Abra ficheiros do Google Drive nas aplicações do computador
A Google tem procurado ao máximo desenvolver as soluções necessárias para que a sua suite de produtividade vingue. Para além de lhe dar uma das melhores interfaces que podemos encontrar na Internet, a empresa de Mountain View tem também desenvolvido funcionalidades que a colocam ao nível de outras suites dedicadas e instaladas nos PC's.
Para combinar todas estas ofertas a Google resolveu agora dar ao Drive a possibilidade de usar as ferramentas que os utilizadores têm instaladas nas suas máquinas, permitindo assim a edição para qualquer ficheiro. Vamos ver como!
Esta novidade vem dar ao Google Drive capacidades ainda maiores de edição de ficheiros, garantindo ao mesmo tempo um melhor aproveitamento do espaço de alojamento e dos ficheiros que lá colocarmos.
Para conseguir esta integração a Google lançou para o Chrome uma extensão, ficando assim com a única plataforma onde é possível o acesso a esta funcionalidade.
Depois de instalada a extensão passa a existir um ainda maior número de opções no menu de contexto de cada ficheiro, na zona reservada ao Abrir com. Todas essas novas aplicações são locais e estão capacitadas para tratar cada um desses ficheiros.
Antes de poder ser usada a nova funcionalidade é necessário que os utilizadores tenham instalado no seu computador a mais recente versão do cliente do Drive para Mac ou PC e que a sincronização dos ficheiros esteja feita.
Depois disso apenas precisam de aceder ao Drive e escolher um ficheiro. Ao clicarem com o botão direito do rato vão ver surgir novas opções no menu Abrir com, que passaram a incluir as novas aplicações locais compatíveis com os ficheiros que querem abrir.
E por estarem a versão local do disco, resultado da utilização do cliente do Drive, sempre que gravarem uma nova versão ou as alterações que realizarem, o ficheiro vai também ser actualizado directamente no Drive.
Claro que todos os ficheiros que possam ser editados pelas três aplicações que compõe o Drive ficam fora da lista de ficheiros que vão poder ser editados desta forma.
Mas mesmo com esta "limitação", esta novidade é de extrema importância para todos os que estão a usar o Google Drive para armazenar os seus ficheiro e para os editar directamente nas suas máquinas.
Esta integração entre o browser e as aplicações locais vai dar um novo fôlego ao Drive e torná-lo ainda mais utilizável por todos os que elegeram esta plataforma como a sua ferramenta de armazenamento de ficheiro e de produtividade.
Este artigo tem mais de um ano
Em primeiro lugar, boa notícia principalmente ao abrir um doc online num pc onde não tenha acesso à pasta local.
Gosto da Dropbox, etc. mas cada vez mais habituo-me à integração que a Google faz entre todos os seus produtos!
Um bem haja Pedro!
Se tens de ter o drive com a sincronização ativa, então não precisas de extensão nenhuma, vais à pasta e abres o ficheiro diretamente. Não sei onde é que está a novidade.
De uma forma em geral não faz sentido usar o Drive sem sincronização ativa!!!
Referia-me quando vou a um pc de terceiros e entro na cloud com a minha conta. Vai dar jeito esta funcionalidade, particularmente no meu caso para edição mais avançada de Excel, por ex.