Quantcast
PplWare Mobile

5 Razões para a perda de lucros da Samsung

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. DSpinola says:

    Artigo muito bem conseguido, e bastante imparcial.
    Creio que os pontos focados sao de facto os mais fracos da marca neste momento.
    Apontaria o design e usabilidade como o “tendao de aquiles” da Samsung.

    • Vítor M. says:

      Atenção, depende, o Alpha e o Note 4, um no capitulo do design e o outro na usabilidade, quebram as barreiras que falas. Vem tarde? Não sei, mas o mercado está a dar provas que algo faltou. 60% de perda nos lucros… vamos ser honestes… não são “pinuts” 😉

    • Marta says:

      O samasung atic S vai receber o wp8.1.1 oficial.
      porque a samsung nao diversifica o SO wp , tize outros ??????????????

  2. Antonio says:

    Então a culpa não era do android !!!!

    • Vítor M. says:

      É sim, quando se “afirmou” que a culpa era do Android estava bem representado nessa analogia que pelo facto do Android ser um sistema operativo fantástico era aproveitado por tanta gente que hoje está a “roer” a corda das bases da Samsung. E não há volta a dar, note-se que de há uns 2 ou 3 anos para cá nasceram umas 30 empresas a colocar no mercado asiático máquinas, muitas delas iguais ou parecidas aos equipamentos da Samsung.

      E o que t~em todas em comum? O Android. Por isso a culpa é do Android, dito claro e forma legítima. Se as marcas que nasceram usassem Windows Phone, Tizen ou Symbian 😉 certamente não teriam hipótese para o poder da Samsung, mas competem em hardware e software (principalmente em software) com a Samsung e batem no preço, por vezes em equipamentos fantásticos. Como exemplo temos os Xiaomi, os OnePlus One, Zopo, Oppo, Gionee e tantos outros.

      • Mota says:

        Hum.. good point vitor.

        Repara, a primeira coisa que procuram logo é.. se tem android. Seja qual for!! (logo que seja recente óbvio)

        A partir daí é comparar preços e specs.

        Se estas alternativas não tiverem android (como falas-te e BEM!) eles nem olha pra elas (excepto claro se for ios ou wp). A culpa é do Android… MAS NUM BOM SENTIDO! 😀

        Quanto ao touchwiz, aquilo é uma budega, prefiro instalar temas alternativos.

        Cumpz 😀

  3. m4x says:

    É a vida e a realidade do mercado, ou se ajustam ou morrem, vejam o que aconteceu com o Nokia por ter a mania e pensar que sobrevivia a usar o sistema operativo deles em vez de fazer telemóveis android, era só a maior empresa de telemóveis do mundo, agora é um zé ninguém nesse mesmo mundo.

    • NewJ says:

      Mas se a Nokia tivesse aderido a Android estava igual ou pior à mais tempo, como praticamente estão no fundo todas as “marcas de renome” que utilizam Android, como parece estar a acontecer à própria líder Samsung.
      Google é Nexus e marcas Chinesas..

    • Paulo Oliveira says:

      vejam o caso da blackberry…. que há uns anos era prospera,uma referencia…. demorou a mudar,a virar o disco…foi ultrapassada, e agora a dificuldade em recuperar é enorme porque a concorrência é cada vez maior

  4. ANDROID +1 says:

    “O negócio de Smartphones da Samsung é muito fácil de imitar. Basta juntar algum Hardware de boa qualidade, colocar as versões do Android mais recentes a tirar partido desse Hardware e entupir os utilizadores com uma enorme quantidade de serviços web pré-instalados no dispositivo.
    A gigante coreana ainda não criou a sua própria identidade e é por isso que se torna tão fácil imitar e reproduzir equipamentos como os da Samsung.” Lol

    Talvez o Sr.Vítor podia-se candidatar a CEO da Samsung, faria lá muita falta :O

    “Ao contrário dos seus concorrentes a Samsung não tem um cunho pessoal nem mesmo uma imagem forte que faça com que possa ser considerada uma marca única a nível mundial.” Se o diz…

    “iPhone 6 ou mesmo o HTC One M8, que pelo contrário dão ao consumidor a sensação que estão a pegar numa pedra preciosa.” Pedra preciosa? :O Hum, ok 😉

    Em Portugal critica-se muito, mas temos alguma empresa com uma centésima parte da dimensão da Samsung? 😉

    Aqui fica a MINHA opinião.

    • Vítor M. says:

      🙂 São considerações feitas por especialistas do mercado, embora que partilho das opiniões deles, até mesmo a Samsung partilha alguma delas certamente, eles próprios terão uma opinião sobre os 60% de perdas no seu lucro. Depois há questões que são inabaláveis, a própria Samsung, repito, tem essa noção e por isso nasceu o Alpha (a tal pedra preciosa), mas há pormenores que só as pessoas mais atentas conseguem chegar lá e isso está patente também nalguns artigos da especialidade em publicações (de âmbito financeiro) que dão conta deste “tombo” da Samsung.

      Quando dizes que em Portugal se critica… está a ser um pouco “toupeira”, até porque muita da informação é compilada, como está no artigo, de vários dos sites internacionais 😉 Abre-me esse olhos, não sejas clubista.

      • ANDROID +1 says:

        Clubista não sou, antes pelo contrário, para mim Samsung nunca xD

        Mas de qualquer maneira concordo em parte com muitas coisas que disseste, não concordo é com tudo 😉

        • Vítor M. says:

          Repara, eu só te digo que Samsung é uma marca fantástica, não há no mercado, por exemplo, equipamento como o Note 4, contudo se reparares ao longo dos anos foi uma marca que lançou modelos de prateleira para conseguir grandes lucros… isso está a ser atacado e a Samsung está a padecer. Fora isso… grande marca.

          • Mota says:

            Yup. Comparando com a apple, lança apenas um smartphone e chega bem.

            Quanto ao design da samsung tem vindo a melhorar, mas deixa muito atrás ainda assim.

            Lembro de haver samsung’s de há 2 anos custarem ainda 120€ !! Depois claro, há tombos financeiros.. pq será?! 😉

    • Pedro Almeida says:

      O artigo tocou na muche, a Samsung não se consegue diferenciar dos seus concorrentes, os seus clientes não são fiéis como os da Apple, não estão na disposição de pagar a mais pela marca. No fundo a Samsung é uma grande chinesice!

  5. Nunes says:

    O que é mesmo preocupante para a Samsung é a forte queda nas receitas – 20% – associada à queda nos lucros! Isso mostra uma grande pressão nos preços sem que tenha retorno num aumento de número de aparelhos vendidos. Leva tb a supor que perdeu bastante nos segmentos mais lucrativos.
    Será quase impossível para a Samsung voltar aos mesmos lucros com os telemóveis, especialmente porque deixou de ter alguma coisa que distinguisse os seus aparelhos topo de gama da maioria da concorrência, perdendo o poder para ter maiores margens de lucro!

  6. Full says:

    todas as justificacoes tem logica. tou mesm a ver a samsung a bater no fundo!

    • Luis Silva says:

      antes de a samsung bater no fundo vão outras primeiro que ela, e uma de que cá sei, dou 10 anos pra isto tudo mudar, se estas empresas não mudarem em algo especifico…..

  7. Alex says:

    Nem acredito que apontaram as marcas asiáticas como o primeiro motivo da situação da samsung. Basta cobrar mais dando specs medíocres que ja sabem o que vai acontecer-lhes, mas vamos continuar a apontar as culpas para os que fazem soluções muito melhores que as deles a preços acessíveis.

    • Nunes says:

      o que acabaste de descrever é a concorrência de muitas empresas asiáticas – fazer boas soluções por menor preço! É aquilo que mudou nos últimos tempos, criando problemas à estratégia de preços da Samsung.

  8. Tiago says:

    A meu ver isso não passa de uma má fase da marca pois os telemóveis da linha galaxy são melhores que toda a concorrência embora não sejam fabricados com matérias caros como os das outras marcas.
    O que não ajuda muito a marca é mesmo as marcas chinesas que emitam os modelos pois são muito semelhantes aos originais.
    Agora com os novos modelos e ‘extras’ que eles vão lançar devem conseguir recuperar o que perderem, nem que para isso tornem os equipamentos mais baratos

  9. NewJ says:

    Essa marca pratica preços de marca de prestígio mas definitivamente não é uma marca de prestígio. Muita gente compra o 1o Samsung e nao volta a comprar desta marca, e falo em smartphones, tv’s..

    • Tiago says:

      Se fores por ai a Apple é a mesma coisa só que tem alguma qualidade nos matérias que usa e de reste não passa de um telemóvel mediano
      Eu antes de usar Samsung era ‘defensor’ da Sony mas desde os problemas que tive com o telefone onde davam sempre a desculpa de ma utilização que deixei de a usar.
      A Samsung foi a marca por quem troquei a Sony e estou bastante satisfeito, já tive 3 modelos diferentes desta marca e nenhuma razão de queixa.
      Por norma não compro telemóveis no nosso pais por estes terem um preço muito superior face ao resto da Europa

    • Alex says:

      Tenho 1 LCD, e com 2 anos ja se notam zonas mais claras quando o fundo é preto.

      A samsung pede muito dinheiro por specs que nem metade do valor valem. TAB3

  10. alisson says:

    Falou tudo!

    o touchwiz, e o acabamento precisam de melhorias, pensei que co ma demissão daquele designer iria melhorar no s5, mas nada mudou.

    aqui no brasil, é facil achar qq produto da samsung falsificado e tem os espertinhos que vendem para os que 1- acham que comprando mais barato vão ludibriar ou vender mais caro um produto caro, 2- é facil demais um clone.

    dessa vez, concordo em grau, genero e numero!

  11. zzz says:

    Dear Samsung,

    Continuas assim e, daqui a uns tempos, já foste…
    É o que dá fabricar equase exclusivamente aparelhos Android, uma receita que todos têm e dominam.
    Isto faz com que neste momento a Samsung seja apenas mais um entre muitos no mundo dos dispositivos móveis.
    Não tem nada em que seja única e exclusiva.
    É por isso que a Apple é o que é e a Nokia/Microsoft está a crecer, embora esta última vá acabar como a Samsung pois, já deu a receita a muita gente.
    Fabricar pastéis de nata, qualquer pastelaria fabrica e qualquer um compra mas, ninguém mantém o negócio só com pastéis de nata.
    Já os Pastéis de Belém, fabricam-se e vendem-se num único sítio, sendo consumidos por quem aprecia e pode… E o negócio mantém-se desde 1837!

  12. David Guerreiro says:

    Concordo com o artigo, e se a Samsung não se mexe, vai ter problemas sérios, ainda para mais se a divisão móvel é a que mais conta para os lucros da empresa.

  13. Diogo Almeida says:

    Sinceramente, aparte do hardware, nunca gostei do design dos Samsung. O tão arredondado nas extremidades, o botão “home” super esguio e as grandes letras da marca na parte frontal são mesmos aquelas coisas que não me cativam minimamente.
    Gostos…que não se discutem é claro, mas que até agora não me fizeram comprar Samsung.

  14. Pedro Paulo Dinis says:

    A Samsung realmente apresenta muita fragilidade nos terminais. A sensação a plastico é uma constante , para um fabricamente dessa dimensão. Veja-se por exemplo os terminais Sony, pelo menos têm um design apelativo. Samsung é apenas mais um.

    • LP says:

      Plástico e fragilidade não tem nada a ver. A Apple é que tem vindo a convencer as pessoas que o metal é melhor que o plástico, mesmo que empene…

      • Nelson says:

        Convence tanto que até a Samsung agora começa a timidamente a meter metal nos telemóveis…

        Deve ser para que empene…

        • LP says:

          É porque já há muitas pessoas convencidas… de resto, vantagens, praticamente nenhuma…
          Faz-me lembrar os Morgan com chassis de madeira, é basicamante “porque sim”, porque é diferente, porque a madeira é um material “clássico” e de requinte, porque vantagens práticas…

          • Nunes says:

            Com metal é mais fácil construir estruturas mais sólidas, que cedem muito pouco à pressão duma mão que agarra, o muito comum ranger em aparelhos feitos de plástico que muita gente não aprecia.
            Essa mesma solidez, se bem aproveitada, tb permite construir estruturas que melhor protegem componentes mais frágeis – a questão é como aproveitar
            E por fim, o metal é muito melhor condutor de calor do que o plástico. Num aparelho como um telemóvel, com muito pouco espaço interno e sem nenhum sistema activo de arrefecimento, uma boa dissipação de calor permite que o aparelho mantenha o seu melhor desempenho durante mais tempo.

  15. LP says:

    Foi uma queda tão grande como a ascensão…
    Ainda há pouco era uma marca “pouco” conhecida, sobretudo em telemóveis…
    Ainda me lembro de me rir quando disseram que dentro de um a dois anos seriam o maior fabricante de lcds, mas a verdade é que começaram a vender como paes quentes, com um design acima da concorrência, boas features e preços acessíveis. Ganhou fama e a seguir vieram os smartphones, aproveitou o Android e entrou numa espiral ascendente como a melhor alternativa à Apple… Pelo meio foi vendendo de tudo e mais alguma coisa. É pelo menos assim que me lembro da rápida evolução da marca e agora… “ash to ash, dust to dust”…

  16. Tripax says:

    Vou deixar a minha modesta opinião por pontos.

    No 1 ponto, a meu ver pelo menos em portugal a Huawei tem certos modelos atractivos mas poucos mesmo os que são de topo são equivalentes a smarts da Samsung que já foram de topo a quase 2 anos, embora sejam atractivos muita gente ainda prefere um Samsung talvez pelo markting que tem, e para muita gente pela fama de ser boa a marca.
    Quanto a marca Xiaomi pelo menos em portugal não tem saída, apenas tem para alguns mais entendidos (poucos) que os mandam vir pela net e tal, logo tem pouca saída em Portugal
    mas é tanto a Xiaomi como as restantes marcas desconhecidas chamadas chinesas, já a nível mundial no posso afirmar nada porque não sei os países que vende e a quantidade que vende, logo aqui não sei onde a Samsung pode ter prejuízo ou não
    porque são coisas que já vem de a muito tempo e não de agora.

    No 2 ponto a imitação, julgo que é normalmente quando se faz réplicas é o mesmo que dizer que é uns dos produtos mais desejado por muitos (pessoas).
    Depois das tais ditas replicas isso fica normalmente para os menos entendidos e que não querem gastar muito dinheiro em um smartphone, mas depois levam com material de treta
    que mesmo sendo em plástico deve ser o mais rasca que existe, depois bem o performance fraquíssimo com mediatek e 1GB ram etc.., as câmaras e ecrãs da treta que são de qualidade fraquíssima

    Mas é como eu digo quem paga pouco e quer uma imitação e não entende muito…., mas a Samsung não é a única a sofrer do mesmo problema não falta são marcas de smartphones de topo a ser colonizadas, neste ponto o outros também sofrem da mesma doença, aqui também não sei onde a Samsung pode ter prejuízo, coisa que já existe a muito tempo também.

    No 3 ponto, já aqui as coisas mudam um pouco mas em Portugal não vejo quebra nenhuma, tal como referi no ponto 1, os tais mais entendidos é quem mandam vir pela net, são esses tais mesmo entendidos, que muitos lá no fundo devem ficar apreensivos quanto a garantias e assistência, se muitos já se queixam com o que esta implantado cá imagino com os de fora mas…. .

    No 4 ponto, acho que aqui esta um erro grave, a Samsung tem classe mais que suficiente nos smartphone de topo, se não tivesse não vendia como os vendeu até hoje, a mim pareceu-me que o que tem classe tem de ser em ferro ou algo do género com esse argumento, errado a meu ver alias o HTC é pelos menos no android a prova disso mesmo nunca vendeu tanto como a Samsung, e quanto criticas da Samsung dar aos seu consumidores a imagem dos seus smart serem em plástico, para mim isso foi alguma treta inventada na ultima da hora, descobriram a pólvora agora? Quantos e quantos nao foram vendidos estes últimos anos em plástico, não não ia por ai também.

    No ponto 5, já referi ai num post anterior, para mim o TouchWiz é brutal, funcional e bonito é rápido não vejo mal nenhum, falo por mim em uso no dia a dia pelo menos mas no meu S4 e de alguns conhecidos que tem S4 Note3 S5, já nos smart mais fracos e com mau uso é provável ser um terror não sei, quebras de vendas por isto? hummm, quando se fala em espaço de ocupação 8GB para os sistema operativo até aqui normal, mas temos que ver que muitas dessas tais marcas chinocas de topo nem suport tem para colocar um micro SD logo a partida isso sim é um grave problema.

    Conclusão: Continuo a dizer que a Samsung tem de baixar ligeiramente os seus preços nos smartphones de Topo principalemente, em alguns casos em 100 a 200 euros para fazer mais frente aos seus concorrentes android Lg Sony Htc principalmente estes, temos o exemplo do ultimo modelo Alpha aquilo em vez de custar 699 euros, bastava custar 400 no máximo 500 euros que quase de certeza que tinha o dobro ou triplo das vendas só nesse modelo, e o mesmo vai acontecer com o Note 4 baixem o preço a ver se o stock não esgota logo, agora com aqueles preços assim é complicado mesmo.

    Quanto a marca Samsung pelos menos os de topo de ganha acho muito interessantes, gosto da qualidade dos seu produtos e estética, e não vejo outra marca com tantos smartphone de topo no marcado como a Samsung, e com tanta variedade isso…, agora quebras podem ter realmente, mas eles que baixem um pouco os preços, a ver se não sobe logo em flexa os lucros.

  17. DrHouse says:

    Um dos grandes problemas da Samsung é o TouchWiz, muito fraquinho, o Sense da HTC come o TouchWiz de cebolada, como diz o outro 15:0.

    Cumprimentos

  18. Luís says:

    Um dos motivos que me levou a optar pelo LG G3 em vez do S5 foi o visual

  19. caldeira says:

    esperimentem o blackberry passport,e depois digam alguma coisa.Há ja sei,vao dizer ,que coisa estranha,digo outra vez,esperimentem e depois digam.

  20. caldeira says:

    depois do blackberry passport,pus na gaveta um LG G3 e um nokia 1520

  21. caldeira says:

    sou um dos que vao ajudar a blackberry a se levantar,na empresa ja sao 5 apos eu ter comprado um.

  22. Tomás Martins says:

    Sejamos honestos, a Xiaomi até pode ter bons lucros mas nada bate a Samsung, eu acredito que nem mesmo um declínio bate a Samsung. A Samsung é a melhor marca do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.