Datacenter da Covilhã: Altice Portugal vai investir 4 milhões
A Altice Portugal anunciou recentemente que vai investir mais quatro milhões de euros no melhor e maior DataCenter de Portugal que pertence à própria Altice e que se localiza na Covilhã. Com a contínua aposta na inovação e na tecnologia, no interior do país, entre outras ações , este investimento irá permitir a migração de toda a infraestrutura de suporte ao portal SAPO.
Migração do Portal SAPO
De acordo com informações que já foram reveladas, a Altice refere que a infraestrutura de suporte ao portal SAPO vai ser migrada "para aquele que é o maior centro de processamento de dados em Portugal, uma ação que envolve 671 servidores e um petabyte de armazenamento".
A empresa ainda que...
...em alinhamento com os pilares de inovação e investimento, realizará ainda a evolução das infraestruturas existentes para suportar a estratégia de virtualização de funções de rede que está a implementar, através da criação de um ambiente virtual produtivo, distribuído em 'data center', envolvendo a Covilhã e Picoas
Atualmente, o centro de dados da Altice na Covilhã tem mais de 300 colaboradores, "sendo que com este novo investimento estão criadas condições para gerar mais emprego qualificado e especializado no médio prazo".
Datacenter da Covilhã vai guardar dados do maior radiotelescópio do mundo
A Altice Portugal sublinha que o Datacenter da Covilhã é "um dos dez maiores do mundo" e "é reconhecido internacionalmente e, ainda esta semana, por ocasião da apresentação do projeto SKA (Square Kilometer Array) na Covilhã, foi elencado como opção para armazenar e tratar parte do enorme volume de dados gerado pelas observações do maior radiotelescópio do mundo".
A empresa agora liderada por Alexandre Fonseca refere que "continuará este caminho de investir no território português como um todo, contribuindo para o desenvolvimento económico e social destas regiões com baixa densidade populacional, mitigando desigualdades territoriais".
O investimento de mais quatro milhões de euros "vem juntar-se a tantos outros que têm sido feitos pela Altice Portugal no 'data center' na Covilhã e também na região, como é disso exemplo o investimento na infraestruturação de fibra óptica do Maciço Central da Serra da Estrela anunciado esta semana, ou a abertura do novo 'contact center' [centro de atendimento], também na Covilhã".
Este artigo tem mais de um ano
ui isto ui….
http://appleinsider.com/articles/18/02/10/test-finds-homepods-siri-at-the-bottom-of-the-totem-pole-in-smartspeaker-ai/amp/
Segundo uma teoria da constipação, o cubo não tem nada lá dentro e só serve para lavagem de dinheiro.
Isso é mentira.. Não está cheio de clientes, mas tem lá bastantes a funcionar. No inicio estava quase vazio mas com o tempo foi-se compondo!
Isso é mentira, já lá fui 2 vezes e está praticamente igual a como estava, só com uma das salas parcialmente ocupada, o resto está tudo vazio.
O problema é que o datacenter do prior velho é mais barato, por isso os clientes não querem mudar, quanto muito colocam DR na covilhã, mas com serviços de cloud para DR ou com migração de serviços para cloud e com o deteorar dos serviços da PT/MEO, os clientes foram saído.
Não tem cabimento nos dias que correm andar em IaaS partilhado sem qualquer segregação, e quando precisas de escalar memória ou cpu numa VM, primeiro tens contacto com o gestor de conta e depois vem uma proposta que depois de ajudicada é que dá origem a um ticket de aprovisionamento de e mais recursos, ou seja, algo que se devia fazer em 5 minutos (máximo, já a contar com SLAs e tudo mais) na realidade é feito tipicamente em 5 dias, caso o gestor de conta esteja de férias, ui amigo, sem comentários.
Isso aliado a péssimos serviços de migração, e péssima qualidade nos técnicos de suporte vai empurrar a PT/MEO a começar a alugar o espaço ao desbarato como já anda a fazer, e qualquer dia vendem aquilo como bunker nuclear.. lol
Logicamente o que refiro não é exclusivo desse player, mas todos os que agem como serviço no nosso país, Claranet, NOS, CGI, IBM, etc e tal.
Fujam do serviço, querem flexibilidade e passar o vosso TCO a OPEX apostem na cloud, se esse não é um problema para vocês, deixem-se estar onde estão e façam as contas entre contratar bons recursos e pagar serviço, o que vos sai mais caro e vos dá menos problemas, da minha experiência, a trabalhar em serviço tipicamente tens 1 ou 2 bons técnicos, a dividir por algumas centenas de clientes, o resto são tudo informáticos amadores de baixo custo.
Já ouvi dizer que o cubo está cheio de telefones, e alguns servidores
Tas enganado amigo.
Tem muitos servidores alojados, internos e de clientes externos.
LOL. Sera que devo fazer backup dos emails? Não me apetece mesmo nada …… só espero que o sapo não me perca nada.
Como um dos responsaveis pela instalacao de todo o equipamento, posso confirmar que de vazio nao tem nada, ate tem demasiado.
E ainda mete agua ou isso já foi resolvido. É que da primeira vez que lá fui, os servidores estavam a aprender a nadar.
Já foi resolvido, mas como ele diz, até tem demasiado, realmente, para um funcionário da PT, tudo acima de 1 é demasiado..
É verdade que o cubo não está cheio e o plano inicial compreendia 3 cubos! Mas chegaram à conclusão que 1 só chega e sobra!!!!!!
Maior não é. Melhor são opiniões.
Não é o maior mas foi projecto para vir a ser o maior, não teve é crescimento.
Melhor.. prefiro mil vezes os datacenters da REN para hosting, não preciso de gestão de serviço, só sítio onde colocar a lata.
e só não mudaram tudo na altura….. porque coise e tal….
Foi pena terem dado cabo do aeródromo da Covilhã… mas como vivemos num país de zombies obedientes tudo se compôs, como tb se há-de compor em Vila Velha de Rodão. Portugal ainda é um país de grandes oportunidades!
Independentemente de ter ou não ter todo o espaço ocupado, independentemente de, para viabilizar a sua construção terem prometido 2500 postos de trabalho, essa obra JAMAIS deveria ter sido construída destruindo outra.
O aeródromo era uma obra pública, paga com dinheiros públicos, um mero e passageiro autarca tem poderes para viabilizar ou não novas construções e empreendimentos, mas não tem mandato para destruir as já existentes. O Sr. Carlos Pinto não gostava de aviões destruiu o aeródromo, logo a seguir vem um que não gosta de futebol feita abaixo os estádios, depois vem um mais naturista e tudo a viver para cavernas.
Esse assunto morreu no esquecimento porque as gentes da Covilhã foram demasiado pacíficas, porque essa história ainda deveria ser bem investigada e ver quem saiu a ganhar com tudo isso. A cidade e as gentes da Covilhã não foi certamente.
Dos 2500 empregos apenas 60 e são essencialmente técnicos importados de fora, e acidade perdeu o mais antigo aeródromo do país sendo que agora os alunos do curso de aeronáutica têm de ir para Castelo Branco fazer os seus ensaios e festivais.
E em termos paisagísticos a cidade ganhou um belo cubo que se enquadra magnificamente na paisagem serrana.
Alguns políticos mereciam ter vivido duzentos anos atrás e estarem sujeitos às leis de então!!! O cubo daria um magnífico patíbulo de forca!
Nem mais…
O Datacenter da Covilhã, pode ser o maior, mas certamente não é o melhor.
Já por diversas vezes fiz ver a alguns clientes meus que queriam colocar os seus servidores neste buraco, a não o fazerem.
Em termos estruturais, o chão já abateu.
Em termos técnicos, tem amadores aos comandos, já conseguiram por sites da comunicação social em baixo, por exemplo.
Ah! E mete agua literalmente ou pelo menos metia ….
Querem housing, usem o da Telvent ou o da Colt.