PplWare Mobile

Como reduzir o tempo de arranque do Linux?


Autor: Pedro Pinto


  1. DockMe says:

    WPA – Windows Performance Analysis ToolKit
    http://msdn.microsoft.com/en-us/performance/cc825801

    Penso que não está ao nível do bootchart mas é uma boa ferramenta de análise.
    Utilizei essa ferramenta uma ou duas vezes por isso não tenho uma grande opinião. Exprimentem!

  2. djx says:

    Não percebi uma coisa, o título do artigo era uma pergunta do autor aos leitores?
    Por momentos ainda pensei que fosse um how to…

  3. lmx says:

    boas..
    ja tinha ouvido falar…é com base nesta ferramenta que a equipa do ubuntu tenta reduzir o boot, através dela eles vêem onde o so esta a demorar mais…

    cmps

  4. Guilherme de Sousa says:

    Já conhecia a app. Muito util para quem gosta de afinar estas coisas ao maximo.

    No meu netbook@arch até ao runlevel 3 (o X só arranca depois de fazer login) demoro cerca de 6 segundos. A melhor forma de reduzir o tempo de boot é sem duvida mudar o init para um mais rapido.

    Se bem me lembro estou a usar o quick-init.

    cumps!

  5. Volpix says:

    Para o windows existe o Soluto. Acho que já falaram dele aqui no site.

  6. funk_you says:

    17segundos 1x wo0ps.

  7. Carlos says:

    Para ver o grafico é em: /var/log/bootchart/*.png

    Já sabia que o meu mint estava lento, mas agora fiquei a saber que demora 01:00:96.

    Tenho de perceber como melhorar este tempo

  8. lumitoro says:

    já conhecia à algum tempo e foi com muito entusiasmo que na altura analisei a info depois de instalar e deparei-me com um cenário irreal. Toda a tralha que eu tinha instalada no meu pc não servia para nada mas estava lá pq eu ainda queria experimentar as funcionalidades das bases de dados servidores web e mais umas tretas dessas. No fim de todo o escrutínio o único sacrificado foi o próprio bootchart. É de partir a mona a rir…lololol

  9. junto-me ao pedido para mac.

  10. Sammboga says:

    Por acaso parece interessante apesar de reduzir ao maximo possivel o que deve arrancar com o meu linux. Esta aplic sera interessante de ver

  11. José Fonseca says:

    Não conhecia esta aplicação, mas parece ser muito útil… indispensável até para quem quer ter o sistema optimizado.

  12. Serva says:

    Em Linux , ao contrario do Windows que se nota claramente uma falta de performance conforme vamos instalando aplicações eu não noto grandes diferenças no boot só por ter mais aplicações a correr no boot , o meu arranca em cerca de 15 S com uma maquina que me orgulho de ter construído , mas tenho um velho P4 que demora 33 S a arrancar o Ubuntu 10,04 LTS e a desligar é imediato e tem um disco sata de 320 GB velhinho com muitas horas de rodagem em torrents que como sabem desgastam muito os discos , mas há uma coisa muito importante quer num quer noutro PC quando o sistema arranca e coloco a minha password ele está pronto a abrir seja que aplicação for , façam lá isso no windows com tralha e depois digam-me alguma coisa .

    Fiquem bem

    • DCA says:

      Isso é mito em Windows 🙂 Cada vez fica mais gordo até que chega ao ponto de ter de formatar senão quase que dá para ir tomar café e voltar para ter o arranque completo.

    • Carlos says:

      Exactamente, é das coisas que mais gosto, não necessito de hibernar para tornar a maquina mais rápida, simplesmente quando entra em modo gráfico ja está.

      Andei a ver como colocar a hibernação, depois de o fazer cheguei a conclusao que é mais lento hibernar…

      Em windows passava-me, entra em modo grafico, mas ainda esta a carregar isto e aquilo, quando pensamos que já está, o rato não mexe porque ainda esta a fazer alguma coisa.

      Não digo que é perfeito, ja tive os meus grandes problemas porque mexi e não sabia bem o que estava a fazer ou coloquei um novo kernel que me veio dar problemas.
      Mas em nenhuma dessas vezes foi necessario reinstalar o mint, consegui resolver e é algo que gosto, nunca me agradou em windows ter de reinstalar porque este deixou de funcionar.

      E posso contar pelos dedos de uma mão as vezes que este crachou, dessas vezes fiquei sempre com a linha de comandos, não posso dizer o mesmo de nenhuma versao do windows.

  13. Só é pena não o conseguir instalar no meu Ubuntu 10.10, nem na consola, nem no centro de software.

  14. Paulecas says:

    Além de explicar como se instala, penso que era útil explicar como se usa.

  15. Guta Henriques says:

    Com um AMD X6 a 3.GHz e 2 SSD de 60G (119G) o meu ubuntu 10.04 demora 6Seg desde que carrego no poewr até estabilizar no desktop.
    Afinal este programa serve para quê?. deve ser para Bily SO Carroça win7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.