A Google lançou o Keep, uma novidade já esperada
O lançamento de novos serviços por parte da Google costuma ser feito com recurso a muito espectáculo e até a algumas partidas mais estranhas. Desta vez nada disso aconteceu e o Keep, o novo serviço de notas e apontamentos, foi lançado sem qualquer aparato.
Já no início desta semana o Keep tinha vindo a público, por breves momentos, no que se pensa ter sido um erro. Da mesma forma como foi, erradamente, lançado, voltou de imediato a ser desabilitado.
No entanto o Keep estava apresentado e meio mundo ficou a conhecer o que a Google agora apresentou de forma oficial. O Keep, o serviço de notas e apontamentos da Google é público e pode ser já usado por todos.
O Keep é um serviço que permite aos utilizadores tomarem pequenas notas, na forma de texto, listas ou imagens. Este serviço gravita muito e torno da Web e dos dispositivos móveis, onde podemos aceder às nossas notas e criar novas.
A forma simples como podemos criar essas mesmas notas permite que usemos o Keep em qualquer situação em que necessitamos de tomar pequenos apontamentos ou criar listas de itens.
Como é um serviço virado para a utilização em vários meios e dispositivos, a inclusão da possibilidade de anexar imagens às nossas notas facilita ainda mais a posterior consulta da informação. Podemos simplesmente capturar uma imagem e incluí-la numa nota em vez de termos de escrever tudo o que necessitamos.
O Keep é uma ferramenta ideal para ser usada em dispositivos móveis e por isso a Google trabalhou muito na versão que já se encontra disponível para Android.
Claro que a versão browser, integrada com o Drive, terá a quase totalidade das funcionalidades, mas adaptada a este meio, com menores recursos, associados à mobilidade, que um telefone ou um tablet.
Dentro do Browser
A integração do Keep no Drive da Google, que estará disponível dentro de poucas semanas, permitirá que criemos as nossas próprias notas ou listas.
O visual do Keep é o mesmo que vem sendo usado nas aplicações da suite Keep e na maioria dos produtor Google.
As notas podem ser arrumadas de forma a serem listadas por ordem de entrada ou na forma de quadrados que vão preenchendo o ecrã e que nos dão a dimensão dos elementos.
Para criar uma nova nota apenas necessitam de definir o seu título e o conteúdo, sempre de forma muito simples, limpa e sem complicações, tal como a Google nos habituou.
Podemos adicionar elementos de cor, para melhor identificar as notas, como se de categorias se tratassem. A adição de imagens pode ser feita com o simples arrastar para dentro da nota.
A pesquisa, como seria de esperar, está presente e permite que procuremos termos nas nossas notas e listas. Este processo simplifica bastante o acesso às nossas notas quando estas começam a avolumar.
Aplicação Nativa Android
É nos dispositivos móveis que o Keep se sente mais à vontade e onde poderá ser mais útil. Foi por isso que a Google criou e disponibilizou de imediato uma aplicação para Android (4.0+), onde poderemos explorar ao máximo as potencialidades do Keep.
A forma de tomar notas e criar listas é em tudo idêntica à versão do Keep a que acedemos pelo browser, mas com uma novidade que irá marcar a diferença. Podemos ditar as nossas notas e o Keep irá convertê-las em texto.
Para mantermos as nossas notas organizadas por prioridades, é possível movê-las no ecrã do Keep e assim dar-lhes a arrumação que pretendemos, seja por prioridade ou por outra qualquer ordenação que entendamos ser mais útil.
E porque os smartphones e tablets vêm equipados com câmeras fotográficas, podemos fazer a captura de imagens para o Keep directamente no local onde temos a informação de que necessitamos.
Browsers Móveis
Apesar de apenas estar disponível, para já, para Android, a Google não esqueceu os restantes equipamentos. Por essa razão a versão para browsers móveis do Keep permite que tenhamos a mesma experiência de utilização que temos na versão para os browsers de Desktop.
A criação de listas e de notas é feita com a mesma simplicidade que nos outros suportes e a gestão dessas mesmas notas é também feita de forma natural.
Não existe ainda certezas de disponibilização e nem datas para lançamento das versões para iOS e outros sistemas operativos móveis, mas é certo que a Google irá trabalhar e lançar estas versões.
Até lá resta-nos usarmos a versão para o browser, que dá bem contado recado, se bem que sem as funcionalidades únicas que disponibilizam na versão Android.
Como é normal nestas ocasiões, a Google disponibiliza um vídeo onde podemos conhecer melhor o Keep e a forma simples e rápida como o podemos usar.
O ataque da Google a este nicho de mercado vem levantar problemas a outras empresas e a outros softwares que o dominavam. Será por isso de esperar novidades da concorrência e a criação de novas funcionalidades para marcarem a diferença e cativar os seus utilizadores.
Algo que essas empresas têm são clientes para Desktop, coisa que a Google poderia e deveria investir, dando uma maior liberdade aos utilizadores.
Como foi dito antes, o Keep está para já apenas disponível via browser, no endereço drive.google.com/keep, ou através da aplicação para Androiod. Nas próximas semanas espera-se a integração do Keep no Drive, com a possibilidade de criar notas directamente na sua interface.
Testem o Keep e conheçam mais a fundo o novo serviço de notas e listas da Google. Esta é uma novidade que todos esperavam e que estava por dias. Agora é pública e todos a podem usar.
Download: Google Keep Android
Homepage: Google Keep
Este artigo tem mais de um ano
Se a Google assim o quiser, podem tornar o Keep num rival do Evernote. Para já ainda não é, mas pode vir a ser sem problema algum.
Uso bastante o Evernote, é excelente, e termos tudo sincronizado ajuda bastante. O Keep ainda podia ganhar mais vantagem pois pode ser acessado através do Browser, enquanto que o Evernote não.
O Evernote tem acesso atravez do browser 😉
Eu até gosto mais do versão web que da desktop, é muito mais bonita…
Eu uso extensão do evernote no chrome e funciona às mil maravilhas
Pode sim, Tiago.
https://www.evernote.com/Login.action
não consegue competir com evernote, porque a app apenas funciona em ics+ enquanto o evernote funciona desde a 2.3, parece que não mas são logo muitos users a usarem android 2.3
Tenho usado o Evernote e estou bastante contente com ele.
Vou experimentar o KEEP mas não me parece que tenha argumentos suficientes que me levem a considerar migrar tudo o que tenho no Evernote.
Já estou bem servido com o One Note que possui versão Windows 8, Browser, iOS e Android, e faz tudoisso que o Keep faz, mas testarei o novo serviço da Google, quando este tiver app para iOS e estiver integrado no Drive.
Já tentei arranjar desculpas para usar algum destes serviços… mas ainda não consegui (para mim) arranjar utilidade nestes serviços.
Mesmo assim, acredito que um dia vou precisar, este será mais um para considerar que serviço usar.
Eu prefiro não usar. Senão um dia descubro que este serviço não é rentável e que tenho 3 meses para arranjar uma alternativa.
LLLLLLooooooooLLLLLLLLLLL. Adoro a Google, mas este comentário além de inteligente, é de dar gargalhadas. Não sejas mauzinho, todos os serviços acabam e arranjamos alternativas. Eu, por exemplo, usava o dropbox e agora já não uso. Usava o Outlook e agora já não uso, usava o Hi5 e já não uso. É normal
Grande abraço e continua a fazer comentários desses 😀
Sem duvida… acabaram com o Google Reader para trazer esta porcaria a publico… obrigadinho mas não preciso.
Havendo boas alternativas vou continuar a usar porque ao menos não me vão deixar na mão.
Se a Google investisse no Reader 10% do que anda a investir nos oculos graduados com acesso á net seria um favor que faziam ao mundo!
Mas o que é que o reader tem de especial? Eu uso-o apenas para plataforma para passar os RSS para o Google Currents…
Óbvio que não tens lido as news ultimamente… se não fosse especial não havia milhões de utilizadores insatisfeitos e que agora têm de arranjar uma alternativa..
Aliás o Currents é uma bela porcaria e qql dia vão lhe fazer o mesmo que fizeram ao Reader.
Foi o que eu pensei de imediato assim que li o titulo desta noticia… Não posso confiar assim num serviço que de repente pode desaparecer… Falam do HI5 e coisas assim…. eles podem não ter gente… mas continuam online….
O google reader tinha muitos utilizadores… e utilizadores de há mts anos… Acredito seriamente que não foi só a minha confiança nos produtos da Google que foi abalada
Sim sem dúvida era bom que já fosse integrado com o Drive,
ainda por cima tenho muita coisa na google, e em breve penso em obter o chromebook … tudo junto seria 5*
A estrategia da google por vezes e um pouco dificil de entender,na mesma semana anunciam o fim de um serviço que nao tinha rival a altura como o google reader, por outro lado lançam o keep, quando ja existem alternativas, que no momento me parecem bem superiores( evernote, one note).
Quanto ao uso destes serviços,sem duvida que sao uteis, que mais nao seja para fazer a lista de compras do supermercado:)
Abraço
Ainda está verde, demasiado simples.
Perfiro utilizar a conjunção Wunderlist + Evernote, são muito bons no que fazem principalmente quando tenho que ler uns artigos do PubMed é sempre bom poder guardar-los para ler mais confortavelmente 🙂
Xi, fraquito.
Isto parece mais uma coleção de post-its que outra coisa.
Até o OneNote Web App é mil vezes melhor e ainda por cima o OneNote Web App sincroniza automaticamente com *todos* os dispositivos ligados à mesma conta Microsoft.
O OneNote é espectacular estou bem servido!
…papel e caneta…
Vou continuar com o OneNote tem um bom suporte para todas as plataformas.
Boas….continuo a preferir CATCH…mto bom mm
Não é, mas este Google Keep até parece coisa de amadores. Poucas funcionalidades o que se traduz num fraco potencial de concorrência ao Evernot e ao OneNote.
Wunderlist está a anos luz deste Keep verdinho. Uso 3 serviços em conjunto: Google Calendar – serve para marcar eventos, reuniões, etc.; Wunderlist – para estruturar tarefas que tenho por executar, nomeadamente elementos de trabalho que têm de ser realizados em determinado prazo e Springpad (prefiro o aspecto deste ao Evernote e também por ter começado como web app antes do Evernote), registar/guardar um leque variado de coisas que vou encontrando pela net.
Uso o catch . com pela sua simplicidade no pc e smartphone, ainda assim já tinha usado o google notes ou que era, que foi descontinuado.
Este serviço que está a começar, mas quanto tempo irá durar?
Neste momento é a sensação que eu tenho dos produtos da google… ainda que sejam bons e fique curioso.
Acabam com o reader para criarem OUTRO serviço de notas…
A Google já tinha o Tasks, qual a necessidade deste ao mesmo tempo?!
LOL já teve o google notes!!! Que fazia o mesmo que este!
http://www.google.com/googlenotebook/faq.html
http://rack.0.mshcdn.com/media/ZgkyMDEyLzA2LzIyLzIxXzM5XzE1XzY1OF9maWxl/3db9e1b5
E imaginem… Tb o fecharam!!!
E amanha vai novamente para uma gaveta como o google reader 🙁
Eu que uso o Bloco de notas constantemente acho que é um serviço a explorar
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Para não conseguir utilizar no windows phone? Não obrigado. estou bem servido com o evernote e o onenote (que tem uma boa app para android também).
Há aqui uma coisa a ser esclarecida: O Keep não é concorrente do Evernote, porque o seu propósito é guardar notas de forma simples e rápida. O Evernote oferece um leque de opções bem mais alargado, pelo menos para quem o souber usar convenientemente. Aliás, como já referido, a Google acabou com o Google Notebook (que era excelente), esse sim o concorrente do Evernote.
Vou ficar de olho no Keep, mas de momento ainda está algo cru.
PS: um reparo. Num site como este, de tecnologia, é impossível alguém escrever isto “Algo que essas empresas têm são clientes para Desktop, coisa que a Google poderia e deveria investir, dando uma maior liberdade aos utilizadores.”
Ao fim de tantos anos ainda não se percebeu que a estratégia da Google é baseada na nuvem?! Incrível…
+1
Tenho um problema relacionado com o tópico em que talvez me consigam ajudar.
Tenho uma empresa de serviços em que necessito de calendarizar intervenções e assinar a técnicos. Controlo atualmente este aspecto com o google calendário e um calendário para cada técnico e não funciona mal pois consegue-se inclusive visualizar nos smartphones as varias assistencias. O problema é as tarefas ou entregas que podemos ter para uma determinada zona (5 ao total). O objetivo é o tecnico ver quais as tarefas/entregas que tem para determinada zona, e poder tambem assignar as tarefas por tecnico.
O google tasks faz +- o que pretendo mas muito limitado e só consigo ver uma lista (zona) de cada vez.
Alguem conhece uma opção melhor?
Com o Evernote fazes isso sem problemas. Tens é de ver uns tutoriais para tirares todo o partido das suas funções.
uma pena não funcionar com o 2.3… ainda bem que tenho evernote