A Google vaticina o fim da barra de endereço nos browsers
A Google sempre procurou dar aos seus serviços um toque de inovação e funcionalidades acrescidas. Com o lançamento do Chrome, o seu browser, essa inovação veio na forma de uma interface minimalista e com uma barra de endereço vitaminada (Omnibox).
Pois agora, e segundo um email enviado para uma lista de distribuição dos programadores do Chrome por Jeff Chang, gestor de produto do browser da Google, esta barra de endereço pode estar para desaparecer, fruto de algumas alterações na interface que estão a ser ponderadas.
Com esta alteração passaremos a ter um melhor aproveitamento da interface que o Chrome nos disponibiliza. Segundo a Google a utilização desta barra apenas está a ser feita no momento em que abrimos um novo separador e introduzimos o endereço que pretendemos visitar.
Dos modelos de alteração da interface do Chrome apresentados a eliminação da barra de endereço não seria permanente. Passaria a estar apenas disponível se o utilizador colocasse o seu rato em cima da guia do separador que pretende alterar.
Uma outra alternativa será a colocação dessa barra numa zona lateral, à imagem do que acontece já com as definições do utilizador. Com esta alteração o utilizador poderá ter apenas uma zona para gestão de todos os separadores e outras funções associadas:
If we take the address bar out of the tab, it can be used as both a launcher and switcher; the user doesn't have to worry about replacing their active tab
Outra alteração que poderá advir destas mudanças é a separação da caixa de pesquisa da barra de endereço, passando esta a ter uma zona própria. Consegue-se assim ter uma maior facilidade de utilização e uma maior zona de utilização e visualização.
Uma última alteração que deverá ser mais pacífica de implementar está relacionada com a criação e utilização de perfis. Os trabalhos que estão a ser realizados tendem a migrar para a interface do Chrome a criação de novos perfis e o acesso a eles se qualquer necessidade de relançamento do browser.
Todas estas alterações que a Google está a propor na forma como interagimos com o seu browser vão obrigar a alguma habituação por parte dos seus utilizadores.
Existem no entanto algumas preocupações que devem ser tidas em conta e que a própria Google já as identificou. A facilidade de ter o endereço que estamos visível permite aos utilizadores perceberem a que endereço estão realmente a aceder e que não estão a ser redireccionados para outro qualquer local. Existem questões de segurança que vão ter de ser tratadas e acauteladas, mas com certeza que este problema vai ser ultrapassado.
Aguardemos então por estas alterações, caso elas se concretizem e vamos ver o que a Google apresenta como mudanças para um browser melhor.
Este artigo tem mais de um ano
talvez o esconder automaticamente fosse uma melhor ideia
Like!
não sei. Eu quando quero mudar de tab, tendo muitas abertas, nem sempre sei onde está a que quero, e enquanto ‘mando’ a mão mexer o rato lá para cima, já estou com os olhos a procurar a que quero.
tipo F11 no IE e Firefox? não sei se noutros browsers funciona mas creio que sim…
No chrome também funciona
muito boa ideia. gostei.
Uma pergunta:
PONEIS???
lol vi mal XD
ponies*
?… sim.. ponies é plural de pony
pony é Pónei em inglês…
A ideia é boa, mas não será arriscada? Vejamos, o típico utilizador da Internet (Email, Facebook, Youtube) está habituado à sempre-presente barra de endereço, será que a remoção/desaparecimento da mesma não irá ter um efeito contrário ao pretendido?
Não gosto da idéia, apesar de não usar o Chrome.
Oxalá a Firefox não vá na conversa.
Esconder funcionalidades básicas nunca foi boa política! Parece mais uma curiosidade para geeks.
Eu adoro a interface minimalista, mas ao mesmo tempo ter a barra de endereço toda disponivel. Passo-me quando estou no firefox, no ie ou no safari. A forma como o chrome destingue se estou a escrever um endereço ou se estou a procurar está simplesmente perfeita
não vejo grande diferença entre as barras dos vários navegadores…uso o Firefox e estou muito bem adaptado, isso dependo do tempo que cada um passa com o navegador, quanto mais tempo mais intuitivo ele se torna
Sem dúvida é uma boa ideia, porém o pessoal (para já) está habituado a ter lá o endereço.
Por exemplo, por defeito no chromium (é o que eu uso) a barra dos “Favoritos” está escondida, já a meti lá em cima sempre visível, dá sempre jeito e não me ocupa tanto espaço como isso.
Penso que esse tipo de interface será excelente para tablets ou smartphones que apesar de estarem a aumentar os ecrãs ainda têm resoluções baixas em que cada pixel conta.
Não gosto da ideia. Estão a querer esconder o que é de mais útil no browser…
Provavelmente será disponível como opção, mas duvido que vingue.
Concordo.
Pessoalmente, olho muito para a barra de endereços, e seria no mínimo estranho vê-la desaparecer. Pelo menos para já não vejo necessidade de estar a esconder algo que é útil. No futuro logo se vê..
Outra coisa que uso muito e por defeito vem escondida, pelo menos no chrome, é a barra de favoritos. Quem já sabe da sua existência, e conhece a sua utilidade, vai às opções colocá-la visível, mas um utilizador mais casual não sabe da existência desta barra, nem a possibilidade de ter ali atalhos para os sites mais visitados, e consequentemente não conhece a grande utilidade desta barra.
Boas!…
Já muito por aqui foi dito e bem. Esconder funcionalidades básicas nunca foi de facto boa política e a Google deve saber disso muito bem. Mas, de vez em quando há que sondar o mercado, não vá o vizinho do lado…
Mas aqui há outra coisa que é preciso ter em conta. As regras de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. E nesse campo, pelo menos para as pessoas que, como eu, têm baixa visão mas conseguem ver com ampliação as coisas só tendem a ficar mais complicadas. As transparências por tudo quanto é sítio são bonitas… Mas atrapalham… Agora parece que vem aí a moda das funcionalidades escondidas?… A Ribbon UI do Office 2007-10 já foi uma “brilhante” ideia nesse campo!… Agora o Google?…
Não sei porquê, mas acho que isto das acessibilidades só vai começar a ser visto a sério quando a geração da massificação das TI, os que têm agora 40-45 anos chegar aos 70-80 e for necessário dar-lhes suporte para continuarem a desfrutar do fabuloso mundo em que viveram toda uma vida… E não é bem aquela coisa dos softwares para deficientes ou velhotes info-excluídos porque isso já existe tudo e alguns deles muito bons… É a própria acessibilidade básica dos sistemas!…
Tenham uma boa noite!…
A ideia está engraçada, mas o que acontece aos botões back e reload?
Pelas imagens não parecem facilmente acessíveis
Mouse Gestures… Já nem uso Back, Forward, Reload ou outro botão do género há tanto tempo 🙂
Para fazer reload, normalmente uso os atalhos do tecldo, mas por exemplo, quando queres andar 5 ou mais paginas para trás acaba por ser prático usares o botão back e escolheres directamente a qual página queres voltar. Digo eu…
Eu tenho isso nos botões do rato 😛
Nem mais… mas há anos.
Tipo… Isto?
http://img87.imageshack.us/i/semttuloma.png/
Not amazed… Sorry
Desculpem lá!…
Só pode ser para rir, né?…
Mais a sério: Estão aí coisas sérias e bem feitas e tudo o que não se deve fazer.
Certo? A barra de tarefas e o botão iniciar do sistema junto dos botões de minimizar e fechar. Dá jeito em monitores 16/9 dos grandes para não se andar a “varrer” o monitor todo aquando de um engano ou quando se querem várias coisas ao mesmo tempo!… Deveria era estar tudo do lado esquerdo como no Ubuntu 10.10 por exemplo…
Errado? O Opera (ou qualquer outro) naquele estado fica impraticável!…
Tenha uma boa noite!…
Sim claro, vai ser mesmo assim… lol.
Esta funcionalidade é muito boa mesmo, para o phishing.
Leste o artigo ou foi só o título? Basta olhares para as imagems…
Off Topic
Não à dúvida que com o Windows 7 entrou-se na normalidade. Sai o Service Pack 1 e quase nem se dá por isso. Também, parece-me que as melhorias não são significativas.
Quando saiu o SP1 para o Vista, aí sim que foi um acontecimento
Isso demonstra o nível de estabilidade que tem.
Se aguardares mais 20 minutos pode ser que vejas que afinal ainda não entrámos na dita “normalidade”!
Por outro lado temos dado bastante enfoque ao que este novo SP traz. Basta pesquisares no Pplware.
Parece-me que a ideia não é acabar com a barra de endereços mas sim “reformatá-la”, tira-la do seu lugar e transformá-la noutro objecto diferente do que conhecemos até hoje. Se for algo como aparece no mockup, parece interessante, o endereço aparecer por baixo da aba (ao clicar numa tecla ou simplesmente passar o rato por cima da mesma). It could work. Sejam receptivos, lembre-se que há uns anos não existiam abas… Hoje ninguém consegue viver sem elas.
Por mim estão à vontade para o fazer desde que os outros não vão atrás, por algum motivo não consigo gostar o Chrome, acabar com aquilo que é mais importante, é cada uma.
Browsers só conheço dois, o FF e se me apetecer usar outro para “desenjoar” o Opera.
O que é curioso é que simultaneamente a Microsoft lança uma nova barra de ferramentas:
http://toolbar.discoverbing.com/toolbar/
Eu prefiro o look minimalista, as barras só roubam espaço útil mas nem tanto ao mar nem tanto à terra…
Mmmm … por acaso seria interessante, desde que não seja obrigatório. que tenham uma opção para tal nas definições e/ou no 1º arranque.
Concordo totalmente contigo mike.
O google pode ser inovador mas digam-me o que quizerem eu prefiro a barra de enderecos… eu nao quero que seja a maquina a dizer o que devo fazer mas sim ser eu a mandar a maquina fazer… quem manda aqui pa… Ok… fora de brincas… acho que a barra de endereco e para manter seja la com que invencoes forem. Pelo menos a maneira de busca por voz e uma mentira… e se tornarem isto como dizem mais tarde ou mais cedo da-mos fora.
No IE9 a barra de endereços também se encontra condensada ao lado das tabs. Como foi dito numa altura em que os monitores são praticamente todos 16:9 todo o espaço na vertical é bem vindo.
Não há necessidade de estar sempre visível todo o endereço em baixo das tabs. O design do Internet Explorer 9 neste sentido ficou bem desenvolvido. Só não o uso regularmente porque estou habituado ao Chrome e faltam-lhe extensões e gestures, mas para aqueles que usam o IE fazem uma boa escolha actualizar para a RC
Para mim?
O browser deveria ter apenas, e só apenas a barra de endereço… Só… Os restantes comandos deveriam estar aplicados nos ratos, recorrendo a aplicações como o addon para firefox “FireGestures”, em que um desenho de uma linha recta para trás com o botão direito do rato, nos leva para a página anterior…
Cada vez temos tecnologia mais portátil, com ecras de dimensões não tão grandes, e queremos uma “vista panoramica” da internet… Só a barra de endereço faz falta, e dela acedia-se a pesquisas, endereços em si, addons, downloads, estados, etc… É possivel e é, porque não?