este tópico sabem dizer quais os melhores anti vírus actualmente?
http://www.av-test.org/en/antivirus/mobile-devices/?=