A Tecnologia do ano 2014
Julho
Este foi o mês da Microsoft. A empresa disponibilizou o update do Windows Phone 8.1 para os Nokia Lumia e, tal como a Google, passou a permitir o direito ao esquecimento no seu motor de busca. Apreendeu ainda 22 domínios do serviço de DNS No-IP e terminou a confirmar que iria despedir 18 mil funcionários durante o próximo ano.
2014 foi um ano madrasto para a companhia de aviação Malaysia Airlines e em Julho, abatido por um míssil terra-ar, caiu mais um avião da companhia. Relatado o ataque na Wikipédia, o Governo russo prontificou-se a editar parte da informação que constava no texto e que culpava os terroristas do estado auto-proclamar da República Popular de Lugansk pelo ataque.
Ainda durante o mês do Verão, a Xiaomi lançou o seu excelente topo de gama Xiaomi Mi 4, a Amazon revelou as especificações do novo iPhone 6, a Samsung foi acusada de utilização de mão-de-obra infantil na produção dos seus smartphones e os Estados Unidos, como forma de prevenção ao terrorismos, quiseram travar a entrada de equipamento electrónicos com bateria nos seus aviões.
Portugal, que ainda tem grande parte do país com fracas velocidades de Internet, recebeu a notícia de que a Vodafone iria expandir a sua rede de fibra óptica. Mais uma vez, ficam a ganhar os grandes centros urbanos que já beneficiam de grandes vantagens concorrenciais face ao resto do país.
Agosto
O final de Julho foi assombrado pela notícia de que o Governo Português se estaria a prepara para lançar uma taxa sobre dispositivos electrónicos com capacidade de armazenamento na tentativa de remunerar os direitos de autor. Infelizmente, Agosto trouxe a notícia amarga de que a Lei da Cópia Privada, assim denominada, havia sido aprovada em Conselho de Ministros e mais tarde, no mês seguinte, aprovada em Plenário pela maioria da coligação PSD/CDS-PP.
Boas notícias chegaram da Google que, graças ao seu excelente trabalho, conseguiu denunciar um utilizador de Gmail, suspeito da prática de pedofilia com base nas fotografias suspeitas detectadas através dos seus algoritmos para o efeito.
Na China, a Xiaomi ultrapassou a Samsung e encontra-se na linha da frente no segmento dos dispositivos móveis. A Apple e a Samsung declararam tréguas e terminaram com a guerra de patentes que tinham fora dos Estados Unidos. A Samsung apresentou o seu primeiro smartphone com estrutura metálica, o Galaxy Alpha.
Setembro
Setembro foi o mês da IFA 2014, a grande feira tecnológica realizada em Berlim, onde o Pplware esteve presente.
Da IFA 2014 podemos destacar algumas das melhores novidades tecnológicas lá apresentadas, nas mais variadas áreas tecnológicas, como os phablets Samsung Galaxy Edge e o Huawei Ascend Mate 7, o smartwatch Asus Zenwatch, a máquina de café inteligente Saeco GranBaristo Avanti, o mini auricular Bluetouth Moto Hint da Motorola, o aspirador robô Dyson 360 Eye, o smartphone Sony Xperia Z3 ou até mesmo os dispositivos wearable da LG, LG Kizon, para a monitorização das crianças.
Mas Setembro também foi mês de novos iPhones. A Apple apresentou, sem grandes surpresas, dois novos smartphones, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus de com 4.7" e 5.5", respectivamente. Revelou ainda a pretensão de no início do próximo ano lançar uma gama de smartwatches.
Um facto caricato, embora habitual, foi o de 4 dias antes da Apple dar a conhecer os seus novos equipamentos, já existia uma fila à porta da loja para comprar os novos smartphones.
Ainda durante este mês, a Apple foi acusada de fragilidade na iCloud, devido ao suposto ataque ao serviço que resultou na exposição de inúmeras fotos de celebridades e, mais tarde, de anónimas, completamente nuas e em poses ousadas.
Em Portugal, a 15 de Setembro, o Pplware lança um novo projecto, o Empresas Hoje, com o intuito de dar a conhecer as tendências empresariais e comerciais do mercado moderno. E em Lisboa, durante 3 dias, realizou-se o Lisbon Mini Maker Faire que juntou cerca de 90 trabalhos do it yourself e contou com a visita de mais 5000 pessoas.
Outubro
O mundo tecnológico em Portugal vibrou durante o mês de Outubro. O Portal do SAPO foi renovado e a marca recebeu uma nova imagem.
Em Lisboa realizou-se o Upload Lisboa, um evento de referência para a comunicação e marketing digital. Em Aveiro, assistiu-se à 4ª edição do Wireless Meeting sobre tecnologias Wireless, e que este ano esteve focado no tema “The Internet of Things”.
A Portugal chegou ainda o Samsung Galaxy Note 4 e, no segmento dos dispositivos móveis, recebemos a notícia de que a Wiko ultrapassou a Apple e LG no ranking das marcas mais vendidas no mercado nacional.
A Apple realizou novo evento, onde apresentou novos iPads, o novo iMac 5K e lançou o sistema operativo OS X Yosemite. Já a Google apresentou os novos equipamentos da linha Nexus e o tão aguardado Android Lollipop.
Novembro
Da China continuaram a chegar grandes smartphones que aguçaram a curiosidade e o interesse por estes equipamentos um pouco por todo o mundo. Surgiram também as notícias de que o país, aos poucos se está a tornar mais autónomo e a afastar-se da dependência pelo resto do mundo, desta vez com a notícia de que os seus PCs irão abandonar o Windows e adoptar Linux até 2020.
A tecnologia continua a revelar-se cada vez mais estranha e foi dado a conhecer o protótipo de um objecto que recolhe a energia gerada pelo corpo com o objectivo de recarregar uma baterial, por exemplo de um smartphone.
Neste mês, a Nokia apresentou um tablet Android, o Nokia N1, e a Microsoft a sua primeira Smartband. A bq anunciou um smartphone em tudo igual ao antigo Aquaris E5, mas com suporte 4G.
Dezembro
Eis que finalmente chegámos a Dezembro, um mês onde se destacaram as notícias relativas à privacidade e aos ataques cibernéticos.
A Sony foi a que mais sofreu com estes ataques, depois dos Guardians of Peace colocarem online cinco filmes inéditos da Sony Pictures, divulgaram novas informações confidenciais da empresa, ameaçaram familiares e funcionários da empresas e expuseram e-mails pessoais de altos cargos da empresa.
Foram feitas ameaças de atentados às salas de cinema que exibissem o filme The Interview e os Estados Unidos e Coreia do Norte estão a colocar o mundo sob pressão, com acusações de parte a parte e ameaças de guerra nuclear.
Para o lado dos "consumidores" de Torrents as notícias também não foram as melhores, o site The Pirate Bay encerrou dia 9 de Dezembro e assim se mantém, fruto de uma rusga levada a cabo pela polícia sueca.
Mas nem tudo foi mau durante este mês. No seu primeiro aniversário, a OnePlus confirma ROM própria, os processos da Apple e da Microsoft contra o Android terminaram, existem rumores de que o Surface Pro 4 está já a ser criado e já se começam a fazer as previsões daquilo que o CES 2015 nos poderá trazer.
Tantas outras notícias ficaram por relembrar... 2014 foi um ano cheio de tecnologia e 2015 será ainda mais recheado.
Durante mais um ano acompanhámos e vivemos intensamente todos este momentos. Foram 365 que trabalhámos arduamente para lhe oferecer os melhores conteúdos escritos em português.
O nosso compromisso é fazermos ainda melhor no próximo ano.
A todos vós, desejamos um excelente ano de 2015!
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Quero aproveitar para desejar a toda a equipa do Pplware
um Próspero Ano Novo e que consigam concretizar todos os objectivos a que se propuseram. Pela minha parte eu Acredito.
Sejam sempre muito FELIZES.
Bom artigo!
E mais um ano em que o pplware fez um excelente trabalho!
Continuação.
Porque é que aplicação do Pplware para android não apresenta a página 2?