ALERTA: Anúncios de rendas baixas na internet podem ser uma fraude
A internet é hoje palco para os mais diversos tipos de esquemas e fraudes. Um dos mais recentes esquemas de fraude está ligado aos anúncios de rendas baixas que são operados normalmente por redes internacionais que apostam forte na oferta de (falsos) imóveis para arrendar.
Em Portugal não existe muita legislação a este nível e nesse sentido é sempre melhor desconfiar do "bom" negócio que se está a fazer.
De acordo com o jornal Público, que revela um caso verídico, o modus operandi é quase sempre o mesmo: os interessados nos imóveis anunciados são “desviados” para um contacto de e-mail que consta no anúncio e que é externo ao do site onde foi colocado. A resposta às manifestações de interesse chega em português cheio de incorreções, pedindo para que as posteriores comunicações sejam feitas em inglês ou noutro idioma. A título de reserva ou de entrada, as vítimas acabam por realizar transferências de dinheiro para contas bancárias domiciliadas no estrangeiro e, a partir daí, cessam os contactos e perde-se o rasto ao dinheiro.
Fraude em várias plataformas virtuais
Através do contacto do jornal, o Imovirtual e o Idealista confirmam a existência de burlas, que não quantificaram, e consideram não ter responsabilidades por esses casos, que tentam contrariar com investimento tecnológico e mais informação aos utilizadores.
O Idealista lembra que “as tentativas de fraude não são uma novidade da Internet, nos classificados em papel este tipo de práticas ilegais já existia”. E que num mercado “em que a Internet passou a ser a ferramenta de pesquisa e de promoção, e no qual a procura de arrendamento é superior à oferta, muitas vezes os utilizadores deixam de lado algo tão essencial como a prudência, passando a serem mais suscetíveis a este tipo de esquemas”.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente hoje em dia, tudo o que está na internet a preços baixos pode ser uma fraude!!
Casas, automóveis, motas, telemóveis, casas de férias, etc etc etc.
Eu na minha opinião é tudo fraude. Principalmente os preços de hoje em dia no mercado de arrendamento, arrisco-me a dizer que é a maior fraude da década (pagar muito por imóveis que não valem nada super-inflaccionados). Só espero que apanhem esses fraudulentos pseudo-proprietários (não só estes digitais, mas também aqueles que querem que os inquilinos paguem os seus créditos habitação).
Ainda nem há uma semana passou uma reportagem na SIC sobre o preço das rendas em Lisboa,e eu até me passei quando pediam cerca de 500 euros por um “apartamento” de tipologia T0 numa zona nobre da cidade.Infelizmente não me lembro bem onde era.Mas digam lá,como é que alguém é doido para pagar tanto por um apartamento de m****,sem espaço nenhum e viver entalado entre 4 paredes ?? Enfim… 😐
Pior é pedirem 750€ por um T1 com 50anos e nem remodelado está.
“Mas digam lá,como é que alguém é doido para pagar tanto por(…)”
Quem tem poucas/nenhumas alternativas. É fácil de entender.
É verdade que existem muitas burlas, contudo há ganância das duas partes. Existe muito Zé Ruela de classe média baixa que meteu na cabeça ir viver em Saldanha, Oeiras e Cascais por 400 Euros e que depois caem nessas mesmas burlas. É o tal desejo de viver num bairro chique e ostentar para os facebooks. Enfim…
Chamar ganancioso a alguém que achou que estava a fazer um bom negócio e foi burlado é só pura estupidez da tua parte.
O “Idealista”? O idealista é uma plataforma que mal vocês metam algo na categoria de imoveis no OLX, eles estão a ligar para vocês. São uma autêntica vergonha como empresa. Custa ver escumalha desse tipo a levar destaques em páginas como esta.