PplWare Mobile

Alerta: Antivírus para Android vinha com malware


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Joel Reis says:

    Deve ser como as vacinas, para imunizar, trazem o virus em si.

  2. Helder says:

    Android sempre em alta!

    PPLWARE, quando é que fazem um especial de app’s com ArKit para iOS?

  3. RP says:

    Experimentei e deixei de usar essas aplicações da treta. Desnecessárias e cheias de publicidade que não inspiravam confiança.
    Então depois disto…

  4. irlm says:

    trustgo é uma boa opção?

  5. UmRevoltadoComOMundo says:

    Não sei para o porquê de ter um antivírus no android. Se ainda fosse no computador… No android é apenas para gastar recursos. Não é simplesmente instalar um antivírus e depois clicar em qulquer link que encontra na internet ou desligar o antivírus porque vai instalar um programa “hacker” que descobre a password do facebook de alguém.

  6. AlexX says:

    Já li algures e há dois ou mais anos que todas as aplicações da DU faziam isso, será agora apenas o anti vírus? Poderá ir tudo para uma base de dados mas não creio que a finalidade seja divulgá-la ou prejudicar de alguma forma o utilizador e nesse sentido não lhe chamaria de malware mas apenas mais um spywarezinho entre tantos. Acho que aplicações que tenham acesso a mensagens, contactos, telefone e armazenamento vão muito provavelmente e na sua maioria enviar informações confidenciais para quem as desenvolve…

    • UmRevoltadoComOMundo says:

      “Acho que aplicações que tenham acesso a mensagens, contactos, telefone e armazenamento vão muito provavelmente e na sua maioria enviar informações confidenciais para quem as desenvolve…” Concordo, mas o problema é que o usuário aceita as permissões de uma aplicação sem pensar para que é que aquilo serve. Muitas vezes essas informações são mesmo necessárias à aplicação, mas outras… Isto é mais uma questão de ética. Por exemplo eu cuido de uma aplicação com um banco de dados de 150 Mb bastante valioso em informações e que a sua venda poderia me render 500€ a 1000€. Neste caso as informações não estão lá por espionagem, mas porque as pessoas a quiseram partilhar. (Na descrição da aplicação tem o motivo de precisar de cada uma das permissões e porque essa informação precisava ou não de ser armazenada no BD) Já recebi alguns propostas de empresas de Spam e não foi por isso que as vendi. Mas realmente é dinheiro fácil mas cada um tem a sua moral…

      • AlexX says:

        Problema neste caso está em que poucos se dão ao trabalho de ler a política de privacidade das empresas ou programadores que desenvolvem aplicações. Por acaso está lá bem explícito que a DU Group pode a partir do momento que um utilizador instala qualquer aplicação deles, recolher informações pessoais e até transmiti-la aos seus parceiros. Tantas outras aplicações fazem o mesmo, independentemente do SO usado.
        Muito cuidado com bases de dados e ficheiros em smartphones contendo segredos profissionais, a espionagem industrial não acabou. Depois quando dão por ela vêm productos que ainda estavam a desenvolver e nem chegaram a patentear já à venda na China…ou outro local qualquer.

  7. Alexandre says:

    No PC é a mesma coisa, anti vírus à venda que ninguém conhece de parte nenhuma devem sempre desconfiar, ainda para mais quando trazem publicidade às costas

  8. Nuno Santos says:

    O maior virus continua a ser o ser humano e para esse nao existe antivirus.

  9. jorge says:

    Isto é que é a segurança do android??
    pagar por um smartphone para acontecer estas coisas?
    google o que andas a fazer????????

  10. Salsichas com atum says:

    É preciso ter cuidado com as permissoes.
    Por exemplo, um ativirus. Para que precisa de acesso aos contactos? Nao precisa. Para que precisa de acesso ao email? A menos que tenha alguma ferramenta de verificacao de emails, nao precisa.
    Um jogo. Com exceçao de raros casos, nao precisao de acesso à localizaçao por exemplo.

    Voces tem que ver o que fsz mais sentido. Mesmo que essa app aqui na noticia, se voces nao khe dao permissao para aceder aos contactos, ela nao faz nada.

  11. Janito says:

    Um gajo agora tem fazer todos os possíveis para verificar que o que seja que for que instale não trás kinders surpresa atrás
    CCleaner sabe do que estou a falar

  12. censo says:

    Mas quem é que precisa de um antivirus no telefone ? Que paranoia !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.