Alerta ERSE: Burlas de 60 euros nas inspeções periódicas de água e luz
O momento é de lutar contra um inimigo invisível, mas os burlões continuam em ação. Depois das apps com malware, das faturas falsas em nome de operadoras há também falsos inspetores a realizar inspeções periódicas de água e luz.
De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços energéticos (ERSE), os burlões cobram 60 euros.
Alguém lhe bate à porta e diz que vem fazer uma inspeção periódica à sua instalação de gás ou de eletricidade, que é obrigatória e que tem de pagar cerca de 60 euros. A ERSE contactou as empresas de eletricidade e de gás natural, cujo nome está a ser usado e confirmou que, durante o período da pandemia causada pela Covid 19, não estão agendadas nem previstas quaisquer inspeções periódicas nas casas dos consumidores, salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor e previamente agendadas.
Em caso de dúvida, pode sempre contactar o seu fornecedor! Para se prevenir, poderá também exigir a identificação de quem lhe bate à porta sempre que solicitar algum serviço ao seu fornecedor ou operador da rede de eletricidade ou de gás natural.
No primeiro trimestre de 2020, o Portal da Queixa registou 1377 reclamações relativas a esquemas de burla e fraude, representando um aumento de 34% face a 2019, onde foram registadas apenas 1024 reclamações. Desde o início do Estado de Emergência, a maior rede social de consumidores em Portugal, registou 356 reclamações enquadradas em burlas e fraudes, um ritmo de 16 queixas por dia. Em tempos confinamento e maior exposição do consumidor às plataformas digitais, o Portal da Queixa alerta a comunidade online para as 5 principais burlas que estão a ser praticadas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mas isto nunca mais acaba,nunca mais tem um fim,esta m**** das burlas ?? Palavra de honra,era uma pessoa ter uma pistola e cada vez que visse um trafulha/gatuno destes era enfiar-lhe um balázio no meio do focinho.
Estão é a aumentar. Todos os dias é sempre truques novos… e muita gente cai, por isso estão assim tão ativos.
É mesmo,Vítor.Ainda agora li outro vosso artigo(também da autoria do Pedro Pinto),sobre a SMS falsa que circula para aí sobre um suposto teste à COVID-19 em nome do SNS(Serviço Nacional de Saúde).Impressionante,ao que isto chegou !! 😐
Os Técnicos oficiais também tentam fazer burlas aos clientes. Isto na EDP.
Em tempos eu tive contratado o Serviço Funciona da EDP que quando subscrito dava um plafon de 500€ ano para pequenas reparações de electrodomésticos e e avarias eléctricas.
Este serviço requer que um técnico apontado pela EDP venha a sua casa ver que está tudo em conformidade e apontar para as anomalias.
A minha situação foi que no fim do técnico fazer a sua auditoria coloca na folha de trabalho 1 hora a mais do que tinha estado a trabalhar trazendo o valor total da auditoria para os 80€ ou coisa assim, já não me recordo bem. Ao que eu lhe chamei a atenção da hora que havia chegado e a hora que estava a marcar na folha.
O Sr técnico da EDP disse-me para não me preocupar que esse valor seria deduzido do meu plafom e que nada me seria cobrado.
Mas pensemos um bocado se me for tirado + 40€ do que devia de ser deduzido do meu plafom é menos dinheiro que irei puder utilizar mais tarde certo?
É meu o dinheiro uma vez que eu estou a pagar pelo serviço.
O tipo não ficou muito contente e tirou outra folha registou as hora correcta que havia chegado e a hora que havia terminado o serviço e foi-se embora. mas situação ficou-me na cabeça.
Por isso é que estou a dizer que até os técnicos oficiais nos podem burlar.