ANACOM: Como é o serviço móvel das operadoras?
É comum perguntar-se qual a melhor operador. A resposta não é diretamente até porque uma operadora é responsável por vários serviços.
Com o objetivo de termos alguns indicadores, a ANACOM realizou recentemente um estudo sobre as comunicações móveis. Conheçam os resultados.´
A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados, e da cobertura GSM (Sistema de Comunicações Móveis de Segunda Geração - 2G), UMTS (Sistema de Comunicações Móveis de Terceira Geração - 3G) e LTE (Sistema de Comunicações Móveis de Quarta Geração - 4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na região Norte.
Esta região abarca, integralmente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu, num total de 86 municípios, abrangendo 21,3 mil Km2, ou seja 23% da superfície terrestre do país.
Estes estudos visam dotar o mercado de informação isenta sobre o desempenho destes serviços e têm em vista caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços. Para tal são realizadas pela ANACOM:
- (i) chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
- (ii) transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
- (iii) medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura; resultando em 13 indicadores de qualidade utilizados para aferir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio
Afinal o serviço das operadoras é bom ou mau? A ANACOM diz...
De acordo com a ANACOM, os sistemas analisados apresentaram, em média, boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS e LTE, ainda que com desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas e entre os operadores. O serviço de voz apresentou bom desempenho global em todos os operadores.
Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, registou-se bom desempenho global, no download e no upload, observando-se, não obstante, algumas diferenças entre os operadores.
A capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de transferência de ficheiros, em download e upload, apresentou uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais. Por seu lado, a velocidade de transferência de ficheiros registada nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais é significativamente inferior à registada nas áreas predominantemente urbanas, tanto em download como em upload.
Este indicador apresentou uma elevada variabilidade, observando-se valores máximos acima de 249 Mbps e 64 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos abaixo de 0,05 Mbps, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.
Faça já o teste à sua operadora...
Este artigo tem mais de um ano
Resultados claramente comprados pela NOS. O seu serviço é dos três o pior, tem muitas falhas. Além de que têm “fibra” que nem sequer é fibra.
Depende das zonas, aqui onde vivo é mesmo fibra, que é utilizado pela NOS e Vodafone, agora sim a NOS tem serviço de m* mesmo, tentei meter serviço deles aqui e complicaram para carago, a vodafone foi em três tempos
Tens FTTH e HFC
Tecnicamente o HFC continua a ser fibra, mas só até ao armário de distribuição, o resto é coaxial
Lá vem o Alexandre Fonseca dizer que a Anacom, está contra a MEO.
E o Miguel Almeida que pensa que a NOS que é melhor que as outras? Quando a sua rede nem aguenta metade dos utilizadores pendurados, é só queixas. Alem de que afirmam que possuem fibra quando na verdade é HFC.
Em algumas zonas sim existe NOS FTTH, mas a NOS deveria ser proibida de utilizar o termo “fibra” com os pacotes HFC. A ANACOM infelizmente fecha os olhos.
Até a própria NOWO faz melhor e sabe separar a tecnologia de outra, não precisa de textos e pontos escondidos a explicar.
https://www.nowo.pt/pacotes/tv-net-voz/
Onde anda a NOS? Que nem se sabe que tecnologia possui em X ou Y zona.
Tenho Vodafone tanto mobile como serviço fixo fibra, e estou contentes com eles, pelo menos aqui em Pombal a Vodafone é que tem melhor serviço, quando estava em Viseu era a MEO com melhor.
Tenho nos fibra mesmo fibra não hfc e móvel e tenho 4G+ em quase todo o lado, eles melhoraram e muito as suas redes
A MEO fez recentemente um upgrade na sua Rede, podes verificar agora dão mais uns pozinhos no download e upload o que antes não acontecia, a menos que vivesses perto da Central
«- Estão a ocorrer várias alterações significativas, não só nesse campo da rede interna, como da rede internacional.
Desde há uns dias, actualizadas foram as capacidades para vários IX europeus.
AMS-IX de 30G para 100G
DE-CIX Frankfurt de 30G para 50G
LINX LOND 1 (Londres) de 40Gpara 50G »
Tudo isto, a MEO tem vindo a trabalhar na rede, e já se nota melhorias.
Para mim, a NOS é a melhor operadora. Tenho o sistema híbrido (fibra na rua e cabo em casa). A imagem de TV é fabulosa e o sinal de internet sem falhas.
hes um privilijiado
Gosto das raspas de fibra, sempre da para passar o tempo a descascar os cabos coaxial enquanto jogo um solitário.
tenho um sistema hibrido, essa deve ser a piada do dia eu tambem tenho um sistema hibrido mas em água, tenho quente e fria e quando quero dá para por morna
Eu já estava a prever que a Vodafone era a melhor operadora no sector móvel.Não é de admirar.Tem um excelente serviço.Até no sector fixo,da fibra.Não há cá falhas de velocidade nem “raspas” de fibra.E cada vez mais aumentam mais a sua carteira de clientes,muita atenção !! Daqui a poucos anos não sei se chegam à liderança,não sei,não… Pelo andar da carruagem e pela extrema insatisfação que se vê e se sabe de clientes das outras 3 operadoras(da NOS,da MEO e da NOWO),acho que esse dia vai chegar mais cedo do que é esperado. 🙂
sabes dar um espaço antes e depois das virgulas certo?
A NOS é de todas a pior. Muito fraca cobertura de rede, se não estiver ligado a wifi dentro de um escritório nem consegue que as pessoas o oiçam. A própria internet falha muita vez e a caixa preta ou sinal de televisão bloqueia, pelo menos na minha zona, uma a duas vezes por semana.
Tive serviço NOS na minha empresa durante 8 anos. Foram os piores 8 anos de sempre… desde comerciais mentirosos, constantes falhas de serviço, rede móvel praticamente inexistente em alguns pontos do país (em Vilamoura com 4G ligado tinha 1mb de download). Mudei à 2 semanas para MEO fibra com números móveis incluídos, tal como tenho em casa, e não podia estar mais contente…