A sua fatura de telecomunicações poderá baixar
As operadoras de telecomunicações, no final do ano, procederam a um aumento dos preços dos seus serviços sem avisar os seus clientes.
Agora, depois de inúmeras queixas recebidas, a ANACOM decidiu impor "medidas corretivas" às operadoras MEO, NOS, Vodafone e NOWO.
Muito provavelmente foi um dos clientes que, nos últimos meses do ano, se surpreendeu com o aumento da fatura em telecomunicações. Um aumento de preços é legal, no entanto, sendo uma alteração contratual, o cliente, ao ser informado desse aumento, poderá não querer continuar ligado à operadora, rescindindo o seu contrato sem qualquer penalização.
O aviso deste tipo de alterações é uma obrigação das empresas desde o junho passado, com a alteração da lei das comunicações.
Uma vez que não houve aviso, os clientes não puderam agir em tempo útil e agora as operadoras poderão ter que criar novos prazos para a rescisão dos contratos cujos tarifários foram alterados, ou terão que voltar a alterar os tarifários para os preços antigos.
Neste contexto, a ANACOM, por decisões de 17 de março de 2017 [...] determinou, correndo agora o período de audiência prévia daqueles operadores, a adoção de medidas corretivas que envolvem o envio de novos avisos aos assinantes e informando sobre a concessão de novo prazo de rescisão sem encargos ou, em alternativa, a reposição das condições contratuais existentes antes daquelas alterações.
Esta decisão da ANACOM surge na sequência de um número elevado de "reclamações sobre a alteração das condições dos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas levada a cabo por quatro operadores".
Este artigo tem mais de um ano
Eles avisão! Só alguns… Mas propriamente as pessoas que não tem factura electrónica!
Porque os que tem factura electrónica e debito directo, nem consultam a dita e recebem as surpresas depois!
Quem julgava que adesão destes mecanismos era para facilitar o cliente ou que a empresa em causa queria ser mais ecológica! Desengane-se Estes senhores só têem um único interesse, o deles!
Mas uma vez a ANACOM mostra trabalho, acho bem! Vem tarde mas nada mal!
Desculpe mas eles nao avisam coisa nenhuma. A minha fatura da MEO é por carta e nao recebi nenhum aviso. Nunca recebi e aos anos que sou cliente meo
A informação normalmente está no canto inferior esquerdo ou direito (varia conforme operadora) em letras para formigas e vai só no mês em causa.
Sei disto porque ocorreu comigo na Vodafone quando eles alteraram os termos da minha factura e passaram a cobrar 1.5€ (IVA não aplicado) pelo atraso do pagamento facturas! E o não se tratava de nenhum atraso os tipos andaram 4 meses a comer 1.5€ porque eu tinha um ciclo de facturação estranho!
Se pagares, como eu, dentro da data limite que vai na factura não pagas nada. E na meo são 5Eur. Por isso, não te queixes tanto.
Bom dia, ao contrario do referido no meu caso, eles avisaram, mas avisam de uma forma que a maior parte das pessoas não vê…..e depois de confrontado com os aumentos contactei-os e aleguei que não tive conhecimento de nada.
O aviso vai referido no fundo de uma da paginas da fatura, fui confirmar e tive que me calar, sobre aceitar os aumentos ou não, não a muito a dizer … se não aceitar o que eu faço ?
O problema é que avisaram sim, mas de maneira escondida no meio da fatura com letra igual à publicidade que muitas vezes escrevem.
Fatura de Agosto foi quando avisaram, fatura de novembro quando aumentaram.
Já ando ao barulho com a MEO à meses desde que me apareceu a primeira fatura com o novo valor, e parecem não querer ceder, sendo que a indicação da ANACOM não muda absolutamente nada com isto, porque de acordo com as empresas os clientes foram avisados (escrito com letra pequena de forma escondida).
Mais uma medidas que vai dar em nada. Ainda se vai é gastar em chamadas pro apoio cliente (que não fica barato) pra ficar tudo na mesma. Não acredito muito nesta reposição, só se fosse por decreto e automática, senão só vai dar chatice.
Faz reclamação por escrito na loja, no livro de reclamações sobre o apoio ao cliente ser um serviço pago, que eles depois passados uns dias telefonam-te 😉 Experiência própria.
Nem sempre…
Que? vou mudar de operador só porque aumentou de preço?
Agora vou para outra operadora e pagar bem mais e ainda com 2 anos fidelizado. Prefiro pagar 80 cêntimos a mais todos os meses do que ir para a concorrência.
Tenho Vodafone 100/100 130 canais e telefone 32.90 euros.
Eu continuo a pagar os 26.89€ por esse tarifário (sem box), fui agora checkar e é exactamente o mesmo valor que o ano passado.
Se tivesses ADSL a pagar tanto como quem tem FIbra a ver se dizias isso…
É este tipo de despreocupação que faz com que estas empresas continuem a chular o povo sem que haja regulação.
Quando recebi a fatura com o aumento …. ainda fui verificar a fatura anterior se tinha alguma informação, não encontrei nada e liguei para o apoio ao cliente, e informaram que a informação nao vinha na factura anterior mas ainda na anterior. Ainda assim tiverem de me indicar onde é que isso estava escrito na fatura, parecia um jogo de aventura grafica a seguir indicações até encontrar umas letrinhas minusculas quase que camufladas. Ou seja tinham cumprido com o aviso aos olhos deles e já tinha passado o suposto prazo para a não concordância e rescisão…. Não acredito que as operadoras baixem o que quer que seja! e com as multazinhas que são passadas a essas entidades também não são de um valor suficiente para fazer repensar o modo de actuar em mercado e continuar a enganar de forma consentida os clientes….
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Se toda a gente fizesse reclamação à ANACOM, empresa em questão por escrito (quer seja MEO, NOS, Vodafone, etc.) em como a informação não foi dada convenientemente, atuando eles de má fé com esse tipo de jogo, talvez houvessem medidas realmente significativas por parte da ANACOM e das empresas de telecom.
Quem me dera que se resolvesse esta merda, que já ando à meses com reclamações…
Eu apesar de saber disso, que está contratualizado, em favor do fornecedor de serviços, fiz queixa no livro de reclamações, é que nem falei com o staff da loja, pedi logo o livro, passados uns dias telefonaram-me. O mesmo se aplica ao serviço de apoio ao cliente pago. Efectuei outra reclamação no livro no mesmo dia, e telefonaram-me depois. As pessoas reclamam mas é só da boca pra fora ou atrás do computador. Usem o livro … negoceiem os contratos, queixem-se da qualidade do serviço.
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Gosto muito das “medidas corretivas”.
A minha factura aumentou de 61.20 para 63.80.
– “a MEO antecipou o aumento de preços e em novembro 2016 atualizou os tarifários numa média de 2,5%.Os aumentos de 2,5%, em média, realizados em novembro na MEO podem deixar os clientes da operadora descansados de que em janeiro não haverá nova atualização.”
toda a gente levou com esse aumento. até nas empresas.
também argumento o aumento devido à inflação.
Eu com Vodafone não tenho razoes de queixa, tive aumento mas é suportável, o mesmo serviço na Meo ou Zon é 10 euros mais caro.
Tive uma quebra devido ao router ter avariado e no dia seguinte estava cá uma equipa, na factura seguinte tive 50% de desconto. Não reclamei nem chorei para o ter, eles mesmo se aprontaram a dar a oferta por isso por 32.90 é um preço justo ainda para mais quando se é bem servido.
Se voltar a aumentar para o ano aí sim reclamo, podem me querer aumentar a velocidade da Internet mas para mim é indiferente ter 100 ou 200MB.
O importante é saber falar e negociar e não reclamar com a pedra na mão exigindo tudo e mais alguma coisa.
Finalmente sou também cliente Vodafone, mas em 2,5 anos de NOS tive 2 trocas de router é uma box….. 0 descontos!!!!
E ainda devem de ter movido mundos e fundos para não trocar os Routers e a BOX de imediato! 😛
Ou não o passaram para a PCMedic onde as chamadas tem um custo de 0,35€ centimos
onde os “técnicos” do outro lado tem conhecimento informático duvidoso e começam por pedir para fazer uma ficha de inscrição na PCMedic quando esta a ligar para um numero que supostamente pertence a NOS!
o custo das chamadas é ao minuto!
Será coincidência haver tantos enganos a favor das empresas? Será uma simples coincidência faturarem a mais, esquecerem-se de devolver o que nos pagamos a mais, mesmo depois de ficarem de devolver. Eu andei 2 meses para conseguir que a MEO acertasse a morada de casa.!! Se houvesse mais concorrência estas empresas não se aguentavam assim…
A que prepósito podem aumentar o valor da fatura a meio do contrato? Então se fazem uma fidelização com o cliente por 24 meses, com um valor de 40€, basta ao fim de meia dúzia de meses mandar uma carta ao cliente com a informação de que o tarifário vai passar a custar 50€. Como informou o cliente por escrito, o cliente tem de cumprir e comer?!! A fidelização só vale para um lado!!!
O que eu acho absurdo é estar a pagar mais de 100 euros por mês e nem ter fibra, quando conheço muita boa gente que paga menos de metade do que pago com fibra.
Eu sei que o custo de instalação fibra é dispendioso, mas então pelo menos baixassem o preço!
Isso nao adianta nada porque todas as operadoras tem uma alinea no contrato que basicamente diz que eles podem aumentar os preços quando lhes apetecer e o cliente nao pode fazer nada. Ja vi um conhecido meu a reclamar disso e os gajos disseram logo pra ele ir ler a “alinea qualquer coisa” no contrato.
“e o cliente nao pode fazer nada.”
a Lei prevê que se pode rescindir o contrato.
existir uma clausula que “o cliente nao pode fazer nada” é ilegal e o contrato então é imediatamente descartado e invalidado.
O que diz é “a operadora reserva-se o direito de alterar os preços sempre que achar conveniente”. Não diz nada sobre “o cliente não pode fazer nada”.
informe-se.
isso acontece porque vives numa zona onde nao ha concorrencia, e ai eles aplicam o valor que quizerem 🙂
POIS É COMO AQUELA LEI QUE SUSPENDIA O FACTO DA FIDELIZAÇAO NAO SER OBRIGATORIA ,MAS O QUE AS OPERADORAS FIZERAM FOI IMPEDIR QUE OS CLIENTES ADERISSEM POIS OS CUSTOS SAO ALTISSIMOS.
As operadoras podem mudar o preço durante o período de fidelização mas têm de avisar por escrito, de forma clara e com uma antecedência de 30 dias de qual o novo preço e do direito do Cliente rescindir sem qualquer penalização.
O que aconteceu foi que as operadoras não informaram de forma clara por escrito de qual seria o novo preço nem de que o cliente podia rescindir no prazo de 30 dias sem qualquer penalização.
Penso que a única operadora que não aumenta o preço durante a fidelização é a Vodafone mas no final dos 24 meses aumenta e o cliente só consegue ter um valor baixo se renegociar e ficar novamente fidelizado.
Parabéns ANACOM! Força
Na Vodafone nunca tive qualquer problema com aumentos de preços e já tenho serviço a quase 4 anos com fibra 200/200 2 box nunca aumentou valores.
Tuga… que procedimento executas-te nos ultimos 4 anos (conto com duas renovacoes) para manter ou melhorar o serviço sem aumento de custo mensal?
O meu contrato expira (setembro) em breve e ja informei-me. Os custos vão aumentar. Conto com 10/15€
Tenho triple play 200/20 e actualmente pago 25.90€.
Obrigado
Se não fosses a ANACOM estes senhores faziam o que queriam connosco.
É por isto que sempre fui a favor da fiscalização.
Mais uma vez continuo a achar que a malta se queixa, se queixa mas atrás do PC. Usem o livro de reclamações, queixem-se da qualidade, façam 3 ou 4 queixas no livro e depois façam outra a queixar-se que após umas quantas queixas irão rescindir contrato com justa causa. É o princípio do cliente insatisfeito. Tá feito … não se querem mexer …
Fiz queixa atrás do PC na altura própria e pedi o crédito pela diferença até ao fim do contrato e a NOS acedeu. Foram 2,5€ x 17 meses. Não rescindi porque a alternativa era pior.
Aqui o livro de reclamações pouco serve, fora da altura própria não te dão crédito.
Caro Vitor! Não é assim tão simples. A meo está a negar essa situação. Eu próprio contactei a Anacom no início de Abril e remeteram conclusões para finais do mesmo mês. Contactados novamente hoje indicam não haver ainda nenhuma deliberação, nem justificação para o suposto atraso.