PplWare Mobile

20 autarquias alargaram a isenção de IMI! A sua está na lista?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Food Gym Todo says:

    Faria era sentido isenção de IMI para habitação própria com valor patrimonial abaixo de 150K (ou algo do género). para ter um telhado para viver com a minha família, tenho que pagar imposto

    • ahahah says:

      Abaixo de 150k??? Abaixo de 350k!!!

      • Food Gym Todo says:

        Valor patrimonial é diferente do valor de venda/compra… uma vivenda de 350k pode ter um valor de 80k para a AT

        • B@rão Vermelho says:

          Deus nos livre e guarde das Finanças não se lembrarem de aplicar o valor do IMI baseado no valor da escritura.
          Nenhum imposto é agradável de se pagar , mas o IMI da habitação própria permanente é uma medida incompreensível, mais a mais quando a nossa constituição diz que todos temos direita a viver com dignidade, se tens casas de ferias ou tens casas arrendadas, ok dessas não me choca, mas da morada fiscal, fo$#/&$

          • Rui says:

            O problema está é na equidade!
            Por um lado temos pessoas que pagam com todos os impostos que as Finanças têem no seu menu (a classe média, já que os mais pobrezinhos não pagam nada e os muito ricos basta terem uma sede num paraíso fiscal……), e por outro lado temos os supostos desgraçados que não têem salários declarados, nada fazem e o Estado tem de lhes dar tudo, desde rendimento mínimo, tecto para morar que os mesmos sem pagarem nada maltratam, ………

            Quem sustenta este país está atulhado de impostos! Não é justo nem sustentável!!!!!

            Esse é que é o problema!

            Temos de pagar as Estradas, os Hospitais………. os que pagam impostos, que há muito malandro que não paga 1 euro de IRS!!!!!

          • Food Gym Todo says:

            É mesmo esse o ponto B@rão

      • Someone says:

        valor de escritura é diferente valor de mercado…há casas na AT a valer 20k mas compras nos dias atuais por 200k…

  2. Joao says:

    A Mealhada quer é festas quem cá mora que se lixe.

  3. Ze Rui says:

    É isso e ter menos de 35 anos. Pk se fores burro velho e levaste com a crise e andaste a pagar a mesma tens direito a bolha do estado. Os putos do tiktok que nao querem trabalhar é que tem direito a tudo… é pais em que vivemos.

    • says:

      É como aquele filme: Este país não é para velhos.
      Há um enorme contrassenso em algumas políticas. Os jovens quase isentos de impostos e os mais velhos andam a dar-lhes bónus nas reformas. A ideia que se tira daqui é que querem cá a malta até aos 35 anos, depois imigram e voltam para gozar a reforma. Não querem cá malta dos 35 aos 66 (e uns trocos ou lá quanto é). País de malucos é o que é. Eu até diria que estas medidas para os jovens são inconstitucionais. Se os indultos aos presos foram considerados inconstitucionais porque discriminavam pela idade, então….

    • Food Gym Todo says:

      Há uns anos davam isenção de IMI de 10 anos (aos jovens) hoje dão 2…

      o Cavaco também deu bastantes benefícios aos jovens para terem filhos, já tive 2 e o estado não me deu nada. Portanto isso é conversa da treta

  4. André Lopes says:

    Fiquei confuso… “A sua atribuição pode ser concedida a quem tiver não tiver um rendimento bruto anual …”

    tiver não ou não tiver 🙂

    Abraço.

  5. B@rão Vermelho says:

    Incrível a minha está na lista, só é pena é ser dos concelhos mais caros do país e abaixo dos 350K, compras uma garagem, estou a exagerar mas não é muito 🙂 , ainda ontem estava a dar uma vista de olhos o que há por aqui para venda e estava uma moradia vandalizada totalmente destruída 600K, não acredito que se gaste menos de 300k para reconstruir minimamente, de resto moradias novas as mais baratas começam 1.2 milhões .

  6. PT says:

    Faria sentido para cidadãos nacionais, que comprovem que vivem em território nacional e pagam cá impostos. A forma como a lei está autorizada só pode ser uma brincadeira para os que vivem cá pagarem mais tarde !!

  7. says:

    Só alerto quem tem casa há algum tempo para verificar o valor patrimonial e fazer uma simulação de nova avaliação. A lei do IMI é matreira e passo a explicar:
    Quando uma casa é avaliada, há uma série de critérios que são aplicados, sendo um deles a idade. Quando mais velha a casa, menos vale (se for reconstruida ou melhorada poderá passar a ter zero anos).
    O que acontece após a avaliação é o valor patrimonial ser atualizado todos os anos de acordo com o coeficiente de desvalorização da moeda (mais ou menos ligado à inflação). E simplesmente isso. O facto da casa ficar mais velha não conta para nada e o valor irá sempre subir (a não ser que haja deflação de preços).
    Mas podemos fazer um pedido de reavaliação às finanças a cada 3 anos, o que atualizará tudo. Mas atenção que convém fazer uma simulação pois apesar da casa ficar mais velha, pode haver alteração de outros fatores (coeficiente de localização p.e.) e, certamente, o valor de construção por m2 tem aumentado todos os anos.
    Aqui há uns anos pedi uma reavaliação. Fiz previamente uma simulação do valor patrimonial e passei, na altura, de cerca de 350 para 250 euros de IMI anual. Já foi há uns anos e não me recordo com exatidão.
    Por isso, é fazer a conta como diria o outro. O pedido de reavaliação é simples de fazer no portal da AT.
    Infelizmente, ninguém explica isto às pessoas. E sinceramente, nem deveria ser necessário. Deveriam aplicar os critérios todos os anos e pronto…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.