Afinal o Google Chrome é mais vulnerável que o IE
Quando o assunto são vulnerabilidades ao nível das aplicações, o Internet Explorer é por norma aquele software a quem se aponta de imediato o dedo mesmo sem se ter, muita das vezes, informação que confirme tal acusação.
Um estudo recente da Secunia vem agora provar que afinal o Google Chrome é mais vulnerável que o Internet Explorer. Mas há mais casos "complicados nesta lista!
De acordo com o relatório de vulnerabilidades de 2015, produzido pela Secunia, o Google Chrome lidera a lista com 504 vulnerabilidades, seguido do Oracle Solaris (483), Gentoo Linux (350) e a quarta posição pertence ao tão “famoso” Internet Explorer (289).
A Apple com o Mac OS X está na décima terceira posição com o 147 vulnerabilidades e o Windows 8 ocupa a vigésima posição com 105 vulnerabilidades.
A Microsoft apenas tem dois “programas” na lista negra sendo que a IBM domina este TOP 20 com 8 entradas.
Todos os dados foram recolhidos da ferramenta Personal Software Inspector (PSI), que pertence à própria Secunia e está instalado em milhões de computadores, que registou só no ano passado 15,435 vulnerabilidades, um número bastante elevado face aos anos anteriores.
O estudo revela ainda que no caso de vulnerabilidade, se o patch não for disponibilizado no próprio dia, então é provável que demore algum tempo. Relativamente ao Open Source, muitos programadores demoram uma eternidade para resolver pequenos falhas de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
o browser com mais plugins ou add-ons está sempre mais exposto.
+1
Sabes que o Firefox tem mais add-ons/plugins que o chrome certo?… e não e por isso que é mais vulneravel, isso não depende dos add-ons/plugins mas sim do navegador em si
E o Opera!?
Não aparece na lista.
Calma que a Opera é super segura.
Tem sempre os seguranças a porta
O melhor teste é quando acedo ao v/ site c/ o Chrome é só janelas ADS. Se entrar pelo Firefox já ñ acontece!!!
Se calhar tu nao precisas dum browser novo, precisas é de um antivirus em condições!
Janelas com Ads no pplware??? Explica lá isso sff…! A unica pub que aparece é a coluna direita com os anuncios de patrocinadores….!
Oi? Acho que tem o computador minado !!!
E não é pouco xD
que não é muito xD
Bastante
“Ai eu nunca apanho vírus”…
Meu lindo windows 8…
Marco Pinheiro, porque será que diz isso. Ele se abre com o anti vírus que tem e abrem ads, e utilizando o mesmo anti vírus com o firefox, não abre e é do anti vírus? Deve de perceber tanto de Informática, como alguns de Informática de agricultura. O que é que uma coisa tem a ver com outra, por acaso não sabe que determinados browsers deixam abrir mais ads do que outros, e isto com este browser e outros idênticos, abrem e não é pouco, mesmo com um bom antivírus, com o IE experimente e depois veja, e só bloquear os popups em nível máximo e depois veja.
Por mim basta o firefox.
Sem dúvida. Já experimentei vários e para mim o firefox serve.
Mas como disse (para mim).
É lógico que vai depender de quem usa e o que querem fazer com o browser.
O que já pode é ter instalado outras coisas que lhe fazem abrir mais ads, isso normalmente acontece quando julgámos que ao mudar para um browser mais simples e melhor acabámos por dar azo a se instalar ads.
Um dos melhores browsers ( Internet Explorer ). Porquê, é simples utilizem uns e outros e depois vejam a diferença. Nota isto são opiniões pessoais, cada um tem a sua, como tal as criticas ficam de fora. Ok.
Será só comigo ou no Windows 10 o Internet Explorer é bem mais rápido que o Chrome?Tenho o motor do Spartan ativado como o Pplware ensinou aqui no site.
Pedro Almeida, nem precisa de ser o W10.
Basta testares o IE11 no Windows 8.1 que notas já por si que já é mais rápido que o chrome.
Tenho de admitir que falta extensões e outras coisas ao IE, mas em rapidez está milhas à frente do estado do chrome.
Se duvidam basta testarem por vós 😉
É precisamente a minha opinião Pedro. Mas sabes que ainda fiquei a pensar que era eu que tinha algum problema na instalação dele (Chrome).
Mac osx mais vulnerável que o Windows 8? Ora expliquem lá isso.
Há imensos vírus para Windows e nenhum para Mac, fiquei sem perceber.
Não tem a ver com a quantidade de virus mas sim as vulnerabilidades.
Claro que Windows tem mais virus, é mais usado que o Mac.
No entanto o Mac é mais vulnerável, apenas não tem tantos virus porque não tem tantos utilizadores.
Os hackers estão sempre atrás das massas.
Não tem nada haver. o Mac OS X, quase todo, é open source assim como o google chrome (engines). Repara que o software closed source está em ultimo. Por um lado é bom assim porque corrige-se sempre as falhas por outro vem gente dizer que “ha muitas vulnerabilidades” quando nem é grave e não sabe que é mais fácil resolver as falha num software open.
Isso de ser mais vulnerável tem muito que se lhe diga!!!
Repara que juntam as vulnerabilidades de todas as versões do OS X não se fazendo ideia o que é incluído nesse valor [WebKit?? – Safari], enquanto que na lista aparece em separado cada versão Windows e até o Internet Explorer.
Nenhum para Mac? De vez em quando vê-se cada iluminado…
O Ruaben tem razão no que diz. E sim, há aplicações maliciosas para osx sim. Mandar bitaites só porque é fácil escreve-los…
Vossa senhoria disse “vírus”?
Seja bem-vindo aos anos 90!
Entretanto, nós que já estamos em 2015, sabemos que os vírus são uma pequeníssima parte do problema.
Talvez por isso o artigo fale em, e passo a citar, vulnerabilidades.
É que também não há vírus para o Chrome. Nem, já agora, para o Internet Explorer.
Chrome mais vulneravel que IE. Who knew?
Só quem é hater do IE é que não viu o grande salto a nível de qualidade feito com o ie10 incluindo a nível de performance. é esta a razão porque a microsoft vai lançar o novo ie com novo nome porque a qualidade péssima do ie virou meme e mesmo que volte a ser o melhor do mercado ninguém lhe tira a ma fama.
Que novidade! É o browser e o OS da google….
o que é que o Gentoo Linux está a fazer nesta lista?
Leva-me a crer que estes dados são mais de uma propaganda que outra coisa. IE irá ser sempre mau. E quem for programador sabe muito bem porquê.
O facto do gentoo estar ai em 3º e mais nenhum linux aparecer sequer na lista faz-me desconfiar que estes gajos da Secunia não fazem ideia do que estão a fazer.
O artigo diz que os dados foram recolhidos com o programa PSI e no site diz claramente “PSI runs on Microsoft Windows 8, 7 and Vista” e não fala de linux. Gostaria de saber como recolheram essas estatísticas…
Estão a falar desta Secunia? http://secunia.com/blog/how–and-why—secunia-became-an-established-microsoft-solution-provider-383
A mesma que não só é partner como é um solution provider para a MS em…. segurança? Fale-se em puxar a brasa à sua sardinha… next!
Pois, estava mesmo mesmo a pensar que deveria ser uma cena desse género… and there it is. Mas pelos vistos ainda há muito quem acredite em tudo o que lê logo à primeira.
Vinha comentar exatamente o mesmo … é preciso ter cuidado com as fontes
e o que dizem os testes independentes?
Pois é…
E onde é que a Secunia foi buscar as vulnerabilidades??? Pois –> CVE.
Já aqui:
https://pplware.sapo.pt/software/seguranca-2/mac-os-x-e-o-ios-foram-os-sistemas-mais-inseguros-em-2014/
Que também é da mesma fonte (CVE), já é tudo verdade, não é?
Entendam algo, vulnerabilidades nao sao virus!
… that’s right!! Joel :)!!
Com o Windows 10 ai a porta é só coisas boas vindas da Microsoft..Já parece a politica.
o W10 será bom como foi o 7 e o xp, mas continua a ser windows com os seus tipicos problemas e confusoes. OsX all the way!
OsX all the way DOWN : Que lixo !
Adoro estas listas que comparam o “Windows 8” (uma versão) com o “Apple Macintosh OS X” (aparentemente todas as versões) -.-“
Talvez porque as suas vulnerabilidades são recursivas e as do windows não???
Certamente que as vulnerabilidades não são comuns a todas as versões do OS X. Haverá vulnerabilidades nas versões mais antigas que foram corrigidas por mudanças nas versões mais novas, assim como haverá vulnerabilidades nas versões mais novas que não existem nas versões mais antigas, por introdução de novas funcionalidades!
Mas o que cria ainda mais dúvidas sobre os números é que não se sabe que tipo de vulnerabilidades são contabilizadas em cada sistema, já que separam o Internet Explorer do Windows, mas no OS X as correcções ao Safari normalmente passam pelo WebKit que está integrado no sistema!
Acho incrível como coisas destas ainda são noticia.
Normalmente numa comparação compara-se coisas iguais, ou pelo menos parecidas. Como se pode comparar uma coisa que nada faz, com algo que tem muito mais funcionalidades e depois dizer que a que faz menos é menos exposta.
Isso não é óbvio ?
Se um carro está na garagem sem fazer nada, não está ele a partida menos exposto a acidentes ?
O IE,mesmo o 11, é MUITO inferior em funcionalidades (logo a cabeça já nem falo com addons) como podia estar mais exposto? se tivesse era mesmo mau assim é só …insignificante.
Para quê ter uma coisa que faz tudo e mais alguma coisa mas a faz mal?!
Sem os add-ons quais são essas funcionalidades todas que o Chrome tem que o IE não tem? Ou o Firefox, que ainda está mais abaixo na lista?
so os fandroids para admirarem a google, so o youtube e o gmaps se aproveita o resto e lixo como o SO deles.
A verdade é que vem todos a “reboque” do chrome, e quem é mais usado está sempre mais exposto, basta ver as “browser statistics” do w3schools.
Nada surpreendente!
Basta estar a par dos resultados que saem das conferências de segurança e onde metem os sistemas à prova dos hackers (em que ganham dinheiro com isso).
Ainda recentemente houve uma no Canadá e os resultados foram mais ou menos esses.
Numero de vulnerabilidades != Gravidade de cada vulnerabilidade
Porque é que na imagem do post aparece um grilo?
Bug
To surpreso em ver o gentoo nessa lista!
Secunia está espalhando FUD (Fear, uncertainty and doubt).
Devem ter sido os gajos da Secunia a compilá-lo LOL
A minha realidade. Uso Google Chrome, gmail e nunca tive qualquer problema. Já lá vão uns anitos. Faço compras e pagamentos online e abro páginas suspeitas em conformidade com algumas “tabelas”… A segurança começa por mim, pelo antivirus e pelo ABP. Complemento com o Kaspersky Protection e o obrigatório VPN (pago). E pronto, estou aberto aos ataques 🙂
Esse ranking claramente é falacioso,e é pró Microsoft,sempre com invejinha do Linux…que vergonha hein Microsoft…