Alerta: GNR vai andar “à caça” de condutores ao telemóvel
...já na próxima semana
Sabe-se hoje que usar o telemóvel, enquanto se conduz, multiplica o risco de acidente por vinte e três. A percentagem de portugueses que admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem é de 31%, algo que será objecto de sensibilização pela GNR já durante a próxima semana em todo o território nacional.
A GNR vai também intensificar a fiscalização rodoviária com o objectivo de detectar e punir condutores que cometam infracções relacionadas com o uso de telemóveis enquanto conduzem.
Sob o lema “A sua prioridade é viver, não é atender!”esta campanha terá duas fases distintas:
- 1ª Fase (30 de Novembro e 02 de Dezembro) em que serão realizadas diversas acções de sensibilização, através das Secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais, com especial incidência para o meio escolar;
- 2ª Fase (03 e 04 de Dezembro) em que será intensificada a fiscalização rodoviária, através dos vários Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, no sentido de detectar este tipo de infracções.
A incorreta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando:
- Distração visual (tirar os olhos da estrada);
- Limitação motora (tirar as mãos do volante);
- Condicionamento cognitivo (abstrai a mente da condução).
Desde o início do ano e até ao dia de ontem, 27 de Novembro, foram detectadas mais de 26 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução, distribuídas geograficamente conforme mostra a figura seguinte.
Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas básicas e essenciais a uma condução segura, se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária. O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel. Saber mais.
Este artigo tem mais de um ano
Oh pá, se fizerem aqui na minha zona fartam-se de faturar. Já enjoa ter que redobrar a atenção porque a doutora da frente vai com uma chamada importantíssima na rotunda.
Deviam era andar sempre…
Além colocarem em perigo os outros utentes da via, muitas vezes congestionam o trânsito principalmente em cruzamentos, entroncamentos..
além do mais existem auriculares..
Bluetooth
existe muitos sistemas multimédia ( auto radio)
O pior é que para marcar o número também nos distraimos…
Por isso comprei um Kia Sportage com multimedia por voz…
Suportes e auriculares Bluetooth a 5€ era uma boa ajuda
e iphones a 20 paus…
O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.
Então se um velhote de 70 pode conduzir, um puto a conduzir com telemóvel não pode porque?
hm?
Onde é que está o estudo para provares o que dizes?
Onde é que está uma leitura do artigo para poderes fazer esse comentário?
Concordo….. e acrescento…. se o uso do telemóvel segundo os entendidos pode causar distracção, não entendo qual a diferença entre um telemóvel e um auricular…….
O telemóvel exige 1) algo para o segurar, como por exemplo uma mão, 2) controlo mecânico da mão e do braço por parte do córtex cerebral, 3) implica limitação de movimentos no geral (manipular volante e caixa de velocidades, rotação da cabeça, etc) e 4) tudo isto leva a uma diminuição brusca do tempo de reacção, o que dá jeito em situações de perigo repentino caso queiras ter uma alta celestial antecipada e talvez levar mais uma ou duas almas contigo. O problema não é, portanto, o acto de falar.
Isso é letra de musica…… se o carro tiver caixa automática a mão deixa de ser problema???e a capacidade de cada condutor????
Se fizessem uma prova de perícia/condução defensiva/obstáculos, eu provava-lhe que eu a falar ao telefone, ficava à frente de 50% de homens e 90% das mulheres sem irem a falar ao telefone……. isto sem contar com a 3ª idade essa era 99,9%…….
Caro BG, uma coisa é o que achamos que podemos fazer, outra é o que podemos verdadeiramente fazer. Ficou comprovado cientificamente que não se consegue prestar atenção a duas “coisas” distintas ao mesmo tempo. Segundo, como é que iam controlar que o individuo BG tem autorização para conduzir a falar ao telemóvel e os restantes não?A lei tem de ser para todos…
Concordo que seja controlado, agora não façam disto uma caça à multa.
Pois claro, tu és super-humano, um mutante, logo tens poderes que nós meros mortais não temos. Idiotice no seu melhor.
Este deve ser um dos com “kit unhas” e dos “aceleras”… os campeões que geralmente se chapam, está tudo bem….
Não, está enganado, eu sou daqueles que já passei por quase todas as situações, e não sou herói, a estrada merece me o maior respeito….. já os sabicholas, que sabem tudo, que tem cartas à 50 anos e nunca tiveram acidentes, esses eu tenho muito medo deles, e nem sequer no lugar do pendura me atrevo a sentar…….
Os Kit de unhas aprende-se a ter, porque posso andar a 250 completamente à vontade e seguro, como posso andar a 30 e estar a correr um grande perigo…….essa é diferença dos sabichoes …… julgam que por cumprirem as regras à risca(que é mentira porque ninguém cumpre)são os verdadeiros ases do volante.
Deixa adivinhar… 10 mil kilometros de experiência?
Se tanto.
De “ases do volante” como tu, está o cemitério cheio!
Só é pena. é que grande parte das vezes levam inocentes com eles.
+5123
então junta os dois e vê o resultado…
atender uma chamada com o telefone junto á boca não dá multa
Então experimenta e verás se não dá!
experimente, que não andamos juntos na escola 😛
Da sim. A infração refere-se ao manuseamento de aparelho radiotelefónico (telemóvel), durante o exercício da condução.
Por isso atender um telemóvel junto à boca e ir com ele em alta voz na mão, dá multa igual.
Ah sim, e se eu estiver a ver as horas no telemóvel, também levo multa?
Além do Telemóvel, deviam de aplicar uma multa de 500€ a quem não usa as luzes de mudança de direção (piscas)..
+500!
Sem duvida, o telemovel é apenas a maneira facil da GNR mostrar trabalho.
Quantos autos por falta de “piscas” são levantados pela GNR? Nao me façam rir….
É bem verdade. Pelo conhecimento que tenho, seremos dos paises europeus que menos usam o pisca. Basta ir a Espanha para ser diferente. Para quem anda de mota, um carro que não faça piscas é um perigo na estrada.
Se levassem isso a sério há muito que tínhamos saído da crise. Nem teria havido crise. Só tivemos cortes, sobretaxas e aumentos de IVA e restantes impostos porque ninguém levou este assunto a sério.
As 2220 multas do ano em Braga podiam perfeitamente ser alcançadas diariamente! Eu bem os vejo.
É vê-los ao telefone e a conduzir devagar , na faixa esquerda , param nas rotundas para falar …é engraçado
via 😉
É impressionante a quantidade de gente que não sabe a diferença entre faixa de rodagem e via de trânsito, ver este teu comentário já me voltou a dar esperanças. 🙂
e já agora porque só a GNR a ter esta ação!?! A PSP que está instalada nomeadamente nos centros urbanos não lhe apetece fazer? ou deveria fazer?
Eu sou um condutor muito prudente… Antes de utilizar o telemóvel ou de fazer uma manobra mais arriscada verifico sempre se há algum polícia por perto.
Que tal proibir fumar? Provoca ocupação das maos (pegar no cigarro, no isqueiro e colocar no cinzeiro.
Que tal proibir o auto-radio? A musica pode distrair!
Que tal proibir o Gps? Provoca desatenção !
Que tal proibir conversar com o eventual passageiro do lado?
Que tal proibir namorar no carro?
Trata-se apenas de faturar, se alguém quiser preocupar-se com os acidentes fiscalizaria o ensino e os exames de condução.
Tem acidentes quem está mal preparado, quem é irresponsável e quem tem a mania que é esperto. Simples.
Já existe: artigo 4 do código da estrada…
Completamente de acordo.
Não estou contra não se poder usar o telemóvel ao volante, mas isto é hipocrisia para sacar dinheiro as pessoas. Se vamos por aí há uma quantidade de coisas tão ou mais perigosas, como fumar a conduzir – é algo que vai a arder, se tiveres o azar de te cair numa perna, atrapalhar-te e carregar num pedal demasiado pode dar em acidente. Ou cair num tapete, estofos, etc e até pegar fogo. Ou qualquer outra coisa.
Estou a favor da segurança mas este tipo de multas de transito são um assalto hipócrita com o efeito secundário de fazer com que as pessoas tenham mais cuidado em não usar o fone quando houver polícia por perto.
Se fosse só este caso eu até podia dizer que alguém não pensou bem nisto ao criar a lei. Mas depois temos as multas por excesso de velocidade com radar móvel do colocado pelo moina escondido atrás do placar ali atrás antes ao fundo da descida quando o pessoal tem tendência a acelerar mais um bocado e a ser mandado parar 2km à frente. Isto não é controlo de velocidade. Isto é caça à multa, saque de dinheiro. Se fosse realmente acerca de controlo de velocidade, então era implementado um radar bem visível que especificasse a velocidade permitida. Funciona muito melhor para efeitos de controlo de velocidade e como consequência, maior segurança. Prevenir um problema é melhor do que puni-lo depois de acontecer.
Isto é deliberado.
o melhor comentário……. concordo com tudo excepto a ultima frase…… ninguém está imune a acidentes, mesmo o melhor condutor do mundo…… mas a verdade é que 90% das pessoas não tem a mínima noção do que andam a fazer na estrada…… e não estou a falar de regras…… estou a falar de leis da física, aceleram onde não devem, travam 50 vezes por segundo ou travam a fundo até parecem que vão parar, reduzem de velocidade nem sabem muito bem pra quÊ???
Que o Código da Estrada está claramente incompleto, acho que todos concordamos. Mas há aí pontos que indicaste que são excessivos. Concordo com o fumar e a música demasiado alta, por exemplo. E os fabricantes de automóveis podiam começar a simplificar os habitáculos: o problema não é a existência de autorrádio ou GPS, mas sim o facto de as consolas parecerem cockpits de aviões…
E que tal os GNR conhecer a Lei que diz “forma continuada”
Artigo 84.º
Proibição de utilização de certos aparelhos
1 – É proibida ao condutor, durante a marcha
do veículo, a utilização ou o manuseamento
de forma continuada de qualquer tipo de
equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar
a condução, designadamente auscultadores
sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
E o que se entende de forma continuada? Não será isso muito ambíguo?
3 segundos de manuseamento é forma continuada? E 5? 20? Ou serão precisos minutos? E no momento que os agentes da autoridade apanham alguém com tal manuseamento, como é que é aferido se a utilização era de forma continuada? Acho que não se vai a lado nenhum por esse ponto de vista.
Outra: Manusear define-se como Pegar com as mãos, trabalhar com as mãos. Se eu não tocar no telemóvel mas ele estiver activo, como o Android Auto, não posso ser multado porque não o estou a manusear! 🙂
E que tal tb te multarem por ligares e desligares o rádio do carro…..
A GNR em Portalegre parece so se preocupar com os radares…
Querem faturar? Andem na rua com carros descaraterizados e, quando virem um carro a impedir o transito e desalinhado na condução, é só mandar parar e faturar.
Aumentem as ciclovias e andem de bicicleta e aí podem fazer o que quiserem. De bicicleta em Amesterdão vale tudo. Poucos são os que não vão a escrever sms ou simplesmente ao telefone ou em sentido contrário. Peões deixam de ter prioridade e os automobilistas passam a ser formigas. Aumentem os horizontes malta… Um bem haja!
A desculpa caça há multa anda sempre na boca dos portugueses como desculpa para infrigir o codigo da estrada, seja multa por telemovel, seja operacao stop, o tuga tem sempre razao, principalmente quando lhe toca.
So tenho pena que nao seja mais elevadas as multas…se tocar o telemovel encosto, se for na auto-estrada nao atendo, se me multarem porque olhei para o ecran do telemovel azar o meu.
Vejam o programa GNR na +tvi, ou mesmo videos no youtube das estradas portuguesas para vermos que somos mesmo bons na estrada.
Eu como costumo ir a pé para o trabalho, era só a gnr fazer umas piscinas à pé aqui na zona enchia os bolsos..
Sinceramente as pessoas que conduzem com o telemovel na mão não têm qualquer respeito pelos outras pessoas que andam na estrada… A multa havia de ser pesadota e eles deviam andar sempre a caça disso.. acho que é tao pior como andar em alta velocidade.
Andar atrás de quem rouba carros é que não convém muito… dá-lhes lucro… acab
É provável que, na grande maioria dos comentários aqui produzidos, haja aspetos a poderem ser considerados. No entanto, e isso não está na legislação nem, na grande maioria dos casos, na atuação das autoridades: é a existência do simples BOM SENSO.
Mas que há um exagero na utilização dos equipamentos falantes, disso não restam as mínimas dúvidas, e não é só ao volante…
Ok, pergunta hipotética: Eu tenho o meu Android, preso num suporte no vidro do carro a correr o Sygic com o Spotify no background, e o Ulysse Speedometer a fazer de ponte entre os dois (Overlays com bússola e controlo de media.) Eu não lhe toco, tenho Car Kit Bluetooth, tá ali sossegado. Posso ser multado por ter o telemóvel com o ecrã ligado á vista? O Código da Estrada não é muito claro nesse aspecto.
ESPERO QUE NÃO FAÇAM O QUE ME FIZERAM A MIM MULTADO POR SUSPEITA DE UTILIZAÇÃO DE TLM SEM ME MANDAREM PARAR E QUANDO TENHO BLUETOOTH E MIRROR SCREEN….
Não me parece assim tão descabido o comportamento da GNR…
É que, infelizmente, na grande maioria, os condutores apenas cumprem quando vêem as autoridades, e estas ações da GNR ou PSP, servem, a meu ver, apenas para relembrar os mais esquecidos das regras de trânsito.
Se elas existem, pergunto, porque que será que parece que se faz tanto esforço para as quebrar?…