Agora será sempre assim! Cartão de Cidadão será entregue em casa
O Cartão de Cidadão é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.
A partir de agora o cartão de cidadão vai passar a ser entregue na casa dos portugueses.
A entrega do Cartão de Cidadão passa a ser feita em casa. Segundo informação publicada online, depois de emitido, o Cartão de Cidadão é enviado para a morada dos portugueses por correio registado. O IRN irá selecionar para envio postal os cartões de Cidadão dos titulares com 18 anos ou mais e com os contactos atualizados no sistema.
O cidadão irá ser informado por SMS, ou email, quando o Cartão de Cidadão for enviado para a morada de casa. Se for mais conveniente, poderá alterar a morada de entrega ou levantar o cartão numa loja CTT.
Anabela Pedroso em entrevista à RTP Internacional, referiu que a medida é temporária, mas que "Podemos mesmo dizer, com certeza, que se vai transformar em medida definitiva".
Quem está abrangido?
A entrega do Cartão de Cidadão na morada de casa por correio registado abrange os cidadãos residentes em território nacional com 18 anos ou mais:
- que renovaram o cartão e têm a renovação paga
- com os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão
- com as impressões digitais no sistema do IRN
- que sejam capazes, ou seja, não sujeitos ao regime do maior acompanhado
- cujo cartão a entregar não tenha sido emitido antes de setembro de 2019.
Como funciona a entrega do Cartão de Cidadão em casa?
A entrega em casa do Cartão de Cidadão acontece em 4 passos:
1. Recebe um SMS, ou email, a informar que o Cartão de Cidadão vai ser entregue em casa
Quando o Cartão de Cidadão estiver pronto para entrega, vai receber um SMS do número (+351) 915 692 970, ou um email do endereço helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt, com a seguinte mensagem:.
SMS: "Vamos enviar o seu Cartão de Cidadão, sem custos, para a sua morada. Responda em 48h com o texto CCPOSTAL [TOKEN] NAO para não enviarmos o seu cartão por esta via. Ministério da Justiça +info irn.justica.gov.pt"
Email: "Cara(o) Cidadã(o), o Cartão de Cidadão vai ser enviado para a sua morada, sem custos adicionais. Se não pretender esta opção, tem 48h para enviar um SMS para o número (+351) 915 692 970 com o texto CCPOSTAL (TOKEN) NÃO. Para mais informações consulte irn.justica.gov.pt. Ministério da Justiça"
2. Para aceitar a entrega em casa, não precisa de responder
48 horas depois do primeiro SMS, vai receber a confirmação da entrega do Cartão de Cidadão por correio registado na morada. Vai receber SMS ou email com a seguinte mensagem:
SMS: "No prazo médio de 30 dias, o seu Cartão de Cidadão vai ser entregue na sua morada por correio registado e só pode ser entregue a si. No dia anterior à entrega vai receber SMS com número de objeto postal. Ministério da Justiça +info irn.justica.gov.pt"
Email: "Cara(o) Cidadã(o), o Cartão de Cidadão vai ser entregue, por correio registado, na sua morada e só pode ser recebido pessoalmente por si. No momento da entrega deve apresentar um dos seguintes documentos de identificação: - Cartão de Cidadão, ainda que caducado; - Passaporte; - Carta de Condução. No dia anterior à entrega vai receber SMS com número de objeto postal. Se não estiver na morada, será deixado na caixa do correio o aviso de entrega, para que possa levantar o cartão no balcão dos CTT, no prazo de seis dias úteis. Após esse prazo, o cartão é devolvido ao serviço de Registo identificado na carta PIN. Para mais informações consulte https://irn.justica.gov.pt. Instituto dos Registos e do Notariado"
3. No dia anterior à entrega é avisado por SMS
Vai receber um SMS dos ctt com o número de objeto postal e a informação sobre o serviço SIGA - alteração de morada, que permite seguir a encomenda e alterar o local de entrega.
4. Apresente um documento com fotografia
No momento da entrega pelos ctt, seja em casa, seja na loja ctt, apresente um documento oficial com fotografia (CC, mesmo se estiver caducado, passaporte ou carta de condução).
Se não estiver na morada para onde foi enviado o Cartão, os ctt deixam na caixa do correio o aviso de entrega. De relembrar também que a emissão do cartão de cidadão pode ser feita através de um terminal de multibanco - ver aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Como os CTT estão vão esperar 3 meses, se não for extraviado!!
Sim, isto anda muito mau.
Encomendas que demoram 3 semanas ou nem são entregues.
Por incrivel que pareça, comecei a ter melhor entregas pelos CTT desde que entramos em modo pandemia.
Não sei qual a razão de dizer mal de um serviço que possivelmente não conhece.
Os CTT têm feito um esforço notável de inovação e melhoria de qualidade, tendo uma vasta quantidade de produtos novos e indicadores de excelência em muitos produtos e serviços.
Não fosse a aposta do regulador em deitar abaixo o que de excelente se faz naquela empresa e obviamente um ou outro caso que precisa de acompanhamento, ónus da dimensão e capilaridade do alcance do operador, não haveria esta percepção distorcida do quanto tão bem se faz naquela empresa e que continua a ser um excelente exemplo de eficiência e lucratividade, apesar das condições adversas que enfrente em muitos dos segmentos em que opera.
Desde que foi privatizado culpa do Passos Coelho…
Sim, porque nacionalizar empresas tem dado um resultado do caraças
Diz antes culpa do absolvido em parte na 6a feira passada. Que por acaso, ou não, até foi ele que negociou os termos. O PPC só executou conforme o negociado, não obstante ter querido ir além dos planos.
aquela entrevista em que o cuelhinho se vangloriava de ter tido papel muito ativo nas negociações foi obliterado da história…
¡ mas há quem se lembre dessa entrevista !
Renovei o ano passado. Fiz o pedido por sms em Março, chegou em Dezembro. Até pensei que tinha acontecido algo. Mas na empresa recebemos encomendas dos CTT todos os dias, de um dia para o outro. Podem culpar muita coisa mas não os CTT nisto.
Já agora, a SMS vem de um número de telemovel normalissimo e é escrita de uma forma estranha. Não sabia e até pensei que era scam. Se os scammers conseguem fazer melhor, o governo também tinha por obrigação de o fazer.
Não tenho problemas, já com a UPS… É caso para dizer: ups, deu mer**
Aguardo a recepção do meu. Fiz a renovação no portal, pois o que está em vigor caduca em Junho . Passados 15 dias recebi um SMS a dizer que estaria a receber os códigos e a indicação para solicitar o levantamento do CC numa conservatória, caso pretendesse. Teria 2 dias para o fazer. No mesmo dia recebi a cartinha com as credenciais, e de seguida novo SMS a indicar que no prazo de 30 dias teria o CC, com a indicação prévia no dia anterior, por SMS, de que iria receber por correio registado, no dia seguinte. E terá de ser entregue ao próprio. O ano passado, por esta altura, fiz a renovação da c.condução pelos mesmos meios. Simples, rápido, eficaz, sem chatisses, mais económico, sem deslocações e sem filas de espera.
O CARTAO DE CIDADAO DO MEU MARIDO CATUCOU
RECEBEU UM SMS A PERGINAR SE TINHA MODIFICADO ALGUMA COISA SE NAO TINHA DE RESPONDER SIM E VOLTAR A ENVIAR PARA DEPOIS RECEBER UMA CARTA PARA FAZER O PAGAMENTO JA SE FEZ DUAS VEZES.
E SEM QUALQUER EFEITO, O QUE DEVO DE FAZER.
E OS CARTOES DE CIDADOES DOS MEUS FILHOS QUE SAO DE MENOR TAMBEM JA CADUCARAM O QUE POSSO FAZER?
“Cartões de Cidadão”
Esse português não se percebe muito bem. Escreva frases curtas, por “temas”. Assim iremos perceber melhor.
Muito bom! Agora faltaria mandar embora alguns funcionarios que não sao precissos e estão simplesmente a aquecer o lugar e a mamar a grande dos nossos impostos!
Eu so tenho a dizer maravilhas do CTT! Quando tenho uma pedido grande para asinar se dão ao trabalho de ligar par anão ter que me deslocar no dia seguinte aos correior! CTT esta a trabalhar muito melhor do que antes.
Agora só têm que dizer se a entrega é feita pelo 1º carteiro, pelo 2º pelo 3º… Os CTT andam tão mal organizados, que nalguns dias tenho 3 carteiros diferentes. Um traz a conta da água, outro a conta da luz, e outro às vezes nem trás nada, anda só a contar quilómetros.
O meu já veio por correio registado. Mas acho q é fake. Não dá para tirar tabaco nas máquinas… a pressa foi tanta que para aquilo que uso mais…é inútil
Bom nao sei se estao melhores ou piores mas a mim no outro dia uma vizinha minha veio entregar-me uma carta que estava na caixa de correio dela. Talvez tenha sido um caso isolado mas deviam ter mais atencao a isso.
Espetacular.
No entanto para a ativação do cartão de cidadão e Assinatura Digital não é possível fazê-lo comodamente em casa com recurso a um leitor de cartões e/ou Chave Móvel Digital.
É necessário agendar um atendimento presencial num qualquer balcão IRN – para daqui a 6 meses.
Pois, essa é também a minha dúvida. Apesar de ter activada a assinatura digital e CMD no actual, o que estou à espera de receber não sei se esses modos vêm já activados por transferência de condições, do em fim de vida para o novo.
Realmente activar a assinatura digital é um problema, porque em teoria a mesma tem valor legal, e não vai querer que o carteiro ou alguém que deite a mão ao cartão e eventuais códigos consiga assinar por si documentos oficiais… tipo contrair empréstimos, transferir empréstimos para o seu nome, abrir contas bancárias, subscrever serviços, e por aí em diante.
Percebo por isso que forcem a ida a um balcão do IRN para activar a assinatura… têm é de arranjar maneira de tornar mais célere as marcações para serviços como esse, onde é obviamente importante que a pessoa tenha acesso a eles, se deles necessitar.
Joao PTT,
Se a CMD se mantém válida após emissão do novo cartão, qual o problema de fazer a ativação com recurso à mesma em vez de deslocação?
Na pratica, tem valor legal. Mas para assinar com o CC, necessita do código. No meu caso, já recebi os códigos há cerca de 15dias, estou a aguardar o cartão. Tal como um cartão de débito/crédito, primeiro vem o código e de seguida o cartão. No caso de ser renovação, vem o cartão, sem qq forma de aceder ao mesmo. No caso do CC, o que se pretendia era que as funcionalidades activadas no que está em fim de vida viessem no novo, sem necessidade de deslocações. Ou então, que fosse permitido, da mesma forma que o é para renovação, a activação online das funções de assinatura. Para aceder, teria que se ter o CC, código, CMD.
E esqueci de mencionar, do TM para confirmação.