Android M – Sistema operativo que virá pré-instalado nos carros
De acordo com a agência Reuters a Google está a preparar terreno para entrar e dominar o segmento automóvel. Ao contrário do que se tem falado sobre este assunto, a Google pretende que este sistema seja independente, não necessitando de nenhum dispositivo móvel a servir de intermediário.
A informação foi avançada pela agência Reuters que informa que o Android M será o sistema operativo para automóveis e que criará um novo “ecossistema digital” dentro do veículo, permitindo o acesso à Internet, instalação de apps, reproduzir conteúdos multimédia, etc. Além disso, esta versão para terá uma interface especialmente adaptada para os veículos, garantindo a melhor segurança e usabilidade aos condutores e passageiros.
No entanto, sabe-se que a Google tem vindo a enfrentar alguns desafios tanto ao nível tecnológico como também ao nível das negociações, uma vez que estes sistemas são normalmente instalados nos automóveis por terceiros e também porque os próprios fabricantes pretendem uma interface idêntica à que já era disponibilizada.
Audi, General Motors, Honda e Hyundai são algumas das marcas que tencionam oferecer veículos já com o Android M. Além disso, como é sabido, o Android Auto tem já um forte concorrente – o CarPlay e daí talvez que esta aposta num sistema autónomo/independente possa ser uma boa estratégia.
O Ano de 2015 existirão certamente muitas novidades neste segmento, e quem sabe se a “nova” guerra das marcas tecnológicas terá como campo de batalha a área automóvel. Compraria um carro com sistema operativo Android?
Via Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Parece haver aqui alguma confusão! São dois projectos da Google – o Android M e o Android Auto. Não é tudo o mesmo!
O Android Auto é o “concorrente” ao CarPlay, e o Android M parece que se torna concorrente dos outros sistemas operativos no mercado, como o QNX.
Sim, só que o Android Auto terá algumas limitações visto integrar com dispositivos móveis. Neste caso é um sistema autónomo/independente.
O vosso artigo (especialmente o que aparecia inicialmente) dá a entender que as duas são a mesma coisa, especialmente ao especificar marcas que tencionam oferecer Android M, quando na verdade são marcas envolvidas no Android Auto.
Um novo sistema operativo vai ter bastante resistência por parte das marcas de automóveis e aparelhagem, que já investiram bastante em sistemas como o QNX que tem bom comportamento.
Só ajustamos uma frase para que não houvesse duvidas no que questionastes.
“Compraria um carro com sistema operativo Android?”
Para ficar apeado na estrada?
+1
Na estrada do conhecimento tenho a certeza que do android não precisarias…
És ignorante, sabes?
O que é que controla, electronicamente, o teu carro? É um sistema operativo a correr numa consola central ou é a centralina? Assumindo que sabes o que é uma centralina.
Não, se calhar sei mais que tu…
Precisamente, respondi para um carro com centralina a correr Android… como indicia o artigo.
Isso é que era de rir… era preciso um motor V12 de 7 litros para ter 200 cavalos, e mesmo assim só andava como um de 100 cavalos.
Não era preciso estar a andar sequer para crashar.
Batia-se contra uma parede, e só quando o reboque chegava é que abriam os airbags.
Por onde quer que andasses, ele deixava rastro para a Google saber.
Os ladrões, bastava bater à porta para entrar dentro dele.
Tinha um depósito de 120 litros, mas gastava-o tão rápido como “outros carros” com depósitos de 50 litros…
Mas uma coisa tinha de bom, travava melhor que um Porsche com travões cerâmicos… ahahah!
Sou só eu ou este texto não tem qualquer sentido….?!
Não és só tu, deixa lá.
Sim muito cuidado se o teu sistema interactivo de radio tiver uma falha o carro já não anda… seriously… lol
Eu tenho android 2.3.7 no meu Leon :/
Vai ser só carros cheios de lag …
+1
Aquela “velha” anedota, de quando um carro avario o informático diz para “se sair do carro fechar as portas e depois voltar a entrar” (tipo o reset)… vai começar a fazer sentido. LOL
Já estou a imaginar a malta no meio da autoestrada, encostada a berma abrir/fechar portas para ver se o carro pega…
Brincadeiras a parte, o futuro da informática certamente passara pelo ramo auto. Mas acho que a maioria das marcas de automóveis irá tentar ter um sistema próprio do que um de terceiros.
A vantagem de ter um sistema universal versátil é que os custos informáticos baixam drasticamente. Se as marcas só se tiverem que concentrar na sua personalização sai um produto superior. Se tiverem quer lidar com o SO, optimização, erros, que os programas de GPS corram no sistema, etc,é o caos.
A mim é-me igual qual o sistema, desde que beneficie o consumidor.
Vamos deixar de ter o rádio ligado ao mesmo tempo que o AC, e o pisca, e o limpa vidros…
e vamos ter de instalar apps para tudo, até para abrir o vidro… e claro… 30 mil apps para faróis e 100 mil para o barulho do escape.
Eu só comprava se fosse um iCar, para não ficar lagado
Assim ia poder ir com a minha babe fazer tricot e ir a umas peças de teatro, ou tocar djambé ao por do sol, e depois ir fazer umas cenas de design gráfico com o ppl…
Pois, mas depois saía o iCar 2.0 e a tua centralina a correr iCar ficava cheia de lag.
Por quanto prefiro uma solução do tipo Android Auto, que, em termos gerais, apenas existe um equipamento que anda comigo. No carro tenho apenas uma tela que faz o interface com o dispositivo.
Estou curioso para ver como alguns fabricantes vão reagir ou não a esta opção considerando que alguns desenvolveram negócios à volta de soluções semelhantes. Exemplo: uconnect (driveuconnect.com) desenvolvido dentro do grupo Crysler e agora parte do grupo Fiat Chrysler.
Por mim, desde que os sistemas do Google estejam 100% desligados da centralina até que comprava um Audi A4 com isto.
Os carros por norma têm o sistema básico separado do sistema secundário (rádio, GPS, ar condicionado, etc), daí que por norma funciona a base do carro.
Claro que há modelos em que a fronteira esta mal definida, o sistema que autoriza ou não o motor a ligar está no mesmo circuito do sistema secundário, e que quando encrava o sistema de rádio, etc o carro da um erro e não liga. Exemplo disso foram uns Renault Laguna e alguns Mercedes E
Corrijam se estiver errado mas pelo que percebo este sistema não tem ligação nem controla a mecânica automóvel. É totalmente independente da centralina.
Eu tenho um carro com Android, um Renault Clio GT Sport Tourer. A Renault chama-lhe R-Link, e é um Android “fechado” por motivos de segurança.
Foi recentemente considerado o melhor sistema integrado. Ver http://www.renault.pt/descubra-a-renault/inovacao-vanguarda/r-link/estudo-rlink/
Este sistema tem acesso a várias variáveis do carro, e apoia em coisas quasi-real-time como os sensores de estacionamento e camara traseira.
Mas é separado do “computador de bordo” tradicional real-time, como é óbvio, que tem acesso à rede CAN do automóvel. Aqui devem existir regras/certificações bem específicas a cumprir pelos fabricantes.
São duas coisas distintas.
*Descansado a ouvir radio ja com as publicidades do costume* *PLIM para a musica* “deseja baixar este jogo para o seu computador de bordo?” – Google