PplWare Mobile

Alerta: Hackers roubam milhões de dólares em vários bancos


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Marco says:

    Basicamente é um keylogger, segundo percebi. Assim sendo, não deveria de ser “facilmente” detectável pelos anti-virus? Eu sei que estes convêm ter updates na base de dados, no entanto, as análises heurísticas não são para isto mesmo?

    Acho incrível como com um simples mail conseguem tanto.

    • Mota says:

      Repara, grande parte dos anti virus não detecta malwares, ficheiros que alteram registo até mesmo o cryptlock.

      Não me surpreende que isto tenha acontecido surpreende-me sim, é como é que computadores de bancos acham que instalar um simples antivirus chega para tudo, bem como pessoas qualificadas (no que ao bom senso toca) que lidam com dinheiro todos os dias abrem emails destes.

      Alguém vai/foi para o desemprego.

    • Mega says:

      Estes esquemas (Social Engennering) acontecem todos os dias, mesmo nas maiores empresas em Portugal, e elas continuam sem se preocupar minimamente com o fator segurança. Trabalho na área de Gestão de redes e segurança informática e sempre avisei as empresas que não existe patch para a estupidez humana.

      • Ricardo Gaio says:

        “não existe patch para a estupidez humana.” Aí está o ponto central da questão.
        Há umas 3 semanas tivemos um foco de cryptolocker, avisamos todas as pessoas. Passados uns dias houve outro foco em que o utilizador teve o descaramento de dizer: “Ahh, aconteceu aquilo que vocês disseram que ia acontecer…”.

  2. Luis M says:

    Admiro o trabalho destes hackers e faria o mesmo se pudesse, os bancos roubam todos os dias as pessoas usam o dinheiro delas para seus proprios interesses e isso não é noticia. Vejam-se os casos de BPP, BPN, BPI…so em Portugal

    • Carlos Rodrigues says:

      Caro amigo.
      Nesse caso também admiras o Salgado. Terá feito exatamente a mesma coisa.

    • David Silva says:

      Tens noção que, pelo que percebi, eles podem ter roubado dinheiro de contas de pessoas inocentes (um familiar teu, por exemplo) ?

      • tone says:

        Não. O Luis M, como muito boa gente, acha que todos são uma cambada de ladrões. Se for ele a roubar, será por uma boa causa e tem justificação.
        São pessoas como o Luis M que justificam a existência dos ladrões. São pessoas como ele que não se importam da proveniência de objectos baratos, desde que seja mesmo barato. Depois arranjam uma boa desculpa para o fazer, o que lhes permite dormir muito mais descansados: “se não comprar eu, alguém há-de comprar”.

  3. Alex says:

    Ricardo Salgado conseguiu sem malware, grande hacker

  4. Pedro Oliveira says:

    Se roubassem aos ricos para darem aos pobres… ainda tinha alguma justiça mas sem saber é só mais um roubo, “só”.

    A cena de aceder remotamente não percebi se eram os hackares acederem aos PCs dos funcionários, ou se era acederem a computadores dentro dos bancos (2x acesso remoto, de Hacker » Funcionário » Banco).

    De qualquer forma é como já foi dito. Há computadores que não deviam estar ligados à rede para não este tipo de acesso.

    • tone says:

      Lá vem o estigma do rico à la comuna. Se é rico é porque roubou. Se é pobre é porque foi roubado pelos ricos.
      Será que não te passa pela cabeça que o tipo possa ser rico porque trabalhou muito e porque pagou bem aos melhores trabalhadores para que produzissem? Será que não há pobres porque mesmo que tivessem milhões, eles não duravam muito?
      Não generalizem, por favor.

    • Miguel says:

      Tipos como tu devem estar a receber o RSI!

      Que mal tem ser rico? Eu admiro as pessoas que trabalham 18 horas por dia e fazem fortunas, mas existe outros que passam 18 horas por dia no cafe e tem esse tipo de paleio de robin dos bosques…

  5. Lu Parhan says:

    Tudo parece mais verdadeiro quando escrito sob forma de aforismo. Goethe

    Assim sendo, se aquele aforismo estiver correto, garantiram ‘cem anos de perdão’.

  6. yaclicka says:

    Dos comentários acima não vejo fazerem referência aos ataques aos Bancos Portugueses, mas tem vindo a suceder cada vez com mais frequência, Exemplo / Banco / BES – Ataque produzido pelo Hacker com nome de código # Ricardo Salgado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.