Actualizações de segurança da Apple remove Malware
A Apple acaba de lançar uma actualização ao seu software com o título "Actualização de Segurança 2011-003" na versão 1.0 para o Mac OS X 10.6.7 que inclui uma ferramenta nativa de remoção de malware.
O foco principal desta actualização é o malware que assombrou muitos utilizadores Mac. Este update vem proteger o SO da Apple do scam MacDefender agora referenciado como “OSX.MacDefender.A”.
Logo que faça o download e instalação desta actualização o seu Mac irá ser verificado à procura de malware para ser removido. Esta acção irá prevenir que o malware deixará de actuar livremente no seu Mac e o utilizador irá a partir de agora, contar com uma actualização permanente da lista de malware detectado para este sistema operativo. A Apple irá automaticamente detectar e anular a acção do MacDefender ou variáveis dos mesmo e mostrará ao utilizador um aviso para mover o ficheiro em causa para o lixo.
O malware é uma praga que tem uma acção transversal a qualquer sistema operativo.
MACDefender - A Praga
Esta praga foi descoberta há algumas semanas pela empresa de antivírus Intego. O denominado "MACDefender" atinge os utilizadores do Mac OS X através do browser da Apple, o Safari. Segundo informações reportadas, este malware aparenta ser distribuído via JavaScript como se tratasse de um ficheiro ZIP, encontrado numa qualquer pesquisa no Google.
Sintomas
Após o utilizador clicar no link resultante de uma pesquisa no Google, este leva-o para um site na Internet onde, de forma automática, o ficheiro é transferido recorrendo ao ficheiro de javascript. Os alvos são os utilizadores que usam contas de administrador com a opção no Safari de abrir automaticamente ficheiros “seguros”. Após a infecção, os utilizadores são confrontados com um popup que solicita o número do cartão de crédito para registar uma aplicação de protecção antivírus. Nesta altura o utilizador já está infectado.
Este problema,
Descarregue a actualização de segurança 2011-003
Tem duas opções para se proteger e receber a actualização do anti-MacDefender:
- Pode usar o sistema de actualização do próprio sistema operativo, para isso clique na barra de menu, na maça e dentro do menu clique ca opção Actualização de software... O sistema irá procurar a actualização e mostrará o que tem disponível para o utilizador descarregar e instalar.
- Pode, caso pretenda, fazer o download directamente do site da Apple.
Download: Actualização de Segurança 2011-003 1.0 [2.36 MB]
A Apple recomenda que todos os utilizadores do Snow Leopard instalem esta actualização. Esta não irá necessitar de reiniciar o sistema a não ser que seja encontrada a infecção após o scan da ferramenta ao sistema.
Security Update 2011-003 provides additional protection by checking for the MacDefender malware and its known variants. If MacDefender malware is found, the system will quit this malware, delete any persistent files, and correct any modifications made to configuration or login files.
Este problema, quando foi descoberto, teve algum impacto no serviço AppleCare, onde gerou confusão e algumas decisões incongruentes, face à ameaça. A Apple inicialmente não preparou os funcionários para uma explicação concreta e um auxilio eficaz aos seus clientes e isso causou algum incomodo entre os Mac Users.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia! PLEASE HELP!
E o persistente pedido de update ao twitter na app store, que já existem vários fóruns a falar disso, mas solução não há nenhuma!? Sabes algo Vitor?!
Não tenho sequer o twitter instalado e aparece-me o seguinte endereço: tr33st@live.com que é a conta associada ao twitter supostamente, se fizermos um search a esse mail, aparecerão alguns fóruns a falar sobre o assunto, mas solução nada!
PS: aquele “1” vermelho de update em cima da app store irrita que farta!
Hmmm vou ler sobre o assunto. Já tinha ouvido algo, mas não tenho esse problema. Vou indagar!
O teu problema é simples. Para te aparecer o endereço updates do twitter associado à conta tr33st@live.com, e se ele não é teu, é porque tens alguma app instalada e que foi adquirida por uma conta com esse email. A AppStore verifica os receipts e o _MAS através do Spotlight! Tens que verificar qual a app que sacaste de algum lado e que tens instada no mac.
Eu tb tenho esse problema com esse email, mas esse surge qnd tento entrar na App Store. Mesmo que eu corrija o email, para o email correcto. Apresenta sempre uma msg de erro e não permite descarregar app´s. Alguém sabe explicar o que é isso? Nunca descarreguei nenhuma app cm esse email. Obrigado
Tal como o Windows no passado o Mac e vitima do seu proprio sucesso. ja existem milhoes de utilizadores MAC devido ao sucesso do iPhone endividaram-se ou juntaram massa para comprar MACS. Num futuro proximo acredito que ter um anti-virus vai ser tao obrigatorio como no Windows. Alias ja ha muito software anti-virus para Mac. Acho que nao precisamos de ser super dotados para perceber que isso esta iminente. E mau mas acabara por acontecer.
Não se endividaram 😀 venderam o computador com o Windows 😉 e compraram um MAC com o subsidio de transporte.
Em relação à comparação com o Windows… tens alguma razão, é natural que o sucesso traga mais malware, é o incentivo de muita gente que anda neste mundo para degustar o mal dos outros, mas a experiência do próprio Windows ajuda na resolução dos problemas. O exemplo é um caso de estudo e a Apple certamente não se deixará adormecer.
Mas lá está… não há sistemas impenetráveis.
Pois…. comprar um Mac com o resultado da venda de um Windows PC ou laptop ficamos pelo caminho. Ok… ironia…
Sim nao nada que nao ha nada perfeito. Por essa razao e que ha actualizacoes e versoes melhoradas de software e SO. Mesmo assim prefiro ter o meu Mac do que um windows com um milhao de firewall e anti-virus
Bem isto é como tudo, em Windows tens mais escolha de apps, jogos, etc mas tb de virus 😀
O Windows 7 é mto mais eficaz em segurança (e mtas outras cosias) que os anteriores. Devido ao risco a que estou sujeito, complemento com uma solução completa em que eu próprio já efectuei muitas tentativas de infecção de propósito e ñ passa nada…
E esqueçam Norton, o Kaspersky Internet Security é o melhor que já usei. Rápido, ñ come recursos desnecessários e tto é bom para utilizadores menos experientes como para os mais avançados.
Hoje em dia qq utilizador Mac deveria ter tb uma solução de segurança. A cada dia que passa aumentam os alvos desses gajos marados que inventam os virus 😀
Tens o hábito de te endividar para comprar tecnologia?
Reparei aí num certo efeito espelho….
Qualquer das formas concordo com o que dizes relativamente ao sucesso e isso é natural.
Eu nao me endividei de forma alguma mas tive de juntar massa para comprar um Mac e mais umas cenas quase na mesma altura. E olhem que valeu bem a pena.
“Esta notícia é um FAKE de todo o tamanho.
Como pode um update remover algo que nunca existiu nem nunca existirá?
Só escrevem notícias destas os INVEJOSOS que NUNCA tocaram num Mac.
Mac é perfeito, palavra de São Jobs.”
Estavas a falar de ti?
😀 curti bués!!
Ou nao tens Mac ou deves estar noutra dimensao
Ele tava obviamente a ser sarcástico 😀
ahahha Muito boa.
era inevitável que eventualmente algo do género acontecesse e mais poderão vir a aparecer. Nada que não fosse esperado. Assim como a prontidão na sua resolução.
E no entanto, irrita-me como empresas como a fnac (só vi na fnac mas não deve ser a única) expõe macs com screensavers e flyers a usar algo como “E NÃO APANHA VÍRUS”, “100% VIRUS FREE PARA SEMPRE” como feature do aparelho.
Para além de extremamente presunçoso, é mentira, também conhecido como publicidade enganosa e crime.
Tudo depende do que for considerado como virus! Normalmente considera-se como virus se se propaga entre sistemas com pouca ou nenhuma acção dos utilizadores. Este caso por exemplo não é um virus. E será muito complicado vir a encontrar virus especificos para Mac, por causa do fenómeno de propagação.
Quanto a malware como este, são fenómenos que embora até possam tirar partido de falhas no sistema, o facto é que dependem muito de convencer o utilizador a fazerem o que não devem.
Com essa definição de vírus não há quase nenhum vírus para windows, quase sempre precisas de executar um ficheiro, aceder a uma i-frame, abrir um anexo…
Assim que me lembre vírús para windows segundo esse conceito o último foi o sasser na idade da pedra.
Se considerarmos vírus por rotinas que alteram ficheiros e registry, ai temos milhões para windows e uns poucos para mac, no final do ano passado eram cerca de 90.
Eu disse nenhuma ou quase nenhuma acção dos utilizadores… a abertura de anexos no email recai nesta definição desde que o virus tenha mecanismo para se auto-enviar para outros quando o anexo é aberto!
Para além disso muitos virus mais antigos ainda circularem por aí, embora com pouca relevância… é uma consequência natural do seu meio de propagação. E ainda vão aparecendo novos!
No entanto, outros malwares estão mais na moda!
Este malware para mac, para ser instalado, tem de passar pelo processo de instalação normal que qualquer aplicação passa, ou seja é preciso o utilizador, ele próprio instalar o malware.
Atá ao momento, não existe nenhum vírus que se auto-instale no Mac. O que existe, são malware’s disfarçados de aplicações.
O utilizador pensa que está a instalar uma aplicação, em vez do malware. Neste caso o malware em causa está disfarçado de aplicação anti-vírus.
Tecnicamente falando, trata-se do troiano por isso pode-se dizer que não é um vírus…
Sim, é uma esperteza saloia, mas é factualmente correto.
Aliás, vírus é coisa que já praticamente não existe, na verdade.
De qualquer forma, a FNAC limita-se a seguir a publicidade da própria Apple, ó aqui: http://www.apple.com/macosx/security/
Lá está, é factualmente correto dizer que “Mac OS X doesn’t get PC viruses.”, troianos para Mac é outra conversa.
Deixem-me ver se eu percebi: o malware instala-se não por falha directa no sistema, mas indirectamente, só e apenas pelo Safari?
Este malware engana o utilizador, fazendo-se passar por um anti-vírus.
Mas é sempre preciso passar pelo processo de instalação, com a autorização do utilizador.
Não pensei que estaria vivo para ver tal cena. Um pouco mais e teremos o App Patch Tuesday. Realmente, é o começo do fim do mundo…
Em outras notícias, os autores do Mac Guard já lançaram uma nova versão que finta a atualização da Apple.
http://www.zdnet.com/blog/bott/new-apple-antivirus-signatures-bypassed-within-hours-by-malware-authors-update/3396
Começou a corrida!
Exacto. Como dizes começou. Mas há uma coisa positiva! ficamos a saber(quem não sabia) que o mac os x já tinha um função próxima a um antivírus incluído no próprio sistema.Neste update a Apple só o tornou visível e actualizou a base de dados e funções. uma abordagem completamente diferente da Microsoft que entregou a resolução do problema a terceiros lavando as mãos disso!falta saber com que frequência é que a Apple vai actualizar a base de dados.
É, parece ser uma cópia fraquita do Windows Defender.
Mas bom, melhor ter isso que nada.
Tás enganado. A MS oferece vários tipos de resoluções para estes problemas semelhantes em Windows, desde os updates, a ferramenta de remoção de malware que é enviada periodicamente pelo WIndows Update. Para além disso ainda tem o Security Scanner de borla para verificar e limpar vírus no sistema.
Como ferramentas de prevenção e remoção, existe o Windows Defender desde o Windows XP e o mais recente Security Essentials que até já ganhou vários prémios e é um AV bastante eficaz e muito leve…
E a pressão aumenta.
Da próxima vez que for a uma fnac “testar” um mac vou deixar uma página destas aberta no safari mesmo ao lado de um outro mac a correr o screensaver 😛
Não tenho nada contra os macs em si, são excelentes computadores dentro do seu âmbito, mas a forma como este tipo de publicidade é feita irrita-me. Apenas e só para ver se alguém leva uma lição de humildade lá dentro, até gosto de ver deste tipo de ataques. Só é pena que em última instância, quem se lixe seja o consumidor final.
Não quero parecer parcial, mas do lado da Microsoft também falta muita humildade…
Mais importante de tudo: o que é que esse virus faz, afinal?
Não é um vírus, é um troiano.
O que faz é assustar os utilizadores dizendo que o Mac está carregadinho de vírus e monstrando sites pronográficos para roubar os dados dos cartões de crédito.