Alerta Mpox: OMS declarou emergência sanitária mundial
De novo a Mpox! A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na passada quarta-feira o vírus Mpox como “emergência de saúde pública global”. O que significa?
Pouco tempo depois da pandemia motivada pela COVID-19 acalmar, surgiu um outro vírus que alarmou o mundo. Conhecido como Monkeypox (agora Mpox), ou varíola dos macacos, começou a ser objeto para estigmas. Por isso, agora, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou a nomenclatura para Mpox.
Depois de um abrandamento de casos, a OMS volta a declarar a Mpox como emergência sanitária mundial. Além do continente africano, a Mpox também já está na Europa.
SNS indica o que fazer em casos suspeitos, prováveis ou confirmados
- Isolamento domiciliário e distanciamento físico até à resolução das lesões (queda das crostas) ou exclusão da infeção (se caso suspeito ou provável);
- Evitar contactos físicos próximos (coabitantes e familiares próximos), pele-com-pele ou pele com mucosa, incluindo contactos sexuais, até resolução das lesões (queda das crostas);
- Privar-se de permanecer no mesmo espaço se coabitar com crianças pequenas, grávidas e pessoas imunodeprimidas lavagem e/ou higienização frequente das mãos;
- Não partilhar objetos e utensílios de uso pessoal, vestuário, roupas de cama, atoalhados (e outros têxteis) e superfícies do espaço doméstico;
- Lavar o vestuário e têxteis com água quente e detergentes habituais, ou, quando possível, numa máquina de lavar (> 60⁰ C), utilizando um ciclo de lavagem prolongado;
- Limpar as superfícies duras com detergentes com cloro e deixar secar ao ar;
- Alertar as pessoas que foram contactos próximos desde o início dos sintomas, para possíveis sinais e sintomas. Na eventualidade de os contactos desenvolverem sintomas, devem observar as precauções acima recomendadas e procurar cuidados de saúde, nomeadamente através do SNS 24 – 808242424;
- Evitar contacto próximo com animais domésticos e outros animais, em especial, roedores;
- Em caso de necessidade de deslocação a uma unidade de saúde, o doente deverá utilizar máscara facial e cobrir as lesões, o mais possível, com vestuário;
- As medidas de isolamento de caso suspeito ou confirmado devem ser mantidas até queda das crostas de todas as lesões, que se estima ocorrer entre 2 a 4 semanas.
Os contactos próximos, ou seja, as pessoas que interagem de forma próxima com alguém que está infetado, são as que têm maior risco de adquirirem a infeção. A vacina atualmente disponível consiste numa vacina de terceira geração contra a varíola.
Em países desenvolvidos a varíola dos macacdos não deveria ser nenhum problema!
Pois.. também a tosse convulsa em recém nascidos estava erradicada de Portugal, no entanto devido à nova moda das mamãs não acreditarem em vacinas, mais do que testadas e com eficácia mais do que comprovada, está de volta e a provocar mortes!
Tens dados? Mortes, número de gravidas que recusam vacina, tec…
A maior prova que existe é a história….
Olha e eu que conheço uma que tomou a vacina em gravida, e o bebe teve….
e esta hein ?
Lol.. estás bem informado
A tosse convulsa aparece apenas devido à testagem. Pode ser qualquer outra coisa.
Este artigo explica bem:
https://www.nytimes.com/2007/01/22/health/22whoop.html
A industria farmaceutica paga a jornalista para promoverem medo de pandemias que nunca existiram sem ser no tubo de ensaio.
https://www.amazon.com/Virus-Mania-COVID-19-Hepatitis-Billion-Dollar/dp/3752629789/ref=pd_sim_d_sccl_1_2/130-8430153-7966233?psc=1
Le este livro vais ver que a grande maioria das vacinas e medicamentos podem ser mesmo inuteis. NAO ESTOU A DIZER QUE ALGUMAS VACINAS E MEDICAMENTOS NAO SEJAM FUNDAMENTAIS !!!!…mas uma grande parte é esquema farmaceutico.
É varíola dos macacos é zika é dengue, habituem-se.
Mais um confinamento?
Só afecta quem vota na esquerda
Tens que ter cuidado em votar na direita, o padrão é a cada 4 anos de direita o povo abre os olhos e vota na esquerda de modo a ficar o dobro ou triplo do tempo. Não puxes muito o pendulo para a direita senão já sabes.
“de modo a ficar o dobro ou triplo do tempo”
…e o resultado está bem à vista…
lol, yah
Também bilionários duplicando ou triplicando suas fortunas, e o tempo médio de vida da humanidade que já é inexpressivo, diminuindo ainda mais.
à primeira cai quem quer, neste caso pode-se dizer que à segunda cai quem gosta.
A varíola dos macacos nos países desenvolvidos é problema quase que exclusivo dos Malatos.
Por isso, calma 🙂
Quando li o titulo antes de abrir o artigo pensei o mesmo.
Cais na mesma. O vírus vem até à tua casa.
Este não entra em minha casa
AS vacinas foram desenvolvidas por pessoas licenciadas na universidade da vida e mestrada em doutoramentos e doutoradas em licenciaturas…
+1 loolll covid 2.0
Eleicoes Americanas
Eleicoes?
As avezinhas anti-vacinas COVID renascem de cada vez que se fala em epidemia.
Mas os factos são:
– O surto de 2022 do Mpox terá causado cerca de 140 mortos, num total estimado de 90 mil casos. O alerta de epidemia foi inicialmente levantado em maio de 2023, depois de a propagação ter sido contida e a situação ter sido considerada sob controlo.
– O surto atual, que teve origem na RDC, tem características específicas, a começar por um vírus mais contagioso e perigoso. A variante mais perigosa (clade 1b) tem uma taxa de mortalidade estimada em 3,6%.
13 países em África registaram 17.541 casos e 517 mortes, sendo a República Democrática do Congo o país mais afetado com 16.789 casos e 511 mortes.
Depois do atual alerta da OMS, muitos países estão a tomar medidas, designadamente a China, que reforçou controlos nas fronteiras devido à propagação do vírus.
A transição pode ser feita apena pelo contacto com alguém infetado, certo?
É uma doença que está conectada ao sexo, mas aparentemente pode ser transmitida sem ser por esta forma.
Mpox? O que é isso? A alcunha da Varíola dos Macacos?
Mas alguém te perguntou alguma coisa?
+1
Ok comentador da bola da cmtv
+1
O Congo tem quase 100 milhões de pessoas tem condições muito precárias na maioria da popuação.
Estar a fazer desses casos um pandemia mundial é só ridículo.
Não é Congo, e República Democrática do Congo, não esquecer que é uma República e é Democrática.
O querido líder tem 99% dos votos como nas outras Republicas Democráticas?
Eu já tomei à mais de 1 ano das duas doses, portanto menos uma dor de cabeça. Mas aviso para quem pensa em tomar, não é fácil. Esta vacina é dada na parte inferior do braço, em pele superficial, e nos primeiros dias é super tranquilo, mas depois dá muita comichão ao ponto de uma pessoa querer coçar imenso. Quando fui tomar a segunda dose 2 meses depois, descobri que colocar gelo todos os dias nos períodos de muita comichão aliviava imenso, portanto recomendo o uso de gelo assim que a sensação de comichão se começar a fazer sentir
Fizeste bem, quem pertence ao grupo de risco deve levr a vacina.
Lol
Epah um comentário útil!
Obrigado Tiago!
Alô Úrsula, mais uma oportunidade para encher os bolsos.
É fartar vilanagem…
A Industria farmacêutica já está a esfregar as mãos. Mais uns milhares de milhões de euros para os bolsos desta gentalha corrupta.
venha a vacina!
Já existe..
Mas convém saber que vírus é este e como se propaga
não dêem a rosca e não têm de se preocupar!