PplWare Mobile

Actualizações de segurança da Apple remove Malware

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Vitor Costa says:

    Bom dia! PLEASE HELP!

    E o persistente pedido de update ao twitter na app store, que já existem vários fóruns a falar disso, mas solução não há nenhuma!? Sabes algo Vitor?!

    Não tenho sequer o twitter instalado e aparece-me o seguinte endereço: tr33st@live.com que é a conta associada ao twitter supostamente, se fizermos um search a esse mail, aparecerão alguns fóruns a falar sobre o assunto, mas solução nada!

    PS: aquele “1” vermelho de update em cima da app store irrita que farta!

    • Vítor M. says:

      Hmmm vou ler sobre o assunto. Já tinha ouvido algo, mas não tenho esse problema. Vou indagar!

    • aka says:

      O teu problema é simples. Para te aparecer o endereço updates do twitter associado à conta tr33st@live.com, e se ele não é teu, é porque tens alguma app instalada e que foi adquirida por uma conta com esse email. A AppStore verifica os receipts e o _MAS através do Spotlight! Tens que verificar qual a app que sacaste de algum lado e que tens instada no mac.

      • Ricardo says:

        Eu tb tenho esse problema com esse email, mas esse surge qnd tento entrar na App Store. Mesmo que eu corrija o email, para o email correcto. Apresenta sempre uma msg de erro e não permite descarregar app´s. Alguém sabe explicar o que é isso? Nunca descarreguei nenhuma app cm esse email. Obrigado

  2. Sammboga says:

    Tal como o Windows no passado o Mac e vitima do seu proprio sucesso. ja existem milhoes de utilizadores MAC devido ao sucesso do iPhone endividaram-se ou juntaram massa para comprar MACS. Num futuro proximo acredito que ter um anti-virus vai ser tao obrigatorio como no Windows. Alias ja ha muito software anti-virus para Mac. Acho que nao precisamos de ser super dotados para perceber que isso esta iminente. E mau mas acabara por acontecer.

    • Vítor M. says:

      Não se endividaram 😀 venderam o computador com o Windows 😉 e compraram um MAC com o subsidio de transporte.

      Em relação à comparação com o Windows… tens alguma razão, é natural que o sucesso traga mais malware, é o incentivo de muita gente que anda neste mundo para degustar o mal dos outros, mas a experiência do próprio Windows ajuda na resolução dos problemas. O exemplo é um caso de estudo e a Apple certamente não se deixará adormecer.

      Mas lá está… não há sistemas impenetráveis.

      • Sammboga says:

        Pois…. comprar um Mac com o resultado da venda de um Windows PC ou laptop ficamos pelo caminho. Ok… ironia…
        Sim nao nada que nao ha nada perfeito. Por essa razao e que ha actualizacoes e versoes melhoradas de software e SO. Mesmo assim prefiro ter o meu Mac do que um windows com um milhao de firewall e anti-virus

        • Necro says:

          Bem isto é como tudo, em Windows tens mais escolha de apps, jogos, etc mas tb de virus 😀

          O Windows 7 é mto mais eficaz em segurança (e mtas outras cosias) que os anteriores. Devido ao risco a que estou sujeito, complemento com uma solução completa em que eu próprio já efectuei muitas tentativas de infecção de propósito e ñ passa nada…

          E esqueçam Norton, o Kaspersky Internet Security é o melhor que já usei. Rápido, ñ come recursos desnecessários e tto é bom para utilizadores menos experientes como para os mais avançados.

          Hoje em dia qq utilizador Mac deveria ter tb uma solução de segurança. A cada dia que passa aumentam os alvos desses gajos marados que inventam os virus 😀

    • RaCcOn says:

      Tens o hábito de te endividar para comprar tecnologia?
      Reparei aí num certo efeito espelho….
      Qualquer das formas concordo com o que dizes relativamente ao sucesso e isso é natural.

      • Sammboga says:

        Eu nao me endividei de forma alguma mas tive de juntar massa para comprar um Mac e mais umas cenas quase na mesma altura. E olhem que valeu bem a pena.

  3. racpxt says:

    “Esta notícia é um FAKE de todo o tamanho.
    Como pode um update remover algo que nunca existiu nem nunca existirá?
    Só escrevem notícias destas os INVEJOSOS que NUNCA tocaram num Mac.
    Mac é perfeito, palavra de São Jobs.”

  4. K says:

    era inevitável que eventualmente algo do género acontecesse e mais poderão vir a aparecer. Nada que não fosse esperado. Assim como a prontidão na sua resolução.

    E no entanto, irrita-me como empresas como a fnac (só vi na fnac mas não deve ser a única) expõe macs com screensavers e flyers a usar algo como “E NÃO APANHA VÍRUS”, “100% VIRUS FREE PARA SEMPRE” como feature do aparelho.

    Para além de extremamente presunçoso, é mentira, também conhecido como publicidade enganosa e crime.

    • Ppietra says:

      Tudo depende do que for considerado como virus! Normalmente considera-se como virus se se propaga entre sistemas com pouca ou nenhuma acção dos utilizadores. Este caso por exemplo não é um virus. E será muito complicado vir a encontrar virus especificos para Mac, por causa do fenómeno de propagação.
      Quanto a malware como este, são fenómenos que embora até possam tirar partido de falhas no sistema, o facto é que dependem muito de convencer o utilizador a fazerem o que não devem.

      • Yamato says:

        Com essa definição de vírus não há quase nenhum vírus para windows, quase sempre precisas de executar um ficheiro, aceder a uma i-frame, abrir um anexo…
        Assim que me lembre vírús para windows segundo esse conceito o último foi o sasser na idade da pedra.
        Se considerarmos vírus por rotinas que alteram ficheiros e registry, ai temos milhões para windows e uns poucos para mac, no final do ano passado eram cerca de 90.

        • Ppietra says:

          Eu disse nenhuma ou quase nenhuma acção dos utilizadores… a abertura de anexos no email recai nesta definição desde que o virus tenha mecanismo para se auto-enviar para outros quando o anexo é aberto!
          Para além disso muitos virus mais antigos ainda circularem por aí, embora com pouca relevância… é uma consequência natural do seu meio de propagação. E ainda vão aparecendo novos!
          No entanto, outros malwares estão mais na moda!

        • Este malware para mac, para ser instalado, tem de passar pelo processo de instalação normal que qualquer aplicação passa, ou seja é preciso o utilizador, ele próprio instalar o malware.

          Atá ao momento, não existe nenhum vírus que se auto-instale no Mac. O que existe, são malware’s disfarçados de aplicações.
          O utilizador pensa que está a instalar uma aplicação, em vez do malware. Neste caso o malware em causa está disfarçado de aplicação anti-vírus.

    • Carlos says:

      Tecnicamente falando, trata-se do troiano por isso pode-se dizer que não é um vírus…

      Sim, é uma esperteza saloia, mas é factualmente correto.

      Aliás, vírus é coisa que já praticamente não existe, na verdade.

      De qualquer forma, a FNAC limita-se a seguir a publicidade da própria Apple, ó aqui: http://www.apple.com/macosx/security/

      Lá está, é factualmente correto dizer que “Mac OS X doesn’t get PC viruses.”, troianos para Mac é outra conversa.

  5. João Dias says:

    Deixem-me ver se eu percebi: o malware instala-se não por falha directa no sistema, mas indirectamente, só e apenas pelo Safari?

  6. R. Campachi says:

    Não pensei que estaria vivo para ver tal cena. Um pouco mais e teremos o App Patch Tuesday. Realmente, é o começo do fim do mundo…

  7. Carlos says:

    Em outras notícias, os autores do Mac Guard já lançaram uma nova versão que finta a atualização da Apple.

    http://www.zdnet.com/blog/bott/new-apple-antivirus-signatures-bypassed-within-hours-by-malware-authors-update/3396

    Começou a corrida!

    • Francisco Cirne says:

      Exacto. Como dizes começou. Mas há uma coisa positiva! ficamos a saber(quem não sabia) que o mac os x já tinha um função próxima a um antivírus incluído no próprio sistema.Neste update a Apple só o tornou visível e actualizou a base de dados e funções. uma abordagem completamente diferente da Microsoft que entregou a resolução do problema a terceiros lavando as mãos disso!falta saber com que frequência é que a Apple vai actualizar a base de dados.

      • Carlos says:

        É, parece ser uma cópia fraquita do Windows Defender.

        Mas bom, melhor ter isso que nada.

      • Necro says:

        Tás enganado. A MS oferece vários tipos de resoluções para estes problemas semelhantes em Windows, desde os updates, a ferramenta de remoção de malware que é enviada periodicamente pelo WIndows Update. Para além disso ainda tem o Security Scanner de borla para verificar e limpar vírus no sistema.

        Como ferramentas de prevenção e remoção, existe o Windows Defender desde o Windows XP e o mais recente Security Essentials que até já ganhou vários prémios e é um AV bastante eficaz e muito leve…

  8. K says:

    E a pressão aumenta.

    Da próxima vez que for a uma fnac “testar” um mac vou deixar uma página destas aberta no safari mesmo ao lado de um outro mac a correr o screensaver 😛

    Não tenho nada contra os macs em si, são excelentes computadores dentro do seu âmbito, mas a forma como este tipo de publicidade é feita irrita-me. Apenas e só para ver se alguém leva uma lição de humildade lá dentro, até gosto de ver deste tipo de ataques. Só é pena que em última instância, quem se lixe seja o consumidor final.

  9. Tiago Franco says:

    Mais importante de tudo: o que é que esse virus faz, afinal?

    • Carlos says:

      Não é um vírus, é um troiano.

      O que faz é assustar os utilizadores dizendo que o Mac está carregadinho de vírus e monstrando sites pronográficos para roubar os dados dos cartões de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.