PplWare Mobile

A Zon e a Optimus vão fundir-se


Autor: Pedro Simões


  1. luis says:

    Se tambem queres mais canais na TDT junta-te a nos! Juntos Conseguiremos mudar o modelo actual da TDT em portugal
    https://www.facebook.com/MaisCanaisNaTDT

    • Nelson N says:

      Além de ser importante ter mais canais, mais importante ainda é a TDT chegar a todos!
      Quanto à notícia, veremos como vão ficar os actuais contratos.

    • Darth says:

      De facto, o que acontece em portugal é uma vergonha. Em todos os paises com TDT ha muitos canais, so aqui nao.

      • golias17 says:

        Chama-se corrupção, ninguém tinha interesse nisso, especialmente a PT, aka meo, que ganhou muitos clientes, a transição foi uma grande vergonha nem os emissores todos inicialmente acordados foram montados.
        Depois quem estava a regular as coisas não regulou nada quem perde os portugueses, não percebi foi como isto não foi quase falado na comunicação social.

        Resumidamente é o país que temos.

  2. carlos says:

    vamos ver o que dá a entrada de mais competitividade no mercado.

  3. Filipe says:

    acho uma piada, a PT e a ZON era monopolio. Agora a ZON e OPTIMUS já não é. (FALO APENAS NO SERVIÇO DE TV)

  4. Paulo Correia says:

    Duas empresas cujo contacto pessoal com serviços por elas prestados considerei péssimos.

    Talvez a fusão venha eliminar o que de mau há em ambas e faça sobressair o que de bom possam ter e que surjam ideias inovadoras para o mercado.

    • Bruno M. says:

      Ou pelo contrário… irá piorar porque de certeza não irão contratar mais pessoal. O mais certo é muitos serem despedidos e fomentar o desemprego e consequentemente piorar a assistencia que já é má nas duas operadoras.

    • SexOnaSal says:

      tenho receio de acontecer o contrário..
      Eu era cliente clix,, e só mudei para a zon pq demoraram mto a chegar a minha casa com fibra, e agora tenho medo que no fim do contrario, nao tenha alternativa ao monopolio zon e meo.. qe clix se afunde na zon

  5. Carlos says:

    Eu penso que é apenas uma forma da Zon ganhar mais quota de mercado nos telemóveis. O tempo o dirá…

  6. Hugo says:

    Agora só falta a cabovisão juntar-se com a vodafone e é o fim da concorrência nas telecomunicações em Portugal.

    • Mezmerize says:

      Pena é não existir essa concorrência já há muitos anos. A PT tem o monopólio, não é por ser a mais antiga, mas essencialmente porque o estado tem uma participação na empresa, e a sra Manuela Ferreira Leite decidiu deliberar que todas as condutas deste país são pertença da PT, tendo qualquer outro operador que alugar a utilização dessas mesmas condutas para poder passar os seus cabos e, assim, poder prestar serviço aos seus clientes. Como consumidor, espero que esta fusão traga novas e melhores ofertas, mas quanto à concorrência (ou a falta dela), gostava era que tivéssemos uma entidade reguladora isenta.

      • David Perez says:

        quem montou as condutas?
        não foi a pt? então haviam de ser de quem?

        • João Meixedo says:

          Dos contribuintes. O lacete local de telecomunicações, ou seja, a rede cobre usada em exclusivo até há poucos anos por todos os operadores para chamadas telefónicas fixas e internet em dial-up foi contruída enquanto a PT era um empresa pública.

          Agora já é uma situação menos relevante, porque o voip, a fibra e o cabo, têm substituído esta rede para as chamadas fixas, mas durante anos houve concorrência desleal, porque a PT recebia por todas as chamadas, independentemente do operador que estivéssemos a usar.

        • André says:

          E de quem era a PT na altura e de quem é agora ?

        • Francisco Pinto says:

          Foi a PT com dinheiro do Estado! Ou seja com dinheiro do Contribuinte!…Logo as condutas deviam ser publicas, do estado! e ser o estado a fazer uns cobre!

        • Nuno Leão says:

          Quem montou as condutas foi o ESTADO português, ou seja todos nós.
          Se fosse nessa lógica CP e Refer eram a mesma coisa EDP Comercial, EDP distribuição e REN também.
          Se fosse nessa lógica era impossível novos players entrarem no mercado.

          • Roy says:

            A infra-estrutura de energia eletrica deveria ser exclusivamente do estado, porque é uma estrutura fundamental para o país, ainda mais importante que os militares por exemplo… podemos viver sem militares, mas não sem electricidade (com o mesmo conforto)… que é necessária para tudo e mais alguma coisa direta e indiretamente. Ao ser do estado seria possíveis coisas como toda a gente meter paineis fotovoltaicos nas suas casas, edifícios, etc. e contribuir para a rede em troca de reduções nos impostos e coisas do género que não implicam grandes custos para a sociedade como um todo, ao mesmo tempo que diversifica as fontes de energia.
            Quanto às condutas de comunicação, deveriam ser do estado, visto que foram na sua maioria construídas com o dinheiro do estado, e ao atribuir só à PT esmagou a concorrência, porque a PT tem interesse em manter a concorrência bem longe desta condutas! Pelo contrário, o estado ia querer quantas mais melhor, pois mais poderia cobrar e mais concorrência que é sempre bom para manter os preços mais acessíveis para todos inclusíve para o próprio estado.
            A CP e Refer serem privatizadas é o maior erro de sempre, porque é impossível cobrir o país inteiro com comboios se não for um serviço do estado… se for privatizada (que já estão a preparar tal neste momento com o encerramento de quase todas as linhas) a CP e Refer o que vai acontecer é um Alfa-pendular (Braga-Porto-Lisboa-Faro), um Intercidades que pára nessas cidades e em mais algumas pelo caminho e uns comboios internacionais para ligar Lisboa à Europa e nada mais… tudo isto numa altura em que o petróleo está cada vez mais caro… de resto, comboios, só de mercadorias (que é o que dá lucro em todo o mundo).

        • pixar says:

          A EDP também construiu quase toda a rede de distribuição de electricidade. Para permitir a concorrência, foi criada a REN para gerir a distribuição e a EDP passou a pagar a utilização da rede.
          Os caminhos de ferro pertenciam à CP. Depois foi criada a Refer para permitir concorrência ferroviária.
          Porque não aconteceu o mesmo com os telefones?

  7. Ricardo says:

    Bem.. acho que até me favorecia se isto fosse avante, tenho ainda uma fidelização de +- 1 ano da net Optimus Clix, mas tava numa de mudar para a ZON.., e assim com a suposta fusão das 2 empresas.. era só migrar o serviço, e já não me chateavam.. digo eu 🙂

    • Roy says:

      Zon é só quem tem o pior serviço de televisão, internet e telefone… falha montes de vezes ao longo do ano! Eu tenho serviço de televisão e falha montes de vezes ao longo do ano! E conheço quem tenha Internet, que se queixa que passa a vida a falhar e já para não falar na lentidão frequente… e normalmente quando falha uma coisa, falha tudo… e tens de usar o telemóvel.

      • Ricardo says:

        Bem, antes de mudar para uma nova localização, isto é, quando vivia em casa dos pais.. tinha ZON.. e nunca tive problemas.. seja de Internet..(100mbps mesmo) telefone.. televisão (Iris), mas claro.. nem todos os casos são iguais.. e dependendo da localização.. da instalação.. pode haver sempre alguém com problemas…

        Com isto tudo penso que a cabovisão vai ficar para trás.. e a “luta” vai ser entre a MEO e a ZON, embora nunca tenha tido o serviço da MEO reconheço (depois de o testar) que é um pouco superior ao da ZON… mas tanto um como o outro tem as suas vantagens… como desvantagens…

        É só a minha opinião..

  8. Hugo says:

    Mezmerize, isso acabou desde que começaste a pagar a taxa municipal de passagem.
    Agora as condutas já não são da PT, mas sim dos municipios outra vez…

    • João Meixedo says:

      Não é assim. O lacete local de telecomunicações foi concessionado à PT pela Manuela Ferreira Leite por um período de 25 anos.
      A Taxa Municipal de Passagem, passou foi entretanto a conferir aos municipios o direito de cobrarem um taxa de passagem da cablagem pelo seu subsolo. Pagam todas as redes que forem usadas para a realização de chamadas de rede fixa. Ou seja, um forma indirecta de fazer incidir sobre o contribuinte mais uma taxa para financiar a Administração Pública.

    • Majos says:

      Talvez seja por isso que em agumas zonas do nosso país, com taxas de IMI de topo, os céus parecem uma selva de cabos do 5º mundo!

    • Majos says:

      Ressalvo: algumas zonas

  9. Carlos says:

    O bom nisto seria juntos terem mais viabilidade para alargar a sua rede a locais onde só existe PT e a sua degradada rede cobre e o triste e injusto serviço MEO ADSL que é uma roubalheira pelo serviço que é quer em termos de velocidades de internet quer na possibilidade de ter múltiplas TVs ligadas e até de não tirarem largura de banda à internet.

  10. TFAndrade says:

    Eu ando com problemas com na ZON e já sou cliente optimus clix, mas a sensação que me fica não só nesta área como noutras é que há uma enorme concertação entre empresas e as entidades reguladoras apenas gerem isso.
    Eu neste momento e se voltar a ter problemas por as empresas terem a liberdade de contornar os Decretos-Lei sem serem punidas, eu acabo com todos os serviços de tv, internet e telefone.
    Uma pessoa tem um custo fixo que acaba por não amortizar ao longo do mês.
    Tenho internet no trabalho, a tv pouco vejo e o que passa de interessante consigo viver be. sem isso e o telefone que se lixe. O telemóvel acaba por colmatar o que mais me importa: internet e chamadas.

  11. Raider says:

    Lol… Será que vamos ver uma migração em massa para a meo? Eu ja pensei duas vezes com esta notícia..

  12. Nuno Moreira says:

    Estou satisfeito com a notícia, que já era esperada.
    Sou cliente de ambos e estou satisfeito. Nunca me falharam.
    A Optimus tem sido uma boa surpresa para mim, que fui cliente Vodafone/Telecel e depois TMN. Para mim, os tarifários são melhores, pois reduzi de 50€(+/-) para 32€(fixos) o valor mensal e consigo telefones a melhor preço pelos planos Smart. O único problema da Optimus é que ainda existe reticência em muitas pessoas em ligar para um nº Optimus, na perspectiva de que a chamada será mais cara.
    O MEO Fibra é muito bom, mas continuo a preferir a ZON e os valores são aproximados.
    Espero que o cliente fique beneficiado com esta fusão, obtendo melhor e melhor pelo mesmo preço e/ou o mesmo serviço por menor preço.

  13. Nuno Moreira says:

    E não existe risco de concentração com esta fusão.
    A fusão justifica-se porque cada uma das empresas complementa-se com a outra. A Zon é forte na TV e fraca no móvel.
    A rede telemóvel Optimus tem cerca de 15 % do mercado, estando muito longe da Vodafone e da TMN, que têm cerca de 40% cada, mas tem um serviço que nada fica a dever à concorrência e tem ganho quota ano após ano, apesar de lentamente.
    Por último, na banda larga, a Optimus tem 20% e a ZON é quase inexistente.

  14. Nelson says:

    Interessante. A fibra da Vodafone é instalada pelo Optimus, mas o serviço é facturado pela Vodafone.
    Como será daqui para a frente?

    • João Meixedo says:

      Instalar uma rede nova de fibra, ou outra tecnologia qualquer, é sempre um investimento de uns milhões. Como nem a Optimus, nem a Vodafone, têm a capacidade económica da PT, fizeram um acordo de dividir o custo da rede optica própria. Na prática a rede de fibra óptica que usam é de ambas.

  15. James Bond says:

    Quem é que paga a RTP? Acho que somos todos nós… através da taxa na factura da electricidade e também através dos impostos – Orçamento do Estado. Porquê? Porque a RTP presta um serviço público. Certo? Mas o que acontece é que a RTP produz e emite a RTP Informação, a RTP África, a RTP Memória, a RTP não sei quê que são vistos através da TV paga. Então, nós pagamos e temos a TDT que, em princípio, permite transmitir muitos mais canais, e porque é que não podemos ver esses canais através da TDT?
    Aliás, algumas zonas da Grande Lisboa, com a introdução da TDT, muitos consumidores ficaram muito mal servidos… eles até pedem a Deus para que faça regressar a TV analógica porque a TDT funciona muito mal…
    Este é um País onde vivemos sequestrados, e onde nos é pedido para, de 4 em 4 anos, escolhamos o gang que queremos que sejam
    de esbirros dos sequestradores. Porque não tenham dúvidas: nós não escolhemos um governo, o que nós escolhemos é um gang ao serviço dos sequestradores. É isso… Abram os olhos…
    Durante décadas fomos roubados e ninguém disse nada porque aparentemente isso não mexia com os nossos bolsos. Diziam, que roubem, porque o meu ao fim do mês continua a ser o mesmo…
    Agora chegou a factura e com ela uma mexida nos nossos bolsos e, por isso, só agora é que alguns parece que abriram os olhos.

  16. Nilton says:

    epa isso é tudo tangas, voces querem é coiso e tal… à grande… cuequinha para baixa e toma la morangos, na minha opinião eu digo…. libertem os animais, eles nao fizeram mal nenhum

  17. zed says:

    enfim em portugal as supostas autoridades da concorrência só falta terem uns oculos escuros e uma bengala, veja-se a da energia que recomenda aumentos da electricidade quando a edp tem lucros de milhões, ou a que tutela os combustíveis tem lá um choninhas que não dá uma para a caixa e acha perfeitamente normal só haver um produtor (galp) ou que os preços sejam basicamente iguais entre os principais operadores… grande defesa do consumidor, autorizar mais uma operação de concentração num mercado já tão pouco concorrencial é mesmo isso que vai beneficiar. Por mim acabavam com estas supostas autoridades sempre era um dinheiro que se poupava e acabava-se com a fantuchada

  18. Nilton says:

    like aqui like ali, só sabem é fazer likes, se fossem fazer likes pro cara*** que vos f*d* faziam melhor figura, não é sô epro? quem fala no epro tb fala no Nuno Moreira, cambada de otar***, vaiam lamber a r*t* da vossa mãe

  19. Pedro Antunes says:

    Para mim quem mais fica a perder no meio disto tudo é a Vodafone já que o serviço movel da ZON acenta na sua rede, e ainda possui um acordo com a Optimus para a partilha conjunta das suas redes de fibra optica.

  20. Luis Filipe says:

    Se esta for uma maneira de acabar com a estupidez chamada “Política de utilização responsável”, bem-vinda, fusão! Se for para ficar tudo na mesma…

  21. Canhoto says:

    Chiça maluco,… mais despedimentos! Depois junta-se a fome com a vontade de comer. Isto vai melhorar sim, mas para os bolsos do Belmiroso e da Isabel EDU. Desenganem-se se pensam que o serviço vai melhorar… Esepro estar por cá para ver, mas muito sinceramente não acredito em melhorias, baixas de preços ou megas mais baratos, hehehehehehe…. Este país está entregue à bicharada, hehehehehehehe………..

  22. bimbo says:

    Era bom se viessem arrasar o mercado com ofertas do tipo da “free” em frança, ganhavam milhares de clientes em poucos dias…

  23. Ryan says:

    Não sejamos ignorantes porque isso é mau. Juntam-se as infraestruturas e vamos ter o que? Chupar o Zé Povinho até ao tutano. Não interessa nem a uma nem a outra ter produtos muito mais baratos do que já existe. Em países que há 20 anos eram mais pobres que nos hoje tem melhor infra-estrutura de acesso e mais barato do que em Portugal.

  24. Valter Pinho says:

    Será que é desta que os clientes ZON Fibra vão mesmo ter FIBRA OPTICA dentro de casa? Tal como o Optimus Clix….? E o sistema de tv vai passar a ser IPTV tal como no Optimus Clix e proporcionar um zapping mais rápido?

  25. Hugo S. says:

    Atenção que neste tipo de negócios andam aqui os interesses da Isabel Dos Santos, Filha do Presidente Angolana José Eduardo dos Santos…

  26. Paulo Carvalho says:

    Yes!!! Adeus PT e chatos que estão constantemente a telefonar por causa da porcaria do meo, da tmn, da banda larga…das-se todos os meses recebo telefonemas desses pategos. Chegam ao ponto de ligar a dizer que deixamos o nosso contacto não sei aonde para sermos contactados por eles.
    ZON agora até os comemos!!! venham dizer agora que são lideres e já têm 1 milhão de clientes!!

    Cumps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.