Alerta PSP: Burlas com MB WAY no OLX, CustoJusto e outros estão a aumentar
O MB WAY é um dos serviços mais fantásticos para pagamentos. No entanto, devido à sua simplicidade na operação, os burlões têm vindo a aproveitar-se . Segundo um comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP) o número de burlas através deste serviço tem vindo a aumentar drasticamente.
Se usam o MB WAY estejam sempre muito atentos. Conheçam algumas dicas para a sua utilização.
O MB WAY é um dos serviços que mais se tem destacado para a realização de pagamentos digitais. Apesar de alguns bancos terem começado a cobrar pelas transferências dentro da app, há outros que se mantêm fiéis aos princípios do serviço e as transferências continuam gratuitas.
Fruto da investigação e análise do Departamento de Investigação Criminal, a PSP identificou um MODUS OPERANDI de burla.
MODUS OPERANDI das novas burlas com MB WAY
Apesar de algumas variações, o processo consiste no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos. Os anúncios são feitos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra.
Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY. Através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.
A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária.
A PSP recomenda...
- Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é a incompetência das pessoa basicamente, quem no seu perfeito juízo vai associar um numero de telemóvel de desconhecido a uma conta bancaria… E se tem duvida ou desconfiam porque não ligam ao banco que tem uma linha segura que funciona 24h, 7 dias por semana 366 dias por ano, a perguntar se é o procedimento correcto e seguro para tal.
Não é bem assim. Para quem pouco conhece esta tecnologia pode ser facilmente enganado.
Repara, se ligares a alguem mais velho ou menos dado a tecnologias para te transferir dinheiro por IBAN, a pessoa irá ao Multibanco fazer o quê? Introduzir o TEU IBAN para te enviar dinheiro certo?
Agora imagina quem está habituado a isto, achar que esta coisa do MBWay é como fazer uma transferencia no MB mas em que vez de meteres o IBAN da pessoa a quem queres pagar, vais meter o telemóvel da pessoa a quem queres pagar. Se vires por este ponto de vista, muita gente que não é propriamente dada a tecnologias, vai achar perfeitamente normal inserir o nr da pessoa a quem quer pagar, no multibanco, tal como inseriria o iban da pessoa a quem quer pagar. Vai achar que é uma forma mais simples do que introduzir o IBAN, sem perceber que na verdade está a ativar um serviço da sua conta, para o telemóvel do burlão.
A falha aqui de segurança é na verdade do MBWAY que não tem um metodo digamos claro e de confirmação da identidade da pessoa, permitindo tal coisa. Bastava nem que fosse na APP MBWay quando se fosse então adicionar o cartão, pedir o Nr cartão cidadão e data nascimento do titular da conta por exemplo, para tornar este método mais difícil, ou uma chamada de verificação.
Portanto não condeno nem acho ignorante quem cai neste esquema pela semelhança de passos que tem para se fazer um pagamento por transferência no multibanco (introduzir dados da pessoa destino).
nao discordo do que disseste… se formos ver que é uma fala da propria app sendo que a mesma é associada a conta bacaria, podia ser o melhor ir buscar o nuemro que esta associado a esta conta bancaria e nao deixar associar mais numeros, ou pelo menos nao de forma direct…. assim deminuia esse tipo de burla… mas continuo a dizer se nao sabem bem com as coisas funcionam exitem o numero onde podem ligar e esclarecer as duvidas todas… mas tambem exite um livro onde tudo explica …
A exploração do ser humano pelo ser humano é mais antiga do que a própria civilização…
Como dizes e bem, estas situações tenderiam a ser mais escassas se cada um se tentasse tornar o mais competente possível ao longo da sua vida, e nos mais diversos campos do saber.
Já agora, sobre o hackeamento de SIM’s de um outro post aqui no pplware:
https://olhardigital.com.br/fique_seguro/video/como-um-celular-e-hackeado-conheca-as-tecnicas-e-saiba-se-proteger/86931
Mais dicas ou artigos necessitam-se.
Toda a razão e quem não sabe como funciona, a mim tentaram fazer o mesmo, mas tiveram azar. Acho mal estás pessoas usarem estás plataformas , que nos são muito úteis e que fazem muito jeito, já vendi algumas coisas, de má fé
“Através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima”
Tudo passa por ignorancia da pessoa enganada, nada mais.
Correcto, como em qualquer caso de burla a ignorância é a fraqueza do “pato”.
Mas, quem criou e fornece este serviço, a SIBS e os bancos associados, deveriam ter uma forma garantida de segurança para os clientes bancários e não permitirem tanto facilitismo ao usar um número de telemóvel para o qual o cliente não deu qualquer permissão de uso, nem consta dos seus dados pessoais registados nas entidades bancárias. Isto era o mínimo de segurança exigível!
A falha é inteiramente da SIBS que deveria ter mais garantias sobre o verdadeiro contacto de telemóvel do cliente dessa conta/cartão bancário!
Não se compreende tamanha facilidade e desmazelo. Deveriam cruzar essa informação com o respectivo banco, para determinar se era esse o número de telemóvel correcto ou permitido pelo cliente.
Ao não proceder desta forma, a SIBS deveria ser responsabilizada por toda e qualquer fraude deste tipo.
A falha que tu tens, é inteiramente culpa do outro? Tens uma bela filosofia de vida. Falhas e culpas os outros. Claro que são palavras tuas, quando dizes inteiramente. O cartão até é o teu, tu é que o enfias todo lá dentro, mas a culpa é do outro.
ahahaha claro que a culpa é da SIBS…
A culpa de não saber funcionar com a aplicação é do utilizador, só!
Não sei se sabes, mas este tipo de situações já aconteceram, e por incrivel que pareça, o ser humano as vezes aprende com os erros! Achas mesmo que as politicas de privacidade e afins, que ninguem lê, existem para que? Para proteger a empresa contra casos destes.
Não me dei ao trabalho de ir ler, mas aposto que tem la as letras pequenas contra esta possibilidade 😉
Não ponho a culpa nas pessoas ignorantes ou ja velhinhas, pois são dois grupos que não sabem o que estão a fazer, mas dai a vir pedir responsabilidade à SIBS…
Meus caros, esta situação não se aplica à minha pessoa, pois sou suficientemente culto e entendido na matéria para não cair em tal logro. Sou um utilizador assíduo do MB WAY, sem qualquer razão de queixas até ao momento.
Apenas acho que o mínimo de segurança exigida numa aplicação deste tipo deveria ser assegurada com um cruzamento da informação do cliente na respectiva entidade bancária, que como tem de estar devidamente actualizada por ordem do Banco de Portugal. Deveria ser dada permissão de uso dessa informação para este fim de modo a garantir a segurança. Também deveria estar bloqueado este uso até ser dada permissão do cliente após contacto com o seu banco. Facilidades a mais levam a situações destas.
E, como isto foi criado pela SIBS e respectivos bancos associados, estes deveriam responder pela falta de segurança criada por este sistema!
Os sistemas de segurança devem sempre ser pensados de modo a proteger os mais vulneráveis!
Não sei se o Banco de Portugal tem os teus contactos telefonicos e emails, pois sao dados que facilmente deixam de tar associados à tua pessoa, basta comprares um novo SIM ou mudar de email… Dificilmente tem, mas posso estar enganado. No caso de não terem, acabas por não conseguir cruzar a informação…
Se podiam ter alguma validação extra? claro que podiam, mas podiam não ser eficazes à mesma…
Pomos o caso de uma Senhora de idade analfabeta, que é abordada por alguem e a convence a fazer o que está descrito no artigo. Mesmo que chegassem SMS ou emails, a pessoa não saberia ler, e sendo que tá a ser guiada pelo gatuno, o gatuno vai orienta-la sempre a fazer os “OK/YES”. Neste caso, como impedirias?
Cruzando a info ou os bancos contactarem a pessoa é super eficaz, mas não sei se vais ter isso, mesmo com estas burlas…
Que grande filme, eu não me levantava da cadeira para fazer o que é que seja para uma transacção que é realizada pelo outro. Dou o IBAN e ele que faça a transferência, se começa com filme azar, eu só gosto de teatro
Espero que seja teatro para crianças, porque claramente capacidade de leitura e interpretação está em falta.
Portanto, tu é que tens de pagar, e queres dar o teu IBAN?
+10000000000
Nao se informam e aderem aos serviços mas nao sabem utilizar os mesmos a seguir a culpa é das entidades neste caso em particular é bem feito pra quem for levado a por o nr no mb e que continuem a ir por o nr é só gente burra nem utilizar mbway sabem
Só uma pergunta aos comentadores. Vocês têm amigos?
O MB WAY é um serviço gratuito que associa um cartão de débito/crédito a um número de telefone, os burlões estão a enganar as pessoas menos informadas, de modo a irem a um multibanco e alterarem o número associado á conta MB WAY, para o número de telefone do Burlão, e inserirem o código de confirmação enviado pelo burlão, como se fosse um pagamento. Desta forma o burlão passa a poder fazer pagamentos e levantamentos com esse número até esgotar o saldo da conta, ou até o cartão ser bloqueado. Infelizmente o ser humano consegue destruir tudo de bom ,o MB WAY é um serviço muito útil se souberem como utilizar, para efetuar pagamentos de bens e serviços de forma rápida e segura, por exemplo, se eu me esquecer da carteira em casa, e precisar de fazer um pagamento, apenas preciso de ter acesso ao meu telemóvel.
Já era tempo da SIBS mudar a forma de adesão! Que as burlas já têm demasiado tempo que vêm ocorrendo sem fim à vista.
Para aderir a pessoa ia ao multibanco na mesma, mas em vez de pedirem o número de telefone, criavam um nome de utilizador confidencial tipo “8J2PSNW3” e uma senha confidencial tipo “KN32WE6B” com a indicação expressa (tanto no ecrã como no recibo) para não entregar tais dados a terceiros! Que se o fizer irão roubar todo o dinheiro da sua conta. E sim ainda podiam pedir “Coloque o seu número de telemóvel pessoal. Não coloque o número de telemóvel de outra pessoa! Se colocar o número de outra pessoa essa pessoa poderá roubar todo o seu dinheiro.”. Só para a pessoa não ter tentação de ir na conversa do burlão.
E depois na aplicação pediam o utilizador, senha e número de telemóvel.
Como dizia um user atrás… O princípio da burla já começa mal. Alguém que tenha de receber um valor pela venda de um artigo tem de se deslocar ao multibanco mais próximo??????? Alguém no seu perfeito juízo iria se deslocar de casa e seguir umas certas instruções e digitar uma certos números???? A sério??? Tipo um jogo??? É simplesmente ridículo… Já o tentaram fazer comigo e limitei me a rir e a bloquear a pessoa
Toda a razão e quem não sabe como funciona, a mim tentaram fazer o mesmo, mas tiveram azar. Acho mal estás pessoas usarem estás plataformas , que nos são muito úteis e que fazem muito jeito, já vendi algumas coisas, de má fé
O n. do burlão fica associado ao cartão momentaneamente, se a pessoa não tiver dinheiro na conta não há burla possível certo?.
Uma pessoa minha conhecida ficou sem 8000€.
https://youtu.be/MjMQUoFM84E
ja fui varias veses abordado por esses vagaristas me ligam pelo t movel e conversa e sempre a mesma tem pressa de pagar pra me dirijir ao multibanco mais prosimo eu ja estou imformado sobre esses tipos de burlas despachos logo contacto de dois deles tenham cuidado denuciem 965690871—-963330243
Obrigado pelo aviso..
Já agora porque não avisa os BANCOS a terem as mesmas dualidades de critérios na abertura de contas para burlões e para o cidadão comum?
Já agora porque não avisa as operadoras telefónicas para procederem ao registo de cartões de telemóvel como o fizeram para mim?
Já agora porque não avisa a Policia e bancos para procederem de imediato ao bloqueio da conta do burlão enquanto o dinheiro lá está? Porque só o fazem depois?
A isto chamo de CONIVÊNCIA (era melhor estarem calados).
Hoje recebi uma chamada deste número 963990833 precisamente a tentar este esquema
Também recebi desse número 963990833 primeiro tentaram levantar 100 euros da minha conta depois 200 euros. Como não sei