A sua foto pode causar-lhe problemas de privacidade…
...quando disponível publicamente em redes sociais. É esta a conclusão de um docente e investigador da universidade de Carnegie Mellon. Um dos grandes responsáveis desta violação de privacidade são as novas tecnologias de reconhecimento facial que permitem cruzar a sua vida pública online com os dados privados offline.
Imagine que ao passear na rua, um total estranho lhe tira uma fotografia e consegue quase instantaneamente saber o seu nome, data de nascimento, passatempos, tudo isto através do seu smartphone. Esta realidade já esteve mais longe segundo Alessandro Acquisti, professor associado especializado em privacidade relativa a tecnologias de informação, do Heinz College pertencente à Universidade de Carnegie Mellon
Na conceituada conferência anual de segurança Black Hat, Acquisti demonstrou como é possível identificar pessoas e inferir informação detalhada dos mesmos através de imagens disponíveis publicamente em sites como o Facebook e o LinkedIn. O processo experimental do investigador consistiu em utilizar um motor de busca e uma API desenvolvida por os próprios, de modo a extrair automáticamente 275.000 imagens de perfis disponíveis publicamente no Facebook, pertencentes a uma determinada cidade.
De seguida o mesmo processo de extracção de imagens foi aplicado num site de relacionamento online, sobre individuos da mesma cidade escolhida no primeiro passo.
Da amostra recolhida 5800 indivíduos que tinham uma fotografia no site de relacionamentos também tinham um perfil do Facebook. Desse número 4900 casos levaram a uma identificação unívoca dos perfis. Ora apesar de os indivíduos que tinham conta no site de relacionamentos, utilizarem nomes falsos (ou “nicknames”) para se manterem anónimos, a sua identidade foi revelada apenas com o cruzamento das fotografias dos dois sites.
À primeira vista esta informação aponta que os utilizadores do Facebook teriam a mesma fotografia no site de relacionamentos. Embora fosse assumido que pudesse ser feita sem mais nenhuns dados, Acquisti demonstra que não é bem assim, recorrendo a mais evidências científicas.
Numa segunda eperiência a equipa deAcquisiti’s recolheu fotos de webcam de 100 estudantes e tentou obter uma correspondência dessas imagens com as que cada estudante tem no seu perfil do facebook. Nessa experiência cerca de 31% dos estudantes tiveram uma correspondência directa com os seus perfis de facebook (em apenas 3 segundos)
Na terceira e última experiência a equipa de investigadores tentou verificar se conseguia encontrar os números de segurança social dos estudantes que conseguiram identificar na experiência anterior. Para conseguir isto foi utilizado um algoritmo desenvolvido com base num estudo anterior que demonstrava que utilizando uma base de dados de números de segurança social de defuntos, era possível calcular digitos de qualquer número de segurança social norte americano.
Através desta última técnica Acquisti referiu que conseguiu identificar de forma correcta os primeiros 5 dígitos dos números de segurança social dos estudantes em 16 dos casos. O número aumentou para 27% depois de quatro passagens e sucessivas optimizações ao algoritmo.
Estas experiências demonstram segundo Acquisti como “a face é a ligação entre a sua identidade offline e online” .
Aliás as implicações de privacidade vão muito mais longe levando a que mesmo as pessoas que não tenham contas em redes sociais. Por exemplo a opção de “tagging” de fotografias do Facebook permite identificar pessoas que não tenham sequer perfil nesta rede social. Ora isto levanta sérios problemas de privacidade, por isso não admira que esta funcionalidade do Facebook viole uma lei europeia.
É portanto fácil de concluir a utilidade destas experiências, para que todos tenhamos consciência dos malefícios de exposição de dados importantes da nossa vida em redes socias. Algumas pessoas poderão achar estas preocupações e estudos, reflexos de pura paranóia e não encaram isto como sendo um problema. Mas as conclusões e facilidade com que os investigadores conseguiram saber mais informação que deviam, dá que pensar. [via]
Tem fotos suas publicadas nas redes sociais? Isso não o preocupa?
Este artigo tem mais de um ano
O que vale é que toda a minha informação é falsa e só a quem eu digo é que sabe quem eu sou… Lool
Não te rias muito porque há quem queira acabar com o anonimato na internet.
Eu ainda faço melhor nçao tenho redes sociais nem fotos engraçado so agora e que se lembram disto
Redes sociais [amigos/fotos identificadas]>ip’s que usaste no face (ou outra conta qualquer)>dados do contrato de internet>bi>Foto e morada.
Nem com tête.
é por issonão uso a rede social
x2, entre outras razoes essa é uma delas
x3 … utilizar uma rede social é pra quem não tem mais nada pra fazer da vida.. requer muito tempo… eu vejo pessoal nos transportes publicos, assim que se sentam sacam logo do portatil e da net e toca a escrever no facebook… lol…
E então? isso representa o universo?
É assim que a rede social é usada?
Se não querem que saibam quem são então não tenha telefone, nem morada de casa e já agora não saiam à rua porque também pode ser perigoso…não vá alguém conhecer-vos e sabe-se lá o que pode acontecer…
lol. Realmente existe muita gente com medo não sei exactamente do quê? Parecem furagidos da justiça 😀
Ou pelo menos assim pensas tu… Este estudo apenas reforça a minha postura anti-redes sociais. Ainda assim respeito quem as usa.
A tua vida também está exposta mesmo sem teres facebook, ou qualquer outra rede social.
Acordem para a vida.
Ao usares Internet pensas que estás a salvo atrás do teu pc?
Corres menos “riscos” por não usares facebook?
É por estas e por outras que eu na me facebooko, não me tweeto, não me LinkdIno…
Dizes tu… Pelo menos já sei algo acerca de ti, és aveirense!
lulz
Bem visto 007
As pessoas pensam que vivem dentro de um saco…
Abrem a boca para falar babuseiras sem sequer ter conhecimentos daquilo que dizem.
Devem viver em grutas e não tem trabalho nem tem vida nem amigos que tem amigos de outros amigos… a nossa própria vida é uma rede social, isso de usar um programa informático só veio expandir ainda mais o que os seres humanos já faziam
Não é preciso ter conta em uma rede social para ter trabalho, amigos, vida, etc…
Redes sociais têm vantagens e desvantagens é preciso ver os 2 lados da questão… eu não tenho uso redes sociais no entanto participo em vários fóruns do meu interesse.
O problema é k “os nossos amigos” colocam-nos nas fotos deles =S
Nem mais…essa é outra que os antiredessociais.vaovivernumagruta.com deviam de ter em atenção. Sem saberem já andam comentários deles próprios nas fotografias dos outros ahaha…
Isto não é nada de novo para mim.
Todos nos temos facas na cozinha, ora, podes usar as facas para cortar carne para posteriormente assar um bife, ou podes usar as facas para matar uma pessoa, aqui passa-se o mesmo.
Agora cabe a casa pessoa usar o bom senso.
“Imagine que ao passear na rua, um total estranho lhe tira uma fotografia…”, como eu sou famoso nada de admirar 🙂 LOL
“como eu sou famoso nada de admirar”
Ora nem mais! x2 😀
Pois…
Curiosamente também já usei essa analogia em relação à Internet em conversa com alguns conhecidos meus.
É verdade… és mais famoso que o tremoço! 😀
e por essas e por outras k na gosto e na utilizo redes sociais…
contento-me com o msn e e…
Boas…
VOu deixar a minha opinião que vale o que vale.. Por isso não resmunguem como é habito neste PplWare.
Em relação ao estudo ate acho interessante, mas ao mesmo tempo é obviu que com a evolução da tecnologia a privacidade é constantemente violada.
Como o amigo Bruno M. disse e muito bem a mesma coisa tem sempre duas vertentes, usa-la para o bem ou para o mal, isso ninguém mudará e sempre será assim, por isso não percebo do que se “queixam”.
Em relação ao pessoal que nao usa facebook e etc’s, acham que é por nao usarem facebook que nao se sabem dados sobre voceS? Deixem-me rir…(Basta irem ver as listas do pessoal que vai ao dia da defesa nacional, e tão lá tantos nomes para pesquisar sobre eles) É obviu que isso tambem pode ser usado contra voces…
E outra coisa ainda em relação as redes sociais, quem não usa tem as suas razões, mas falo por experiencia propria, redes sociais sao um meio muito interessante de analisar os comportamentos das pessoas e os seus gostos e ate mesmo uma boa ferramenta de trabalho. So um aparte, á muitas pessoas (já li estudos que o dizem) que dizem á e tal os utilizadores das redes sociais sao menos sociaveis que os que nao usam, e esse tipo de analogias, so vos tenho a dizer que ja conheci pessoalmente pessoas que “adicionei como amigo” no facebook e hoje sao grandes amigos…
Cumps
Voz Do Alem
Obviamente que não é por não termos conta em redes sociais (falo por quem não tem, é o meu caso), que ficamos invulneráveis, no entanto qualquer pessoa com o mínimo de inteligência sabe que a probabilidade de sermos alvos de coisas similares são muito mais reduzidas.
E começas por dizer: “Por isso não resmunguem como é habito neste PplWare.”
Nós não temos o direito de “resmungar” como tu dizes, mas tu tens o direito de chamar os outros de ignorantes por apenas terem criticado o mínimo, é óbvio que as redes sociais tem coisas positivas, eu próprio admito isso, mas também é verdade que tem muita porcaria e que no geral prejudica mais as pessoas do que beneficia … agora podes dizer “ah isso são as pessoas que não sabem usar”, também mas também é culpa das próprias redes sociais que de maneira soft fazem-se passar por inocentes.
“os utilizadores das redes sociais sao menos sociaveis que os que nao usam”
Até podem não ser mas de certeza que sofrem de algum tipo de carência, sim porque o desejo de ter “uma página pessoal na Internet” não é de todos.
Noto pelo seu texto que a sua aprendizagem da língua Portuguesa deve ter falhado algures, o que dá a entender que o seu grau de formação não é muito elevado (se o for devia ter vergonha).
O seu comentário mostra bastante ignorância em relação à tecnologia usada, legislação europeia, internacional e quanto aos perigos da partilha de informações pessoais. Não o culpo por isso, a maioria das pessoas também está ignorante quanto a isso.
Fique sabendo, que a informação pessoal de cada um está protegida segundo a legislação europeia e que mesmo o Facebook não tem carta branca para recolherem informação pessoal sem autorização prévia. Se isso acontecer e se a informação não for eliminada dentro de um prazo razoável, o Facebook incorre numa infracção e arrisca-se a ter de pagar uma multa pesada (como já aconteceu a várias empresas no ano passado) e a indemnizar os que foram prejudicados.
Aconselho a leitura do Artigo 26º da constituição Portuguesa que muitos parecem desconhecer.
Eu noto um padrão nas pessoas que desvalorizam ou ridicularizam quem se preocupa com a sua privacidade, uma negação constante e uma dificuldade enorme em ouvir os outros. Isso geralmente são sintomas de quem tem medo de que algo que ouve se concretize.
A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com a sua vida desde que não prejudique ninguém. Com isto quero dizer que, cada um usa a sua informação como quiser e isso deve ser respeitado, seja quem quer partilhar a informação livremente seja quem a quiser manter privada.
BOas…
@Srt Mas eu vi logo, que tinha de vir O Chico esperto da língua Portuguesa… Já agora o senhor doutor revela grande conhecimento em relação á tecnologia e á legislação europeia. Cada vez concordo mais com um que um colega meu diz “Atrás do PC somos todos iguais, visto que a informação esta a distancia de um clique.” Eu pelo menos digo a minha opinião pura e dura, mas á sempre o belo do espertinho que sabe mais que os outros e que vem sempre emendar.
@ RuNaWay “os utilizadores das redes sociais sao menos sociaveis que os que nao usam”
Até podem não ser mas de certeza que sofrem de algum tipo de carência, sim porque o desejo de ter “uma página pessoal na Internet” não é de todos.
Esta é de rir… Ora pensa no que disseste mas no sentido contrario, não entres por ai…
Cumps
Voz Do Alem
Pelo teu comentário deu para perceber que percebes-te 0 do que eu disse nessa parte, deixa eu trocar por miúdos, as redes sociais ou se preferires algo mais especifico, o facebook, pode proporcionar algumas vantagens a nível de trabalho, comunicação, etc … no entanto a maior parte das contas no facebook são páginas pessoas para as pessoas muitas vezes conseguirem dizer aquilo que não diriam pessoalmente, é o teu caso, ou irias chamar alguém ignorante frente a frente a 1ª vez que uma pessoa desse a sua opinião ? Se fazes isso imagino que deves ser muito sociável e teres muitos amigos, mas continuando, muitas pessoas tem contas em redes sociais apenas para mostrar que são populares ou pelo menos têm a intenção de ser, obviamente não são todas as pessoas mas uma grande parte delas sim.
Resumindo o que eu quero dizer é há muitas pessoas dependentes das redes sociais assim como há do tabaco e drogas, não estou a dizer que redes sociais são tão más como esses vícios, estou só a exemplificar… e agora pensa lá uma bocadinho em vez de andares feito miúdo a dizer “Esta é de rir”, alguém que tem uma conta apenas para mostrar ou tentar ser popular de certeza não está bem na sua vida social.
Quero lá saber que me tirem fotografias.
Vivam a vida, não se chateiem com banalidades.
Se desse, agora fazia um Like a este comentário! =P
^Mais um que não foi seleccionado para 1 emprego porque na entrevista viram que tava a fumar umas brokas e a beber um jack daniels numa foto do Facebook ]:)
Coisas de redes sociais a que nunca ninguém esteve à espera que acontecesse… 🙄
“Ai é tão bonito eu ter 4 vaquinhas e 2 galinhas no meu quintal do farmville…” e depois queixam-se LOL
Redes sociais :puke:
BOas…
So te tenho a dizer assim, afirmação completamente ignorante e desnecessária, tal como tu 😛 Desculpa mas não resisti…
Antes de dizeres alguma coisa vê se pensas no que dizes… Ou no que escreves…
Sim tu tens uma moral…
Tens a tua opinião e eu apenas expressei a minha que por acaso é contraria à tua.
A ignorância afinal ñ esta deste lado…
Problem??
*Tb ñ resisti 😉
“completamente ignorante e desnecessária, tal como tu”, mas tu conheces a pessoa para dizer isso? o ignorante és tu, pelos comentários que fazes deves ser mesmo sociável, por muitas redes sociais que uses a rede social “cara a cara” é a melhor, até porque com comentários desses devias enfardar umas poucas de vezes até aprenderes a ter maneiras, mas atrás do pc… enfim.
Eu uso facebook, mas não como rede social, até porque é a conviver pessoalmente que aprende a socializar, não através dum aparelho electrónico.
não resisti também
Ó meu amigo… para ñ te mandar directamente pó crl, volto a informar-te que apenas expressei a minha opinião e ñ entrei em discussão com ninguém. Se leres as tuas palavras com atenção, podes constatar que tiveste a leviandade de chamar ignorante a pessoas que ñ conheces quando estas nunca se te dirigiram a ti.
Como tal, dou-te um conselho (que deste lado do pc ainda é gratuito) que é comeres uma peça de fruta que isso passa-te e não me mordas mais a piroca sff.
de certeza que acertas-te na pessoa? eu estava-te a defender, e ate meti voz do aquém e não do além, lol, lê lá isso melhor
Upsss!!! Este meu reply anterior foi parar a onde ñ devia :$
Devido a este lamentável lapso, peço desde já as minhas humildes e sinceras desculpas aos lesados 😉
o google já permite fazer buscas de imagens que nós arrastemos para dentro da caixa de pesquisa. Ainda não é o big brother (original), mas para lá caminha.
Eu cliquei no post a ver se tinha mais fotos de miudas LOLOL, o resto não há nada que possa fazer e que não saiba dos seus problemas, senão os podes vencer junta-te a eles, é uma das consequencias “das internetes”, espero que se tome medidas de minimização de problemas de resto so posso fazer de espectador.
Tenho e não me preocupa. Não tenho nada de mau e não faço nada de mau… e eu nunca ouvi falar de um Death Note real lolol…
Fias-te na virgem… Já vi em filmes de ficção cientifica, pessoal com más intenções a incriminarem pessoas inocentes com crimes falsos, não sei se me entendes… Costuma-se dizer que quem não deve não teme, mas há gente para tudo.
Penso que é tudo uma questão de ter bom senso e ser prudente.
?? Mas no Facebook pode-se controlar a informação disponível para os amigos e outro pessoal… Ainda assim existem muitas outras formas de saber informações sobre alguém, às vezes uma simples pesquisa do nome no Google pode ter o efeito desejado e até existem sites para “encontrar” pessoal através do nome e localidade.
Já agora, bela escolha de foto para o artigo :p
Boa noite ,
Eu redes sociais nem velas , lembram-se das declarações do CEO da Google há muitos jovens que vão ser obrigados a mudar de identidade , a quantidade de informação que os próprios disponibilizam é aflitiva .
cumprimentos
Serva
É por isso que é recomendado tirar fotos em sítios neutros.
Num quarto, ou mesmo em casa. Mesmo que façam Geotagging, jamais irão descobrir onde foi tirada, a não ser que a máquina fotográfica ou o telemóvel registe nos metadata da imagem a localização da pessoa.
Quando a foto é tirada em casa, é praticamente impossível descobrir a localização, a não ser que, tal como eu disse, na imagem vá nos metadata as coordenadas da localização onde foi tirada a foto.
parabens, muito bom
Já agora, recorrendo ao reconhecimento facial, pede-se a quem de direito que forneça mais informações sobre a menina da foto. =)
Vá lá , e não tentaram saber da menina na foto ?
a rapariga da foto merece reconhecimento 🙂
Vitor, podias era colocar as restantes fotos da menina 🙂 ehehe kidding 🙂
E informações adicionais sobre a moça da foto? Não? Só espero que não seja nenhum travesti… era uma pena. Nos dias de hoje nunca se sabe!
Boas…
Pesquisa fixe…mas não é novidade nenhuma…até porque não é de agora que isto acontece…todas as redes sociais quer de uma forma quer de outra já violam a privacidade de cada utilizador, não tem haver com fotos…coisas mais simples tipo informação que está nos perfis…
por exemplo no facebook, quando é adicionado algum amigo do vosso amigo…esse, vai ter informações do vosso perfil…!! mesmo estando tudo bloqueado a nivel de permissões…agora cabe ás pessoas que usam as redes sociais (como eu uso por exemplo) querer ou não estar “na toca” e não usarem as redes sociais… nada é impossível no mundo informático…
agora…quem quer ser conhecido, partilhado pelo mundo usa, quem não quer não usa…mesmo sendo informação falsa, que 75 % deve ser…acaba-se sempre por descobrir alguma coisa!!!!!!!!
Na minha opinião as mulheres t~em que ter mais cuidado que os homens.
todos devemos ter cuidado, e não por disponibilizar informação sensível, tipo morada, telemóvel, etc, apenas o essencial, foto e nome, e já é muito, porque os teus AMIGOS já sabem disso, o resto não precisa de saber.
saiba mais em: http://anjokal.com/2527/atencao-nao-publique-fotos-nas-redes-sociais.html
btw boa escolha de foto 😉
Desafiado por uns amigos em encontrar o Facebook da menina da Foto:
– http://www.cavemancircus.com/galleries2/2010/6/the_hottest_girl_from_facebook/index.php
– http://www.okcupid.com/profile/pamelame/pictures
– http://www.facebook.com/pages/Pamela/171285529563418
A principal ajuda foi o Google Images e a procura por carregamento.
Bem a moça é de altíssima qualidade! Simplesmente fenomenal!
Obrigado Sérgio pela partilha!
assim como foi com essa moça podia ter sido com qualquer outra. Agora cuidadinho com as fotos e videos 😉
Boas, gostaria de ter autorização para copiar este vosso post e colocar no meu blog pois acho-o bastante interessante e gostaria bastante de o colocar la já que alguns dias a traz coloquei la um video relacionado com as nossas fotos colocadas na web.
Se poderem responder para o email eu agradecia. Obrigado pela atenção e uma boa continuação de um trabalho que tem sido excelente durante estes anos todos de vida do PPlware.
Por exemplo no FB ao autorizar uma aplicação de algumas redes de encontros cria automaticamente e inadvertidamente um perfil nas mesmas.
Dai a existencia das mesmas fotos em ambas
Olá! Antes de mais muito interessante o vosso site. De facto estando o nosso país plantado à beira mar e tendo tantos dias cheios de luz, parece mentira como somos tão tímidos e pouco expansivos e assustadiços. Somos também reticentes às mudanças e ao que é novo, seria de estranhar que um site de chat de namoro online como o da amstelcom tivesse tantos perfis de pessoas que procuram conhecer outras através dos meios de comunicação modernos sem qualquer tipo de preconceitos. O site mulheres-chat.com permite usar o número 62988 para trocar mensagens de chat com desconhecidos do nosso país e perto da nossa área de residência. A Internet foi mesmo uma revolução silenciosa que influenciou a forma como nós olhamos o mundo e as outras pessoas. Eu não me via há muitos anos atrás a recorrer algum dia a ferramentas e outros meios tecnológicos para namorar e conhecer pessoas. Mas como digo, isso foi há mesmo muitos anos atrás. É difícil pensar nas coisas que temos ao nosso dispor nos dias que correm e realmente o mundo mudou e muito. Foi através de uma grande amiga minha que ouvi falar pela primeira vez num tal SMS 62988. Ainda me lembro da minha cara de espanto quando ela começou a explicar do que se tratava mas ela estava tão excitada com o que lhe estava a acontecer que eu quis saber mais. Eu já tinha ouvido falar que cada vez mais gente se conhece através da Internet mas ter alguém tão próximo a experimentar um site destes deixou-me também com vontade de tentar a minha sorte. Assim foi que criei o meu próprio perfil por gozo e um pouco de carolice. Não tinha muitas esperanças que o tal SMS 62988 fosse trazer-me grandes resultados. Quando falei disto a algumas pessoas próximas de mim, houve quem chegasse a dizer que eu estava maluca e que havia muito gente má a aproveitar-se das pessoas mais ingénuas. E têm razão. Por isso é preciso partir para estas aventuras com cautela e por em prática alguns passos em termos de segurança. Por exemplo, eu nunca vou para um primeiro encontro sem informar uma amiga e sem lhe dizer onde é esse encontro. São coisas que não custam nada mas que podem evitar problemas graves. Se bem que até hoje nunca me aconteceu nada menos bom e não fiquem a pensar que conheci pessoalmente todas as pessoas que me enviam mensagens de chat. Graças à amstelcom e ao 62988 hoje em dia tenho uma vida amorosa de invejar. Posso trocar mensagens e fazer um chat com outras pessoas em tempo real a qualquer hora e em qualquer sítio. Se tiver no computador com o MSN ligado é frequente receber mensagens e outros convites mas gosto mesmo é de estar comunicável no telemóvel. Deixei de me sentir tão só e não sinto nenhuma obrigação em avançar numa relação ou contacto. Posso namorar, posso fazer amizades ou posso permitir que algo se desenvolva para um patamar mais real. Adoro esta liberdade e o preço económico do serviço relativamente às suas vantagens. Nem todas as mensagens são a pagar mas se virmos bem, uma saída à noite sai muito mais cara por exemplo. Se por qualquer motivo o site de chat de namoro online português deixar de me interessar, sei que posso cancelá-lo em menos nada ao enviar um sms a dizer STOP ao 62988. Até lá faço questão de aproveitar e continuar a divertir-me. E tenho uma foto, claro, mas nada comprometedora e nem muito reveladora. Há que pensar primeiro na nossa segurança!