Android cai e iOS cresce. Que se passa com o mercado Android?
Ao longo destes últimos anos, o mercado dos smartphones tem mostrado todo o potencial fazendo nascer centenas de empresas, empregando milhares de pessoas e vendendo milhões de unidades o que se traduz em lucros incríveis. Há máquinas que são o expoente máximo da tecnologia dos tempos modernos, verdadeiras jóias. Facilmente damos exemplos, basta ver o fantástico LG G4, o elegante Samsung Galaxy S6 Edge, o Sony Xperia Z5 Premium, que foi o primeiro dispositivo a ser lançado com um ecrã 4k, o iPhone 6, entre muitos outros que todos conhecemos.
Mas... por trás deste aparente sucesso à escala mundial, continuará este mercado de boa saúde? Ou podemos estar preste a assistir ao declínio do mesmo?
Declínio, pode sem dúvida ser uma palavra muito forte, mas a verdade é que os resultados deste segundo trimestre foram terríveis para todos os fabricantes que distribuem dispositivos móveis Android. Contudo e em sentido contrário, este segundo trimestre correu de vento em poupa para a Apple, que continua com um crescimento contínuo.
Mas o que significa isto em números?
A verdade é que no mesmo período de 2014, empresas como a Samsung, HTC, LG, Sony, Motorola e Lenovo, expediram cerca de 129,4 milhões de smartphones, num total de 301,4 milhões, o que representa 43% do mercado mundial. Este ano e terminado o segundo semestre, estes números baixaram bastante, tendo este mesmo grupo de fabricantes expedido apenas cerca de 114.7 milhões de dispositivos num total de 337.2 milhões, o que mostra que foram expedidos mais produtos a nível mundial, mas que este grupo de fabricantes não conseguiu acompanhar de forma adequada esse aumento.
Olhando para esta tabela de resultados, a análise deixa várias perguntas, mas há uma muito directa: Qual a razão para estes resultados?
A Samsung tem vindo ao longo dos últimos tempos, de há um ano para cá, a perder fôlego. A marca sul coreana, embora tenha dos melhores dispositivos do mercado, não consegue atrair o utilizador para preços sobre dispositivos que rapidamente caem na banalidade, isto porque o mercado Android tem tanto de promissor como de carrasco. Os últimos exemplos são claros, quer o Galaxy S6 quer o Galaxy S6 Edge têm vendas muito abaixo das expectativas, mesmo sendo neste mercado duas grandes bandeiras... mas então saiu o Note 5 e...
No caso da HTC, a explicação pode estar no facto da empresa apresentar o mesmo produto durante três anos seguidos. Os consumidores Android gostam de novidades também no aspecto visual, querem que a marca marque uma posição vincada em determinado nicho do segmento Android e a HTC tem tentado mas em vão, mesmo com um smartphone com materiais de alta qualidade.
Já a LG, pode ter outra, ou outras explicações. A marca coreana lançou o G4, que tem uma das melhores câmaras fotográficas do mercado, tem estado também muito abaixo das vendas expectáveis. Mas as inovações que tem feito, entre elas os ecrãs curvos, não tem conseguido um impacto acolhedor no mercado. Depois os preços são igualmente um factor que pode levar o consumidor a pensar bem. Com o preço de um G4, poderá o consumidor comprar melhor?
Tabela de produtos expedidos dos últimos três anos (em milhões de dólares):
A Apple na China e a China no Android
Como podemos ver por estes resultados, a verdade é que enquanto a empresa de Cupertino continua num crescimento sustentado, vendendo de ano para ano cada vez mais dispositivos, embora que no último ano foi a China que garantiu lucros recordes. Em contra-mão, os fabricantes de smartphones Android têm vindo a expedir menos dispositivos, o que também está associado ao aparecimento de grandes fabricantes chineses como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, entre outras, que têm vindo a produzir equipamentos muito completos, bonitos e mais económicos. Aliás, uma tendência que desde 2014 já se estava a antever.
Estas marcas têm a capacidade de criar dispositivos com tecnologia usada pelas ditas marcas líderes, como é o caso da Huawei, têm a criatividade de criar ansiedade entre os utilizadores, como consegue a OnePlus e têm a habilidade de juntar o melhor software e hardware num pack de preços jamais conseguidos pelos fabricantes da linha da frente, como consegue a Xiaomi.
E a crise económica na China?
Há umas semanas, quando o crash na bolsa chinesa abalou os mercados, as opiniões dividiram-se. Muitos especialistas acreditam que o impacto é preocupante mas que a China terá capacidade para ultrapassar as dificuldades na economia interna, principalmente porque tem indústrias muito poderosas, com produtos facilmente escoados pelo mercado internacional. Um desses mercados é o dos smartphones e electrónica.
Este cenário poderá ser benéfico para marcas que não dependem tanto do mercado interno chinês. A Apple, por exemplo, foi fortemente alavancada pelo mercado chinês, mas vê agora a economia norte-americana a começar novamente a crescer e isso pode atenuar a crise chinesa, no que toca à venda de tecnologia.
Nesta recta final do ano de 2015, os fabricantes que têm expectativas altas de milhões de unidades de venda, vão contar com um cenário complexo, mas este mercado dos smartphones é também coadjuvado por outros dispositivos, como os smartwatches, é somente necessário saber trabalhar a oferta, dado o número incrível de players também nesta nova moda da "alta electrónica".
E quanto a si, qual pensa ser a razão para esta queda de vendas?
Este artigo tem mais de um ano
start now…
Epa cada vez que leio a frase “lucros incriveis” lembro-me do Jeronimo de Sousa a dar uma entrevista a semana passsada em que essa frase saia de 3 em 3 segundos. Gostava tanto de poder votar partido comunista em Portugal…
mais do mesmo os comentários a seguir
O aparecimento de novas marcas chinesas com bons produtos muito mais baratos explica (quase) tudo…
Isto começa a ser o resultado de colocarem equipamentos no mercado com capacidades no seu limite e quando existem actualizações nem sms suportam.
As pessoas começam a ver que mais vale comprarem equipamentos mais robustos e sem Android.
Eu estive no Android 1 ano e fuji…felizmente!
BB…Android…Win. Uf…que alívio.
Não percebi: “BB…Android…Win. Uf…que alívio.” Estás a insinuar que todos os sistemas operativos são maus e que só o iOS (o único que não indicaste no “…que alívio.” é bom?
Por acaso também gosto bastante da marca fuji,costumavam fazer boa máquinas fotográficas!
A falta de inteligência, e o excesso de dinheiro levam alguns seres humanos, a escrever comentários como o teu…
Passa-se que o IOS com todos os defeitos que possa ter é polido, elegante e simples.
Pelo contrário o android, é confuso e pouco organizado. Parece que meteram tudo quanto é aplicações dentro duma panela e mexeram. Quem experimenta o IOS não quer outro.
Confuso? Pouco organizado?
Não sou um android fanboy, mas pouco organizado depende da pessoa, Android deixa-te organizar as coisas como queres. E sobre confuso, não sei a que te referes. As definições por exemplo, na minha opinião as do iOS são bem mais confusas que as de android.
Eu já experimentei iOS e actualmente uso android. E ainda tenho curiosidade em experimentar WP.
A questão é que muita gente não organiza nada no telemóvel, basta ver a quantidade de gente que tem o toque original no iPhone ou o toque original da Samsung. Ou antigamente, o toque original da Nokia.
E aí o iOS ganha ao Android, porque não mexendo em nada, funciona melhor que o Android.
Vou ter que discordar. É verdade que os android de baixa e média gama funcionam pior que o iOS, nem poderia ser diferente devido aos iPhones serem todos de uma gama alta.
Mas estando tu num Nexus, num Motorola ou até num Xiaomi, original, ambos se mexem bastante bem. Incluindo o iOS.
Para ser sincero é o que mais gosto no iOS é a sua fluidez. Até num velhinho iPhone 3GS se notava antigamente. Mas os tempos estão a mudar e actualmente os topo de gama Android funcionam tão bem como os iOS.
Dou-te o exemplo do Samsung Galaxy S6. O pai da minha namorada tem 1 e nunca organizou nada, os toques são os pré-definidos e tudo. E funciona perfeitamente. Talvez ainda melhor que o iPhone 6 da minha namorada. E atenção que eu digo isto, mas odeio completamente a Samsung!!
Boas, eu discordo com esse comentario,conheço muita gente que começou no iOS e agora mantêm se no Android. Sem querer iniciar nenhuma guerra, o meu exemplo pessoal é isso mesmo, eu preciso da liberdade do android para a minha utilização, eu acho tudo mais simples, desde ver series que passo por USB sem problemas, usar emuladores, e bastantes outras coisas… isto tudo faz com que eu prefira Android, muito sinceramente não me vejo mudar para iOS outra vez. Eu acho que o android esta cheio de haters que falam mal usando razões não-verídicas e isso espalha-se, enquanto iOS é precisamente o oposto, so fanboys que falam bem mesmo que tenham problemas. Eu não quero difamar o iOS, nem nada relacionado, tb não desgosto e não tive uma experiencia negativa, mas simplesmente prefiro o Android , sinto-o mais livre,mais util e com muito mais possibilidades.
ver series num smartphone !!!… pois não sei…mundo estranho aonde vivemos 🙂
Eu não vejo séries nos meus smartphones, mas não acho assim tão estranho quem o faça se tiver um phablet, por exemplo.
E os tablets, não existem? Foi referido o Android, não smartphones 😉
@Nando @Zaark
Será assim tão estranho usar um Nexus 6 ou um Note 4 para ver uma série…
Um tablet é melhor! uma TV será ainda melhor, mas tudo depende do tipo de vida de cada um para poder transportar da melhor forma o dispositivo que melhor oferece mobilidade…Nao estou com isto a dizer que não concordo que um tablet não seja melhor, mas que com um nexus 6 irei ver na mesma, e irei ter menos um dispositiva para transportar…Mas se for de viagem de 4h de avião não irei usar um Phablet, mas sim no mínimo um tablet por exemplo…
Eu apenas comentei o facto do @nando ter falado especificamente em smartphones quando o @Marco, a quem o @nando respondeu, falou no Android em geral – o qual existe para mais dispositivos além de smartphones.
É certo que a notícia fala de smartphones, mas o @Marco podia-se estar a referir a tablets.
Acerca da questão de ver no smartphone, eu vejo TV com o Meo Go Multi no meu Lumia, assim como um filme ou um episódio de uma série. Portanto, pessoalmente, não acho estranho.
Relê lá o meu comentário e coloca-o em perspectiva com o post do @Marco e a resposta dada pelo @nando e vais perceber o que queria dizer 😉
Vais num comboio, num autocarro etc, etc vais andar com uma TV de 42”?
Qual é o espanto disso?
Já vi muitos filmes, series no telemóvel. Também não usas Youtube? Qual é a diferença?
Cada comentario
Verdade, no intervalo do trabalho vejo o Game of thrones em FHD no meu Nexus 5 e vê se que é uma maravilha.. Em casa uso o tablet… Tudo o que saco é para o telemóvel, e inclusive na altura do Wareztuga a app para Android permitia me enviar o stream para a chromecast e ver na TV. Os IOS não sabem o que é isso
Liberdade q.b. e fluidez/segurança só estão juntos num sistema operativo: Windows Phone.
+1
Liberdade? LOL!
O que é que o Windows deixa fazer que no iOS não dê?
Eu nunca tive problemas em passar uma música por bluetooth e/ou por cabo USB para um WP sem instalar qq tipo de programas ou fazer root/jailbreak. No iOS já tive 🙂
raz0r24, o Windows Phone utiliza protocolos de sincronização do Windows. Experimenta fazer isso entre Mac OS X e um Windows Phone e verás que não consegues sem ter que instalar alguma coisa primeiro.
JBM, e o bluetooth?
o que é que tem o bluetooth? prefiro usar WiFi, ou não sabias que se pode usar WiFi?
Serei o único a preferir usar o tradicional cabo ou, quando estou confortavelmente em casa, usar o leitor de cartões?
Não sei, há tanta forma de transferir ficheiros…
liberdade, meu deus pouco acima do IOS, segurança é igual a todos (ligado à net = mais vulnerável), aplicações decentes mesmo as da M$ , nem velas, portanto o mito da velocidade está explicado= SO deserto em aplicações = SO mais fluido…
Sim tenho um como daily driver (lumia 532), à dois meses e já tou a configurar o meu rooted LG leon(gosto de daily drivers pequenos)
Concordo. Atualmente estou no Android por razões profissionais e em casa há mais 3 Androids, 1 iPhone e 1 iPad, mas a minha preferência vai direitinha para o WP.
JBM, tens sempre que ter mais uma app. Tu tendo um iPhone e eu um Android não consegues passar um ficheiro diretamente pelo bluetooth. Ponto.
e porque é que tem que ser por bluetooth, explica?
Eu no iPhone através duma aplicação posso fazer transferências para quase qualquer aparelho via WiFi, mais rapidamente
“Eu no iPhone através duma aplicação…” Lá está, mais uma aplicação. Tu preferes assim, tal como também, exista quem tenha iPhone e gostava de ter a possibilidade de transferir um ficheiro por bluetooth mesmo sabendo que pode transferir por WiFi. São preferências.
Mas explica porque é que vou demorar mais tempo numa transferência com bluetooth se posso fazer com WiFi?
Já experimentei e prefiro Android. Não generalizem. Este mercado está sempre em constante mudança, hoje é o IOS que cresce, daqui a 6 meses é o Android ou Windows e por aí fora…
Tens razão em parte. Quem experimenta iOS nunca mais quer Android, mas quem experimenta iOS vai adorar Windows Phone… Porque sistemas operativos polidos, elegantes, fluidos e cujos smartphones que os suportam estão sempre atualizados, deixam-nos mal habituados (no bom sentido). Automaticamente deixamos de ter paciência para lags, inseguranças, sistemas operativos demasiado cheios e faltas de suporte.
+1
Só uso iOS e já usei android durante dois anos. Quando mudei para iOS fiquei pasmado com a qualidade. Já tinha usado telemóveis com iOS mas só para quem usa no dia a dia é que pode avaliar. Senti falta de certas coisas no android e odeio a história de sincronizar com o iTunes, mas de resto o iOS está anos luz à frente do android, ainda que, já esteve bem mais (nos tempos do Steve/iOS 5/6). Sempre que alguém me pede para recomendar um telemóvel mais barato que o iPhone recomendo WP. Pode não ter 1/100 das aplicações iOS e android, mas ao menos sei que não me chateiam um mês depois a dizer que o telemóvel está lento e blá blá. Nunca usei no dia a dia WP mas pelos que vejo fico muito impressionado,. Nunca esperei isto da MS, mas a verdade é que correm muito fluentemente mesmo em telemóveis de 200€.
Exacto! Eu usei sempre IOS e quando o meu pai me pedia para fazer alguma coisa no telemovel dele, android, até me benzia… aquilo é uma granda confusão, em especial o marktplace…
Hoje em dia ele usa IOS e não quer outra coisa.
Marketplace Hahahahaha
Marketplace… Aqui estão os típicos fanboys que comparam e nunca tive usaram Android. Também me dá piada malta dizer que ao passaram de Android para ios a qualidade foi brutal… Sim se calhar estavam num Android de 100 euros… Os Android topo de gama batem qq iPhone agora pontos. O IOS tem a fama de lançar software que já existe à dois anos no Android e chamam lhe inovador. I sheep’s
Utilizador Android e porteriormente iOS.
Sinto falta de muita coisa do Android! Teclados! ah e tal da para instalar agora no iOS mas dão demasiados problemas, ora aparecem ora desaparecem…para não falar que no iOS entre o Swiftkey e o teclado original iOS o dicionário é 10 a zero para o Swiftkey…no Android eu colocava o Swiftkey e zero problemas!
Outra coisa…experimentem colocar rápido um numero que copiem de qq lugar online…coloquem no Dial no iOS, e editem o contacto…para tal tem de apagar para por exemplo corrigir o primeiro numero…ou retirar zeros a mais…por exemplo…para tal tem de apagar tudo e voltar a escrever…se souberem claro…ou ir copiar novamente etc…no Android copiam, está errado colocam o cursor e corrigem…
Updates? sim nisso a Apple habituou-nos bem, tal como a Microsoft e a Google com os seus Nexus…é por isso que eu tenho iOS, e se optar por trocar de volta ao Android será Nexus ou na pior das hipóteses Sony que normalmente são os primeiros a actualizar para outras versões…tal como aconteceu com o Sony Z1…mas para já Nexus ou iPhone…
Windows Phone são bons! mas falta ainda por parta da MS criar mais meios para surgirem novas apps e aperfeiçoar um pouco o aspecto do sistema…para mim o melhor sistema relativamente ao seu Design é sem dúvida o iOS, em versatilidade está a anos luz o Android mas em fluidez está o Windows Phone!
Fanboyismo puro. Fala por ti e não pelos outros. Onde tens muita possibilidade de escolha tens de saber escolher senão escolhes m***a e depois falas mal. Se queres updates a tempo e horas no Android tens marcas que o fazem. Queres fugir de lags? Então gasta num Android o mesmo que gastas num iPhone. Espanta-me que um tão bem informado como tu não saiba estas coisas. iOS é espectacular sim mas please!
A Motorola no mercado é das marcas mais fiáveis no mundo Android porque todos os dispositivos, desde o mais barato Moto E ao mais caro Moto X, têm sempre o último update do Android e garantem sempre a melhor experiência Android. É só saber escolher.
Quem escolhe m***a tem uma experiência a ao mesmo nível. Aprendam a escolher. Os iPhones são mais fáceis de escolher porque são só aqueles.
Resumindo, entre os trimestres homólogos:
– O Android vendeu menos 14,2 milhões (-11,0%)
– A Apple vendeu mais 12,3 milhões (34,8%
– A Microsoft vendeu mais 2,6 milhões (44,8%), embora não atingindo as vendas do trimestre homólogo de 2013.
Claramente:
– Do lado Android há um efeito de saturação.
– Do lado Apple há o efeito iPhone 6 e o forte crescimento de vendas na China, mas o crescimento foi geral.
– Do lado da Microsoft, há várias coisas, entre elas o subsídios aos Lumia com fortes prejuízos para a Microsoft.
Em 2014, na China havia 4 milhões e as famílias da classe média/alta, com grande apetência por consumir são actualmente 80 milhões e vão chegar aos 140 milhões em 2020. Não estão abaladas pela queda das cotações da bolsa porque estão confiantes no aumento dos seus rendimentos (não sou eu que digo posso pôr o link).
Uma coisa engraçada com o Google /Android /China – a Google vai voltar a ter lá o Google Play – com censura de apps a pedido das autoridades – para procurar ter algum controlo sobre o Android que por lá se usa e as apps e ganhar uma lekas. O Android na China é uma espécie de antro mal afamado, também ajudou às vendas do iPhone.
… Em 2014, na China havia 4 milhões – de milionários. Havia 17 milhões em todo o mundo, 7 milhões nos EUA com a China em segundo lugar.
O que é que tem a ver os milionários com a venda de iphones, se a ha tantos tesos por aí com iphones.. Conheço tantos..
P.S. A Apple vendeu 47,5 milhões de iPhones no trimestre que terminou em 30 de Junho. Penso que seja tudo quantidades vendidas, embora por cima do quadro diga “em milhões de dólares”.
Quando me referi ao total do Android pensei que era mesmo o total e não a soma dos cinco fabricantes do quadro. Não altera grande coisa do que disse mas onde escrevi Android leia-se os “cinco fabricantes Android”.
Boa parte do prejuízo da Microsoft Mobile (a ex Nokia Mobile) deve-se às compensações que teve de pagar aos ex-funcionários da Nokia que foram despedidos. Ainda estamos a ver o resultado financeiro da enorme reestruturação que foi feita.
O facto é que, e simplesmente observando as vendas da agora Microsoft Mobile se percebe que a Nokia Mobile não tinha futuro. Era absolutamente impossível suportar uma estrutura tão pesada com tão poucas vendas.
Não, não se deve a compensações!
Estes valores foram derivados da margem bruta reportada para a divisão de telemóveis da Microsoft, e isso não sofre qualquer efeito dos custos com a reestruturação. A margem bruta foi negativa, por isso até esteve a vender muitos telemóveis abaixo do custo, antes sequer de pagar pelo funcionamento da sua estrutura operacional!
”– Do lado da Microsoft, há várias coisas, entre elas o subsídios aos Lumia com fortes prejuízos para a Microsoft.”, com esses subsidio adquiri um DS 532 por 75 euros, e ando em testes à 2 meses, mas neste momento estou saturado, não só pela má qualidade do ecrã como pelo SO em si, os fanboys que venham flamar mas o problema capital da M$ é mesmo a falta de aplicações originais e as da Google fazem uma falta gigantesca (não sei porque dou por mim a pensar que ando com um genero de symbiam qualquer coisa), as tiles rapidamente enjoam, e eu que gosto do android principalmente por ter um homescreen do mais limpo possível, sem mariquices e tiles e icons a torto e a direito.
Depois o mito do lag no android, qualquer android lollipop puro (aka nexus, moto, bq etc.), com 1 gb de ram é fluido, desde que não metam lixo inútil em cima dele.
E a possibilidade de fazer root e assim ter uma panoplia de opções de controlo do próprio equipamento ultrapassa qualquer dos outros dois SO’s em anos luz.
Mexo no IOS várias vezes, e continuo com Android…. não generalizes 🙂
Lá vem a porcaria de comentários da treta.. fan boys…
O que se passa com o android é simples:
1. As marcas atualizam quando querem e lhes apetece não tendo as últimas versões.
2. Sim, falta qualidade de construção nos materiais… Mas lá está… as marcas…
E não, não é crise, isso é psicológico.
Que artigo mais estranho! Pegam numas poucas empresas, fazem uma misturada para depois dizer que o Android está a cair nas vendas, quando na verdade não está? Os dados são interessantes e dariam uma boa discussão e análise, mas dizer que o Android está a cair fere de morte o que é dito…
JBM, és mesmo tu? Tu a reclamar por terem dado um erro que penaliza o Android e favorece a Apple?
A minha alma está parva! 😀
tem algum interesse discutir coisas falsas?
Damn! +1
Basicamente dizes que os números estão mal porque não te agradam…. já pareces o INE.
Os números mostram que as principais marcas estão a vender em 2015 abaixo de 2013, mas tu achas que isso não é cair, muito pelo contrário…
Isso é uma piada? Desde quando é que só 5 empresas representam todas as vendas do Android? É disso que se trata, pegar numas poucas de empresas, fazer uma salganhada e no fim dizer que as vendas do Android estão em queda, quando não estão.
Os números mostram, fazendo algumas contas, que o Android vendeu mais em 2015 que em 2014. Basta olhar para os números e pensar em vez de se limitar a ler o texto sem qualquer espírito crítico… 2014 vendas totais 301,4 milhões, 2015, 337.2 milhões. Excluindo iOS e outras plataformas fica em 2014 cerca de 258 milhões (Android); em 2015 fica cerca de 279 milhões. Ou então ver as análises de mercado tipo Gartner, onde se vê bem que as vendas do Android não caíram.
Ou então ir ler o artigo original, que por sinal tem o cuidado de não cair nesta esparrela, e centra-se nas 5 empresas, na sua importância e significado no mercado, e não vem falar em queda do Android, mas sim na quebra das marcas dos topos de gama Android.
Mas devias ler o artigo tal como está colocado que diz isso mesmo, que mesmo o mercado ter acrescido, o mercado Android está a cair. E não há dúvidas face aos números apresentados pelas marcas que são as que mais vendem e são as que juntas correspondem à maioria das vendas nesse mercado.
outra piada?
explica como é que o que é dito no artigo prova que o mercado Android está a cair se as vendas do mercado Android aumentaram?
Deixa lá os rapazes quietos que eles estão a precisar de visitas 😉
É normal o mercado oscilar. Não quer dizer grande coisa.
As pessoas não estão sempre a mudar de smartphone, por isso as vendas vão diminuir ao longo do tempo, até encontrar um equilíbrio. Ou sair a próxima “Gadget” que toda a gente vai querer 🙂
A quantidade de dispositivos a correr Android é mais do dobro do que IOS, mas a margem de lucro da Apple, acho que ninguém mais a tem.
As grandes marcas perdem para as pequenas por causa da falta de updates em tempo útil. Para que raio quero o android 5 no meu telemovel agora, se está para sair o 6?
As grandes marcas vao perder clientes por esse motivo para as marcas chinesas e igualmente sem suporte e acabarão por criar desinteresse no eco-sistema Android
A Apple anda a comprar os próprios dispositivos para manter o status económico 🙂
Sim, porque eles precisariam mesmo de fazer isso, não é?
Custa a engolir? Paciência! A Apple está, sim, a aumentar cada vez mais as suas vendas e nem é preciso justificar o porquê, mas eu vou dizer assim por alto: Serviço pós-venda, longetividade dos devices, tempo de suporte a atualizações, qualidade dos materiais, fluidez do sistema, loja de Apps, que é a melhor de todos os sistemas operativos, etc, etc, etc.
Se há tanta longevidade, porque é que muitos compram o novo modelo assim que saem? Nada contra a questão da longevidade, estou sim a questionar o que se passa na cabeça dos Apple blinded-fans.
e quem é que te diz que isso representa um número significativo de utilizadores do iPhone? O facto de muitos estarem ligados a contractos com as operadoras dificulta bastante andarem a trocar dessa forma. O modelo de negócios da Apple assenta em pelo menos 2 anos até trocar.
Malware, random reboots, telemóveis grossos, baterias que nos primeiros dias duram (mas muito aquém do esperado pelas mah), depois já não duram com as apps que instalaram, jogos com framerates más por causa da resolução despropositada, aquecimento, falta de updates, updates que as pessoas instalam, depois fica pior (acontece muito na samsung), confuso, falta de apps, uma chatice para as pessoas mudarem de um telemóvel para o outro (para a maioria das pessoas), etc…
Telemóveis que na folha de specs parecem muito bons, mas depois olham para o iPhone do amigo, e vêm que o ecrã tem melhores cores, e vê-se melhor durante o dia, vêm que as apps arrancam rápido, e passam de uma app para a outra, os jogos começam e fazem load rápido, sempre com uma frame-rate constante, o GPS dispara mais rápido que abrir uma App no Android, etc… câmera que tira fotos com cores, contraste, etc. naturais e de fidelidade incrível, tanta coisa…
Depois, é são todas as marcas muito bonitas, excepto quando é necessário ir à assistência, e aí a Apple é muito, mas mesmo muito acima da concorrência… em média, 3 dias, e muitas vezes, dão-te logo um novo… porque reciclam…
no fim dizes que és um fã da apple
no fim, nem se vêm os resultados… pois não?
Não é preciso ser fã da Apple para saber que tudo o que ele disse é verdade. Custa a aceitar, eu sei, mas aceitem que doi menos.
tudo o que disseste é verdade? ó rapaz vai la dormir
tudo o que ele disse*
“Malware, random reboots, telemóveis grossos, baterias que nos primeiros dias duram (mas muito aquém do esperado pelas mah” só parei em ler aqui. já me fez rir bastante hoje
pois, isso nunca acontece no Android, pois não?
isso, mete a cabeça na areia…
Nos dispositivos Android que eu conheço, não faz. Quando as pessoas não sabem utilizar, temos pena.
epah tu ganhaste a discusao quando disseste que o iphone tem um melhor ecran claramente percebes imenso mesmo.lololol. ate te digo mais tens razao na parte dos jogos com bad framerates,mas entretanto eu comprei uma nvidia e espetei no telemovel e aquilo comecou a correr muito melhor… LOLOL. foste logo buscar o pior argumento a resolucao de um iphone??? se disseres que o eco sistema apple funciona espetacularmente,se disseres sei la que é mais facil de mexer para pessoas que tenham mais idade ou que nao liguem muito a modificar o telemovel queiram o telemovel simples e que de para ir ao facebook etc eu acredito agora Resolucao de ecran?? ASERIO?? lol
Só existe um telemóvel com melhor ecrã que o iPhone, é o Samsung, mas só os topos de gama com OLED de topo também…
Mais nem um!
É isso que vai ser o salvador da pátria do Android?
Tem juízo!
E resolução do ecrã? Que é que isso tem? O que não faltam são telemóveis cheios de resolução, que depois o ecrã é uma m___…
Resolução? O que ele escreveu foi: “o ecrã tem melhores cores, e vê-se melhor durante o dia” – que interessa mais que a resolução.
Durante o dia, ao sol, os telemóveis com melhor ecrã são os Nokia/Microsoft com ecrãs ClearBlack .
A sério, pega num Lumia 640 (que na versão dual SIM encontras por pouco mais de 150 euros), num iPhone 6 e num Galaxy S6 (que pelo barato não ficam por menos de 500 euros) e compara a legibilidade do ecrã ao sol.
Aliás, é por isso que desconfio que os topos de gama Android se vendem cada vez menos. Para o comum dos mortais um smartphone de 150 euros faz exatamente o mesmo que um de 500, por isso porquê comprar o de 500?
Quero ver se esse clear não sei que mais, consegue-se ver num dia de sol, e com óculos de sol fortes postos…
@Baptista Batos, ainda bem que queres ver – vais constatar que com sol forte ao meio-dia e com óculos de sol postos vê-se perfeitamente. Se tiveres lentes polarizadas poderás deixar de ver em landscape, mas isso é normal – não é da luminosidade do ecrã, é dos efeitos ópticos das lentes polarizadas.
epah nao me digas que o gps dispara mais rapido no IOS que o GPS é tudo menos uma pistola LOLOL.quando a localizacao nunca tive problemas assim que ligo o google maps ou outro é instantanea a localizacao,ha e nao nos facas falar nos mapas da apple que eram tao bons, o android tem falhas mas o ios tb tem amigo,a questao é que a maior parte do ppl do android sabe que tem falhas ,e voces quando o android esta mal vem criticar etc,depois quando surge uma noticia da apple esta mal,o argumento é “ha falhas qualquer um tem” lolol. E nao me venhas dizer que a camera do iphone é melhor que a camera do LG ou do S6, a do proximo iphone ate pode ser tem obrigacao de ser agora neste momento nao tens camera tao boa ou com tanta opcao em modo profissional como num Telemovel Android.
A concorrência da Apple tem que por na cabeça que o mercado da Apple é diferente!
(atenção, modo realidade nua e crua ligado)
*A Apple fabrica produtos para amantes da apple, e não para amantes de tecnologia em geral. Esse é o primeiro ponto. Apple é muito conservadora, e essa abordagem não agrada muito os “hard geeks”.
*A Apple ataca no psicológico das pessoas, é simples, pessoas compram produtos mais caros, pois acham que os mais caros são os melhores, e gostam de se sentir parte de um seleto grupo (não fui eu quem inventou isso, se vc cursa economia, administração e etc, já deve star cansado de saber disso). A Apple não é só uma fabricante, é uma fucking grife! É o mesmo que acontece com as roupas de grife, e as roupas boas de marcas menores.
*Quando se começa num determinado mercado, atendendo a determinado grupo, você não pode simplesmente mudar o preço e o segmento das coisas, da “noite pro dia”.
A Apple começou com pessoas que estavam dispostas a pagar um absurdo por um aparelho que faz exatamente as mesmas coisas que a concorrência (com vantagens realmente significativas, que acabaram no iPhone 4). E a concorrência não pode da noite pro dia, aumentar o preço das coisas e querer bater de frente com a outra (apple) que já começou nessa linha (ostentação)a muito tempo.
*Quem aqui entende de mercados e seus segmentos, sabe que, preços e segmentos não se mudam drasticamente. Se a apple baixasse os preços pra concorrer com as demais, perderia muito mais público do que ganharia. Pois a grande maioria, (que quase tem um orgasmo em pagar um rim num telefone) perderia a graça e o sentimento de “sou importante, tenho o “”melhor””. “. Isso se repete em todos os segmentos de luxo. Se a Louis Vuitton baixar o preço de suas bolsas (mesmo mantendo a maravilhosa qualidade, pq em qualidade a LV é F#DA mesmo.) ela perderá a maioria do seu mercado.
Muita gente não admite isso, e acha preconceituoso fazer tal afirmação, mas é a realidade que muitas pessoas demasiadamente cínicas se recusam a encarar.
Ponto final: Apple não pode baixar os preços, e a concorrência não pode subi-los. Apple fabrica bons aparelhos de grife, a concorrência fabrica bons aparelhos de marcas mais acessíveis (não muito baratas). A clientela da apple não é a mesma das demais! Pra concorrer com a Apple, seria necessário outra empresa (nova no mercado), com um smartphone luxuoso, com seu próprio S.O (pois android já está marcado como “coidipobri”) e um marketing (beirando a lavagem cerebral), e muito dinheiro pra por as celebridades pra andar com esse aparelho pra cima e pra baixo.
Derrubar a Apple no próprio campo dela é inviável para a atual concorrência.
A concorrência só pode fazer ótimos aparelhos com preços mais realistas, e se alimentar da outra parte do mercado e de pessoas que se enxeram do iO.S (conheço várias). Colocar o mesmo preço do iPhone e partir pra luta, é uma guerra perdida. Não há muito a ser feito sobre isso, é tudo bem óbvio!
“A Apple fabrica produtos para amantes da apple, e não para amantes de tecnologia em geral. Esse é o primeiro ponto. Apple é muito conservadora, e essa abordagem não agrada muito os “hard geeks”.”
Faz todo o sentido, por isso é que vende por ano centenas de milhões de telemóveis…
São todos amantes Apple…
E nenhum é hard geek…
Parei de ler aqui…
Fizeste mal, o que o moço escreveu faz todo o sentido.
Além disso percebeste mal “não agrada muito” não é o mesmo que “desagrada completamente”, apenas que dizer que muitos, mas não todos, os maníacos da tecnologia não gostam do iPhone. O que deixa implícito que sim, há os que gostam.
Trabalho numa empresa de IT/Software House e fora um ou outro gestor e comerciais ninguém utiliza Apple. E pelo que tenho reparado essa é a regra.
Diz antes “os meus amigos da minha turma”…
Que risota, ninguém usa Apple? Deve ter aí 1 ou 2 empregados…
Excelente opinião
é por causa de retardados como tu que ha muita gente que detesta a apple e os respectivos fanboys :). Informa-te antes de abrires a boca e mostrares o quao cego és em relaçao a tecnologia de hoje, tira essas palas dos olhos e ve alguma coisa alem da apple e do que te os teus amigos fanboys dizem.
Falas mesmo sem saber. Falta apps? Facto o Google play tem mais apps que o da Apple. Telemóveis grossos? Actualmente tenho um zenfone 2 vai a espessura dele. Reboots? Nem vê los. Jogos? Performance brutal. Malware? Os Iphones e dados da Apple é que continuam a ser hackeados. Suporte? Da Asus não posso falar porque não tive necessidade mas da Google com os Nexus qualquer problema o telemóvel e trocado logo. Falas sem saber absolutamente nada sobre a concorrência só para provares que o balúrdio que pagaste pelo iPhone valeu a pena.
Sim, por isso é que toda a gente está a abandonar Apple…
Se tas contente, ainda bem…
“? Os Iphones e dados da Apple é que continuam a ser hackeados. ” -> LOL
Sim porque as fotos das celebridades nuas que apareceram na NET eram de smartphones Android, just saying.
Algumas delas usavam Android e BB…
Who cares? O que interessa é cada um estar contente com o que tem, e haver escolha
Damn! +1.000.000.000!
+1
É normal, muitos users do ios não querem saber de mais nada e compram os novos iphones mesmo que não precisem ou que passem fome para os comprar…a malta que tem Android normalmente é mais ponderada logo e normal que isto aconteça…
Deus te abençoe meu filho e continue a iluminar o teu caminho (benção de sacristia).
Tem muita saúde e a mim que não me falte (benção de adro de igreja).
Tu as vezes sais-te bem e nem precisas de recorrer ao teu saquinho afamado 😀
por isso é que muitos users do Android estarem a mudar para iOS.
não pega…
A malta que tem Android perdem o tempo todo à cata da rom que corrige os bugs da outra rom. LOL não vamos por aí!
Conclusão:
Android 67%
IOS 28%
Windows 5%
Outra conclusão parabéns Apple são bons a vender telemóveis.
O resto é whiskas saquetas bla bla bla
nop errado a leitura que temos que fazer é android perde mercado mas continua a dominar mais de metade do mercado,os outros dois juntos nem chegam a 40% do mercado. é esta a leitura ja que estao sempre a criticar e que toda a gente esta a deixar o android porque a maior parte dos telefones nao funciona é lentos etc,no fim das contas todas tem praticamente 70% de mercado imaginem entao se fossem bons lololol.
desculpa mas os meus valores em função dos valores apresentados estão correctíssimos. Agr se pensavas que eram outros analisa melhor.
PS: explica la melhor isso: “no fim das contas todas tem praticamente 70% de mercado imaginem entao se fossem bons “
Talvez o principal problema não seja do próprio android, mas das marcas que só querem vender telemóveis e não atualizam os sistemas.
O único comentário decente nesta página.
ora nem mais…mas de quem é a culpa disso?? dos utilizadores que continuam a alimentar esse mesmo negocio…
Esta situação deve-se a vários fatores. A Samsung embora seja a que mais vende, continua a vender um pouco à base da fama, e não da qualidade em si. Lançam equipamentos xpto, mas depois mesmo com 4GB de RAM ficam lentos, fecham apps, etc. A culpa não é do Android, é da Samsung. Depois temos marcas a dar mau nome ao Android, devido a hardware de fraca qualidade e implementações Android fracas. Para um utilizador comum, com poucos conhecimentos, que não queira puxar muito pelos neurónios, e se tiver dinheiro de sobra, um iPhone é uma opção melhor. Simplesmente faz aquilo que é necessário para essas pessoas. Querem lá saber de root, ou overclock ou poder alterar o boot screen.
Root? ROM? Overclock? Disseste bem, o user comum quer comprar o aparelho e bsdta ligar para funcionar bem e por bom tempo. Porque achas que o Apple II foi um sucesso? Já havia pequenos computadores pessoais antes dele, mas eram… kits de montagem, pois. Andar em roots e overclocks hoje em dia equivale a esses kits de montagem para a mente do utilizador comum. Vamo-nos lá meter no lugar deles por dois minutinhos, sim? 😉
A ignorância é atroz o por aqui, neste momento basta instalar uma simples apk de nome kingroot e consegue-se fazer root a muitos Android’s que por ai andam,
em seguida instala-se o supersu e o controlo é total. Algum dos outros SO’s permitem isto?, já nem vou pelo usb OTG ou sd cards no IO’s etc.
A culpa não é do Android, é de todos os telemóveis que o fabricam…
É mesma coisa que dizer que os conflitos religiosos não são por causa de Deus, são por causa das religiões…
ROMS…nao podem usar isso como resposta aos updates que as marcas esquecem relativamente a equipamentos mais “antigos” alguns deles com um ano (que nado deveriam ser chamados de antigos!!!) pois a maioria das pessoas não sabe, não se interessa, nem tem que se interessar por saber ou aprender a saber colocar uma ROM diferente, pois a marca é que deveria ser responsabilizada por no mínimo manter a actualização de todo e qualquer equipamento custando 1eur ou 1000eur por um período de no mínimo 3 anos!
A Samsung lançõu o Note 5, Edge + ha poucos dias, vem com o Android 5.1.1 por um valor relativamente alto, sendo que passado 1 mês sensivelmente, irá ficar com o seu Android base desactualizado pois a Google irá lançar o M no final deste mês…e quando é que a Samsung irá actualizar os seus modelos topo, quais o irão receber e o pior, é que essa actualização é disponibilizada um mês para o S6, depois passados uns meses para o Note, ou outro modelo qq, assim sucessivamente…
A Google lança para a sua linha Nexus imediatamente, salvo as versões mais antigas que na minha opinião deveriam receber tb! sendo que o Nexus 4 não deveria ser esquecido e na minha opinião é ainda capaz…
Ora vejamos a Apple que vai lançar a nova versão e que irá ser disponibilizada ainda para o iPhone 4S…lançado quando? no já longínquo 2011…
Sigo este site a algum tempo mas nunca cheguei a comentar e não pude de reparar nas barbaridades de alguns comentários de certos utilizadores(benchamark, fg, batista…) onde apoiam sempre a apple mesmo em casos em q não tem razão, Não sei se sao pagos para dizer tais coisas ou não mas não vejo qualquer interesse em discutir qual marca é o melhor quando isso nao existe, apenas a escolha do consumidor consoante aquilo q se pretende.
Relato enquanto consumidor: Tenho um iphone 6 no qual até agora não tive qualquer problema, já do ipad 3 não posso dizer o mesmo.
PS:Não utilizo qql equipamento com android
P.S. Acredite quem quiser 😉
Muito bom comentário.
^ é o mesmo gajo.
A venda dos Smartphones vai pelo mesmo caminho que os outros produtos! Nós não compramos uma TV todos os anos porque já está ultrapassada, porque ela não está! Nós nos dias de hoje não compramos 1 PC todos os anos porque está ultrapassado! Ou seja os produtos tendem a durar mais anos que antigamente, já evoluíram tanto que basicamente para o utilizador comum estagnaram um pouco. E acho perfeitamente normal hoje 1 tlm durar uns 3 a 4 anos sem problemas, logo, é normal as vendas baixarem, já quase todo o mundo tem um tlm.
Mas os fãs cegos da Apple mudam a cada modelo, faz parte do estatuto.
Apple é 5 estrelas o preço é que é ridículo
Tendem a durar mais anos que antigamente? Pahahahah… a sério que me ri 😀
Eu diria que as coisas tendem a avariar mais depressa que antigamente – os electrodomésticos é coisa gritante, então!
Exemplo, que vale o que vale: eu tive uma TV comprada na Praça de Espanha que durou muitos mais anos que uma Philips comparada muitos anos depois numa “loja xpto” – a Philips estava na sala e só apanhava pó, a TV da Praça estava na cozinha e apanhava vapor de água, acumulava gordura, caiu uma vez do suporte (estava presa na parede a uns 2m de altura…), olha a sobrevivência da bicha!…
No ano passado, venderam-se mais telemóveis que há 2 anos.
A Apple tem vendido mais telemóveis em todos os trimestres de 2015 que em 2014.
A minha prima comprou um iphone 6.
Ela manda mensagens por sms e facebook e faz chamadas, nem fotos tira nem saca apps.
Total aproveitamento do smartphone = 10%.
Razão da compra?
É moda diz ela.
Quem tem dinheiro e quer se parecer importante é assim.
Não é a unica que faz isto no mundo.
é de notar que o Justin Bieber bate records de vendas.
Porque?
Porque meio mundo é assim.
LOL, é mesmo isso… /s
uma salva de palmas para este senhor
No Android as vendas baixam porque os utilizadores não compram um telemóvel todos os anos, já na Apple é diferente.
provas do que dizes?
Android é o que mais vende em unidades para número de utilizadores…
Grande lógica no artigo realmente. Só aquelas marcas é que produzem smartphones Android. OPO não produz Android. Deve ser ios e ainda não me apercebi. Já para não falar de asus e outras. ZENFONE 😀
Sim, nota-se que não percebeste nada do artigo. Se reparares, depois daquelas marcas referidas diz… “entre outras”, não viste? 😀
“Em contra-mão, os fabricantes de smartphones Android têm vindo a expedir menos dispositivos, o que também está associado ao aparecimento de grandes fabricantes chineses como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, entre outras, que têm vindo a produzir equipamentos muito completos, bonitos e mais económicos.” ou eu não sei ler ou está frase da a entender que essas outras marcas não são fabricantes de Android. 😀
“Em contra-mão, os fabricantes de smartphones Android têm vindo a expedir menos dispositivos, o que também está associado ao aparecimento de grandes fabricantes chineses como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, entre outras, que têm vindo a produzir equipamentos muito completos, bonitos e mais económicos. ”
E eu que pensava que a Huawei, Xiaomi e OnePlus eram fabricantes de Android…
Não percebeste. O aumento de dispositivos (aumento em variedade) está a deixar o mercado saturado de novidade, está a deixar o mercado com pouca inovação, porque certas marcas deixaram o conceito WOW de rastos, porque são baratas, porque são boas e porque são simples de adquirir. O ter mais escolha mas da mesma “cor”, porque os chineses fazem muita coisa igual, está a deixar o mercado sem vontade de trocar de equipamentos e deixou de ser atractivo.
“Para quê comprar o Galaxy S6 se daqui a uns dias tens um Xiaomi Mi5 muito mais barato e igualmente funcional?”, “Para quê ter um LG G4 se saiu um OnePlus 2 que tem uma qualidade brutal?”
Então, as pessoas já não têm ansiedade de ter um novo, já usam o seu mais anos e isso pode ser uma das características que está a arrefecer o mercado.
No caso da Apple, todos os anos sai um novo, um apenas (com uma ou duas variantes). As pessoas sabem que não há concorrência ao iPhone, mais ninguém faz máquinas com iOS e com um ecossistema como o iPhone permite usar. É essa a ideia que está na frase, que vem do restante texto antecedente.
Acho que isto diz tudo….e as pessoas não são parvas….
Wikipedia
Iphone 4S foi anunciado a 04 de outubro de 2011
IOS 8.1.4 ficou disponível a 13 agosto de 2015
Ou seja passaram 1409 dias (3 anos, 10 meses e 9 dias) desde o lançamento do iphone 4S até ao novo software versão OS 8.1.4 e este ultimo software continua a dar SUPORTE ao IPHONE 4s…..
Wikipedia
Iphone 4 foi anunciado a 07 de setembro de 2010
IOS 7.1.2 ficou disponível a 30 junho de 2014
IOS 8.0 ficou disponível a 17 setembro de 2014 (iphone 4 deixou de ser suportado)
Ou seja passaram 1392 dias ( 3 anos, 9 meses ou 23 dias) até sair o ultimo software compativel com o iphone 4….
Quase 4 anos a dar suporte a um smartphone é muito bom e aqueles 600€ iniciais resume-se a 600€ a DIVIDIR por 4 anos = 150€/Ano
E se venderem o dito iphone 4 por 150€, o valor fica em 450€ a DIVIDIR por 4 anos = 112€/ano….
Portanto muito mais barato que qualquer Android….
Tenho um iphone 5 (21 Setembro de 2012) e até á data de hoje passaram 1080 dias ( 2 anos, 11 meses, 16 dias) e continua saudável para mais 1 ano.
Tenho um Nexus 5 (31 outubro de 2013) e até á data de hoje passaram 675 dias ( 1 ano, 10 meses, 6 dias) e continua saudável para mais 1 ano com Lollipop 5.1
O meu credito android vai APENAS para os smartphone da Google pois são os que se aguentam mais tempo sem ficarem com o OS obsoleto, mas quando vender o NEXUS 5 espero que me deem 100€ por ele….
E não se esqueçam que 25% dos utilizadores android continuam “presos” no Kit kat 4.2.2
https://mixpanel.com/trends/#report/android_frag/from_date:-14,to_date:0
“PRESOS” á 675 dias (1 ano, 10 meses e 6 dias )
observação:
O iPhone 4 começou a ser vendido a 24 junho de 2010, por isso até fez 4 anos de suporte. Com o iPhone 3GS foi mais do que isso, e o iPhone 4s vai ter o iOS 9, por isso já tem garantido muito mais do que 4 anos.
Concordo plenamente que relativamente aos update Apple mas também a verdade é dar suporte esse tempo todo e depois os telemóveis não aguentam com os sistemas operativos actualizados e se arrastam também não vale apena.
ui o iphone 4 s com ios 8.0, só pode ser algum post cómico, foi precisamente por isso que me desfiz para sempre do iphone , para não falar de muitas e muitas pequenas faltas do próprio IOs
O que se passa com o mercado? Então Pplware? Nem parece pergunta vossa… Finalmente os utilizadores se aperceberam que o Android não presta, mas não presta mesmo, e decidiram reconhecer que de facto o iOS é um sistema operativo BOM e EXCELENTE: “Ah e tal, tem se ouvido muitas coisas más sobre o iOS, e coisa e tal”. Simples: “Ninguém apontou uma arma à cabeça de alguém e o obrigou a fazer jailbreak, fizeram porque quiseram”, simples!
Nada disso. O Android já foi mau (mesmo com milhões a pintar de bom) e actualmente é um excelente sistema operativo. Tem problemas como os outros, os dele agravados pela fragmentação e pelo alargado leque de hardware que “tem de funciona”, isso é velho, já vimos isso no Windows há umas décadas. Agora, os fabricantes de dispositivos é que não têm criatividade, outros querem um modelo de mercado que não têm capacidade de manter e outros ainda são o “asa” de outras máquinas, à espera de uma oportunidade. Há muita falta de criatividade neste segmento, mas há muita máquina que está mal aproveitada sim.
É um “excelente sistema operativo”…
E as falhas todas do Lollipop, que até os fãs de Android lhe chamam do “Vista do Android”?
E qual é que não é uma excelente SO? O iOS não é? O Windows Phone não é?
E? Não deixa de ser um excelente sistema, muitas vezes é é mal tratado, pelas roms fanadas de alguns fabricantes.
Pontos, bom para ti… Para mim não é, simples. Cheguei a usar um Android ao mesmo tempo que também tive o iPad e tenho te a dizer, lamento muito essa escolha. Felizmente, agora tenho iPhone e não poderia estar mais contente.
O número que mais me fascinou foi o lucro por telemóvel da Apple… 185$ !!!
Se fossem vendidos pela HTC ou Sony p.ex, seriam mais baratos 200$ !!!
Cada cliente paga quase 200$ não pelo equipamento em si, mas para encher os bolsos da empresa. A isto é que eu chamo caridade para com os pobres dis accionistas… bem hajam!
+1
Gostava de saber o lucro/tlm de xiaomi, oneplus, oppo ulefone… deve ser o mais equlibrado. E explica quase tudo.
Isso é que são contas à merceeiro.
Falta aí a parte que a Sony ou HTC não têm lojas próprias, ou sequer loja online!
Logo, em 600€ que dás por um Sony ou HTC, 200€ vão ter que ir para a loja, ou senão, não vendem, metem um chinca o um Samsung na prateleira…
Aliás, é mesmo por causa dessas coisas e de outras que nas físicas, mal se vêm essas marcas, e nas online, raramente têm em stock…
Não sabes do que falas, não ponhas a fazer invenções…
Oh merceeiro, então e achas tu que as lojas da Apple não custam dinheiro, não ficam com a sua parte? Já reparaste que o iphone custa o mesmo na loja online, nas tais lojas ou em qualquer outra loja? Olha, a mediamarkt se vez em quando vende modelos anteriores com grande desconto. Não há Sony e HTC em lojas físicas?! Se FNAC, Worten e sei lá mais o quê te dizem alguma coisa, não deves sair de casa há uns tempos…
As lojas da Apple custam dinheiro mas a margem de venda fica para si (Apple) em vez de ir para outros. São também lojas que geram imenso movimento, reduzindo o custo por venda.
Por isso para a Apple as vendas nas suas lojas representam ter mais lucro com os seus aparelhos.
Ponto que muitos esquecem: a Apple desenha os seus processadores, não os compra à Qualcomm ou MediaTek ou outra; a Apple desenvolve o seu OS, não vai buscar o Android dado “duas de mão” em cima.
E?
Que eu saiba a Sony e a HTC não lançam os seus aparelhos topos de gama 200 dólares mais baratos que o iPhone. É essa a competição directa e vende a preços muito próximos ao iPhone. O problema dessas marcas é que os seus topos de gama vendem muito menos que os seus outros aparelhos, arrastando para baixo as suas margens de lucro. Essas marcas também devem ter muitos problemas em controlar os outros custos de operação, daí os prejuízos.
Exactamente, não os vendem a esses preços e ainda assim chegam a ter prejuízo, o que significa que aquilo que pagas é realmente o telemóvel e não andas a manter os accionistas.
exacto o quê?
Lançam os seus topos de gama basicamente ao mesmo preço do iPhone topo de gama, e com margens que devem ser smelhantes! Por isso essa de que pagam só pelo telemóvel não bate certo com isto.
Se estas empresas têm prejuízos é porque não conseguem vender muitos modelos destes e vendem mais modelos de gama média/baixa, que têm naturalmente piores margens, mas mesmo assim não captam número suficiente de clientes.
E olhas para a Apple, que mesmo com pelo menos 2 modelos mais baratos, consegue vender sempre muito mais topos de gama, cerca de 60-80% das vendas!
A margem de lucro da Apple é conhecida, está no gráfico do link.
Se no canto superior direito mudares para GOOGL ficas com a da Google que é parecida.
A margem de lucro da Apple seja a global, seja por produto, é boa mas não é excessiva.
O facto de os fabricantes Android, com excepção da Samsung, não terem lucros, ou terem prejuízos, a que se junta a Microsoft nos Lumia é que é uma aberração.
“Quem não sabe comerciar fecha a porta”. Quem ganha dinheiro com os clientes pode depois prestar-lhes boa assistência (leia-se, actualizações do iOS e serviços).
Quem perde vai-se dar ao trabalho de fazer actualizações? Sobra a Google que está nas suas sete quintas – o que quer é vender anúncios – criou um sistema de actualizações do Android que é um aberração e ainda consegue ficar por cima -quando a coisa corre mal a culpa é dos fabricantes.
http://ycharts.com/companies/AAPL/profit_margin
+1
Uma no cravo, outra na ferradura. Motivo para não haver atualizaçoes, está correcto, mas isso é óptimo, com a comunidade existente, eu trato das atualizaçoes e assim não preciso de as pagar, assim como também não preciso de pagar as lojinhas brancas com betinhos lá dentro a tentarem impingir idevices, se o telemóvel avariar em vez de 3 dias, espero 5 pela reparação, não pago mariquices de ter o compositor não sei das quantas a compor os toques do iphone e uns designers a fazerem um telemóvel parecido com um acessório de senhora, como aquelas cenas de maquilhagem p.ex., mas isso sou eu, há quem goste dessas coisas e não se importe de pagar por elas, há quem não queira ou não e entenda o suficiente para andar a trocar roms e afins, perfeitamente compreensível!
O que é interessante é que a Google atualiza regularmente o seu SO, e o implementa rapidamente nos seus telemóveis, por isso não entendo a tua dificuldade de apreensão da realidade.
Pode considerar-se normal/aceitável este abrandamento do Android. Há muitos e como alguém disse já praticamente toda a gente tem um smartphone.
O que realmente o Android tem de cuidar é a imagem que está a passar para os utilizadores. É muito frequente ver smartphones no mercado que não são capazes de oferecer uma experiência de utilização mínima. Há o grande problema das atualizações que para muitos é algo que nunca acontece ou se acontecer é tarde.
Por fim há ainda o problema da falta de personalidade. Não há um único fabricante que represente dignamente o que devia ser o Android. Htc e Sony por exemplo tem robustez e qualidade de construção dignas de superar a Apple mas perdem no resto. A linha Nexus apenas tem uma otimização de software fantástica e atualizações mas também não passa disto. Curiosamente e talvez por moda a Samsung leva o Android para o topo de vendas com equipamentos que nem são suficientemente bons nos aspetos referidos antes mas conseguem ser os mais caros do mercado.
So vejo uma solução: Ou a google respeitando a filosofia open source consegue impor um caminho de ganho de identidade do Android impondo aos fabricantes requisitos minimos por exemplo ou acreditem que o Android seguira o caminho do fantástico symbian entre outros.
A Microsoft e a Apple estão a fazer um excelente trabalho nestes aspectos por isso estão a ver a sua recompensa.
Isto é muito simples, os telemoveis chegaram a um ponto em que não compensa para muita gente comprar a iteraçao seguinte porque não o beneficio nao justifica o preço do upgrade, e acabam por saltar 1 iteração. Depois ha os isheeps que compram tudo o que tem uma maça nas costas, nem que seja um tijolo.
Mais estatísticas mal feitas. O que se passa é que o mercado de marcas menos conhecidas da china cresceu e por algum motivo não entram nestas estatísticas. Não percebo como há gente a ganhar um ordenado fazendo estatísticas destas.
Tens de enviar o teu curriculum, estás a passar ao lado de uma grande carreira.
Talvez até tenham crescido, mas a percentagem é ainda insignificante para marcar a diferença… alem de que todas elas, ou melhor dizendo, a sua grande maioria lançam os updates ao Android consoante lançam equipamentos novos…coisa que não acontece com os WinPhones, iOS e Nexus!
Será mesmo?
http://www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp
não me parece que esse seja o melhor argumento. As vendas totais do Android não caíram, mas a sua quota de mercado caiu e isso fica bem visível na tabela. As comparações devem ser feitas com o ano anterior para excluir os normais efeitos sazonais em cada plataforma
Se não fosse a China o iOS tinha tido prejuizo……
como é que tinha?
LOL?
Estas estatísticas não me espantam. Só em Portugal, talvez por ser um país pobre, é que ainda vejo muita gente com telefones Android. Nas minhas viagens só vejo gente com iPhone, seja nos aeroportos, nos hotéis, nos restaurantes, na rua, na praia, etc. Acredito que nas zonas menos urbanas, o Android seja a opção mais escolhida. Talvez por serem menos exigentes. Já nem vou falar no ambiente empresarial, porque aí o domínio do iOS é avassalador.
+1
O iphone à muito tempo que deixou de ser so um telemóvel, e um acessório, muitas vezes so pra mostrar que é importante ou que tem dinheiro, n querendo ser hater porque ate gosto do iphone mas esta e a verdade
Nas tuas viagens para a escolinha deves ver muitas coisas tu… sabes o que eu vejo? números! E sabes o que dizem? Por cada iphone há 8 ou 9 Androids… live with it! 😉
8 ou 9? viva o exagero! É mais tipo 5 ou 6 nas vendas, e em uso é provável que a diferença seja menor. As estimativas colocam cerca de 450 milhões de iPhones em uso, no Android a Google falava em mil milhões de utilizadores há poucos meses atrás, embora isso não deve incluir a China.
Não sei que viagens anda a fazer; pela minha parte não confirmo o que diz. A prevalência que constato é mais ou menos a das estatísticas. Ainda há gente nos aeroportos com BlackBerry, surpreendentemente.
Pessoal acordem pra vida! Até os rádios auto dos chineses que vendem no ebay vêm com Android… Vão aos centros comerciais e vêem paineis informativos, muitos deles já usam Android. Enfim, como podem comparar o que é incomparável? Android é gratuito e o open source. E se for bem implementado é fantástico e da 15 a 0 ao iOS.
A minha opinião: O mercado dos smatphones está a ficar saturado em alguns segmentos. Sendo que os segmentos mais saturados usam android.
De qualquer forma, acho que estas perguntas à “Rui Santos” não ajudam a guiar no esclarecimento das verdadeiras razões desta questão. É preciso uma maior amostra e mais tempo para realmente existir uma “trend”. O pior que pode acontecer é existir análises precipitadas tendo em conta uma curta duração da amostra.
o problema não é do android , mas sim das fabricantes.
Mas também pode ser às regras (ou falta delas) que o android empoem aos fabricantes que o distribuem!
Onde você está vendo o problema?
estamos a falar de dinheiro e não de unidades logo, eu consigo comprar um smartphone android a 41€ desbloqueado já IOS o mais barato é 212,5 € desbloqueado.
Até vou mais longe vamos supor que a comparação era sobre sistemas linux e sistemas windows, claro que quem teria a maioria das vendas era a windows pois linux é grátis para a maioria das versões desktops
Falam falam mas não dizem nada de jeito, ficam so a defender a sua marca, aquele que diga que ios e wp nunca travam, tem problemas no software, que atire a 1a pedra, e no suporte que sao os melhores? Aqui a uns tempos precisei de ajuda com a rom, eram 4 da manhã , mandei um mail há lg, na manha seguinte pelas 9 h ligou me logo, com a samsung foi a mesma coisa embora tivessem demorado 2 dias a responder, o que eu ja nem estava a espera pois era sobre um dispositivo ja antigo(s galaxy tab) , updates, pra que quero eu? Sim era bom receber um update de vez em quando, mas tb n sinto falta, o meu telemóvel funciona bem com o que tem
Receber updates não é só por “boniteza”, também é por uma questão de otimização, segurança, etc..
Para mim este é um mercado muito dinâmico, e o Android cai por causa dos seus problemas, e o facto de gostar ou não da Apple e não tenho nenhum, não me impede de reconhecer que o IOS é excelente no marketing, por isso o mais provável é o Android continuar a cair enquanto os diversos fabricantes e a google não se puseram de acordo para, dar uma nova alma ao Android, se tal acontecer não tenho dúvidas que mais tarde virá uma noticia igual a esta mas a dizer que é a vez do Iphone cair nas vendas…
Os dados apresentados estão errados… Muito errados!
http://www.idc.com/prodserv/smartphone-market-share.jsp
“Android dominated the market with an 82.8% share in 2015 Q2”
“Em contra-mão, os fabricantes de smartphones Android têm vindo a expedir menos dispositivos, o que também está associado ao aparecimento de grandes fabricantes chineses como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, entre outras… ”
Ora, estes novos fabricantes não são produtos de aparelhos Android? O Android não está em declínio, mas as produtoras “tradicionais”. As novas produtoras estão combinado preço e qualidade, ou seja trazendo a experiência de aparelhos custosos a preços módicos…
“Em contra-mão, os fabricantes de smartphones Android têm vindo a expedir menos dispositivos, o que também está associado ao aparecimento de grandes fabricantes chineses como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, entre outras… ”
Ora, estes novos fabricantes não são produtos de aparelhos Android? O Android não está em declínio, mas as produtoras “tradicionais”. As novas produtoras estão combinado preço e qualidade, ou seja trazendo a experiência de aparelhos custosos a preços módicos…
Coisa feia!
Não acredito nesses números, isso é papo de quem está por baixo e espalham BOATOS para tentar “frear” ou denegrir a imagem de quem está por cima.
E quem está por baixo e quem está por cima? É que este mercado não pode ser visto assim.
A Apple e seu IOS para mim é um fracasso. Um sistema que é um “clube fechado” que só tem “patricinho”, para mim não sobrevive. Por isso que IOS é 0,001% do mercado no brasil, é ai que estão tentando denegrir a imagem do Android, sistema que mais cresce no mundo.
Não consigo entender como podem referir declínio de um SO no entanto só referem algumas marcas de telemóveis e vejo que os comentários comparam alhos com bugalhos! No meu caso tenho um telemóvel Sony Xperia Z adquirido à mais de dois anos. Está actualizado automaticamente pela marca com lolipop, continua super fluido, bastante organizado, robusto e com uma performance invejável. Quando vejo artigos como este é alguns comentários que se lêem por aqui só posso concluir que tentam fazer comparativos entre modelos de gamas de 100eur com gamas de 700, obtendo conclusões de que ias é melhor… Não crítico o SO da Apple mas comparem o que é comparável! A Samsung tem modelos a começar nos 100 euros, não coloquem tudo no mesmo saco
Eu tenho um Sony Z3 Compact. Grande telemóvel!
Análise muito boa, mas na minha opinião falta o real fator para o declino dos dispositivos Android: os dispositivos de topo usam o mesmo tipo de Android que os dispositivos 5 ou 6 vezes mais baratos. E este facto faz com que a esmagadora maioria procure a melhor relação qualidade-preço. Não obstante a qualidade de construção de dispositivos que como a HTC, Samsung, LG, etc – as chamadas marcas de topo – apresentam no mercado, o facto que terem a mesma base de software e usabilidade de dispositivos de novas marcas como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, etc é o maior entrave para a venda dos dispositivos mais caros. De facto se tivermos smartphones muito bons ao lado de outros bons (em termos hardware e usabilidade) mas por um terço do preço, a grande maioria dos utilizadores opta por estas novas marcas, mais ainda se passado meio ano já estiverem no mercado dispositivos com mais novidades e ter processadores mais potentes pelo mesmo preço. Assim a maioria do utilizadores opta pela compra frequente de novos dispositivos para andar “na crista da onda” mas sem pagar 2 ou 3 vezes mais.
Em conclusão: a falta de um Android de topo, com real distinção de usabilidade e capacidades diferentes do Android normal, o facto de a tecnologia evoluir num espaço muito curto de tempo (passamos de single core para dual, quad, octa, etc num espaço de 5 anos apenas) e destes dispositivos saírem para o mercado com preços muito competitivos, é, na minha opinião, o maior entrave para a venda dos high end. Ao contrário a Apple continua a crescer porque não existe Apple low end ou low cost, nem saem evoluções com o mesmo sistema operativo a metade do preço.
Acho que o mercado Android vai acabar por colapsar sobre si mesmo tornando-se num sistema para as massas, enquanto que Apple será o nicho high end.
Aqui ficam os meus dois cêntimos para a discussão. Só faz sentido comparar um iPhone com um Android do mesmo preço. Eu por acaso tive esta opção há quase um ano. Tinha comprado um Sony Xperia Z3 Compact (custou-me, acho, 550 euros) há pouco tempo quando, por questões profissionais, me atribuíram um iPhone 5s para uso pessoal (compraram-no por 600 euros, acho eu). Após um curto período a usar os dois, decidi-me por manter o Android e o iPhone ficou para a minha mulher (que naturalmente o adora). No iPhone não gostei do browser e da excessiva dependência em tudo o que é Apple; o resto era excelente. No Android só não gostei da confusão razoável de aplicações, mas o resto também era excelente. O que me levou a decidir pelo Sony foi a duração da bateria e a menor omnipresença da Google. Isto apesar de estar traumatizado com os Androids baratos dos meus filhos… Em todo o caso, antes tinha tido um telemóvel Nokia Lumia 630 e adorei o WP 8. O telemóvel era rápido mas começou a dar problemas nas teclas de volume e no visor. Tive que o abater ao ativo mas fiquei com o gosto do WP na boca; tenho-o aconselhado às pessoas amigas e da família que queiram ter uma máquina ótima a menos de 350 euros. Hei de voltar ao WP se entretanto a Microsoft não acabar com ele.
Para mim é bem simples, estagnação de mercado. Os aparelhos já não dão saltos quânticos de desempenho, os saltos de galaxy s, s2, s3, eram enormes. Os clientes já perceberam isso. O Android vende bem mais é a concorrência entre as empresas que produzem o aparelho é maior. Mas somando são mais de 100 milhões, contra 47 milhões da apple. A apple tem um mercado diferenciado, que compra o iphone novo só por causa da marca, por causa do status. É que nem comprar um carro de luxo. Os usuários do Android de aparelhos de ponta são fãs de tecnologia e então compram conforme os dispositivos fornecidos tragam novidades. Os últimos dispositivos trouxeram mais novidade em design que para usuários de Android não compensa tanto comparando CxB. Foi o tempo que sonhava em ter mais memória, ou maior espaço, Hoje em dia já tem um nivelamento. Talvez futuramente tenham novos dispositivos com um boom tecnológico para alavancar as vendas do Android. Outro ponto é que diversos dispositivos com Android de outras marcas não foram colocados nesta tabela, o que demonstra que Android vendeu muito mais que nestes 100 milhões.
Android é um sistema operativo onde para quem gosta de tecnologia sem limites não vai querer outra coisa. Não há Androids boa ou fracos, há sim nos equipamentos que os levam que podem ser bons ou fracos dependendo da carteira das pessoas.
A Apple só faz telemóveis de topo, com um sistema operativo bom mas muito limitado… Sem falhas, isso porque controlam tudo o que entra e o utilizador só pode usar o que eles dizem usar, tudo o que for estranho não é permitido por isso falha menos, o que parece não incomodar os seus utilizadores pois eles não estão preocupados com tecnologia, só querem um telemóvel que tire fotos, dê para telefonar e mandar mensagens e abra o Facebook e claro, tenho o logo da APPLE atrás, talvez a coisa mais importante. A Apple não vens telemóveis, vens Status… É a grande diferença.
Por isso aos que querem o status, deixam quem percebe de tecnologia e inovação continuar a inovar.
Ponto.
Três coisas… Expliquem-me como é possível num sistema supostamente já maduro dada a idade…
No iOS se ao digitarmos um número para efectuar uma chamada mas errarmos no primeiro digito, teremos de apagar todo o numero e rescreve-lo novamente, certo?
No iOS se tivermos num PDF um contacto telefónico (foi o testado) separado por exemplo 123 456 78 90 e queremos copiar o numero para fazermos uma chamada…impossível… so deixa selecionar os números que estão juntos…mais nada…
Recebo um email com um ZIP e no seu interior um PDF, descarrego o ficheiro… depois instalo uma app para descomprimir o Zip, mas este não reconhece o ficheiros, tento para tal voltar ao email e ter de novamente sobre o ficheiro copiar o ficheiro para dentro da APP que descomprime…depois ele descomprime e só depois posso eventualmente ver o conteúdo…
Quando sai o Nexus 6P? é que o iOS pode ter muitas coisas maravilhosas e tem, mas tem pequenas lacunas que simplesmente parecem não querer passar disso…apenas arranjar desculpas para aquilo que o iOS não faz…e isso é que não…nao basta dar mais coisas ao sistema. basta por vezes melhorar aquilo que tem…mas melhorar verdadeiramente…ter mais HW? mas para que? afinal não posso fazer decentemente coisas básicas…e o mesmo digo para o Android e o Wphone…preocupem-se em aprimorar o vossos sistema..e depois preocupem.se com o HW…
Apenas três simples exemplos…
só a primeira coisa que dizes é que não dá para fazer de forma directa – é preciso guardar o número para editar. O resto faz tudo sem problemas; podes copiar um número à vontade num PDF, e podes descomprimir um ficheiro em ZIP na aplicação de email que vem no iPhone e visualizar o conteúdo ou ver o conteúdo noutra aplicação.
Copias o número se este estiver todo junto tipo 123456789 mas se estiver separado tipo 123 456 789 num pdf não deixa…Eu tentei…
Então não sei o que se passa porque recebi uns conteúdos por Mail que não consegui descomprimir directamente e tive de instalar uma App…E fazer os passos acima descritos…
Testei num Android Nexus 6 e funcionou tudo…nao digo que o iOS não preste…Mas tem algumas coisas que para a maturidade que tem…ja devia estar melhor…muito melhor…
Kkkkkk… mais essa do ios.
Tente copiar também um arquivo ou um mp3 para o seu iphone.
Surpresa!!! – Você não consegue.
tenho que te dizer que não parece de todo que tenhas tentado – parece mais algo saído dum artigo qualquer com vários anos de desactualização ou má informação.
Alguém minimamente habituado ao iOS sabe como ajustar a selecção de texto em qualquer tipo de documento – desde que a aplicação o permita. Num PDF não é diferente em nada… pega-se nas margens da selecção e ajusta-se, copia-se e depois cola-se onde se quer, sendo que a aplicação do Telefone não tem qualquer problema com espaços, traços ou parêntesis.
O Mail desde a o iOS 7 que descomprime ficheiros ZIP, possibilitando ver os conteúdos ou abrir um conteúdo noutra aplicação.