Alerta: Torradeiras são um enorme perigo para a sua saúde
Já alguma vez pensou que a sua torradeira poderia ser um perigo para a sua saúde? Na verdade, aparentemente, tudo o que fazemos na torradeira é saudável como um simples torrar de pão.
No entanto, segundo um estudo realizado pela University of Texas em Austin, as torradeiras libertam partículas capazes de ser mais tóxicas que uma avenida com bastante trânsito.
Certamente que da próxima vez que torrrar pão vai-se lembrar deste estudo. Segundo os investigadores, as torradeiras são um enorme perigo para a sua saúde, pois, libertam partículas tóxicas logo que são ligadas.
Marina Vance, uma das investigadoras envolvidas no estudo, referiu que "Quando se fazem torradas, o elemento responsável pelo aquecimento começa a aquecer os detritos e os residuos na torradeira, que inclui óleos". "Depois, acrescentando pão, vão ser emitidas uma série de partículas tóxicas para o ser humano".
De acordo com a investigação, essas partículas incluem Etanol (CH3CH2OH ou C2H6O), um subproduto da levedura (fungos). A investigação revela ainda que quando o pão fica torrado, a concentração de partículas no ar aumenta entre 300 e 400 microgramas por metro cúbico.
Quando a torrada fica "queimada", os níveis de partículas sobem para 3.000-4.000 microgramas por metro cúbico, ou seja, mais de 150 vezes o limite indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo considera também que velas perfumadas, purificadores de ar, sprays e fogões a lenha são também considerados poderosos poluidores.
A OMS recomenda que o ar não deve ter mais de 25 microgramas de partículas finas.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: The Sun
Neste artigo: saúde, torradeira
Não é somente o ar emitido que faz mal. Pesquisem também por acrilamida .
exato, depois de ter lido um artigo semelhante ao do link abaixo à uns anos , deixei completamente de comer pão torrado.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/11/reino-unido-alerta-sobre-risco-para-saude-associado-alimentos-torrados.html
Cortar no pão não é suficiente esse artigo tambem fala em: “pães e biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas, cereais, além de café”
E não esquecer tudo que é grelhado ou assado
se formos a ver é tudo toxico:
– as latas largam metais para as bebidas.
– há certas garrafas PET que dependendo do numero PET são piores ou menos piores para a saúde.
– os aerossois
– tudo o que envolva uma chama, como as velas, isqueiros,até as fogueiras.
– as massas são praticamente todas refinadas, ou seja, aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
– o arroz contém arsenico inorganico (e maioria de tudo o que vem do solo, incluindo as verduras), pois são usados pesticidas e fertilizantes, e o arsenico é toxico.
– carnes vermelhas podem provocar doenças cardiovasculares, cancro e mesmo a morte.
– carnes brancas, nomeadamente as aves, cozinhadas meio termo podemos apanhar a gripe das aves e doenças por veneno, aves cozinhadas de mais aumenta o risco de cancro.
– a agua, seja do rio, seja da fonte, seja da companhia, seja da garrafa, pode-se apanhar doenças gastro-intestinais, causando diarreia que pode levar à morte, devido ao cloro e outros quimicos ou a microorganismos, virus, etc que podem não ser filtrados.
– etc etc etc.
tudo o que consumimos, as maquinas que usamos e muito do que fazemos pode causar problemas de saúde…
por isso não se preocupem, porque se preocupar no que nos pode matar em 10 anos se há tantas coisas que nos podem matar hoje?
+1
Há torradeiras e torradeiras.
Passo a explicar. O que o artigo original censura principalmente são:
– as torradas queimadas e não apenas douradas
– o pão entrar em contacto com a zona incandescente e queimar, o que acontece nas que têm fendas muito estreitas.
Se não querem gastar muito dinheiro comprem a torradeira da Xiaomi, que isso não acontece
– as fendas são largas e as torradas não entram em contacto com a zona de aquecimento
– as torradas ficam dou radas e não queimadas
– um dos botões permite descongelar pão e torrá-lo
– outro botão permite aquecer apenas o pão, sem torrar, por exemplo uma sandes.
Não se assustem. Comprem é uma boa torradeira (e não queimem as torradas) 🙂
Concordo! Agora volta lá para a tua torradeira alemã, feita na China…
Ó jovem … está-se a ver que não percebes nada de torradeiras … nem da Xiaomi.
Ora lê lá um artigo em condições sobre torradas.
E qual é a torradeira recomendada? Uma chinesa 🙂
https://www.publico.pt/2017/12/16/fugas/opiniao/ninguem-sabe-por-que-e-que-torradas-de-carcaca-sao-injustamente-preteridas-mas-chegou-o-tempo-de-celebralas-1795837#gs.T3U635vM
Não sabia que a Apple fazia torradeiras 😀
https://pt.gearbest.com/others/pp_009763871717.html?wid=1433363
nem sabes do que falas menino…
Uma torradeira xiaomi LOLOL xD
manda vir ai um piaçá da xiaomi sff! XD
Purificadores de ar? Não era suposto fazerem melhor?
O que os olhos não veem…o resto já sabem xD
Agora façam um estudo sobre microondas tbm
Tudo treta. Eu sofro de alergias e tenho um Purificador Dyson Hot + Cool com filtro e desde que o uso à 1 ano que as minhas alergias diminuíram, portanto esse estudo deve ser tudo menos verídico, pelo menos quanto aos estudos realizados no que toca a purificadores.
Onde é que o artigo ou o estudo falam sobre alergias? Estás a confundir alhos com bugalhos.
“O estudo considera também que velas perfumadas, purificadores de ar, sprays e fogões a lenha são também considerados poderosos poluidores.”
Não quer dizer que não te faça mal. É como os medicamentos com os seus possíveis efeitos secundários!
Olá Tiago, vim ter a esta página por acaso, a propósito de uma pesquisa para um artigo jornalístico sobre o tema que refere. Seria possível entrar em contacto consigo para conversarmos melhor? Obrigada.
Concordo,artigo meio ridículo, há purificadores de ar HEPA II c 3 filtros , um de carvão ativado e todo filtro de ar, mesmo nos autos tem que ser trocados ou esterilizados com frequência de até 2 meses uso! Desumidificador também contribuem p se manter níveis de humildade baixo ( ar condicionado também tem fator benéfico visto serem usados em CTI, hospital…)
Torradeiras fazem mal … ? … Imagem o churrasco 🙂
Churrasco é saudável 😉
Este artigo assustou-me uma bocado, as torradas “douradas” têm 300 microgramas p m3 de partículas, que é cerca de 12x mais do recomendado pela OMS. O referido estudo propõe formas de minimizar este problema?
Usar uma máscara para filtrar as partículas
Fica é difícil comer as torradas com a máscara.
Ou pedir para levar o café e as torradas à cama. As partículas ficam no ar da cozinha.
😀
Estudo mais absurdo!! Eu como torradas a mais de 20 anos e nada me aconteceu.
Lá por ainda não ter acontecido, não quer dizer que não venha a acontecer. O que pessoas como tu falham em saber, é que os problemas não aparecem no dia seguinte ou 1 mês depois. Demoram anos a aparecer, a formar problemas no teu organismo. Depois é que aparecem os problemas de respiração, os cancros, etc etc etc.
Mesmo. Sendo que há pessoas que fumam desde “sempre”e estão vivas…o tabaco também não faz mal.
lolol Também há quem fume durante 50 anos e não tenha cancro do pulmão!
ando de carro ha 30 e nunca tive um acidente! de certo que é coisa de holywood!
… ainda.
As torradeiras são um perigo, é verdade. Eu inclusivamente uma vez faleci à conta de uma, levei um choque mortal quando tentava tirar uma torrada de uma. Por sorte consegui ressuscitar 10 minutos depois. Foi o que me valeu.
Há questão que para mim ainda permanece um mistério… Estas pessoas que anseiam por fazer publicidade aos produtos da Apple serão avençadas? O que ganharão com isso?
Oi…?
Oi? Também digo! Acho que isso vinha a propósito de uns comentários que, entretanto, desapareceram. Ou então, ensandeci.
“Há questão”! Queria dizer “uma questão”.
1 estudo, agora faltam mais uns quantos iguais, peer review etc para saber se isso efectivamente é verdade, e mesmo que o seja, se é significativo.
Porque neste momento, pelo menos com este titulo, é so click-bait.
Vivam!
Parece-me, salvo melhor opinião, que este tipo de artigos, neste caso sobre os perigos para a saúde do pão torrado em torradeira elétrica (um artigo que de tecnológico não tem nada) não faz sentido no Pplware.
Depois a ser publicado não devia usar material pouco ou nada fidedigno como é o caso do sensionalista “The Sun” em versão online (https://www.thesun.co.uk/news/8445285/burnt-toast-more-toxic-traffic-fumes/).
Por último deveria estar o link do estudo da University of Texas e não o da universidade.
Bom dia Afonso. A notícia tem tudo de tecnologia e passa para uma área que está diretamente afetada pela tecnologia, neste caso. Segundo, mesmo senso um jornal sensacionalista, é dos mais lidos no Reino Unido e esta notícia tem como fonte o The Times.
Acho uma piada quando começam a inventar.
Tudo faz mal, tudo que se come em excesso faz mal, tudo que levamos na vida em excesso faz mal.
Stress e Depressão, o uso excessivo da Internet e Redes Sociais, Tabaco, Droga, Medicamentos para os chamados bodybuilders e afins e até os VEGAN tem problemas graves de saúde!
Costumava ter um utente meu que come todos dais ao pequeno almoço 1 ovo estrelado, 3 fatias de bacon e 4 torradas com cappuchino e Sumo de Laranja (puro). A juntar a isso tomava em jejum Alho (comia ou bebia alho de molho), o curioso que a saúde dele ainda hoje é exemplar, valores hemogramas curtinhos, valores no geral de saúde de um rapaz saudável de 20 anos com 63 anos de idade!
Eu acho que a Internet tornou se um meio perigoso sobre os chamados alertas que inventam. Aqueles senhores da inspecção automóvel correm riscos graves do cancro do pulmão e outras profissões de alto risco.
Falar em “torradeiras” causarem mal à saúde acho mais um daqueles estudos em que tentam incutir ideologias e medos como “telemóveis que supostamente causam cancro e infertilidade”… tudo vai da nossa mente, capacidade de gerir e equilibrar as coisas.
Incentivo ao uso da Torradeira e sou Médico e discordo por inteiro com o que dizem aqui. Acho estranho estas recomendações mas again, cada um na sua teoria. Também tenho colegas que desaprovam o leite como causador de desgaste do cálcio 😉
Ou comer fruta ácida causa problemas do foro gastro.
Peace!
O segredo desse seu utente deve residir no consumo de alho. Mas devia ficar com um hálito de põe-te a léguas!
Alho = antioxidante
Portanto, és médico, nunca fizeste um estudo sobre torradeiras fazerem mal, mas dizes que este estudo que foi feito por uma universidade credível (e não um teste de trazer por casa) é invenção, porque um paciente teu come 4 torradas ao pequeno-almoço todos os dias.
Alguém que ligue à universidade, pois assim deitas por terra todo o estudo que eles fizeram durante algum tempo, porque tu achas que é falso!
Tenho pena dos teus “utentes”. Não tarda também dizes que até 5 cigarros por dia não faz mal nenhum, é tudo treta.
Belo médico…
Mesmo assim é uma estudo muito incompleto. Não falam dos efeitos nocivos e nefastos (derivado dos fumos), dos fritos, grelhados, assados e pior de tudo churrascos.
Não se trata apenas de ser incompleto mas há sempre alguém por detrás disto com interesses comerciais.
Cheira me a estudos manipulados como tantos outros. A saúde actualmente está muito envolvida nestas coisas!
Não faltou muito para fazerem outro estudo. Aparentemente viver no campo e comer comida caseira é das coisas mais fatais que existe
https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/environment/2019/feb/17/cooking-sunday-roast-causes-indoor-pollution-worse-than-delhi
Tens pena? E minha praia é reanimação, SAV, estabilização, emergência pré-Hospitalar.
Atreveste a por em causa a pessoa sem a conheceres?
Curioso, só porque não concordo de forma legítima com o suposto estudo da treta.
Tenho 68 anos como torradas no minimo à 58 e irei continuar atè hoje sou saudàvel.
mas se não comesses, se calhar hoje fazias o pino, só com um dedo.
Imagina que não tens predisposição para uma doença ou toxina, apesar de assim ser vais continuar expor os teus filhos sabendo isto?
A muitas pessoas com 90 anos que fumão todos os dias, mas a vasta maioria que o faz nao chega a essa idade…
Eu também acho piada quando começam a inventar. Médico? “hemograma curtinho”? É os ovos e o bacon é suposto causarem alterações no hemograma ou na bioquímica? Ou também tinha uma “bioquímica curtinha”?
Problema ou inveja das outras pessoas terem o privilegio de salvarem vida? Apenas menciono que sou da área profissional porque acho que este estudo é parvo.
Agora ovos estrelados, bacon frito na teórica não é coisa saudável sobretudo a comer TODOS os dias! Claro, estudo que chegas la… como diz o velho ditado, se dúvidas consulta tanto as minhas redes sociais como podes vir a qualquer hospital do norte, sou bastante respeitado por qualquer pessoa 😉
Sem ofensa, ignoro o estatuto e afins, mas acho piada a azia que causa quando alguém pode vir a saber mais do que um de vocês, as vezes vejo cada comentário que se vê o quanto ignorante o povo anda por outro lado vejo muitas pessoas cultas e espertas.
Só o facto de me colocares essa questão prova que do assunto nada entendes 😉
Vou começar a aquecer o pão com um pentium D
Se tiverem pressa aconselho o Macbook Pro 🙂
Já me esquecia desse 😀
Ou mesmo um Note 7
Este tipo de alarmes também fazem mal às saúde. Já não vou conseguir dormir nos próximos dias depois de saber que tenho andado a ser envenenado uma vida inteira e o pior é que a morte anda cada vez mais próxima e eu não me dou conta disso.
Vamos todos morrer.
Basta estar vivo para ser ter uma probabalidade de 100% de morte.
Não vale a pena criares essas coisas na cabeça.
Há muitos estudos de muitas coisas que supostamente fazem mal.
É como usar telemóvel numa bomba de gasolina que supostamente pode causar explosão 😉
Estava a ser irónico.
Isto qualquer dia não podemos é comer nada 😛 😛 😛
Desde que não abuses 😉
pois são… se meterem as mãos lá dentro
O estudo fala em agentes quimicos usados para de limpesa e purificadores de ar QUE DEITAM CHEIRO, na realidade chamamos-lhes ambiantadores.
Pois um bom puricador de ar é suposto tirar os cheiros retirando as particulas do ar e não usando outros cheiros para disfarçar o cheiro original.
Mas tb posso acrescentar que estender a roupa dentro de casa liberta quimicos usados nos detergentes e amaciadores da roupa que tb são tóxicos. Só é pena a maior parte das pessoas se importar mais com o aspeto exterior que com a saúde.