PplWare Mobile

A frequência proibida: o zumbido que os adultos não ouvem e que está a moldar as cidades

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Fernando says:

    Nem sabia que isso existia. Ótimo artigo!

  2. saposomapuhc says:

    What?

  3. André R. says:

    Não consigo ouvir o áudio…
    Ah espera, já passei os 35 á muito tempo

  4. Luis says:

    Tenho 45 anos e consigo ouvir!

  5. Me says:

    33 anos e ia ficando surdo.

  6. Paulada na xarecax says:

    35, audível

  7. Anung says:

    Umas lambadas bem dadas é melhor que este mosquito.

  8. Torrão says:

    Será que tem a ver com a idade cerebral de cada um

  9. Eu says:

    69 – Acho que ouvi invertido.

  10. Yamahia says:

    Porr*, não ouço nada… devo estar a ficar surdo!

  11. Joao Ptt says:

    Não consegui ouvir nada, mas em um vídeo (https://youtu.be/uqzQhVhbqFk) onde também tem os 17400 Hz (17,4 kHz) (vai de 1 Hz a 22000 Hz) aí não tive qualquer problema em ouvir antes, durante e depois dessa frequência.

    • Nome says:

      Confirmo isto e já passei os 40

    • narcesudo says:

      A frequência desse clip do youtube, na minha opinião, está completamente aldrabada.

      Tenho a app Spectroid versão 1.1.1 instalada num telemóvel android já com longos anos e quando tento analisar o som de 10 segundos a 17,4 KHz aqui apresentado o telemóvel não tem capacidade para o detectar e nem eu o consigo ouvir (já há alguns anos que tenho a certeza de não conseguir ouvir frequências assim tão altas).

      Quando tento analisar o som desse clip do youtube a frequência que o Spectroid me mostra é cerca de metade da mostrada nesse clip do youtube. No meu telemóvel, o Spectroid começa a detectar o som quando é mostrado no clip um valor por volta dos 230 Hz (pouco mais de 100 Hz no Spectroid – passa demasiado rápido para dar valores mais exactos) e deixa de conseguir analisar o som assim que o clip mostra um suposto som a cerca de 16200 Hz (cerca de 8100 Hz no Spectroid). Além disso eu consigo ouvir o som até ao final do clip a uns supostos 22000 Hz. O meu telemóvel não é grande coisa a analisar sons mas, por mais que eu gostasse de ainda ter esse tipo de capacidade auditiva (se é que alguma vez tive), eu conseguir ouvir esses supostos 22000 Hz é a confirmação de o clip estar aldrabado.

      Estava prestes a clicar no botão «Publicar comentário« quando me lembrei de fazer o mesmo teste com o meu tablet (samsung S9 fe+):
      – o som de 10 segundos a 17,4 KHz aqui apresentado, o Spectroid (agora no tablet) já o consegue detectar e mostra-me um valor de 17391 Hz (pequena margem de erro certamente do meu lado);
      – no caso desse clip do youtube até uns supostos 22000 Hz, o tablet confirma os resultados do telemóvel, começa a detectar som quando no clip é mostrado um valor a rondar os 200 Hz (cerca de 70 Hz no Spectroid) e quando é mostrado 22000 HZ o Specrtoid no Tablet continua a mostrar-me um valor que é cerca de metade, ou seja, de 11016 HZ.

      Ah… tudo isto utilizando os altifalante de uma televisão Sony Bravia KDL-32ex721 que tenho já há bastantes anos e que é utilizada como monitor.

    • Manuel da Rocha says:

      Esse vídeo é falso!!!
      Os valores, anunciados, são falsos. Nem próximo dos reais… nalguns casos por 700hz.

    • Joao Ptt says:

      Encontrei um gerador online: https://www.szynalski.com/tone-generator/ e realmente não ouço também nessa frequência, suponho então que seja do meu ouvido, ou isso ou os auscultadores made in China não têm qualidade.

      • Joao Ptt says:

        Experimentei a forma de onda que no teste se chama “Quadrado” e essa realmente funciona, logo deve ser do ouvido que não capta as outras formas de onda nessa frequência, ou então são os auscultadores que não sendo da melhor qualidade também podem não passar a informação.

  12. Inculto says:

    Alguns ouvem… O melhor sitio para viver mesmo é no campo… Sem trânsito, sem barulho nem radiação…

  13. saposomapuhc says:

    Se isso fosse verdade não havia porrada no futebol. Ou se calhar no futebol é abafado ou então quando vamos ao futebol desligamos o cérebro tss tss

    Espera, será que?

    • Hugo says:

      Se isso fosse verdade? LOOOL
      Qual é a tua dúvida? Isso já se sabe há muito e não tem a ver com o cérebro mas sim o ouvido humano.
      Sabes que existem apitos para cães que os humanos não conseguem ouvir? Pois…é mesmo verdade…e tu, com Internet, preferiste vir meter em causa algo do conhecimento geral em vez de te instruíres e assim são os novos “inteligentes”.

  14. X says:

    Tambem oiço o som mas eu tambem oiço os deuses! tenho um ouvido muito treinado!

  15. 9WaInJo11 says:

    Só oiço o que quero.

  16. José says:

    Desde os inícios deste século que ouvi falar destes sons “mosquito”. Nessa época estava em Inglaterra. Sabia que alguns centros comerciais usavam-nos para afastar jovens que apenas iam para as lojas experimentar artigos sem nunca os comprar. Também havia o efeito inverso, alguns jovens usavam esses sons para insultar os professores e perturbar as aulas sem que estes percebessem da razão para tanta confusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.