PplWare Mobile

Adobe irá agir judicialmente contra a Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ecchin says:

    A não ser que a Apple esteja a quebrar algum contrato com com a Adobe, não vejo porque é que é preciso levar isto a tribunal.
    De certeza que não é coincidência que a maçã tenha aplicado tais restrições na altura em que seria lançada a versão mobile do flash. Não queriam que o flash invadisse as suas plataformas, por isso cortaram o mal pela raiz (ainda antes de esse florir lol).
    E sinceramente, espero que isto abra os olhos e a Adobe se esforce em melhorar o desempenho do seu software…

    • Lycanthrope says:

      Concordo. Não acho que a Apple deva ser levada para tribunal por causa disso. Foi uma decisão deles e pronto!!

      Cumps

      • kekes says:

        O IE tambem era um “decisão” estar no Windows por default e deu no que deu…

      • Ppietra says:

        Tb acho que nunca irá a Tribunal! Tenho até que dizer que esta noticia não passa de um mero rumor, coisa que não está nada explicita neste artigo. Quem for a ler as noticias originais fica com outra impressão.
        Sobre o flash, acho que vale a pena relembrar o que se passou com o Java nos telemoveis. Prometia ser multiplataforma mas nunca conseguiu. Pretender construir software desta maneira tende a dar maus resultados, pois será sempre feito pelo denominador comum.

      • Ppietra says:

        mínimo denominador comum, era o que queria dizer!
        As aplicações dificilmente seriam optimizadas para a plataforma e demorariam a usar novas funcionalidades introduzidas com novas versões do sistema.

    • Vitor says:

      Discordo, pois o sr steve atacou um produto da adobe insultando-os. Pode-lhe parecer que não, mas este comportamento influenciou e muito a decisão de muitas empresas no uso do flash, e talvez outros programas da Adobe. Acho muito que a Adobe leve a Apple ou o tio steve a tribunal por difamação.

      • paranoid_not_android says:

        O que se passa com a Apple é que a empresa que outrora era apanágio de o “pensar diferente”, e que tinha a maçãzinha com as cores dos movimentos gays decidiu tornar-se na “Applelini” ou seja é a empresa mais fascista que existe alias o design do iPod é tem duvida uma forte matriz fascista, só não vêm quem não quer.

      • jmtdstoc says:

        “Steve Jobs em declarações, designou o Flash como um software cheio de “bugs”, carregado de falhas de segurança e guloso ao nível do CPU”

        Isto não é difamação. É pura verdade. Qualquer pessoa que use Flash em Windows, Linux ou Mac OS X sabe isso 🙂 .

        Difamação pressupõe uma mentira, o que não é o caso 🙂 .

        • dbrenha says:

          concordo plenamente. tentem usar o flash em linux… a adobe diz que o flash é multiplataforma mas só desenvolvem para windows e o resto são, bem… restos

        • Vitor says:

          Difamação não significa mentira, difamação significa por exemplo maldizer, que foi exactamente o que fizeram. Se o flash é uma porcaria, ou se disseram mentira? talvez. Eu não tenho problemas excepto o seu “peso” para o pc, acho um absurdo.

      • Glink says:

        mas ele não mentiu, do meu ponto de vista como utilizador sempre detestei o flash, sempre foi pesado…

        quanto aos bugs e falhas de segurança ele(Jobs) deve saber melhor que eu…

      • Berto says:

        Por muito que o steve jobs tenha razão (e já foi mostrado que não tem, ou pelo menos não tem assim tanta razão), EU, utilizador de ipad e/ou iphone, quero ter a possibilidade de EU visitar um site em flash! Lá que colocassem um aviso “este site é em flash bla bla bla, não nos responsabilizamos pelo efeitos nefastus apenas comparada com divina comédia de dante”, ok, aceito. O que não aceito é como a minha mulher que tem um iphone e é (ou era) viciada a jogar farmville, não tenha a possibilidade de o fazer! A maior parte dos bugs e erros que existem em flash, vem de os programa! Sim, o flash não é a melhor “framework” ou whatever, mas se é algo que existe em para ai 95% dos computadores a nivel mundial, toda a gente usa e vê, e se tenho uma plataforma que me permite ver a web, eu quero ter essa possibilidade! Por muita razão que apple tenha, isto é “censura” para os utilizadores. Sim, ng é obrigado a comprar um iphone/ipad, mas lembro que quando ofereci o iphone a minha mulher, o que andava por ai é que AINDA não havia o plugin, por razões que ng sabia. De certa maneira fui enganado pq pensei que seria aparecia mais cedo ou mais tarde.

        Desculpem o longo discurso, mas acho que esta discussão não devia ter lugar, ou devia ser uma discussão interna de empresas (apple/adobe) de como melhorar os softwares em prol dos utilizadores, e não uma guerra de quem tem o ca….. maior!

        E se a adobe simplesmente disser “ok, se iphone a ipad não aceitam flash, achamos que os mac os x não OS suficiente para correr os nossos softwares.”

        • Vítor M. says:

          Acho que esta discussão faz todo o sentido. Como referiste e bem, é necessário os consumidores saberem em que ponto está esta questão.

          Isto afecta obviamente a qualidade de utilização dos utilizadores e quem fala mais alto é o dinheiro.

          Não tenham dúvidas que o que está aqui em causa são milhões dólares em “comparticipações” exigidas pela Apple à Adobe.

          Ninguém dá nada a ninguém e a Apple conseguiria contornar o problema dos bugs e tudo o mais mas, como noutros casos, não chegou a acordo quanto ao valor da verba.

          Isto é tudo um negócio, os meandros destas negociatas é que não são explicados cá fora… e nem o devem ser, mas deve ser respeitado o utilizador.

        • phoenux says:

          Concordo plenamente com do Berto… No final tudo se resume à possibilidade de escolha pelo consumidor e não a estratégias e/ou decisões menos transparentes que, a meu ver, tem muito pouco a ver com as limitações tecnológicas do equipamento, o que não é mais do que uma desculpa utilizada para mascarar os verdadeiros interesses da empresa.

          Este é um dos principais motivos pelo qual eu não compraria um iphone ou qualquer outro produto apple actualmente, independentemente da qualidade dos seus produtos e/ou excelentes estratégias de marketing que mascaram os defeitos dos seus produtos.

          Trabalhei durante muitos anos em sistemas monopolizados por empresas apenas interessadas no lucro, independentemente das consequências para o cliente; É uma experiência que não quero repetir…

        • Luis says:

          Não entendo a questão. A única entidade que está a tentar obrigar a algo é a Adobe! Quer impor o uso do seu programa como standard. A Apple, assim como a Microsoft permitem a compatibilidade com os programas externos que entenderem. O Sr. Berto, eu e qualquer pessoa, tem o direito de, se considerarmos a incompatibilidade importante, não comprar o produto da Apple. Ponto final.
          Perante as vendas, a Apple volta a trás, ou não.

        • ZeN says:

          Sempre podem tender para outras plataformas e em estreita relação com estas optimizar os seus produtos no sentido de minar o mercado de design e afins que tendem para o uso de produtos da Apple, atraso na disponibilidade de novas ferramentas irresistíveis para fotografia, vídeos, etc..
          Nem quero imaginar um gajo em “PC” com o Photoshop CS15 e um outro MAC com a versão CS5.2.
          Agora acrescente-se Indesign, Illustrator, etc..

          Macabro digo eu. 😛

        • DCA says:

          Ui jesus, quando esse último caso acontecer vão rolar muitas cabeças!
          Cada vez mais os designers usam MAC a correr as suites da Adobe!

      • Mr.T says:

        Difamação??? O Flash é cheio de Bugs e ponto. Fato. Jobs não mentiu em momento algum.

        • lol says:

          Mas difamou…. “Difamação é um termo jurídico que consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação, honra objetiva, e se consuma, quando um terceiro toma conhecimento do fato. De imputação ofensiva que atenta contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública. A difamação fere a moral da vítima, a injúria atinge seu moral, seu ânimo.”

      • Nuno Salgado says:

        Quando a causa de cerca de 90% dos crashes do safari são causados devido aos problemas derivados do flash, é normal que as pessoas da Apple não fiquem, digamos, contentes!

        Esta guerra já dura anos. A Apple tentou durante imensos anos o diálogo com os senhores da Adobe (que julgavam possuir um tesouro com o flash) de modo a que os mesmos adoptassem boas práticas e cumprissem as normas e especificações que se exigiam. A Adobe, do alto do seu pedestral sempre fez ouvidos surdos a tais argumentos… Até que as posições se invertem.

        A Apple ganha de tal forma poder que ao “bloquear” o flash dos seus sistemas coloca em check o autismo da Adobe. A Apple, neste momento, não precisa de suportar flash enquanto que a Adobe perde cada vez mais quota de mercado sendo atacada por todos os lados – Microsoft com o Silverlight e Apple com o “bloqueio”.

        Há quem diga que não é legitimo, mas historicamente, quem originou esta situação foi precisamente a Adobe. Impunha-se outra atitude no momento certo. Agora… é tarde!

  2. Ryan says:

    A arrogância da Apple sobretudo naquela coisa que domina nos smartphones… o iphone talvez nem seja tão smart quanto isso… mas isto leva a que hajam pessoas que digam basta. A posição dominante que se lixe mas se eles vão processar a Apple por alguma razão será. Eles não inventaram a roda e agora andam por aí a processar toda a gente por isto e aquilo… Chega uma altura em que o feitiço se volta contra o feiticeiro. E já agora há por aí plataformas bem mais interessantes que o ai fone os. Ainda ontem tive nas mãos um HTC desire de um colega de trabalho que me despertou curisiodade. Obviamente que não vou comprar por ter um preço exagerado. Chegou a altura do pessoal pensar que há um virus nos smartphones… chama-se apple

    • Scalawag says:

      Primeiro não tenho nem nunca usei um iPhone. Segundo cada um compra o que quer conforme o seu gosto pessoal, e isso não faz com que os iPhone sejam AI PHONES. Terceiro a Apple coloca nos seus dispositivos aquilo que bem entende. Quarto a Microsost faz o mesmo.

      • Alexandre Pinto says:

        A microsoft nao te diz, como e com o quê é que tens de programar as tuas aplicações.

        A microsoft não te barra qq tipo de aplicação no winmobile. Se existe, podes instalar.

        • Alexandre Pinto says:

          E sá mais um apontamento… Se dizes que a microsoft faz o mesmo, é mau…
          Vocês passam o tempo todo a falar mal da Microsoft, mas se lhe seguem o caminho não são melhores. (Apesar de não concordar com isso, acho que a apple segue, e bem, o seu caminho)

      • Melo says:

        Concordo contigo .
        Quem não gosta , não compra .
        a APPLE é contra o flash, já toda a gente sabe disso . Por isso, quem usa flash, diariamente compra outro produto -.-

    • Observador says:

      A inveja é uma coisa tão feia.

    • jmtdstoc says:

      A Apple não anda “por aí a processar toda a gente por isto e aquilo”.
      A Apple está a processar a HTC por violação de patentes. Há um fundamento jurídico para isso e os EUA são muito rigorosos quando estamos perante patentes ou direitos de autor.

    • Vítor M. says:

      Ryan, ninguém e obrigado a comprar produtos Apple. A questão da arrogância, como lhe chamas, eu diria que é mais uma forma de ser do Steve e ele mostrou que a forma correcta para estar neste mercado feroz é mesmo assim.

      Ele defende a Apple como tem de ser. E criou uma estrutura de negócio ímpar nos dias que correm, ele tem uma empresa com clientes fidelizados.

      Apple não é para todos,como sabemos, é um produto caro mas reflecte-se na qualidade e satisfação que os produtos proporcionam ao utilizador.

      Há alternativas e cada um é livre de as usar, não acredito é que um HTC tenha o mercado de tal forma agilizado e fidelizado que a Apple tem.

      Agora estas tricas e tal… aqui pelo meio há gato!!!

      • Jorge Canela says:

        “Apple não é para todos,como sabemos, é um produto caro mas reflecte-se na qualidade e satisfação que os produtos proporcionam ao utilizador.”

        Permita-me que discorde. Os produtos Apple são produtos caros, ponto final. E devido a serem caros, quem os compra, ganha o péssimo hábito de não dizer mal deles, por correr o risco de ser considerado pouco inteligente.

        Numa coisa concordo consigo: o Steve Jobs é um génio! Consegue vender produtos caros e convencer quem os compra de que são bons, mesmo quando não fazem metade do que se espera e dão problemas na outra metade. É preciso ser-se um excelente marketeer para se conseguir essa proeza.

        • Nuno Salgado says:

          Eu trabalho há anos em sistemas Microsoft, desenvolvo software em e para ambientes windows, fui bombardeado na Universidade com os sistemas operativos linux e na hora da verdade, o melhor de todos, aquele que faz mesmo a diferença, aquele que me dá mesmo prazer de ter como máquina do dia a dia é o meu macbook de 13 polegadas branquinho (que cada vez fica menos branco)…

          O resto, é pura treta de quem gosta de, como dizes, dar uma de inteligente de vez em quando.

          O meu Macintosh vale cada cêntimo que eu dei por ele.

          Os argumentos bacocos de que com menos dinheiro se compram melhores máquinas não passam disso, argumentos bacocos de quem, simplesmente, nunca teve o prazer de usufruir de uma máquina destas.

          Eu não preciso de 64GB de RAM ou de 2milhõe de teras de disco ou de 400 GHz de processador! Não preciso de uma placa gráfica fantástica que faz trinta por uma linha e que até tem um GPU melhor do que o CPU do meu mac. Não preciso, ponto!

          Preciso isso sim, desta máquina, desta harmonia entre hardware e software. Basicamente, preciso do meu MAC.

          Preciso tanto dele porque foi a primeira máquina que tive que me satisfaz plenamente. E todos os dias, das 9 às 18/19/20… tenho uma máquina com os ambientes que todos nós conhecemos à frente!

          Por isso, faz-me um favor e não me venhas falar de dinheiro como um factor para justificar o “gosto” que tenho pela minha máquina.

          Isto é o mundo mac. Há décadas que a Apple tem aficionados… E as pessoas aficionam-se por algum motivo.

  3. paranoid_not_android says:

    Há dois tipos de empresas:

    Empresas como a Microsoft que desenvolvem produtos criando uma cadeia de valor pelos diferentes parceiros, e depois há empresas tipo apple e google, e coisas do género que apenas tentam atingir lucros para eles mesmo, não fazendo práticamente ninguem mais lucrar com isso (embora o google ainda dá algum a ganhar a maluquinhos com o ad-words).

  4. Pois... says:

    pois…qualquer semelhança entre Steve Jobs e um qualquer ditador de um país sub desenvolvido é pura coincidencia…

    • jmtdstoc says:

      É que nem tem nada a ver.

      Um ditador dita a SUA lei em detrimento dos cidadãos.

      A Apple pretende dar a melhor experiência aos seus utilizadores e para isso tem de impor as suas regras.
      Por isso é que quem compra Apple… continua sempre a comprar Apple.

      • Não concordo com o seu argumento. Quem é a Apple para achar o que é o melhor para mim como experiência de utilização?

        • Nuno Salgado says:

          Se tu não valorizas o trabalho que a Apple desenvolve na área da Usabilidade e experiência de utilização, tens bom remédio, não compras os seus produtos.

      • Rui says:

        whatever fanboy.

        Vou ver se compro o ipad porque gostei do que vi ontem, mas o osx não me atrai em nada e já o utilizem muitas vezes, o iphone ainda pior.

        Nem gosto do android sequer.

        Os melhores produtos são da microsoft, tem mais responsabilidades em cima.

      • bigkax says:

        De boas intenções…

        Um ditador depois de estar no poder é difícil de sair…

      • Hélder Lemos says:

        “Por isso é que quem compra Apple… continua sempre a comprar Apple.”

        Olha que eu tinha Apple e não vou comprar Apple:)

      • Jorge Mateus says:

        Olha jmtdstoc desculpa-me contrariar-te mas eu não comprarei outro iPhone.
        Vejam lá como pode alguém que tem 3 contas de emails configuradas no iphone receber emails com videos e não os poder ver por ser incompatível. Quero jogar o farmville e não posso,etc…etc…
        Pelo amor de Deus dinheiro é dinheiro se é produto de qualidade tem de satisfazer as exigências do utilizador o que não acontece.
        Por isso como sempre usei Nokias juntei a colecção um N900 e estou muito mais contente.
        Se o steve Jobs não quer a Adobe que arranje alternativas, só que não vejo como. HTML5 duvido? é outra desculpa para enganar os utilizadores…

    • Vítor M. says:

      @ Pois isso é lá atitude?

      Além de não ser verdade é demagogismo estares a criticar um gestor como o Steve. Podes não concordar, estás no teu direito, mas só o facto de o apelidares de ditador retira seriedade ao teu comentário… ou a qualquer um que o faça.

      Têm de ver sob o ponto de vista comercial, mercantilista é para isso que lhe pagam, para manter a empresa nos mais altos níveis de produtividade.

      A Adobe aqui também não tem um papel isento e volto a dizer que na minha opinião é uma questão de verbas.

      Tecnologicamente, sabemos que a Adobe tem dos mais avançados produtos gráficos e que não seria difícil desenvolver para a Apple um plugin para o iPhone OS correr flash, por isso é que me leva a concluir que há aqui pelo meio outras questões.

      • kekes says:

        Oh Vitor, acho o comentário dele digno, ele não apelidou apenas disse que é parecido 😛

        E o facto é se criticam tanto outra empresas que não fazem metade das restrições da Apple não vamos ser hipocritas, claro que o Steave Jobs faz o seu trabalho agora somos dignos de o criticar, não chamam de tudo ao Socrátes, ao Cavaco, ao Obama… Na minha opinião têm mais valor e deveria-se respeitar mais estas pessoas que o Steave Jobs; ou estaremos tambem numa ditadura?

        Tambem não se chamam estupidos, morcões, bla bla, a outros CEO’s de outras empresas? Deverias ser mais sensivel a estas bocas que ditador, alias um país que eleva Salazar a melhor português de sempre, chama de ditador ao governo que temos ( se pensarmos bem é um ilogio lol ), é uma palavra perfeitamente banal aplicada quando vimos alguem que restringe a nossa adorada liberdade, e o Steave Jobs e os seus capangas fazem muito bem isso na Apple 😉

        • Vítor M. says:

          Óhhh sabemos ambos bem o quisemos dizer. Respeito a opinião dele, claro, mas compreendo que é um titulo que não se deve usar assim dessa forma displicente. Estamos a falar numa empresa de sucesso e que os seus produtos só os compram quem quer.

          Se não gostamos não compramos. 😉

          • Tekku says:

            Vitor é esse comentário final que as pessoas têm de fixar, se acham que o steve ou a apple são isto ou aquilo têm uma boa solução, NÃO COMPRAR, eles não mandam na nossa carteira.

            Cumps

        • Rui Costa says:

          Não falemos de ditaduras no governo actual, pois eu acredito piamente que temos uma ditadura, apenas está camuflada.

          • kekes says:

            Eu não tenho opinião apenas falo do que falam 😛

          • a Friend® says:

            A democracia é uma ditadura disfarçada que engana meio mundo.

            Da-nos o sentimento de poder que na realidade nao temos!

            Jogo psicologico. Pseudo-Liberdade.

            “Tens que pagas as finanças, se nao pagas és preso. Se o banco ficar com o teu dinheiro, ja eles nao sao presos, e ainda levam ajudas do estado porque o dono ficou com o dinheiro todo e nao o quer devolver aos clientes, e que por sua vez o dono é grande amigo do deputado X, primo do Y…

            Quem compara ditadura à Apple é simplesmente ignorante. So compra quem quer. A Apple nao anda a bater de porta em porta a obrigar ninguem a comprar.

      • Jorge Mateus says:

        Até concordo contigo que seja uma questão de verbas. Então isso quer dizer que o Steve não tem alternativas ao flash. Assim sendo acho bem que a Adobe leve um bom preço, pois produtos de qualidade têm de ser bem pagos tal como os utilizadores dos iPhones. E acho muito bem que a Adobe não de o braço a torcer as exigências da Apple.
        Agora eu como utilizador é que fico a perder ter um coisa daquelas que não satisfaz as minhas exigencias…

  5. Alexandre Pinto says:

    Eu acho que a Apple está a ir por um caminho que em nada beneficia os seus clientes.
    Acho perfeitamente legítimo que a Apple não queira dar suporte ao flash, mas as formas como o fazem parecem-me por vezes exageradas.

    E acho que é também uma notícia má para os developers. Segundo li, o facto das aplicações terem de ser originalmente escritas em Objective-C, C, C++ ou Javascript significa que as mesmas só poderão ser complicadas apenas por software da adobe, o que me parece um exagero. Este facto significa que muitas das aplicações que estao preparadas para entrar, já não cumprem estas regras, e assim lá se vão uns bons meses de trabalho por água a baixo.

    E acho ainda pior. O facto de a Apple decidir que software é que os seus clientes podem usar ou não é para mim um ponto negativo.

    Era a mesma coisa que me dizerem que não posso correr o jogo x no meu pc apenas porque a Microsoft não quer. Mesmo que eu soubesse que esse jogo exige muito de processamento e o meu sistema o ia correr extremamente lento, eu preferia sempre ser eu a decidir se o queria jogar ou não…

    • jmtdstoc says:

      A Apple quer que todas as aplicações a serem lançadas para o iPhone sejam criadas nativamente para esta plataforma, por questões de performance.
      Se fossemos criar aplicações em Flash e depois convertê-las para correrem no iPhone elas ficariam mais lentas e o iPhone perderia a sua mais-valia: FLUIDEZ na utilização.

      A decisão da Apple, do ponto de vista do utilizador final, parece-me acertada. E tendo em conta as minhas experiências negativas com Flash em Linux e Mac OS X ainda mais entendo a posição da Apple.
      A Apple preocupa-se em vender MUITO mas só o conseguirá fazer se tiver clientes satisfeitos que continuem sempre a comprar os seus produtos… e só o consegue com produtos excelentes… pois bem, é isso que está a garantir ao exigir aplicações NATIVAS.

      O Deluge, cliente BitTorrent nativo de Linux, também corre em Windows mas fica horrível a correr nesta plataforma. Além de ficar feio em termos visuais sinto que fica mais lento do que em Linux. É o que dá a multi-plataforma… e é essa experiência negativa que a Apple não quer nos seus produtos… e é por essa razão que se vendem iPhones aos milhões…

      Produtos Apple são uma experiência única… sem compromissos…

      • Alexandre Pinto says:

        Sim eu percebo que existe essa preocupação por parte da Apple. A questão é a forma como impedem certas aplicações de serem instaladas no iPhone apenas com o chavao da fuidez do sistema.

        E digo mais, a existência do jailbreak indica isso mesmo. Os utilizadores não querem um sistema fechado. Querem instalar o que acham conveniente, correndo os riscos que acham que devem correr.

        Para mim a solução ideal seria a Apple certificar as suas aplicações, e as aplicações não suportadas mostrariam um aviso de aplicação não certificada antes de serem instaladas. Os utilizadores instalariam por sua conta e risco.

        É claro que aí a Apple ia perder nas suas vendas através da Apple Store. As aplicações começariam a vir de outros sítios e como sabemos, a Apple não dá um tostão ao pobre…

      • Joratis says:

        para mim não serve a desculpa, “FLUIDEZ na utilização”???

        Não estamos a falar de Flash literalmente dito no iPhone… A Adobe não está a pegar numa implementação por eles criada e a enfiá-la num telemóvel ou num “Pad” com 256Mb de RAM…

        O que a Adobe estava a fazer era permitir que código fosse escrito em por exemplo ActionScript e depois fosse compilada para iPhone… Não é Flash no iPhone, é simplesmente a possibilidade de fazer Apps em outras linguagens…

        E o que vai acontecer aquela empresa que compilava um único código para diferentes plataformas Mobile??? Pois… liberdade e apoio a standards livres… uma ova…

      • bigkax says:

        “Se fossemos criar aplicações em Flash e depois convertê-las para correrem no iPhone elas ficariam mais lentas e o iPhone perderia a sua mais-valia: FLUIDEZ na utilização.”

        O CS5 não tem 3 dias, portanto não poder dizer isso, a não ser que já o tenhas e experimentas-te a função de compilar para iphone. Caso contrario estás a falar por falar.

      • Jorge Canela says:

        Produtos Apple são uma experiência única… sem compromissos…

        Desculpe o comentário, mas só pode estar a brincar?! A primeira coisa que qualquer produto Apple obriga a qualquer seu utilizador é a fazer compromissos. Seja da plataforma em que o corre, que aplicações pode correr, que acessórios comprar, a maneira de o utilizar, o preço que paga. No entanto, dou-lhe razão num ponto: as aplicações nativas são menos problemáticas para os seus utilizadores. Agora daí a obrigarem os developers a reprogramar aplicações só para evitar chatices, vai uma grande distância. Será que não podemos estar apenas a comprovar a incapacidade da Apple em oferecer suporte adequado para os diversos ambientes de desenvolvimento? Certamente é mais simples limitar os ambientes, que desenvolver suporte adequado para eles no sistema operativo?

        A isto chamo: taking the easy way out.

    • jmtdstoc says:

      Lendo o teu comentário não me parece que tenhas de facto o perfil para comprares um iPhone.
      Felizmente existem outros smartphones no mercado que corresponderão às tuas expectativas. O iPhone tem concorrência no mercado. E boa.

      Cada cliente tem o seu gosto próprio e as suas necessidades próprias.

    • pph says:

      Era mesmo so este ultimo paragrafo que escreveste, que eu queria ver escrito. Haja alguem que partilhe um pouco de bom senso comigo.

      Por isso é que para mim iphone é muito bonito mas é jail broken e livre das garras da apple. Quando pago 700 euros por algo tao pequeno, o minimo que posso pedir é poder fazer o que quiser com o dispositivo.

      Pagar para me ainda dizerem o que posso ou nao fazer?

    • Rui says:

      Estou indeciso em comprar o ipad por causa das politicas da aplle e muito caro para as caracteristicas, pois eu queria o 3g e 32gb.

  6. Joratis says:

    Como é óbvio que a vontade de acção judicial não é pela recusa de suporte ao Flash….
    O problema é que estamos no século XXI e a Apple não quer saber disso…
    Por mais que adore C++, aceito que não deve ser a melhor coisa do mundo para muitos programadores. Basicamente a Apple está-me a exigir que escreva algo da forma que eles querem… É como se fosse obrigatório que um livro esteja em Inglês para entrar na iBook Store…. ou a Microsoft obrigar que os programas sejam escritos em .Net para funcionarem em Windows…
    É a hipocrisia levada ao extremo e nem todos os programadores são fanboys da senhora maçã, especialmente quando virem outros mercados a darem lucro…
    O iPhone é bom? É, assim como o seu OS, mas a Apple está a entrar num rumo “Microsoft” de à uns anos atrás, e de tretas dessas já ninguém quer aturar.

    Desculpas de “maior segurança” ou “desempenho” deixaram de servir… certamente que os senhores da Adobe não aprenderam a programar num livro “coding for dummies”… ( Creative Suite >> Aperture 3 + Final Cut Studio [mas esta opinião já são gostos…])

  7. RR says:

    se o flash consome muitos recursos do aparelho,acho bem que a apple não o introduza no iphone pois o iphone já de si tem montes de bugs para não falar que como smartphone é muito fraquinho a nivel de camara,gps,velocidade,etc,etc(mas dá para arrastar as fotos com o dedo e fazer zoom,que fixe)

  8. goncalofbg says:

    Era engraçado se a Adobe, na próxima edição do CS bloquea-se o acesso através de productos da apple…

    • jmtdstoc says:

      Bloqueasse o acesso a quê?

    • Rui says:

      photoshop em mac?

      Baralha e torna dar.

    • JC says:

      Ora aí está! Finalmente alguém diz algo inteligente 😀

      Era a Adobe deixar de fazer versões para o próximo MaCosX 10.4.56.7 (não sei como conseguem decorar as versões, adiante..) e então como seria?

      Para quem não se lembra de que produtos falamos, vede sff: http://www.adobe.com/products/

      Cumprs.

    • a Friend® says:

      Seria uma atitude no minimo “pouco inteligente”

      Porque vejamos, a Adobe ia perder receitas e a Apple ia continuar na mesma.

      Caso não saibas, à excepção do Photoshop, a Apple tem suites de edição superiores ao pack CS da Adobe.

      Apple Final Cut Studio Pro, Motion 3.. etc… e a grande maioria do mercado profissional internacional, e até mesmo cá em portugal, usa Mac’s.

      Diz-se que “Há e tal há muito mercado de PC’s e é uma quota maior” .. sim há uma quota maior. Mas é uma minoria que compra produtos Adobe. 90% do marketshare do Windows, apenas uns 5% são designers. Os restantes não utilizadores comuns, que se têm o photoshop não é por comprar de certeza (PirateBay e já vão com sorte).

      No Mac, a percentagem de designers é mesmo muito elevada, e as empresas de design a grande maioria usa Mac’s, logo essa atitude só seria prejudicial à Adobe.

      Ps. O primeiro Photoshop criado, foi para Mac.. só mais tarde é que veio para PC, o que nota-se logo qual foi sempre o mercado prioritário da Adobe.

  9. Angelo says:

    A Apple está a começar a sentir o que a Microsoft tem sofrido desde há uns bons anos… 🙂

  10. Joao says:

    Isto faz me lembrar as decisões dos tribunais que obrigaram a microsoft a abrir o seu codigo do windows para que outros concorentes pudessem criar aplicações para o windows mais compativeis com o windows. Espero ver a mesma energia dos tribunais a obrigarem a apple a fazer o mesmo.

  11. texasflood says:

    Em 1996, a Adobe, focou-se principalmente na plataforma Windows e abandonou a Apple (o dinheiro a falar mais alto). Desde então, mesmo com o aparecimento dos novos MAC’s e o novo OS X, a Apple conseguiu atrair grande parte dos utilizadores criativos e designers, mesmo assim a Adobe, dava prioridade à plataforma Windows, e nunca se preocupou com a Apple. Agora, o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Na altura ninguém levou ninguém a tribunal, limitaram-se a continuar o trabalho e a desenvolver melhores máquinas. melhores SO e melhores ferramentas. Agora estes senhores da Adobe, ficam chateados por a Apple fazer o que está a fazer ? Mas com que moral ? Tratou a Apple como sendo inferior e agora já os reconhecem com sendo grandes, ao ponto de perderem grande quota de mercado? Meus amigos, deveriam dar mais atenção na altura, e isto nunca aconteceria de certeza. Neste momento, não estou preocupado com os senhores da Adobe, e não quero software de baixa qualidade a correr no meu iPhone. os utilizadores da Apple, não devem ser tratados como inferiores, por isso, meus senhores da Adobe, continuem a desenvolver para as mesmas plataformas que deram prioridade anteriormente e deixem-nos em paz.

  12. Rui says:

    Acabem com o flash uma vez por todas. Html5 livre. A aplle não utiliza o html5 o codec livre só o propietario.

    Adobe vai encher chouriços, trabalha. Quem é proprietário do codec mp3 ganha demasiado, e o preço dele em linux é uma estupidez.

  13. Rammy says:

    Sinceramente, e não é para ser gabarola nem nada que se pareça, eu já estava mesmo a ver que isto ia acontecer. O caso é complicado, os tipos da Adobe vão precisar de bons advogados que saibam usar os precedentes existentes no mundo judicial, mas é possível ganharem.

    E ou muito me engano ou a Apple já estava a contar com isto. Não me acredito que pensassem que “escapavam”…

  14. João Cardoso says:

    Não sou fã da Apple, mas estou a adorar isto!!!A Apple pediu muitas vezes á Adobe que corrigisse o impossível, que é tornar o flash seguro!!LOLOL
    Claro que a Adobe não consegui e agora a Apple quer proibir que seja instalado um software que, para eles e com razão, pode fazer o OS mais inseguro do que já possa ser. Para mim é completamente legítimo o que a Apple está a fazer e a consequência melhor que pode acontecer é o flash deixar de ser utilizado em páginas na web.
    A Adobe está a ver a vida a andar para trás porque vão perder dinheiro como ninguém imagina porque a Apple não é um fabricante qualquer e tem muita força quando toma decisões destas

    • MaSt3rOfPuPp3tS says:

      Concordo plenamente, o flash nunca foi bom, nunca foi rápido, nunca foi seguro.

      Cá para mim quem se queixa da falta do Flash são aqueles agarrados ao Farmville e afins.

  15. MC says:

    Vocês são todos parvos e a Adobe acabou de dar o último tiro no pé

    • Vítor M. says:

      Discordo. Acho que não há parvos por cá. São todos bem esclarecidos. cada um com a sua opinião e com o seu grau de conhecimento sobre o assunto, mas não tem nada de parvoíce o opinar dentro do conteúdo.

      E nunca dês como certo nada neste mundo tecnológico 😉

  16. O Outro says:

    A MS tb foi “obrigada” a colocar outros browsers naquilo que é seu…
    Simplista? Sim. Mas facto!

  17. Rui says:

    A apple devia era banir a google aí é que era. Tarefa impossivel, a google domina a web toda mas a culpa de quem utiliza as ferramentas deles.

    • texasflood says:

      A Google paga, e paga muito bem à Apple para ter lá num cantinho do Safari a sua pesquisa. Esse valor foi reforçado recentemente, segundo algumas informações, porque a Apple ponderou em substituir pelo Bing. Também já ouvi rumores que a Apple poderá criar o seu motor de busca daqui a 3 ou 4 anos. A ver vamos.

  18. RIcardo Nunes says:

    A Adobe parou no tempo com o flash, e está finalmente a colher o que plantou. Quem conhece os produtos da Adobe sabe que, desde que o flash foi adquirido à macromedia, pouco evoluiu, em comparação com os outros produtos Adobe, o que fez chegar a este ponto.

    A Apple tem todo o direito de não querer o flash no iPhone. Mas afinal de quem é o software? Ha algo que ninguem percebe… Ninguem compra um software, um jogo, etc… Compram sim uma licença de utilização. Apenas quem o desenvolveu é o dono. E neste caso, a Apple, como dona do software do iPhone, faz o que bem entender e quiser. Quem não tiver de acordo, não usa / compra, etc..

    E para “picar” um pouco, quem detesta a Apple, tem muito que lhe agradecer. Por acaso sabem qual a maior revolução a nivel informático que a Apple fez?

    • omgwtfbbq says:

      iPod, penso eu 😀

    • kekes says:

      A Apple não inventou o Mouseeee né!!! A apple como desenvolvedora de um dos primeiros SO’s graficos foi a primeira a implementar de raiz, pois o rato já existe desde 1968 só que naquela epoca qual era a sua utilidade quando a maior parte da computação era linhas de texto? O inventor do rato é um senhor nao muito conhecido chamado Bill English 😉

      • bigkax says:

        Bill English era o engenheiro chefe da equipa de Douglas Engelbart na Augmentation Research Center e mais tarde na xerox onde o rato foi aperfeiçoado.

  19. texasflood says:

    OFFTOPIC: Para quem coloca em causa o Steve Jobs leiam o seguinte:

    Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi eleito o CEO mais valioso pela revista Barrons, na sua mais recente tabela dos 30 melhores directores executivos do mundo.

    A escolha é justificada pelo papel do CEO da Apple no período de prosperidade sem precedentes vivido presentemente pela empresa, sendo referido o “recorde” recentemente batido pela fabricante ao atingir um valor de mercado de 200 mil milhões de dólares (o equivalente a 149 mil milhões de euros).

    A publicação arrisca ainda uma estimativa e avança que Steve Jobs será responsável por qualquer coisa como 25 mil milhões, ou mais, do actual valor de mercado da Apple, reporta a Macworld.

    Esta distinção vem juntar-se às que recentemente foram atribuídas ao carismático “líder” da Apple. Eleito personalidade do ano no Mobile World Congress, em Fevereiro, tinha sido distinguido em Dezembro pela Harvard Business Review como o CEO com o melhor desempenho a nível mundial e como “director executivo da década”, pela Fortune, em Novembro.

    Entre os restantes 29 “magníficos” estão outros nomes ligados às tecnologias, como Jeffrey Bezos, da Amazon, Mark Hurd, da HP e ainda Larry Ellison, da Oracle, e Reed Hastings, da Netflix, que fazem parte do grupo de 11 estreantes da lista.

    A Barrons destaca a prestação destas 30 personalidades de topo, que durante o período de recessão económica mundial que se agudizou em 2008 e 2009, souberam manter as suas empresas “longe de problemas” e tirar partido da situação para expandirem os seus negócios.

    • bigkax says:

      Steve Jobs é só a cara, a Apple é muito mais do que ele.

      • a Friend® says:

        Enganaste. A Apple com a ausencia dele quase faliu.

        Perdeu qualidade, produtos falhados como a consola que fizeram… Os Mac’s já eram como quase PC’s com várias marcas a distribuir… andou uma balburdia que perdeu todo o caracter.

        Apple é Steve Jobs.
        O perfeccionismo, a qualidade e exigência são a imagem dele, e é disso que ele faz a Apple.

        Porque achas que ele foi eleito o CEO da decada? Porque quando a Apple comprou a NEXT (empresa de steve jobs) ele voltou e conseguiu tirar a Apple da falência ao ponto de ser uma das empresas mais lucrativas da decada.

        • bigkax says:

          Isso depende do ponto de vista. Acredito que sem ele a Apple não se vire, até porque é preciso aquele brilho que ele dá à maça, e concordes ou não muita gente usa produtos Apple pelo status(independente de ser os melhores ou não). Mas acredito que ninguém é insubstituível, não tenho dados concretos mas quase de certeza que quem geriu a Apple nesse tempo foi um gestor normal(independentemente da qualidade), e a Apple é uma empresa de artistas, talvez se o gestor também tivesse uma educação em caligrafia não tivesse acontecido o que aconteceu.
          Depois o Steve Jobs não faz tudo sozinho, tem ajuda de designers, programadores, etc. que permitem que tudo funcione bem.
          Um patão e tão bom quanto os seu empregados.

          • a Friend® says:

            Sim mas toda a equipa boa que lá está é comandada por ele.

            Uma empresa não adquire status pelo seu logo apenas. Se a Apple tem estatuto e se distingue perante as outras, é pela qualidade.

            Nunca vi uma unica empresa a adquirir status pelo logo e pela publicidade apenas. O retorno dos clientes e satisfação é que ditam isso.

            Podes ter uma opinião contrária, mas a minha é que Apple sem Steve Jobs não era “Apple”… e eu infelizmente vi o resultado que foi.

            O sistema começou a ficar obsuleto, os computadores portateis até ao abrir o logo da Apple ficava ao contrário porque o Belo designer que tinham achava que o logo tinha que ficar direito com a tampa fechada… enfim .. pormenores….para não falar que eram varias marcas a produzir computadores Apple.

            Steve Jobs quando voltou para a Apple, deu-lhe o caracter de volta, nova linha, novos modelos, design renovado, novos produtos, Passou de Apple Computer para Apple Inc, e para renovar o sistema operativo, pegou no NEXTStep ( da NEXT, empresa fundada por ele) que foi dos SO mais avançados de sempre (que até o criador da WWW o usou) e fez o MacOsX.

            Se o Steve Jobs não tivesse voltado para a Apple em 1997, esta tinha falido… já tinha os dias contados.

            Ele foi o co-fundador da Apple, só ele é que sabia o conceito da Apple. E é esse mesmo conceito que a distingue das outras marcas. A Apple sem ele começou a tomar um rumo que simplesmente estava ofuscada e é claro, isso deu uma clara vantagem à Microsoft.

      • Pois... says:

        pois…ui não toques no deus dos icrominhos lol…

  20. andre says:

    apple sucks! só quem gosta de gastar de rios de dinheiro a comprar gadjets que não servem para coisa nenhuma ou que podem ser substituídos por outros muito mais baratos e com muito melhor performance. soube há pouco tempo que a bateria do iphone não pode ser substituída, não queria acreditar. então depois de gastar 700 eur naquela coisa, depois da bateria viciar, tenho de despachar o iphone para o lixo? credo… e andam pessoas a seguir o steve jobs como se fosse buda!

    • RIcardo Nunes says:

      A bateria do iPhone n vicia 😉

      E no caso de alguma coisa acontecer à bateria, há sempre a possibilidade de a trocar.

      Respondendo a minha questão colocada mais acima, o rato que tu usas deves à Apple.

      • Zezeca says:

        Ricardo Nunes,
        O facto da Apple ter produtos com excelente qualidade – normalmente são os melhores no sector em que se inserem – acho indiscutível.
        O iPod, o iMac, o MacBook Pro, o iPhone, etc são grandes êxitos porque são realmente muito bons!

        CONTUDO, nem tudo o que a Apple faz é correcto. Ou nem tudo o que o Steve diz/faz é correcto.
        Este caso específico, considero-o lastimável o iPhone existir há 2 ou 3 anos e não ter Flash…
        Quando sair o html5 disponibilizem-no, acho bem. Mas até lá, era bom podermos visitar alguns sites em flash…

      • Jorge Martins says:

        Pena haver pessoas que de tão fanáticas mantem ideias erradas

        “The first marketed integrated mouse – shipped as a part of a computer and intended for personal computer navigation – came with the Xerox 8010 Star Information System in 1981”

        Se a Apple depois aproveitou e também copiou a ideia, os PCs tambem o fizeram, seja ano após ou antes..

        Agora o primeiro rato a sair junto com um PC foi o da Xerox..

        abraço

        • RIcardo Nunes says:

          Nunca disse que a Apple inventou o rato… Disse que revolucionou… Eles viram uma coisa mal feita que custava muitos dolares na altura. Aperfeiçoaram e lançaram junto com o Mac em 84 com um preço bastante acessivel… A Apple também n inventou os telemoveis e os leitores de mp3, mas revolucionou-os 😉

      • kekes says:

        Vicia sim, o tanto que os outros aparelhos 🙂 por isso cuida-la o melhor que podes 😛

      • bigkax says:

        Se dissesses Xerox ou Sun ainda aceitava, Apple não.

      • João Cardoso says:

        Todas as baterias viciam, não sei onde é que foste buscar isso

    • texasflood says:

      Bateria viciar ? O que é isso ? tenho um iPhone 3G desde o dia em que saiu (11 de julho de 2008 se não estou em erro) e não sei de que falas. Substituir a bateria ? Porquê? Isso é normal nos outros dispositivos ? Não me digam agora que anda todo o mundo enganado e chegaste aqui tu como dono da verdade. Share de mercado de smartphones é liderado pela Apple. Será que o povo é assim tão burro?

    • Hugo says:

      Realmente quem fala em a bateria do iphone viciar não faz ideia do que é realmente um IPHONE. Tenho um Iphone da primeira geração, usuo todos dias (WEB, telefone,sms) e a bateria não teve degradação de performance(pelo menos que note como utilizador final)…portanto trata-se de uma “desculpa” que só convence quem não conhece o produto. À parte disto não conheço ng que seja obrigado a comprar portanto se existem outras oportunidades no mercado pk nao compram? pk nao compram um telemovel que corra windows mobile e dps têm de andar a torcer os dedos para interagir com a unha no dispositivo? hehe

      • André Meireles says:

        Tenho um HTC Touch Pro, a bateria NÃO vicia também, instalo o que quiser, de onde quiser e não torço nenhum dedo para poder mexer no ecrã (e não, não costumo usar a Stylus, uso mesmo o dedo:P)..

        Por isso não venham com essas coisas do “eu tenho o Paraíso, tu tens o Inferno” ou algo do género!

        • Nuno Salgado says:

          Eu também tenho um HTC com windows mobile.

          Mas o que eu realmente “invejo” são os meus colegas a brincar nos seus iPhones.

          • Como o meu HTC não é para brincar (só para jogar UNO de vez em quando..:P), mas sim para ir a net, usar o GPS, tirar umas fotos, mandar msg (tenho um teclado físico full qwerty) e fazer/receber chamadas, não os invejo..

            Mas lá está, depende realmente do uso de que cada um vai dar ao seu aparelho!

    • MaSt3rOfPuPp3tS says:

      Acorda rapaz, não andas neste mundo.

  21. Zezeca says:

    Apesar de ter alguns produtos Apple, pois considero-os bastante bons em certos aspectos, não posso concordar com estes Apple-fanboys que andam por aí…
    Se um produto é utilizado por 95% dos utilizadores a nível mundial – Flash – eu também quero ter a possibilidade de utilizar este programa/app no meu iPhone.
    Se, entretanto, houver outro programa que faça o mesmo que o Flash mas ainda melhor, porreiro! Mas enquanto não houver alternativa viável ao Flash, disponibilizem-no!

    Prefiro ter um Flash que bombe mais ou menos bem, do que não ter nada!
    Tal como gostaria de um dia ter um Ferrari… mas enquanto não o possa ter, vou andando com outro carro não tão bom!

    Estas limitações criadas pelo Steve “Pseudo-GOD” Jobs são ridículas…
    (Já para não falar da imposição de se utilizarem os iPods/iPhones/iPads exclusivamente com o iTunes, e a sincronização com outros iTunes apagar todo o seu conteúdo… Essa ainda é uma maior Lolada)

    • MaSt3rOfPuPp3tS says:

      Quando corres alguma app ou site baseado em flash, quais são são valores de utilização do teu CPU?
      Aposto que valores altos e absurdos comparados por exemplo a um jogo em Direct3D a correr em fullscreen.
      Quantas vezes o teu browser de eleição já te crashou a correr algo em flash? Se responderes nenhuma vez, estarás a mentir.

  22. omgwtfbbq says:

    Se o flash já funciona mal no meu PC, imagino num smartphone…

    p.s. não comparem o iPhone OS com o SO que usam no vosso PC…

    • Zezeca says:

      Então e preferias nem teres Flash no teu pc?
      Ou preferes ter, mesmo não funcionando a 100%?

      • omgwtfbbq says:

        É uma boa questão, eu gostava de não precisar deste flash que me bloqueia o browser uns 2, 3 segundos quando abro um vídeo no youtube.

        No entanto uso, e enquanto for usado como é usado nos sites prefiro tê-lo.

        Mas passava bem sem flash num Smartphone. Isto porque eu não iria usar o Smartphone da mesma maneira que uso um PC. Mas isso sou eu.

        • Zezeca says:

          Exacto. Compreendo que tu consideres que não irias precisar num iPhone.
          Mas compreendes que outros queriam utilizar?
          É disso que se está a falar aqui: do facto de podermos ter a escolha de utilizar, ou não, o Flash. Mas a Apple decide por si só não utilizar… É isso que acho mal.
          A empresa decidir pelo utilizador o que ele pode ou não pode ver.

          • Glink says:

            compreendo o teu ponto de vista, mas se queres uma coisa que corra o flash, compra uma coisa que corra o flash.

            É uma caracteristica do produto, é como eu querer uma mota com 3 rodas(existem) em vez do mais utilizado 2 ou mesmo 4 rodas, eu acabo por comprar o que quero, como quero, sabendo que, o que quero é como é, aceitando a sua existencia…

            (porra estou poetico hoje 😛 )

          • Zezeca says:

            Mas lá está!
            Eu não quero comprar outro smartphone só porque corre Flash.
            Tenho um iPhone pq é o melhor nos aspectos que mais valorizo.
            MAS, também queria ter Flash no iPhone para poder ter uma navegação na internet mais completa.
            Com ou sem bugs… era uma escolha minha.

      • Glink says:

        eu preferia nem ter para ser sincero, mas como tem sido um standard, sou obrigado a mamar com ele…

        Preferia que co-existisse com o HTML5 mas que não fosse o standard da internet, temos de admitir que por muito que não se goste do flash (meu caso) nem tudo é mau…

        mas continuo a apoiar a decisão da Apple

      • Armando says:

        Eu preferia não ter… Mas para isso era preciso que realmente houvesse uma alternativa e que esta fosse adoptada pelos programadores (no fundo é algo que a Apple está a forçar). O HTML5 pode ser alternativa, mas estas coisas levam tempo… e ninguém muda uma tendência do dia para a noite. Assim como não se consegue impingir o HTML5 como sendo uma alternativa… (como está a ser feito). As pessoas são resistentes à mudança, as empresas mudam rapidamente se não tiverem custos (e tiverem proveitos claro!).

  23. Focus says:

    Não se preocupem que eu já li algures que alguém já conseguiu compilar flash e silverlight para correr no iphone!
    Portanto…

    “A RipCode desenvolveu um codec de flash sem cliente proprietário que, o que faz, é capturar um pedido de conteúdo flash e convertê-lo para um formato que pode ser utilizado por equipamentos como o iPad.

    Segundo a PC Pro, o codec vai suportar resoluções do QVGA ao 1080i. E suporta vários formatos como o MP4, o Quicktime ou o Silverlight (da Microsoft) que também está interdito no iPad. ”

    fonte: http://clix.exameinformatica.pt/ja-ha-forma-de-ver-flash-no-ipad=f1005674

    • kekes says:

      Esse já é velhinho, mas postaste isso numa epoca que é “cool” e intelectual falar mal do flash 😛
      A Adobe já disse muitas vezes que para melhorar o flash para Mac percisava de apoio da Apple. Whatever eles que se matem 😛

  24. Carlos C. says:

    Na génese desta discussão, não esta o facto de o flash trabalhar mal ou não, até podia ser o pior soft do mundo… Mas desde que o dono do terminal o queira ter no seu smartphone…! Eles não têm de de me dizer a mim, dono de um terminal o que posso ou não instalar nele, mesmo tendo possibilidades de o suportar! Microsoft, Apple, Adobe… só estão interessadas em ganhar uma cota de mercado, que é a do nosso bolso! E acreditem, qualquer das empresas que ganhe o processo vai ter, os custos do processo, amplamente suportados pelas receitas que vão ter depois do mesmo.

  25. Max says:

    Pois é… nem win nem mac… open soure é o futuro. Mais que não seja, será aparecer virus para a apple tal como para o win.
    A adobe, é apenas um dano colateral.

    • Alexandre Alves says:

      Open source é o futuro? Já perdi a conta aos anos que se diz isso.

      Uso open source como utilizador, mas na empresa onde estou e para as quais presta serviço, o open source é quase zero. E atenção open-source não é significado de grátis, vejam os exemplos da RedHat e Suse. Paga-se pelas versões Servidor e bem.

      Mas adiante, o open source ainda continua a ter um grande problema … suportabilidade. Eu como utilizador vivo bem a pesquisar forums para resolver os problemas, agora uma empresa que se digne não vai viver bem a pesquisar em forums, querem sim é os problemas resolvidos rapidamente por forma a garantir o serviço aos clientes.

      • António says:

        Hem?

        Quantas empresas queres?

      • S-K says:

        Você não entendeu as vantagens do Open source…

        Seja em software proprietário ou software Open source, se você quiser suporte tem de pagar!
        Você deu o exemplo da RedHat e Suse. É ai que está a sua confusão. Eles não cobram pelo software. O que a RedHat e a Suse vende é o Suporte.
        Se você quer usar o RedHat de graça, use o CentOS que é exactamente o mesmo SO. A única diferença é que o RedHat te dá suporte profissional.

        A vantagem do Open source, é que você tem o “poder” de mudar o que quiser. Se a empresa não tem profissionais qualificados para mexer no código, tem de contratar uma empresa Outsourcing que trabalhe com software Open source.

  26. MG says:

    A Apple é uma empresa como as outras, ou seja, que tem como principal objectivo a maximização do lucro.
    No entanto, ao contrário de muitas outras, procura priorizar a satisfação do utilizador pelos seus produtos. E é assim que os consegue fidelizar, mesmo praticando preços mais elevados que a concorrência e por vezes com menor número de funcionalidades.
    Mas se olharem para outros mercados, como o dos automóveis, por exemplo, reparamos que se passa algo semelhante. Podemos ter um Renault 130cv Full Extras ou um BMW com equipamento de serie, mas sabemos qual é que escolheriamos se podessemos pagar a diferença.
    O que é certo é que tenho um iPhone e windows mobile, já tive nokias e motorolas, tenho mac os e trabalho todos os dias com windows 7/vista, tenho ipod e já tive outros mp3, e posso dizer que depois de experimentar os produtos da Apple, ela aumentou o meu nível de exigência.

  27. a Friend® says:

    Há uns tempos fiz um artigo a dizer que a Apple tinha força suficiente para “matar o flash” (e vou especificar, matar o standard, não o flash como um todo) e na altura os comentários que recebi foi que era um fanático e tendêncioso.

    Parece que afinal tinha razão… 😉

    Apple deu o primeiro passo, e os restantes vão dar.
    A MS também não quer o flash no WinPhone7.. diz que “para já ainda não” como quem não quer dizer um NÃO directo.

    Caiam na real, flash em smartphones é um buraco, a Adobe nunca provou que ele corre bem e desculpa-se que é A, B e C que não deixa. Tentaram no Android, e está simplesmente lento e puxa tanto pelo CPU e GPU que “drena” a bateria em metade do tempo! Para quê alimentar uma tecnologia que só prejudica? Ao deixarem a Adobe continuar, o Flash nunca iria evoluir.. ia-se arrastar mais uns anos. Agora como se sentem apertados talvez vejam que necessitam mesmo de melhorar o flash. Mas é como disse, para conteudos WEB não. Ter plugins para ver videos,etc.. é de loucos.

    E é como a Apple diz, querem programar no iPhone sigam o modelo da Apple. Não é a seguir o modelo da Microsoft ou Adobe que vão fazer Apps para o iPhone. Ports não dão qualidade.

    Seria o mesmo que a MS vender jogos na XBOX portados de PS3! O que iria acontecer? Na PS3 correria excelentemente bem, na XBOX por ser port não! .. Quem tiver o GTA IV para PC (que é um PORT de consola) sabe o que eu estou a falar.

    • a Friend® says:

      PS. Quanto a processos judiciais.. nem agua bebem.

      A Apple não fez acordos do “diabo” para vingar no mercado como a MS fez. Fazem comparações ao IE, mas é que esquecem-se que a MS fez acordos que lhes tirava o direito de mandar 100% no Windows, porque teve investimento de outras marcas e governo, logo tinha que dar a mesma oportunidade a todos sem monopolizar o próprio sistema. Ou acham que o Windows é standard em escolas e trabalhos por mérito? Simplesmente para ser standard teve que fazer acordos e mais acordos, o que lhes faz não mandar a 100% no Windows ou no que nele fazem, por isso é que não podiam embutir o IE da forma que faziam. Por isso não misturem a alhos com bugalhos.

      A Apple fez bem em travar o Flash, pelo menos para o acabar como standard. Tem problemas de performance, de segurança, precisa de plugins para várias plataformas (linux, mac, windows, smartphones, etc..).

      O Flash terá o seu lugar, na WEB com sites 100% flash, como webstandard, só o alimenta quem não sabe o que está a falar.

  28. Hawk says:

    Entrem em um acordo. A Adobe desenvolve flash nativo para iPhone e a Apple libera apps que utilizem flash na AppStore. Fim.

  29. André S says:

    Ainda hoje não percebi porque é que a Microsoft não pode continuar a deixar o Windows com o IE integrado… Se eu construo uma casa, eu decido o que ponho lá dentro… Foi bastante triste o que aconteceu…

    Agora é o seguinte, tenho muita pena da adobe, mas a Apple tem o direito de fazer o que quiser… Desde que não viole nenhum contracto a Apple faz o que quiser com os aparelhos que inventar…

    Mas desde que fui ao Windows Update e vi uma actualização para tirar o IE do defaut do Windows, agora tambem acredito que o iPhone OS vai ser obrigado a ter flash… Enfim…

  30. Gerardo says:

    Deixem-me ver se percebi, se eu comprar um iPhone ou iPad não vejo flash?? Nem com software de terceiros???

    lllllllloooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllll

    Até o site do record e da bola tem partes em flash! O que é que sobra?? A net como era à 10 anos atrás??? Grande Apple. Se já não comprava um iPhone agora é que não compro mesmo. Mesmo que esteja cheio de bugs o flash neste momento é rei e senhor. Mesmo que não o seja daqui por 2 ou 3 anos o que é que isso interessa???? Compro um iPad ou iPhone e sento-me à espera que os sites mudem???

  31. João Melo says:

    Que embroglio… Não gosto da Apple e não gosto do Flash!
    Que se matem uma empresa à outra. Who cares! Saímos sempre a ganhar com o desaparecimento/menor mercado, quer de uma quer de outra.

  32. Claudio Freitas says:

    Talvez nos States nao diga dê em nada mas na europa… já me cheira a ” abuso de posição dominante de mercado” =) a intel já tem experiencia. hehe

  33. HB76 says:

    Basicamente isto é um abuso de posição dominante bem pior que a Microsoft tem feito.

    Imaginem a Microsoft programar os seus sistemas operativos de forma a não ser possível correr Flash. O que iria acontecer?

    A Microsoft nunca impediu que outros produtos corressem nos seus sistemas operativos o que a Apple está a fazer é isso, e é grave e anti-concurrencial.

    • a Friend® says:

      Não tem mesmo comparação.

      A Apple pode fazer o que quiser do seu sistema, a Microsoft não.

      Por um simples motivo. A Microsoft para se tornar standard (escolas, trabalhos, várias marcas a vende-lo já instalado, etc… ) assinou acordos atrás de acordos, logo não pode monopolizar o seu sistema.

      A Apple só faz o sistema operativo para Mac, para o seu hardware, logo pode fazer o que bem entender. O mesmo aplica-se para XBOX, e PS3… se eles entenderem que não querem flash nas consolas, não o têm.

  34. evolution says:

    Não faz sentido um smartphone não ter a capacidade de lêr flash, se é smartphone devia ser suficientemente capaz de processar melhor mesmo aplicações mais pesadas, para isso compro um 3310 que nunca me vai crashar. não faz sentido a Apple não deixar correr flash, ainda vamos chegar a um momento em que os produtos da apple só correm software desenvolvido pela apple, se querem correr outros aplicativos extra-apple simplesmente não comprem os seus produtos, com isto digo que o argumento de “não tem flash não compra” não faz sentido pois o Steve quer é vender e com esse argumento não vende.

    quando a microsoft decidir que mais nenhum jogo correrá no seu sistema operativo a não ser os desenvolvidos por ela mesma, digo adeus á microsoft, agora quem gosta de ser oprimido compra iphone e chora por mais, quem não gosta não compra, assim faz mais sentido.

    é como dizer a um puto rouba aquela velhota que eu dou-te o gelado mais bonito do mundo mas olha lá que não lê flash.

    pensem mais por vocês mesmos e não pela cabeça do steve, quem ganha é ele vocês só ficam mais tesos.

    • aver says:

      Por acaso sabes-me explicar por que é que o Windows Phone 7 não vai ter suporte para flash ?

      • evolution says:

        por acaso sei, porque tu não lês as noticias:

        “A Microsoft confirmou que o novo Windows Phone 7 Series não suportará Flash inicialmente. A empresa explica a decisão com a falta de tempo e revela que o Flash não terá influência na normal utilização do equipamento.
        A Microsoft está a trabalhar arduamente para tentar fazer chegar o equipamento às lojas mesmo a tempo da época natalícia, altura em que as vendas deste tipo de equipamentos dispara, e uma inclusão do Flash nesta altura implicaria um atraso significativo no lançamento do Windows Phone 7 Series.
        Sendo assim a empresa decidiu juntar o Flash ao Windows Mobile 7 numa próxima actualização do sistema operativo, acrescentando ainda que ambas as empresas Microsoft e Adobe estão a unir esforços nesse sentido.”

        • aver says:

          😀
          O que está implícito na citação da Microsoft é: “Nesta altura o flash faz “crashar” o Windows Phone 7. Por isso não incluímos. Se a Adobe conseguir desenvolver um plug-in em condições nós instalamos”.

          Acho que a Apple deu um passo em frente. Diz que a Adobe não vai conseguir para iPhone OS e promove o desenvolvimento do HTML5.

      • a Friend® says:

        Por causa da treta que é em smartphones.

        https://www.youtube.com/watch?v=ZxOxuWVVov8

        Corre “lindamente” …

        • evolution says:

          mas ao menos a microsoft esforça-se, agora não ter é de rir.

          • a Friend® says:

            O que a MS está a dizer foi o que a Apple disse ao inicio: Para já ainda não.

            Vais ver se irá aparece o Flash no WinPhone7 …

            Quem apoia o flash num smartphone ou como Standard para conteudos web ou é utilizador pouco exigente ou não pesca nada disto.

            PS. Quem tem que se esforçar é a Adobe, em fazer melhor… não é tapar o sol com uma peneira, tirar a qualidade de navegação só para dizer que tem suporte de flash. É assim que se engana meio mundo.

          • kekes says:

            Vamos ver e depois falamos. Não ponhas tudo no mesmo galho 😉

        • Que engraçado..o problema da execução dos vídeos no android parece dever-se à conexão de internet e não ao flash! Mas é só a minha opinião..

          Abraços

    • Nuno Salgado says:

      Eu tenho um PDA que corre uma versão do WM e tb não suporta flash.

      Digo mais, não me vejo a precisar de suporte ao flash num PDA, independentemente do dispositivo/marca/preço/qualidade em causa.

  35. Luís Filipe Carvalho ( FatGiant) says:

    Bem, cá vou meter-me neste “barulho”.

    Em primeiro lugar, devo referir que por muito bons que possam ser os iBrinquedos da Apple, eu não sou cliente. Mandar em mim, chegou-me na tropa.

    Em segundo lugar, o Flash, queira-se, goste-se, prefira-se, deteste-se, odeie-se… etc… está presente diariamente na nossa experiência web. (Sim, até aqui no pplware).

    Basicamente o que essa incapacidade dos aparelhos da Apple de utilizar o Flash me dizem, é que “ah isso é complicado, os aparelhos vão-se abaixo porque não aguentam” e isso em Português chama-se: “Desculpas de mau pagador”.

    Agora, colocar nos pincaros o senhor Jobs, porque descobriu que quando os seus iCoisas não trabalham, mete-se as culpas nos outros e proibe-se de usar, credinho.

    Imaginem um carro Apple, ao virar para uma estrada com buracos, o carro não te deixa ir porque é perigoso. Ao conduzires mais depressa, porque é urgente chegar a qualquer lado, o carro te reduzir a velocidade porque é proibido.

    Sim, tenho a certeza que seria um sucesso. Mas, eu não o queria nem dado.

    Para além de todo o proprietarismo da Apple. Meus caros, se gostam de ter escolhas limitadas, ok, se gostam de apenas ter UMA fonte autorizada de software, ok, se gostam de apenas ter uma opção de Hardware, ok. Isso é o que se quer, clientes satisfeitos. Eu já é ao contrário, mas pronto… lá está, não quero nada da Apple, nem dado. E se me derem é para vender a um de vocês.

  36. MySeLf says:

    Concordo que o flash é de facto cheio de bugs, é extremamente pesado para o que faz, não está devido optimizado para as várias plataformas e a Adobe não se esforça tanto quanto se deveria esforçar para minimizar estes problemas. Shame on them.

    Mas por outro lado também temos que ver que tem uma adopção universal e que má ou boa é o que é utilizado, pelo menos por enquanto, em todo o lado.

    Assim sendo, os produtos que não o suportarem (sejam da Apple ou não) são, na minha opinião, aparelhos limitadissimos, principalmente se tiverem um preço igual ao superior a aparelhos que o suportem.

    Agora relativamente ao caso especifico dos produtos da Apple, tenho apenas a dizer que quem perde é o consumidor. Ou vão-me dizer que os mesmos programadores que conseguiram implementar multitasking num equipamento que até então não suportava, sem (supostamente) perder qualquer performance não conseguem também arranjar maneira de conseguir implementar o flash de forma adequada a funcionar nos seus equipamentos?!

    O motivo real da não implementação é unica pura e exclusivamente o do dinheiro, de uma forma ou de outra, explicado “assim ou assado” o motivo final será sempre esse. Seja pelo dinheiro perdido nas aplicações, seja por falta de acordo entre ambas as empresas, seja porque a bateria dura supostamente muitas mais horas sem o flash -> melhor marketing = dinheiro. E isto é perfeitamente compreensivel, afinal de contas o objectivo de qualquer empresa é sempre o mesmo, o de fazer dinheiro.

    Até agora nada de novo mas o que é preocupante nisto tudo é que apesar de tudo existem consumidores que têm a ilusão (porque lhes foi incutido na cabeça através do método da repetição que o marketing provoca) que o principal objectivo da Apple é facilitar a vida ao consumidor e fazer produtos de qualidade. Pior do que isso é esses mesmos consumidores se fidelizarem a essa marca, acreditarem cegamente nisso e até nem se sentierem incomodados por pagar um preço premium.

    O que acontece é que no final as empresas começam-se a aperceber disso, adoptam o mesmo model e passam a investir X no desenvolvimento de um produto e 2X em marketing e mais uma vez quem sai prejudicado é o consumidor pois paga mais por um produto inferior. A concorrência começa a praticar-se no campo do marketing e dentro dos tribunais em vez de ser na qualidade do produto.

    Sou adepto do HTML 5, partilho da opinião que é o futuro até porque já tive a oportunidade de testar várias aplicações em HTML 5 que são sinceramente superiores às suas correspondentes em flash. Espero que realmente toda esta controvérsia de volta do assunto contribua para a aceleração da adopção do HTML 5 e paralelamente do melhoramento da plataforma Flash por parte da Adobe mas ao mesmo tempo preocupa-me o facto dos principais lesados por toda esta situação (os utilizadores de equipamentos Apple) por vezes aceitem tão bem esta decisão da empresa da maça e ainda a defendam como se da sua honra se tratasse contribuindo para o deferimento de atenções para os assuntos que realmente importam.

    Mais uma vez repito… os unicos a sairem prejudicados são os consumidores.

    Cumprimentos,

    MySeLf

  37. João Ildefonso says:

    + “Achas” para a fogueira…

    http://i.imgur.com/dXsuO.jpg

    • a Friend® says:

      Que compartivo mais iFail.. quem o fez só deve ser ignorante.

      HP tem Multi-touch? iPad nao dá para HeadPhones? lol… Não tem video output? lol…
      HP RJ11? Modem 56k?!?!.. WTF?!…

      Pega no HP e podes por na fogueira… comparativo mais ridiculo.. lol

      • bigkax says:

        Há 7 anos não havia multi-touch, mesmo sendo pouco usado o modem não estorva. Não reparei do vídeo output do ipad…

        É preciso admitir que HP TC 1100 era uma boa maquina, e com uma nova cara multi-touch e bateria melhor competia com o ipad.

        • a Friend® says:

          Entao tem 7 anos e já é outro presumivel “Killer” ? lol… ena…surgem primeiro e são killers… 😀

          Espanta-me nao ter sido o contrario.

          “Será o iPad o Killer do Tablet da HP com 7 anos”?

          Desculpa, mas essa comparaçao da imagem é completamente ignorante mesmo. 😉

          Produtos totalmente diferentes… mas mesmo totalmente diferentes. Talvez so quem tenha mexido num tablet dessa epoca saiba o que estou a dizer. E a pessoa que o fez, a avaliar pelas especificações so pode ser um valente ignorante. nao sei a origem da imagem. mas a pessoa que o fez, merece todo o credito e rotulo.

  38. ajbadboy says:

    Assim como há os posts do “e porque hoje é sexta…” é preciso criar um post semanal do tipo “esta semana que processa a apple é…”

  39. evolution says:

    a Friend®

    o Steve neste momento está a enganar meio mundo a Adobe e parece que a ti também que defendes as politicas extremistas feita pela empresa com unhas e dentes. não queria ser teu irmão.

    • a Friend® says:

      Será mesmo que me está a enganar?

      É que voces falam e defendem… mas a adobe já vos mostrou que o Flash corre bem no iPhone? Eles podem muito bem demonstrar, porque não o fazem?!…

      Qual é o interesse da Apple não ter o flash, acham que é jogos? Por acaso sabes que com HTML5 em conjunto com outras linguagens pode correr jogos igualmente com a mesma qualidade ou superior que o flash sem necessitar de plugins? …

      Vejam as coisas como são… flash para webcontent é uma treta autentica.
      Daqui nada so falta dizerem que para ver uma pagina WEB com JPEG tambem deveriamos ter um plugin Flash…

      Vê a demonstração que eles fizeram do HTML5 no iPhone, no evento do iPHONE OS 4, e ve como corre bem com fluidez. Se o objectivo da Apple fosse travar o flash por causa dos jogos ia alimentar uma tecnologia superior?… Não faz qualquer sentido.

      Esta atitude da Apple é boa, porque só está a fazer FRENTE ao FLASH coisa que ninguem fez ate agora, alimentam simplesmente uma tecnologia que a Adobe tem perguiça em melhorar. No Android a demostração que fizeram do Flash para alem de ter monets de bugs, aumenta a insegurança do mesmo e consome bateria que se farta porque o flash 10.1 usa não só recursos do CPU como da GPU…

      Apostem mas é na qualidade e deixem-se de alimentar uma tecnologia que só nos prejudica no conteudo WEB. Flash sim, terá o seu lugar, mas em sites 100% flash, agora para conteudos web em especial videos é uma treta que não tem qualidade alguma.

      • evolution says:

        a Friend

        não te esqueças que o HTML5 é uma novidade o iphone já saiu á algum tempinho, acho que é um argumento para tapar buracos.

        não defendo que o flash é bom, mas não quero que seja a empresa a ditar o que é bom ou não para mim, quero ser eu a escolher seja bom ou mau, o iphone não tem só aspectos positivos também tem negativos, nada é perfeito mas à que saber admitir. o iphone não teria de vir por defeito com o flash, apenas peço o bom senso de ter compatibilidade e dar livre arbítrio ao livre juízo de cada um usar ou não o flash.

        começo a desconfiar da competência da Apple.

        • a Friend® says:

          Mas isso implica motivos de segurança. Eles ao abrirem a plataforma dessa forma para instalação livre, iam abrir caminho para outros vertentes nada boas na Internet.

          Toda a plataforma está feita para funcionar com a máxima fiabilidade possivel, e para isso acontecer só mesmo abdicando de certas “liberdades”.

          O Windows Mobile tinha essas liberdades e o que aconteceu? Clientes insatisfeitos. Falta de boas aplicações, Virus, programas mal compilados sem qualidade, ou seja, é uma vertente que na balança os iPhone users (uma boa percentagem) abdica dessa liberdade para ter qualidade. É tudo muito giro ter-mos o flash instalado, mas para uma boa percentagem de utilizadores se o iPhone falha-se e fosse abaixo (por desconhecimento que o flash é que causa esse problema) iam jogar as culpas no iPhone e nao no flash. O que acontecia? Quem ficava com o nome manchado? Era a Apple. Porque a grande maioria dos leigos iria dizer “bem o iPhone nao vale nada.. a ver paginas é lento como tudo e esta sempre a ir abaixo…”

          • evolution says:

            o Linux tem flash, o Linux é considerado um dos sistemas operativos mais seguros neste momento, acho que também não é por aí.

            a Friend, acho que deverias repensar se as tuas ideias tão profundamente definidas sobre a Apple são ideias de valor, se o mundo fosse assim estavamos todos fechados em casa som o medo de sair á rua.

            a Apple está a ganhar poder e esse poder é que está a fazer que lance manias, não encarou com a Adobe e faz do seu smartphone ser incapaz de ler o flash, é tudo por causa dos milhões envolvido nada mais, mas isso será uma jogada a pensar na sua cabecinha e não no público alvo.
            todo o ser humano que aceita um smartphone que navegue na internet sem flash à uns bons anos atrás era aceitável, neste momento é incompreensível quando se fala em 700€.

            eu pessoalmente tenho um smartphone com o WM6.5 quando me deparei sem o flash fiquei deveras aborrecido, tratei logo de o instalar, não vejo lentidão nenhuma nem erros como muita gente fala.

            a Friend não te deixes enganar pelos grandes porque é isso que eles querem, se pensas que o Steve passa o dia a pensar “como agradar os meus clientes” estás enganado, passa o dia a pensar “como posso ganhar mais dinheiro á pala dos meus fieis”, daí a fama de um óptimo markting.

          • a Friend® says:

            @evolution

            Linux, o flash nele é uma vergonha.

            O MacOsX também é dos mais seguros e não é isso que está em causa.

            Acontece é que o iPhone funciona com uma AppStore, onde todas as Apps levam aprovação. A Apple so aprovava o Flash se este fosse capaz de ter qualidade, a Adobe falou, prometeu e nao cumpriu, logo eles nao iram abrir a plataforma de instalaçao via “nao-Appstore” só para satisfazer a Adobe, porque ao fazer isso, iriam abrir a plataforma para outros lados mais… isso não é tao linear como é num sistema desktop. Sao modelos totalmente diferentes.

            E nao eu nao me deixo enganar por Steves e companhia, muito pelo contrario. Eu apenas elejo é a marca que melhor me satisfaz nos produtos e essa marca actualmente é a Apple. Há coisas que apoio, outras nao. Eu sou daqueles que se é para ter flash sem qualidade e aliemntar a adobe com uma treta que fez, estou a apostar em algo sem qualidade.

            Agora se eu visse que sim, o flash corria lindamente no iPhone e visse que a Apple nao o aceitava, era obvio que era o primeiro a cair em cima deles. Muitos já desafiaram a Adobe a demonstrar isso e eles simplesmente nao o fazem… dao a desculpa que a “Apple nao deixa ou nao ajuda” …

            Vela o Opera… se pediu autorizaçao a ninguem.. fez a App, demonstrou que corria bem e foi aceite. É tao simples quanto isso. Eu nao sou nenhum leigo para me deixar levar em cantigas de Bill’s gates, Steve Jobs e afins, mas tenho conhecimento o suficiente para saber que certos modelos funcionam melhor que outros, por na balança os pros e contras dessas decisões e escolher o que melhor se adapta às minhas necessidades.

      • S-K says:

        a Friend® diz me uma coisa que eu sinceramente ainda não sei…

        O Webkit utilizado pelo iPhone/iPad já tem WebGL?
        Se sim… alguém já testou? Qual o desempenho?
        E quem garante ao consumidor que futuramente a Apple retire o WebGL por questões de segurança. (Aquelas desculpas de treta do tipo Sony lol)

        E jogos que usam html5 (+ uma linguagem) já há para aí algum para testar no iPhone/iPad?

        Eu também concordo que ver vídeo em flash é uma treta. Se temos html5, não faz mais sentido usar um plugin. Mas a questão aqui não é os vídeos…

        A Apple não quer concorrência para a AppStore.
        Vai demorar algum tempo para aproveitar o potencial do html5 a 100%. Até lá a Apple vai facturar milhões na AppStore.
        A decisão de não incluir o flash não é apenas uma decisão por questões técnicas. O principal factor aqui é o monetário.

        Porque será que Apple não entrou em “guerra” com a Adobe antes do aparecimento do iPhone? Naquele tempo o desempenho do flash nos Mac não era fraco? 😛

        Tudo bem… se a Apple não quer dividir os lucros da sua galinha de ouro eu até entendo. Mas tratar os consumidores como “totós”, e ridicularizar o trabalho da Adobe? Isso é muita arrogância!

        • S-K says:

          “galinha dos ovos de ouro” LOL

        • a Friend® says:

          Entao mas achas comparavel os jogos nativos do iPhone contra Flash?

          Multitouch, Aceleração Gráfica, Acelerometro, isso nao faz falta para jogar bem num multi-touch?

          A Apple ja demonstrou o HTML5 a correr jogos, e corre bastante bem, sem qualquer problemas, alias eles até querem é aliciar os programadores a usar o mesmo para fazer publicidade interactiva. Se o problema fosse a AppStore iriam mesmo eles apostar numa tecnologia que consegue fazer melhor e mais eficaz que o Flash?

          E a Adobe, já alguma vez demonstrou o flash a correr bem num smartphone?…

          temo que ver é esses factos. Quando a Adobe demonstrar que a Apple está errada, ai sim. mudo de opiniao. Agora pelo que tenho visto e conhecendo e bem o flash, como conheço, sei que a Adobe simplesmente nao consegue e a raiva deles é a Apple nao ceder ao beicinho deles 😉

  40. Rui Miguel says:

    Mas acham que alguma vez a Apple vai deixar o flash entrar num dispositivo deles? Existe muito dinheiro a circular em produtos feitos sobre Flash. De certeza que o fluxo do dinheiro iria sofrer um desvio para fora dos bolsos da Apple. Assim mantêm o controlo. Tudo para o bem dos seus utilizadores, claro…

    E também o Flash é tão mau que ninguém o usa. Crasha o computador umas 20 vezes ao dia e tal. E quando vou ao youtube, tenho que desligar todas as outras aplicações porque senão fica tudo a arrastar. Hehe.

  41. Hmm... says:

    Desculpem lá…mas isto parece-me tudo um absurdo. A apple agora não pode fazer o que quer dos seus produtos? Se não querem flash paciência…o produto é deles, eles que decidam. Não vejo em que é que adobe se pode basear para instaurar um processo…ir ao tribunal fazer birrinha não parece muito logico.

    • evolution says:

      amigo, não se trata de poder ou não, pois ela pode e faz, não há duvidas nisso, vai a tribunal e ganha.

      só não faz sentido restringir uma “aplicação” no meu smartphone é pouco profissional e muito mesquinho. seria a Microsoft dizer que não autoriza o flash e passem a usar o Silverlight, não faz sentido, é pouco profissional entendes. podendo todos ganhar com isto porque razão quer a Apple ganhar sozinha? daqui a uns anos acusam-na de monopólio e obrigam também a meter uma janelinha “qual browser deseja instalar” no OSX (coisa que nunca percebi porque razão só a microsoft foi obrigada a isso, Linux = Firefox, OSX = Safair, Windows = Todos os browsers possiveis e imaginários, enfim, pelo menos a Microsoft é mais abrangida)

      • bigkax says:

        OSX = Safari
        Linux = Firefox(depende da distribuição, há as que tem o Iceweasel, konkeror, etc.)

      • Glink says:

        “(coisa que nunca percebi porque razão só a microsoft foi obrigada a isso, Linux = Firefox, OSX = Safair, Windows = Todos os browsers possiveis e imaginários, enfim, pelo menos a Microsoft é mais abrangida)”

        isso ja foi respondido neste mesmo topico 😉

    • S-K says:

      “o produto é deles, eles que decidam”

      O consumidor paga um dinheirão pelo produto, e este continua a pertencer a Apple.
      Bem visto.

  42. evolution says:

    a Friend

    faz sentido um jogo feito para a Nvidia não funcionar numa Ati simplesmente porque não foi feito para a Ati?

    não faz sentido.

    se o iphone não corre bem o flash então é fraquinho, ponto.

    o meu smartphone é mais fraco que o iphone em termos de hardware, tem multitask, com varias aplicaçães abertas, não empanca com flash, ainda não percebo porque falam tão mal do flash, nem no portátil nem no smartphone empanca.

    • S-K says:

      “se o iphone não corre bem o flash então é fraquinho, ponto.”

      O desempenho do flash no Linux é bem pior… mais ai até da para entender. Estima-se que o Linux tem uma cota de mercado nos desktops menor que 1%. A Adobe não tem muita motivação FINANCEIRA para melhorar o desempenho.

      A Apple teve um sucesso estrondoso com o iPhone. Será que a Adobe não tem capacidade de melhorar o desempenho do flash no iPhone? O que está a vista de todos é que há muita falta de vontade por parte da Apple. Só não vê, quem não quer.

      Outra coisa que não entendo…
      A Apple deu uma oportunidade de o consumidor testar o flash no iPhone? Porque é que tem tanta gente falando mal do desempenho do flash no iPhone???

      • a Friend® says:

        Porque a Adobe nem o demonstra. Eles podem muito bem fazer-lo e nao o fazem… Thats the BIG Question.

          • a Friend® says:

            Da mesma forma que a Opera demonstrou o Opera Mini antes de ser aprovado pela Apple, o que levou a grande maioria a dizer e a pensar:

            “Se a Apple não aprova isto é monopolista” …

            Resultado? Está ai.. Opera disponivel na AppStore, a concorrer directamente contra o Safari.

        • S-K says:

          Serio? LOL
          A Opera usou o SDK para desenvolver o browser.

          Você acha mesmo que o flash não precisa de ir um pouco mais além do que o SDK oferece?

          Você acha mesmo que a Adobe tem acesso a todas as APIs necessárias para fazer o seu trabalho? Você acredita mesmo que a Apple “facilitou” a vida da Adobe?

          • a Friend® says:

            Eles tinham acesso ao SDK de forma a conseguir correr Flash, que no entando fizeram aplicações baseadas em Flash, exportadas directamente do CS5.

            Já alguma vez viu como ficaram essas Apps? A performance? etc..? Extremamente fraco e limitado.

            Outro breve exemplo é o Android, que têm acesso total do SDK, e com a ajuda da Google e no entanto o Flash continua a arrastar-se na peformance, fazer o browser ficar lento quanto mais flash-containers flash a paginas tiverem, e para tentar resolver esse problema, fizeram o Flash 10.1 para recorrer à ajuda da GPU na performance e o resultado continuou muito aquem das espectativas, e ainda fez algo pior. Fez o smartphone (neste caso foi o Nexus One) consumir mais bateria do que o habitual.

            Toda a gente sabe que o Flash não é indicado para conteudos web (padrao)… muitos analistas falam disso aos anos. A dependencia de Plugins é má, prejudica na performance (porque necessita de um plugin para cada plataforma Mac.Win.Linux) e é um buraco de segurança enorme. Ou seja, como padrão de conteudos web, tem mais contras que pros.

            Flash, tal como se prevê, terá o seu lugar na WEB como sites muito especificos, 100% flash. Agora para ter videos, galerias, até mesmo publicidade é um erro o uso do flash. Esse é o principal objectivo da Apple, acabar com ele como padrão em conteudos web, devido ao conjunto de falhas que ele oferece, sabendo que o HTML5 irá fazer melhor e alias, ter a vantagem de usar as Tags de video que nos permite abrir directamente os videos nos nossos players em vez de recorrer ao HTML5 Player. Esta ultima parte então, em smartphones é uma vantagem inigualável.

          • S-K says:

            Mas o Android é outra história, é muito mais recente que o iPhone e ainda por cima, usa o kernel Linux. Se a Adobe já tivesse um flash player decente para o Linux não estavam agora a correr atrás do prejuízo.

            Tal como a ATI que só agora é que começou a olhar para o Linux com outros olhos. Vai ter de correr muito para apanhar a Nvidia.

            O iPhone já tem 3 anos e é um sucesso de vendas. A Adobe não tem “visão” para ver isso? Não vê o potencial de mercado que isso tem? Custa muito acreditar.

            Também acho estranho que na altura do lançamento do CS5 (com uma funcionalidade que permite compilar programas em flash para o iPhone) a Apple se lembre de alterar “as regras do jogo” no SDK 4. Ficou tudo limitado a C, C++, e Objective-C.

    • a Friend® says:

      @evolution

      Muito simples. Porque é que não consigo correr aplicações de windows no Mac e vice versa? Vendo por essa perspectiva.

      O iPhoneOS é um sistema feito para o iPhone, assim como a XBOX tem o seu sistema, e a PS3 o seu sistema. Se as marcas entenderem que algo não corre bem no software que fabricaram para o seu hardware, simplesmente não o adaptam.

      Porque é que a XBOX não dá para ver paginas WEB e a a PS3 sim? É falta de capacidade?

      Segundo a resposta da Microsoft é simples: Porque a navegação não é boa, logo nao vamos suportar algo que não oferece qualidade. Devemos por isso agora acusar a Xbox só porque a PS3 tem?

      É como disse, só podes afirma que o iPhone é fraquinho se a Adobe comprovar esse feito. Enquanto eles andarem sempre a acusar a Apple disto e daquilo, e não provarem o contrário, que a Apple está errada, a apple irá manter-se com a razão. Já pus aí algures um video do Android a correr Flash e é a miséria que é…. Vais agora ao novo topico sobre o lançamento do CS5, vê a demonstração que eles fazem do Flash a correr num tablet e smartphone e diz-me se dá para chegar a alguma conclusão? O que vejo é coisas a correr, animações básicas e um video a correr quase a 10 frames por segundo, isto num tablet.

      Quem gosta disso, sem qualidade, e acha que a Adobe tem razão, tem muito bom remédio. Compra outro que suporte. Eu a mim, do que vi e já testei (smartphones) o flash não me faz falta alguma no iPhone e iPod Touch. Se, um dia a Adobe mostrar algo a sério, que comprove o contrário, podes acreditar e anotar, serei o primeiro a fazer um tópico sobre isso mesmo aqui no pplware a criticar a Apple.

      • evolution says:

        @a Friend

        estas a fazer comparações diferenciadas.

        entras num browser no windows e no osx, digitas http://www.google.com até aqui tudo bem.

        digitas de seguida http://www.tmn.pt, o browser do windows abre e o safari borrou-se por falta do flash. suponhamos que isso era assim…90% da web é em flash quem se tem de adaptar é a adobe á apple ou a apple á adobe?

        essa desculpa do não corre bem no iphone não tem cabimento…é areia para os teus olhos apenas. a adobe estava prestes a lançar o seu projecto flash-to-iphone e a apple veio logo mudar o acordo…que tipo de empresa é esta que faz um acordo e depois desonra-o, faz perder milhões á Adobe que já tinha praticamente tudo pronto.

        90% da web é flash, não achas que a adobe não seria capaz de adaptar o seu plugin para correr bem no iphone? iria arriscar assim tanto? não me parece.

        um jogo desenvolvido para as gráficas nvidia perde performance numa ATi mas nem por isso a ATi proíbe tais jogos de correrem com as suas gráficas, nem vice-versa, simplesmente não tem cabimento.

        abre a pestana.

        • a Friend® says:

          Aqui está a minha pestana aberta:

          http://www.apple.com/ipad/ready-for-ipad/

          Largar a necessidade de plugins flash e usar o HTML5 nesses padrões. Muitos já o estão a adaptar, e este é o futuro. Quando for ao site da TMN, Record, seja o que for, não tenho que me preocupar com um plugin flash, é esse o objectivo!

          • S-K says:

            a Friend® já submetes-te o teu site? 😛

            http://www.apple.com/ipad/ready-for-ipad/

            Markting 😛

            Não é preciso o tio steve dizer que o HTML5 é o futuro e que flash não é standard.
            Todo mundo já sabe isso.
            Não falta muito para começarem a dizer que a Apple vai matar a W3C LOL

          • S-K says:

            “Submit your site to the growing list”

            Your name (required)
            Adobe

            Your email (required)
            email@adobe.com

            Your URL (required)
            http://www.adobe.com/

            LOL

          • evolution says:

            mais uma vez falas do HTML5 que é uma coisa nova…o iphone já tem uns aninhos e nunca teve suporte para flash é ridículo.

            agora agarra-se ao HTML5 com unhas e dentes, é natural, o HTML5 é de longe melhor e mais fiável que o Flash disso estamos de acordo, mas não passa de dinheiro, a Apple quer ganhar sozinha e deitar o resto down, HTML5 opensource nem que fosse 3x pior que o flash o Stevie Job defendia-o com unhas e dentes.
            mais uma vez digo, se podemos ganhar todos com isto, porquê ser ganancioso.

          • a Friend® says:

            @evolution

            Porque não tás a ir a fundo da questão principal.

            O Flash não funciona bem em smartphones, foi o principal objectivo de se arranjar uma alternativa. Agora se ele cortasse o flash e nem se preocupasse numa alternativa, isso sim é que era grave a meu ver 😉

  43. Concordo mais que plenamente:

    Steve Jobs em declarações, designou o Flash como um software cheio de “bugs”, carregado de falhas de segurança e guloso ao nível do CPU.

  44. Legal vai ser ver a galera de Iphone e Ipad sem poder acessar Youtube, Conteúdo “Interativo”, e tudo o que a Apple prometeu que eles teriam.

    Melhor ainda vai ser ver o Steve Jobs detonar mais uma vez o avanço da Apple com sua arrogância e prepotência.

    Os computadores da Apple não são melhores que os convencionais vendidos no mercado e nem seu sistema operacional é melhor que o Windows, que com o lançamento do Seven, ficou bastante superior e estável.

    A unica coisa que torna os hardwares da apple mais estáveis, é porque seus softwares são desenvolvidos somente para suas máquinas…num ambiente de desenvolvimento controlado.

    Agora imagina só o trabalho que a microsoft teve, para fazer o windows rodar em maquinas com diversos tipos de fabricantes de hardware e drivers sem dar nem ao menos uma travadinha?

    É simples…compra um Dell que utiliza os melhores pacotes de hardware para Windows na atualidade e compara depois com um Apple que vocês verão que o windows fica bem mais estável e superior ao MAC OS.

    Tirando que a possibilidade de manutenção, upgrade e inclusão digital no mundo são marcas deixadas por Bill Gates e não por Steve Jobs.

    Imagina só quanto seria um computador hoje, se a Apple tivesse dado certo. Uns 10.000 a 20.000 quem sabe.

  45. E tem mais! Deixa a Apple embargar os softwares da Adobe…que ai a Adobe deixa de fabricar “O MELHOR PACOTE DE DESENVOLVIMENTO GRÁFICO” para os macintosh´s, que tem Designers como seu principal público.

    Apple tem Final Cut?…Adobe tem Premiere e After. E são tão bons quanto.

    Namoral…o Safari é uma porcaria. Digo isso porquê todos os navegadores conseguem rodar o Flash Suficientemente bem, menos o safari que nem aceitar uma porcaria de “wmode” consegue. Além de ser bastante pesado.

    Mas o Firefox eu boto minha mão no fogo, porquê apesar de ser pesado é um ótimo navegador. E para os desenvolvedores de site, é o que maior possui suporte para CSS e interações com Javascript.

    Eu sou Designer e não uso Apple. E continuo não usando, pois o designer como um bom projetista tem visão de mercado. E a apple “abusa” do mercado.

  46. Pedro says:

    No que toca a jogos costumo jogar online pelo http://www.larapio.com , penso que jogos no android é muito mau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.