PplWare Mobile

Adobe não suportará Flash no Android 4.1


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. imlikewtf says:

    Fico à espera do coelho que vão sacar da cartola. Existe demasiado conteúdo flash online para ser ignorado.

    • Diogo Sousa says:

      Tudo tem uma evolução, o HTML5 irá fazer com que muita outra tecnologia passe a fazer parte da historia ;).

    • Ismael says:

      Maior parte não tem como objetivo ser utilizado em dispositivos móveis. Caso contrário têm a alternativa de redesenhar a aplicação ou o que for para correr com HTML5, já vão é um bocado atrasados.

    • KM says:

      Pessoalmente, tenho a vontade de começar a usar o código HTML5 (pelas grandes vantagens que apresenta), e esta notícia até é mais um incentivo para isso.

      Aliás, como na notícia diz, já em Novembro de 2011 a Adobe deu um pré-aviso, e nada melhor que seguir para a evolução, quando esta, pelos vistos, é a melhor.

      Compreendo o seu ponto de vista, mas visto que há uma alternativa melhor (com uma reputação bem grande), é compreensível que a Adobe não queira manter uma alternativa inferior..

  2. Diogo Sousa says:

    Isto irá calar MUITA GENTE que decidiu criticar a Apple desde a uns 2-3anos. E sempre criticaram por causa do Flash, até nos computadores dá problemas, quanto mais em smartphones e tablets.
    Isto só mostra que a Apple está a a 3-4anos a frente daquela coisa que se chama Android….

    • Pedro says:

      Mesmo à apple fanboy.

      Provavelmente agora será uma boa altura para deixar flash, visto que já existe alternativa, ao contrário do que existia à 3/4 anos atrás.

      Eu sou apreciador do iOS e “daquela coisa que se chama Android”. A concorrência é uma coisa boa para o consumidor, não faz sentido essa atitude de rivalidade..

      • Nelson says:

        Existia sim, chamava-se, e ainda se chama HTML5.

        Não fales do que não percebes.

        • mdias says:

          Ainda hoje a especificação do HTML5 está em fase rascunho e estima-se que seja finalizada apenas em 2014.

          • Nelson says:

            E depois?

            Já tens muita coisa “por certo”, e implementada para brincares…

          • diogo says:

            O Pedro tem razão, na altura o HTML5 não estava tão crescido como está agora, e ainda lhe falta bastante. E enquanto começa a fazer sentido largar o flash por o HTML5 ser muito melhor, que o é, na altura ainda não havia condições para tal.
            E na mesma assim se tivesse dinheiro comprava um iphone…

    • “3-4 anos à frente daquela coisa que se chama Android…”
      e tambem muitos euros à frente.

      concordo com o que disse, mas temos que ver a relação qualidade/desempenho preço e parece-me que com android temos uma relação MUITO melhor. Mas são opiniões 🙂

      • RUI ALVES says:

        Não é comparavel o sistema IOS e o Android, o IOS flui com muito mais naturalidade do que um Android que leva quase ao desespero, falo por experiência visto ter um Galaxy 2 e um Iphone 4 em que os preços são idênticos. Não é á toa um CEO da Foxconn afirma com tanta certeza que o iphone 5 irá humilhar o Galaxy 3… O mito de IOS ser um sistema fechado, de facto para o bem e para o mal têm algumas restrições, contudo já tive um Iphone 3gs e consegui fazer o upgrade para o sistema ios 5.1., no Android tal não seria possivel

        • Juliano Almeida says:

          São comentários como os teus que me fazem rir e rir e rir… então tu num Iphone 4 tens mais velocidade/fluidez que num Galaxy 2? Esse teu galaxy 2 deve de estar com defeito de fabrico só pode…
          Isso de poderes ter feito o upgrade é totalmente normal, a apple tem apenas uma marca, faz o sistema operativo apenas para um leque muito mas muito pequeno, enquanto que android tem muitos mais dispositivos, é normal não actualizar todos… informa-te bem e testa o android como deve de ser, compara como deve de ser comparado, e depois vens com as tuas postas de pescada para aqui!

        • Potato says:

          Sim, mas o IOS é desenhado para dispositivos específicos, enquanto que o android é para centenas…

        • Serva says:

          Sem comentários ,

          Quanto a interrogação se Steve tinha ou não razão ? … eu diria que a questão não se pode colocar dessa forma , a 3 anos a esta parte que os utilizadores do IOS estão vedados a todo o conteúdo em flash que ainda abunda por essa blogosfera fora , ignorar este facto passados os tais 3/4 anos que entretanto se passaram sobre essa decisão da Apple no mínimo polémica e que daria certamente pano para mangas se a aprofundássemos é aonde reside as criticas , a decisão deveria ser sempre do utilizador final e não uma solução imposta , já me parece o plano da Troica , agora passam fome durante 3 anos e depois logo se verá .

          Embora pessoalmente não goste de flash , porque quem usa Linux já passou por maus bocados devido a este plugin , o que é um facto é que a comunidade Open Source tem vindo a resolver muito bem esse problema e que recorde de a 2 anos a esta parte esses problemas terminaram , espero que a Google aproveite este trabalho que tem sido desenvolvido pela comunidade Open Source e se substitua a Adobe fornecendo suporte para flash que no fundo é o caminho que tem sido traçado nestes últimos anos .

          Costumo dar um exemplo parvo , mas que no fundo tem toda a razão de ser ,se quisermos nos deslocar de carro a uma determinada localidade e se os últimos 20 Kms tiverem de ser percorridos numa estrada em mau estado será que vamos desistir ? … é evidente que o HTML 5 é o futuro quanto a isso não temos dúvidas se é penalizador para os consumos energéticos e para a performance em geral de um dispositivo móvel sem dúvida que é , agora ainda faltam aqueles 20 Kms e ainda temos de viver mais um tempo com esta realidade .

          Cumprimentos

          Serva

        • Serva says:

          Rui , eu estava para não comentar , mas tu de facto só dizes disparates e até ponho em causa que tenhas um SG2 , mas fica-te com o meu comentário no meu post abaixo e com o facto do teu belo Iphone 4 ter ficado de fora das principais alterações do IOS 6 .

          Serva

          • DLC says:

            É pá… Ó Serva…. cria lá um clube de fans que eu sou o 1º a aderir…. LOL

            Meus Srs e Sras, isto é um post com cabeça, tronco e membros… bom o segundo post…. é o da quinta pata… LOL

            Tá tudo dito, obrigado Serva.

      • Gaius Baltar says:

        Se fores comparar um Galaxy S3, um HTC One X e um iPhone 4S, os preços andam muito próximos. Agora se comparares à ZTEs e Huawei, até pode ser, mas estamos a falar de equipamentos de uma gama mais baixa. É como comparar um BMW e um Hyundai. Ambos são carros, têm 4 rodas, motor e transportam pessoas, mas em termos de qualidade não há como comparar um carro com outro.

    • Paulo Soares says:

      -.- tao mas tao a frente que durante 3 ou 4 anos enquanto se faz transicao para html5( que ainda nao esta completa refirasse) voces chucharam e continuaram a chuchar no dedo

    • Bruno Gonçalves says:

      LOLOL, uma coisa não tem nada a ver com a outra… Eles não quiseram dar suporte, tinham os argumentos deles, os outros continuaram a dar suporte porque quiseram.. não há ninguém mais certo ou mais errado..

      O que é certo é que ainda há muitas paginas web com flash e nestes anos o Android deu suporte enquanto que a Apple não..

      Qual foi a vantagem da Apple em não dar suporte? Bem no meu ponto de vista, nenhuma..

      Mais cedo ou mais tarde o flash iria cair e iria-se fazer a mudança para HTML5, desse modo, concordo mais com a filosofia da Google, que deu suporte enquanto foi possível, não deixando os utilizadores “agarrados”. 😉

      • Rui says:

        A vantagem de não dar suporte foi a experiencia de utilização, seja pela duração da bateria ou os crashes que não aconteceram, e os custos que pouparam em não dar suporte ao flash.

        A piada da coisa é, andaram este tempo todo a dizer que o flash estava para ficar por muitos e bons anos e a realidade é um pouco diferente.

        • Bruno Gonçalves says:

          Mas interessa alguma coisa o que alguém diz ou deixa de dizer?

          No final quer-se é ter acesso a informação que por acaso é em flash e não se pode consultar porque os meninos da Apple não suportam..

          Durante estes anos podiam ter dado o suporte e o flash teria caído na mesma ao fim de algum tempo..

          Ya bateria e crashs, coisa que nunca tive no Galaxy Nexus e curiosamente suporta flash :).

          • Gaius Baltar says:

            Não queres comparar o desempenho do lentíssimo Nexus com um iPhone pois não? 🙂 No Android a manta é curta, se temos desempenho não temos fiabilidade, se temos fiabilidade não temos desempenho! 😀

          • Bruno Gonçalves says:

            Tenho o Nexus e o meu irmão um 4S e não vejo assim tanta diferença ;).

            Estou curioso para ver com o jelly bean e o seu project butter :).

        • Jose says:

          Quem falou que o Flash ia durar uns bons anos não foi a google decerteza, tendo em conta que todos os videos que são postos no Youtube suportam HTML5, e o antigos ainda estão alguns a ser convertidos.

          • Rui says:

            Eu não disse que era a google que dizia que o flash ia durar muitos anos. Se fizeres uma pequena pesquisa aqui no pplware especialmente em artigos sobre a maça, vais ver que encontras varios comentários a falarem que uma das grandes vantagens do Android sobre o iOS é o flash, e que quem dizia que o flash ia terminar em breve era maluquinho da cabeça.

            De vez em quando faço os updates do flash no portatil e mesmo assim é só crashes… incrivel!

      • Serva says:

        Bruno , nem mais , e vais ver que o suporte para flash vai existir no Jelly Bean , e isso é que está correcto .

        Cumprimentos

        Serva

    • Juliano Almeida says:

      O IOS está á frente do Android á 3-4 anos?
      Meu amigo, tu deves de ser de outro planeta, ou então és um daqueles fanboys da apple com o cerebro lavado por uma maça…
      Ainda á pouco tempo aqui o pplware mostrou que o novo (de novo nao tem nada) IOS 6 não traz novidades comparado com o android!
      Podes preferir IOS, mas não digas que está 3-4 anos á frente, porque nem um dia está quanto mais anos…

      Lê isto e aprende.
      https://pplware.sapo.pt/apple/android-ja-oferece-o-que-esta-para-vir-no-ios-6/

    • Luis Spencer says:

      O que te preocupa é “calar muita gente” ?! Aprende a respeitar as opiniões dos outros. E se não gostas do sistema Android, paciência ninguém é perfeito e gostos não se discutem, mas não digas mal só por dizer.

    • Nuno says:

      Bem dito Diogo Sousa

  3. Viperz0r says:

    É bom que isto aconteça. Dá emprego a programadores para migrarem do flash para html5 =)

  4. Filipe Duarte says:

    A adobe já tem o seus flash cs6 a exportar para html5, por isso e que estão pronto para acabar com o flash, assim vende mais cs6… hehe
    para quem não sabe o adobe air mobile, vai conitnuar, permitindo programar para vários dispositivos ao mesmo tempo!
    Pela minha experiencia, o html5 ainda é limitado, comparado com o flash… mas com o tempo vai lá!
    Eles não andam a dormir…

  5. Pedro H. says:

    Finalmente… O Fim do Flash aproxima-se xD
    Bem… Na computação móvel foi-se… Agora só falta deixar de existir nos PCs xD

  6. the man says:

    Visionario como o apelidam… 🙂 não é preciso dizer mais nada.

  7. Alexandre Leonardo says:

    Só mais uma prova que o homem sabia do que falava e estava uns anos à frente da concorrência.

    • Jarda do Demonio says:

      LOL…
      Não compares o Jobs visionário com o Jobs ditador…
      Logo quando “saiu” o HTML5 se viu as potencialidades do bicho.. Era normal que o Flash caísse em desuso porque dava e ainda dá muitos problemas.
      Mas até “acabar” definitivamente em Android tens a opção de usar ou não, em IOS pura e simplesmente não tens essa opção.
      Mais uma vez,
      Não compares o Jobs visionário com o Jobs ditador…

      • Daniel says:

        Eu acho que foi visionario, pois viu que era melhor e que tinha de tomar medidas para forçar o mercado a abandonar o flash e aderir ao html5

        • Serva says:

          Não digas isso a Apple apesar de ter muitos dispositivos moveis vendidos , mas no mercado global representa ainda uma pequena fatia de todos os dispositivos moveis vendidos no Mundo , o @Jarda do Demonio , acerca deste assunto fez um comentário muito apropriado e penso que está tudo dito .

          Cumprimentos

          Serva

  8. Diogo Ramalho says:

    Provavelmente isto é uma causa do HTML5 e não um problema do Flash. Ter os funcionários a fazer suporte a um sistema operativo que provavelmente vai ter um marketshare reduzido como o ICS não é vantajoso para a adobe. Alguém tem de pagar os ordenados.

    O 4.1 vai continuar a suportar o flash para quem assim o entender. Instala quem quer.

    Não entendo essas bocas do pessoal dizer que a Apple está três anos à frente, provavelmente os grandes responsáveis por isto é a própria Apple que não deu suporte nos seus dispositivos e a adobe teve de seguir em frente até a um ponto que simplesmente já não é vantajoso suportar a tecnologia.

    Mas sem duvida que com o HTML5 estamos bem servidos e é uma excelente alternativa.

  9. RCS says:

    Óbvio era que o flash iria deixar de ser utilizado.
    O que o android tinha de especial era que dava essa opção ao utilizador. Agora vai deixar de dar, e na minha opinião, mal.
    Não gosto de ter restrições, mas pronto lá vai ter de ser.

    • Serva says:

      @RCS ,

      Bom dia atenção que a Google ainda não se pronunciou acerca do suporte flash no 4.1 , o que aqui estamos a discutir é o comunicado da Adobe mais nada , e repara no que te vou dizer o problema com o Flash no Linux tinha muito a ver com os updates que geravam muitos problemas , assim sendo se a Adobe não fizer mais updates basta a Google introduzir a última versão do Flash para que continues a ter flash , ou melhor ainda usar o Flash que o Linux já proporciona aos seus utilizadores .

      Cumprimentos

      Serva

  10. José Bernardes says:

    Sim, o Steve até pode ter dito e feito isso, mas eu acho que todos concordamos que ele tinha razão em dizer que o flash dá problemas, isso eu acho que não era preciso ele dizer.

    Agora não suportar o flash no iOS é que foi muito arriscado, mesmo que seja lento e problemático, por vezes há conteúdo que apenas podemos aceder usando flash, e eu não me importo de ter um android que corre flash quando eu quero, mesmo que seja mau, do que um iOS que nem que eu queira posso utiliza-lo.

  11. jmcs says:

    qual é a implicação que vai trazer para os equipamentos actuais? e no futuro estes equipamentos vão ficar de alguma forma limitados?

  12. Carlos says:

    Essa conversa é toda muito gira mas ainda não existe, hoje, é forma de substituir o Flash completamente mesmo 3 anos após a Apple achar que não era preciso dar suporte…
    Depois vem um problema que é de haver muitos sites, muitos deles animados e interativos que são feitos apenas em flash e quem não tem flash terá acesso, quando existe, a uma versão “rasca” do mesmo.
    O flash tem o problema da performance e de bugs que originam crashes ou lentidão nas maquinas mas não existe quem faça melhor e que consiga substituir no agora o que o flash consegue fazer quando mais à 3 anos atrás.

    Diria que a Apple diabolizou o flash ao ponto de fazer uma tempestade num copo de água, o facto é que eles querem acima de tudo mostrar fluidez no sistema móvel deles acima de qualquer coisa nem que para isso façam cortes importantes em muitas funcionalidades quando estas podem por em causa essas premissas perfeccionistas.

    Até entendo que num smartphone possa não haver suporte para Flash mas mesmo assim acho que devia haver suporte e um botão para ativar ou desativar, já numa tablet acho errado estar a por no mesmo saco que um smartphone já que para mim uma tablet deve conseguir correr TODOS os sites existentes.
    Quantos sites dos construtores de automóveis não são feitos em flash, desde configuradores a stands virtuais…como numa futura tablet 4.1 ou iOS podemos visualizar?
    Abandonar o suporte a Flash quando este ainda é muito usado principalmente em algumas áreas de negocio é pura e simplesmente uma grande irresponsabilidade e falta de respeito por quem ainda faz criações em Flash e pelos clientes da Adobe que escolheram o Flash para fazer sites bastante mais modernos e animados. Principalmente quando muita gente já só usa tablets.
    Haverá sempre forma de o por a funcionar de forma não oficial assim como existe para ARMv6 quando supostamente não há…

    • Carlos says:

      Já para não falar no possível interesse em não suportar sites de jogos tipo miniclip entre outros que poderiam roubar vendas à Store, porque pelo que se vê muitos iphones e ipads não são mais do que telemóveis/consolas de jogos para muita gente e para muita criança no caso do ipads.
      Ter acesso a sites de jogos gratuitos feitos em flash seria faturar menos e acredito que este seja também um dos interesses e não só a desculpa da instabilidade.
      São escolhas, eu não concordo porque no acesso a tecnologias de 3ºs deverão ser os clientes a optar e não o fabricante a determinar de forma ditatorial.

    • Serva says:

      Exactamente

      Cumprimentos

      Serva

  13. Rui says:

    Android sem flash? Pensava que isso era coisa de iDevices… Afinal alguem tinha razão!

    Mas também não causa grande mossa nos Androids, pois a realidade é que poucos são os dispositivos com o 4, quanto mais com o 4.1. A maioria deles ainda está agarrada ao passado.

    Saudações 😀

    PS: LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

    • Bruno Gonçalves says:

      Fala quem nada percebe do assunto ;), alias até tens a resposta em comentários mais acima a essa da razão e não razão :).

      Já quanto às versões de Android, bem quem não compra NEXUS compra “Android de fabricante”, e quem compra NEXUS compra um telefone Google com 4.0, 4.1 e o que vier.. (assim pode ser que percebas, já que pareces um tanto ou quando limitado).

      Saudações 😀

      • Rui says:

        Ah pois, e tu percebes… nota-se na caligrafia 😀

        Quem compra nexus compra as versões 4.0, 4.1 e o que vier, só se for nos teus sonhos porque o Nexus One não leva sequer com o ICS e é de 2010, já o 3GS da Apple e que é de 2009 leva com o iOS 6.

        Depois, se os outros androids levam com androids do fabricante é porque a google assim o quis, e isso para mim é uma politica incorrecta. Não é por limitações de hardware que a google não lança versões oficiais de Android para quem o quiser. O resultado está à vista e por entre milhões de equipamentos que andam aí na rua, existem algumas centenas de versões de versões.

        Quanto ao parecer limitado, como não nos conhecemos de lado algum, vai aplicar adjectivos aos teus amigos ou familia pois com eles deves ter certamente mais confiança. Isto é um site tecnológico que permite comentários construtivos e de partilha de conhecimentos e não comentários insultuosos. Estamos entendidos?

        Saudações 😀

        • Rúben Duarte says:

          “Ah pois, e tu percebes… nota-se na caligrafia”

          “Isto é um site tecnológico que permite comentários construtivos e de partilha de conhecimentos e não comentários insultuosos. Estamos entendidos?”

          WHAT THE HELL?!

        • Paulo Soares says:

          Para comecar pergunto como ves a caligrafia… porque a dele e igual a tua( esta escrito em letra digital XD… portanto penso que te referes a outro tipo de coisa digo eu)
          segundo a google nao fes updade ao nexus one, assim como os ultimos ios nao saem para o iphone 3g e 2g…PORQUE O HARDWARE NAO SUPORTA

          • Rui says:

            Em relação à parte da caligrafia, nem me dou ao trabalho de explicar.

            Quanto ao iOS não sair para o 2G e o 3G, estamos a falar de equipamentos de 2007 e 2008 respectivamente. o 3GS é de 2009 e vai ter iOS6. o nexus one é de 2010, ou seja, mais recente do que o 3GS, e não recebeu o ICS oficial. Não digas que é por causa do hardware porque se pesquisares um pouco, vais ver que encontras algo cozinhado para ele. E o problema do Android é mesmo esse, tem de ser alguem a cozinhar algo para os equipamentos serem actualizados, e não a gigante Google, que deveria ter essa tarefa e não o faz.

        • Bruno Gonçalves says:

          Sim o 3GS leva com iOS6 mas já não leva com tudo :).

          A Google assim o quis porque o sistema é aberto, e ninguém te obriga a comprar telemóveis com esses Androids alterados que passam a ser actualizados pelos fabricantes.

          Claro que parecias limitado por não ver que há duas coisas distintas, uma é a filosofia da Apple e Nexus outra é do SO aberto disponível para todos (aqui entram os fabricantes).

          Se fui bruto? Sim fui mas também enfiaste a carapuça porque quiseste, chamei-te limitado no assunto e não no geral.

          Como disseste não te conheço de lado nenhum, mas o teu comentário só demonstrou que dás mais valor às guerrinhas entre iOS e Android e quem tem ou não razão do que aos produtos que vêm cá para fora e se nestes anos o iOS devia ou não ter suportado flash.

          Esse comentário foi tudo menos construtivo e de opinião e em nada contribuiu para a discussão. Foi um incentivo às guerrinhas e ao qual nem devia ter respondido..

          Caligafria? Isto é o quê? Times New Roman?

          Saudações 😉

          • Rui says:

            O 3GS nao leva com tudo do iOS6 mas leva com o iOS 6 e algumas nova funcionalidades. o Nexus One leva ZERO.

            Uma coisa é ser bruto e outra coisa é ser mal educado. Como dizes e muito bem, não me conheces de lado algum para fazeres juizo de valor sobre a minha pessoa. Logo, mal educação é coisa que se dispensa e seria muito util para ti teres em conta isso da proxima vez que usares um teclado. A cena da carapuça é quando se lança palavras dirigidas a varias pessoas e alguem fica chateado com isso, o que é completamente diferente de explicitamente se dirigir a alguem e chamar-lhe de limitado. Isso, é ser mal educado e faltar ao respeito, coisa que deveria ser a base de educação de qualquer um. EU, não insultei ninguem. TU sim!

            Não fazes a minima ideia do que eu sei ou deixo de saber acerca de iOS e Android, e pelos vistos não captas-te NADA do que escrevi e qual o intuito das minhas palavras, e pelos vistos continuas sem perceber… caligrafia, times new roman, metáfora… já nem me lembro à quantos anos estudei isso na escola.

            saudações 😛

          • Bruno Gonçalves says:

            Disse “pareces” e não disse que eras, daí dizer que te serviu a carapuça ;). Claramente a referir-me ao assunto dos updates o que comprovaste continuar a não entender a filosofia dos produtos existentes. Se te sentiste ofendido, peço desculpa.

            Pensa apenas se o SO da Apple fosse aberto e qualquer fabricante pudesse fazer dele o que quisesse e no entanto continuavam a existir iPhones da Apple..

            Já te perguntaste porque é que não há smartphones de baixo custo com iOS, bem primeiro porque a Apple não os faz, depois porque o iOS não está disponível para os fabricantes.

            O que é certo é que se não fosse a Google muita gente não tinha smartphone. Depois da Apple tornar os smartphones em algo extraordinário, a Google conseguiu levar smartphones e serviços a todas as pessoas e das mais variadas classes sociais.

            Esse PS com risos só demonstrou o quanto gostas da rivalidade e da necessidade que tens de sentir que o iphone é melhor e não há rival.

          • Rui says:

            @Bruno, não “pareces” perceber muito de portugues, pois não? Que tal te soa esta insinuação? Olha se todos andassemos por aí a dizer “ah e tal pareces isto e aquilo” ??? Se calhar com insinuações como tu fizes-te, estás a insultar alguem. Como te disse, da proxima vez que usares o teclado, pensa melhor no que vais escrever para não caires no facilitismo do insulto.

            Eu entendo e bem a politica de updates da Google, pois também tenho um Android, que está por actualizar, pois a politica da Google nesse aspecto falha e muito.

            Não existem outros fabricantes com iOS porque a Apple assim o quer, da mesma forma que não existem outros fabricantes com o Mac OS. São politicas… Se a Google seguiu a politica de de disponilizar o Android para tudo o que tivesse um processador, foi opção deles, estratégia, possivelmente porque seria a unica forma de ganhar mercado rapidamente.

            Mais uma vez te digo, não me conheces de lado algum para fazeres juizo de valor sobre a minha pessoa. És psicologo por acaso para dizeres que eu preciso de sentir que o iphone é o melhor e não tem rival??? Tem juizo!

            https://pplware.sapo.pt/apple/5-anos-de-iphone-o-que-disseram-sobre-ele-ha-5-anos-atras/comment-page-1/#comment-557006

            Há com cada peça por aí!!!

          • Bruno Gonçalves says:

            Vá vá, é fizeste e não fizes-te :).

            Já agora também disse que demonstrou, não disse que tinhas a necessidade :).

            Se eu tenho que ter cuidado com a escrita tu tens que ter cuidado com a leitura :). Continuas a picar-te com juízos de valor em vez de justificar os teus comentários em relação ao post ou ao teu conhecimento nas duas plataformas que foi isso que pus em causa no primeiro comentário.

            Neste último comentário conseguiste fazê-lo mas continuas a não entender as duas filosofias distintas na politica da Google, nexus e fabricantes, acabando por ser opção de cada utilizador qual filosofia escolher.

          • Rui says:

            “Esse PS com risos só demonstrou o quanto gostas da rivalidade e da necessidade que tens de sentir que o iphone é melhor e não há rival.” Acho que está bem explícito o que estás a querer dizer.

            “continuas a não entender as duas filosofias distintas na política da Google, nexus e fabricantes,” A sério? Está bem.

            end of topic!

    • Serva says:

      Não leste nada do que está postado acima para vires com esse comentário fora do contexto de evolução desta discussão .

      Serva

      • Rui says:

        Por acaso li e se não estas a captar o que escrevo… paciencia.

        Saudações

        • Sombra says:

          Rui, tenho lido vários comentários teus aqui neste tópico e de facto tu és mesmo um limitado a nível cerebral e dai eu concluir com toda a certeza que és também um APPLE FAN BOY!

          OMFG és mesmo um CROMO…

          • Rui says:

            Se só consegues concluir isso, então quem é limitado és tu 🙂

            Tenho 2 telemoveis, 1 Android e 1 Apple, trabalho com Windows e em casa tenho tambem um PC com Linux pois gosto de aprender novos SO’s e novas ferramentas. E só não tenho um Windows Phone porque não sou rico. Se isto é ser Apple Fan Boy ou qq coisa do género, olha, fica lá com o triciclo.

            Se calhar aqui o cromo és tu, especialmente pela falta de nível que demonstras!

  14. Miguel Sampaio says:

    Concordo com o desuso do flash, e antes de o criticar quero agradecer a esta tecnologia (Flash e Shockwave) pela inovação que trouce principalmente para a web.
    Alguém se recorda quando o Flash era apenas ”Macromedia Flash” de como era estável e consumia bem menos recursos?

    • Nelson says:

      Sim, eu lembro-me!

      Na altura, abrir o Macromedia Flash (o editor), demorava menos que agora, nos computadores modernos demora a abrir o player!

      Die flash, die!

    • Chico Silva says:

      Nessa epoca não existia iOS nem Andoid e o flash era pesado pacas, se você não rodasse em uma maquina top, daqueles tempos.

  15. MigueLemos says:

    Isto é motivo de festejo na redacção!! Possivelmente com direito a espumante!!

    Ultimamente têm sido tão poucas as vitórias da Maçã, que à que aproveitar estas coisas!!

    Quem quiser continuar a ver conteúdos flash em Android vai poder ver, independentemente a retirada por parte da Adobe. Já outros…

    • Rui "ALL" Sousa says:

      “Isto é motivo de festejo na redacção!! Possivelmente com direito a espumante!!” LOL sorry mas esta afirmação tem uma ponta de verdade xD

    • Vítor M. says:

      O mal é que estão sempre á espera de vitorias e derrotas, em vez de, inteligentemente, se preocuparem com a tecnologia e o usufruto dela. Essa é sempre a intenção que nos leva ao regozijo…

      O resto… é um verbo de encher…

      Mas gostei das tuas palavras, a puxar ao intelecto, sobre o tema em questão e sobre a posição da Adobe que tão bem soubeste comentar. Esse teu afinco, nota-se nos rasgos de pormenor. 🙂

  16. Sergio says:

    A questão é que a atitude catalizou o desenvolvimmento do html5.
    Não percebo como é que há tantas pessoas a dizer que o flash é que era. E agora dizem que já sabiam que estava ultrapassado, mas entretanto puderam usa-lo. Interessante a mudança de discurso.
    Nestes dois meses de utilização do ios nunca senti falta do flash
    Se finalmente o html5 está aí tão rápido deveu-se à atitude da apple em abrir guerra ao flash. A atitude da google foi exatamente a oposta. Se todos seguissem essa atitude ainda estariamos a anos de ver o html5.

  17. Valente says:

    Para mim, enquanto existir Titanium Backup tenho sempre Flash. Já tenho 3 apk que acabaram há muito no Play Store e eu continuo a instalá-las.

    PS: Novo e.mail só no Pplware para ter um avatar privado aqui só. Desculpem.

  18. A vida sem flash says:

    (Nota: No caso em concreto convém ouvir, além da Adobe, também a Google)

    Note-se que não é só o iOS que não tem suporte para o flash. O Windows Phone também não tem.

    A questão é tão simples como isto: a) o mobile tem cada vez mais importância; b) os SO mobile não têm suporte para flash (ou deixam de ter), c) logo, os sites que “riscam” alguma coisa e que utilizavam o flash deixam de utilizar.

    Por exemplo, a Controlauto tinha um site em flash e, fui lá ver agora, deixou de ter. Que me lembre foi a única situação em que não ter flash no iOS me trouxe alguma chatice (quis marcar uma inspeção de um carro através do iPhone e não consegui entrar no site).

    Quanto aos vídeos e animações em flash não há … não há, nunca liguei a isso. Ver coisas a patinar e aos soluços também não me interessa.

    Podem crer que se houver o fim do flash no Android não é o fim do mundo. Nem lhe vão sentir a falta.

  19. Gonçalo says:

    Flash is dead! Long live flash.

    Agora vamos falar a sério:

    1 – Ficamos com um ActionScript em muito superior ao JavaScript mais pobre. Digo em muito por experiência o JavaScript é no entanto o core de qualquer browser logo mais usado porque algo nativo sem plugins ou máquinas virtuais espera-se que corra melhor e ponto.

    2 – Uma empresa compra uma boa tecnologia cria problemas nela ao usá-la fora do contexto inicial pretendido, em parte porque mais pessoas a trabalhar em algo também implica uma maior possibilidade de erro humano a programar (e alguns levam anos a ser não resolvidos).

    3 – Desenvolvimento de conteúdo multimédia para a Web pela primeira vez orientado ao artista não ao programador e/ou técnico (para o bom e o horrível que daqui surgia).

    4 – Menos uma tecnologia que recorre a plugins com todos os muitos problemas inerentes que isso apresenta.

    5 – Uma % considerável da net fora de acesso a dispositivos moveis (mesmo que supportado flash em Android não era para todos) por em parte muito válidas razões. Agora essa % tem de ser migrada ou morre doa a quem doer. Diria que é um estimulo a crise pois quem não poder pagar para atualizarem/migrarem o seu site temos pena.

    6 – Apple essa experiência maravilhosa out-of-the-box sem muitas das centenas de dores de cabeça de um Windows (o ainda sistema operativo mais usado por utilizadores comuns em % por esse mundo fora a menos que falemos do mercado mobile ai Android pronto). Que pode apanhar vírus e afins (apenas existe um maior controlo de algumas coisas outras nem tanto). Que não é perfeito e por uma maçã a brilhar justifica um preço de mais de 200€ a 2000€ a mais por uma experiência (não disse produto note-se) e uma certa dita qualidade (em tantas coisas concordo e noutras discordo como ex-utilizador de um iOS) por um hardware que se compra de outra marca e que se formos a outro sistema operativo pago nem assim fica tão caro.

    7 – Pessoalmente preocupa-me muito não o fim do flash mas sim a banalização do que implica de corte em conteúdos. A adicionar que HTML5 é nativo ao browser, mas alternativa ainda não o diria. E matar suporte a algo quando não é lucrativo e logo se vê …

    8 – Flash para que quero isso para que serve … por exemplo portais de jogos com milhões de micro jogos … que inutilidade …

  20. Jose says:

    A Adobe quanto ao Flash só tem duas hipóteses, ou abandona, ou faz uma limpeza geral ao código, nem no Windows é estável, principalmente desde que saiu a nova aceleração por GPU, só tem causado crashes as gráficas.

  21. BrunoG. says:

    Flash em mobile não presta mas desenrasca, quando não há alternativa mais vale uma experiencia inferior do que simplesmente não funcionar.

  22. Emannxx says:

    Concordo que o Flash nos dispositivos moveis seja desastroso, mas nos PC’s (Windows) o plugin não está assim tããão mau como isso. É rara a vez que me crasha… e não me atrasa o sistema/navegação.

    E depois há o outro lado da moeda – eu acho que o maior exemplo da utilização do Flash é o Youtube.
    Acontece que o player HTML5 do Youtube é uma autêntica M###a comparado com o fantástico player em Flash. Digo isto com todas as letras. O player HTML5 do YT (a correr no Google Chrome) é impreciso, lento, não mostra correctamente o buffering, saltar para determinada parte geralmente avaria aquilo tudo, a utilização da GPU para rendering é… um desastre (pelo menos na minha máquina), isto entre outros incontáveis problemas.

    Posto isto, acredito que dificilmente o Flash Player abandone os old-but-gold computadores nos próximos tempos – pelo menos até encontrarem uma forma de reproduzir na perfeição as aplicações Flash da web (com código, botões, etc.) em HTML5.

  23. Arlindo Pereira says:

    Não sei qual é a melhor, mas já repararam no site “come2play” com uma quantidade enorme de jogos, com grande qualidade, que é em flash. Existe algum melhor que este em noutra programação??

  24. Serva says:

    @Arlindo Pereira ,

    A Apple tomou essa decisão a 4 anos atrás a pensar na diminuição de compras na sua loja , e depois porque aquilo que atrasa o IOS não é cool o HTML5 ainda tem de crescer muito o @Emannxx marcou aqui um ponto no seu post , por isso quem tem Android vai continuar a ter flash e isso será incluído no Jelly Bean .

    Cumprimentos

    Serva

    • A vida sem flash says:

      Já agora, para os esquecidos, a Adobe também deixou de suportar o flash para Linux. Apenas o Chrome, para Linux pode acompanhar novos desenvolvimentos do flash – isto se a Google (não a Adobe) continuar a fazer esse trabalho.

      No caso do Android pode ser parecido. Pode ser que a Google, por sua conta, desenvolva e suporte o flash para o Android Jelly Bean … embora eu não apostasse muito nisso.

  25. jYkA says:

    Finalmente o caminho do fim de um suporte totalmente desnecessário para os dias de hoje.

    Se não houvesse evolução ainda hoje estaríamos a usar ecrãs de fundo preto com letrinhas verdes!

  26. jYkA says:

    E o novo windows aos quadradinhos acho que vai ser um fiasco daqueles!

  27. Marco Faria says:

    Acho que muita gente deixou passar aqui o “passo de marketing” que a Adobe está a fazer com isto. Acho que se estão a esquecer do Adobe Edge.
    A Adobe lançou no seu último Creative Suite o Edge, software exclusivo para a criação de HTML5 e não só, já tinham criado várias ferramentas de transformação de Flash em HTML5. Isto não é uma decisão de agora. Simplesmente a Adobe tardou este movimento para quando tinha total suporte ao HTML5

  28. cc says:

    Porque é que há gente que se queixa de “haters” e etc, se a própria imagem do tópico fomenta esse comportamento? Quem semeia ventos colhe tempestades!

  29. Eu tenho o Flash no Android 4.1 e corre limpinho…
    Eles garantem updates de segurança para quem o tem instalado.
    Estou tranquilo 🙂

  30. Tenho um iPhone neste momento mas antes tive vários androids.
    Antigamente abria a página da ZonLusomundo e conseguia ver mais ou menos o site…

    Hoje não vejo nada…
    A minha opinião é esta!

  31. hm says:

    Acho que se está a confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras.
    1. A Apple afirmou que não iria suportar o Flash.

    2. A Adobe irá deixar de suportar o Android!

    Conseguem ver a diferença?
    Não foi a Google que abandonou o Flash mas sim o contrário.

    Cumps

    • A obra da prima, ó i ó ai says:

      /O-O/ Estás a precisar de óculos para perceber quem dá suporte a quê.

      A Adobe deixou de suportar o desenvolvimento do flash para todos os sistemas operativos mobile, não foi só para o Android. Deixou de suportar também o desenvolvimento do flash para Linux.

      A questão do iOS é anterior porque a Apple considerou que o desenvolvimento, pela Adobe, do flash para iOS era péssimo e por isso recusou-se a instalá-lo no iPhone, enquanto a Adobe não apresentasse uma coisa de jeito. Como nunca apresentou nem vai apresentar, o iOS não tem nem vai ter flash.

      P.S. Suportar o desenvolvimento significa transpor para os sistemas operativos mobile, OS X (o flash para OS X também nunca foi grande coisa) e Linux as funcionalidades existentes ou que venham a ser criadas no flash para windows desktop . Esse suporte cabe à Adobe. No Chrome para Linux a Google disse que iria dar esse suporte.

  32. Serva says:

    Exacto , mas a comunicação da Adobe não implica que o suporte a flash não esteja presente no 4.1 , aliás como um dos nossos leitores já aqui escreveu , que o tem e está a corre o flash normalmente , a Adobe até poderá fazer todos os anúncios e mais alguns que aconselha a desinstalar etc , mas essa decisão não vai ser deles vai sr da Google e dos utilizadores , quanto as possíveis quebras de segurança , a Google poderá tranquilamente fazer os upgrades de segurança tranquilamente .

    Cumprimentos

    Serva

  33. GhostDCRV says:

    https://plus.google.com/113489241287639165132/posts/KZGYbpdhwsH
    Uma imagem que vale por mil palavras.
    Bem haja à concorrencia.
    Cada um é livre de escolher os seus gostos.

  34. Eu mesmo says:

    o Vitor M parece q falha sempre o ponto, ou então quer falhar… ninguém diz que o flash num ambiente móvel é bom, é lento, etc, mas pelo menos o Android dá a opção aos utilizadores para ter ou não flash, enquanto a apple acha q os seus utilizadores são demasiado estúpidos para decidir por si, e se calhar até são

    • Vítor M. says:

      Cuidado com o “dar opção”. Achas mesmo que a quem usa um android de 80 euros, que apenas quer um telemóvel de usar com o dedo sabe o que é a escolha?

      Esse é o mal de muitos de vós, acharem que a comunidade de utilizadores de android são expertrts e não é verdade, 80% ou mais de compradores de android são utilizadores comuns, sem qualquer experiência, com equipamentos abaixo de 150 euros e que de poder de escolha sabem ZERO.

      Depois eu é que falho um o ponto? 😉 Nunca meu caro…. nunca!

      • Eu mesmo says:

        a opção é tão simples como instalar ou ñ o flash player, e os telemoveis até vêm sem flash

        https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adobe.flashplayer&feature=search_result

        as pessoas devem poder fazer o que querem com os seus telemóveis, e ainda ñ me deste nenhuma razão para deixar de achas isso, mas aliás a tua opinião vai sempre na direcção da da Apple, se a Apple diz uma coisa tu segues a carreirinha em fila indiana com as outras “isheeps”

        eu por mim continuo a gostar de ter opção de poder instalar o que quero no telemóvel que paguei (e n é pouco dinheiro)

        • Vítor M. says:

          Lá está, dizes tu, é a tua opinião deformada. Eu tenho uma opinião muito bem formada, sustentada na experiência de anos, décadas já meu caro. E se te digo que algumas coisas da Apple são excepcionais garanto-te que as digo de consciência tranquila e não vou, como dizes e provavelmente fazes, em carneirada. 😉

          Não gosto de tudo da Apple, por isso sou utilizador de muitas tecnologias não Apple, porque uso o que melhor me serve.

          Alias, basta ver que tenho uma grande abrangência de preferências, como ao longo da minha vida tecnológica sempre mostrei.

          Custa a realidade ser a que eu mostro?

          Paciencia, mas não estou errado, posso não agradar aos que não gostam da marca ou das marcas, mas errado não estou 😉

  35. alcagoita says:

    Como ver Flash Player num Tablet Android após 15 de Agosto

    Aqui esta a solução

    http://www.alcagoita.com/como-ver-flash-player-num-tablet-android/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.