PplWare Mobile

A Google vaticina o fim da barra de endereço nos browsers

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Kkicks says:

    talvez o esconder automaticamente fosse uma melhor ideia

  2. fran says:

    muito boa ideia. gostei.

  3. Mixer says:

    Uma pergunta:
    PONEIS???

  4. Emannxx says:

    A ideia é boa, mas não será arriscada? Vejamos, o típico utilizador da Internet (Email, Facebook, Youtube) está habituado à sempre-presente barra de endereço, será que a remoção/desaparecimento da mesma não irá ter um efeito contrário ao pretendido?

  5. Costa says:

    Não gosto da idéia, apesar de não usar o Chrome.
    Oxalá a Firefox não vá na conversa.

  6. Ppietra says:

    Esconder funcionalidades básicas nunca foi boa política! Parece mais uma curiosidade para geeks.

  7. Sergio says:

    Eu adoro a interface minimalista, mas ao mesmo tempo ter a barra de endereço toda disponivel. Passo-me quando estou no firefox, no ie ou no safari. A forma como o chrome destingue se estou a escrever um endereço ou se estou a procurar está simplesmente perfeita

    • não vejo grande diferença entre as barras dos vários navegadores…uso o Firefox e estou muito bem adaptado, isso dependo do tempo que cada um passa com o navegador, quanto mais tempo mais intuitivo ele se torna

  8. NT says:

    Sem dúvida é uma boa ideia, porém o pessoal (para já) está habituado a ter lá o endereço.
    Por exemplo, por defeito no chromium (é o que eu uso) a barra dos “Favoritos” está escondida, já a meti lá em cima sempre visível, dá sempre jeito e não me ocupa tanto espaço como isso.
    Penso que esse tipo de interface será excelente para tablets ou smartphones que apesar de estarem a aumentar os ecrãs ainda têm resoluções baixas em que cada pixel conta.

  9. Hugo Cura says:

    Não gosto da ideia. Estão a querer esconder o que é de mais útil no browser…
    Provavelmente será disponível como opção, mas duvido que vingue.

    • Tiago Dias says:

      Concordo.
      Pessoalmente, olho muito para a barra de endereços, e seria no mínimo estranho vê-la desaparecer. Pelo menos para já não vejo necessidade de estar a esconder algo que é útil. No futuro logo se vê..

      Outra coisa que uso muito e por defeito vem escondida, pelo menos no chrome, é a barra de favoritos. Quem já sabe da sua existência, e conhece a sua utilidade, vai às opções colocá-la visível, mas um utilizador mais casual não sabe da existência desta barra, nem a possibilidade de ter ali atalhos para os sites mais visitados, e consequentemente não conhece a grande utilidade desta barra.

  10. Pensamento Positivo says:

    Boas!…

    Já muito por aqui foi dito e bem. Esconder funcionalidades básicas nunca foi de facto boa política e a Google deve saber disso muito bem. Mas, de vez em quando há que sondar o mercado, não vá o vizinho do lado…
    Mas aqui há outra coisa que é preciso ter em conta. As regras de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. E nesse campo, pelo menos para as pessoas que, como eu, têm baixa visão mas conseguem ver com ampliação as coisas só tendem a ficar mais complicadas. As transparências por tudo quanto é sítio são bonitas… Mas atrapalham… Agora parece que vem aí a moda das funcionalidades escondidas?… A Ribbon UI do Office 2007-10 já foi uma “brilhante” ideia nesse campo!… Agora o Google?…

    Não sei porquê, mas acho que isto das acessibilidades só vai começar a ser visto a sério quando a geração da massificação das TI, os que têm agora 40-45 anos chegar aos 70-80 e for necessário dar-lhes suporte para continuarem a desfrutar do fabuloso mundo em que viveram toda uma vida… E não é bem aquela coisa dos softwares para deficientes ou velhotes info-excluídos porque isso já existe tudo e alguns deles muito bons… É a própria acessibilidade básica dos sistemas!…

    Tenham uma boa noite!…

  11. joao says:

    A ideia está engraçada, mas o que acontece aos botões back e reload?
    Pelas imagens não parecem facilmente acessíveis

    • Pensamento Positivo says:

      Desculpem lá!…

      Só pode ser para rir, né?…

      Mais a sério: Estão aí coisas sérias e bem feitas e tudo o que não se deve fazer.

      Certo? A barra de tarefas e o botão iniciar do sistema junto dos botões de minimizar e fechar. Dá jeito em monitores 16/9 dos grandes para não se andar a “varrer” o monitor todo aquando de um engano ou quando se querem várias coisas ao mesmo tempo!… Deveria era estar tudo do lado esquerdo como no Ubuntu 10.10 por exemplo…

      Errado? O Opera (ou qualquer outro) naquele estado fica impraticável!…

      Tenha uma boa noite!…

    • João Campos says:

      Sim claro, vai ser mesmo assim… lol.

  12. Márcio says:

    Esta funcionalidade é muito boa mesmo, para o phishing.

  13. aver says:

    Off Topic

    Não à dúvida que com o Windows 7 entrou-se na normalidade. Sai o Service Pack 1 e quase nem se dá por isso. Também, parece-me que as melhorias não são significativas.
    Quando saiu o SP1 para o Vista, aí sim que foi um acontecimento

  14. João Campos says:

    Parece-me que a ideia não é acabar com a barra de endereços mas sim “reformatá-la”, tira-la do seu lugar e transformá-la noutro objecto diferente do que conhecemos até hoje. Se for algo como aparece no mockup, parece interessante, o endereço aparecer por baixo da aba (ao clicar numa tecla ou simplesmente passar o rato por cima da mesma). It could work. Sejam receptivos, lembre-se que há uns anos não existiam abas… Hoje ninguém consegue viver sem elas.

  15. Redhawk says:

    Por mim estão à vontade para o fazer desde que os outros não vão atrás, por algum motivo não consigo gostar o Chrome, acabar com aquilo que é mais importante, é cada uma.
    Browsers só conheço dois, o FF e se me apetecer usar outro para “desenjoar” o Opera.

  16. Rui Natário says:

    O que é curioso é que simultaneamente a Microsoft lança uma nova barra de ferramentas:

    http://toolbar.discoverbing.com/toolbar/

    Eu prefiro o look minimalista, as barras só roubam espaço útil mas nem tanto ao mar nem tanto à terra…

  17. mike says:

    Mmmm … por acaso seria interessante, desde que não seja obrigatório. que tenham uma opção para tal nas definições e/ou no 1º arranque.

  18. ContraCorrente says:

    O google pode ser inovador mas digam-me o que quizerem eu prefiro a barra de enderecos… eu nao quero que seja a maquina a dizer o que devo fazer mas sim ser eu a mandar a maquina fazer… quem manda aqui pa… Ok… fora de brincas… acho que a barra de endereco e para manter seja la com que invencoes forem. Pelo menos a maneira de busca por voz e uma mentira… e se tornarem isto como dizem mais tarde ou mais cedo da-mos fora.

  19. SamC says:

    No IE9 a barra de endereços também se encontra condensada ao lado das tabs. Como foi dito numa altura em que os monitores são praticamente todos 16:9 todo o espaço na vertical é bem vindo.

    Não há necessidade de estar sempre visível todo o endereço em baixo das tabs. O design do Internet Explorer 9 neste sentido ficou bem desenvolvido. Só não o uso regularmente porque estou habituado ao Chrome e faltam-lhe extensões e gestures, mas para aqueles que usam o IE fazem uma boa escolha actualizar para a RC

  20. TheSmartOne says:

    Para mim?

    O browser deveria ter apenas, e só apenas a barra de endereço… Só… Os restantes comandos deveriam estar aplicados nos ratos, recorrendo a aplicações como o addon para firefox “FireGestures”, em que um desenho de uma linha recta para trás com o botão direito do rato, nos leva para a página anterior…

    Cada vez temos tecnologia mais portátil, com ecras de dimensões não tão grandes, e queremos uma “vista panoramica” da internet… Só a barra de endereço faz falta, e dela acedia-se a pesquisas, endereços em si, addons, downloads, estados, etc… É possivel e é, porque não?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.