10 conselhos de ajuda à resolução de problemas do PC (1)
PARTE 1
O Consultório Pplware recebe semanalmente as mais comuns dúvidas e pedidos de ajuda a nível tecnológico e um dos temas mais comuns é o PC com o Windows.
Ao longo das edições constatamos que algumas das perguntas enviadas se repetem uma e outra vez. Por outro lado, existem também questões que não dão para responder pelo que a ajuda de um profissional pode ser a solução final. Direccionado claramente para os utilizadores Windows, apresentamos hoje os primeiros 5 tópicos de respostas de ajuda, gerais, que os leitores podem ter como referência quando alguma eventualidade surgir.
1. Ecrã azul da morte (Blue Screen Of Death - BSoD)
Estar com um trabalho importante entre mãos e, de repente, o nosso ecrã exibe um desconcertante ecrã azul é normalmente um motivo de desespero. Pior que isso é quando este ecrã passa a ser procedimento normal no uso do nosso PC com frequência, ora isso demonstra claramente um problema mais grave por detrás.
Depois de surgir um destes ecrãs azuis o passo a seguir é reiniciar o computador, ponto básico. Antes de o fazer há um pequeno truque que podemos aplicar: anotar o número de registo do BSoD no espaço INFORMAÇÃO TÉCNICA e tentar procurar mais informação sobre o mesmo na Internet para um conselho mais específico sobre a mesma.
Neste campo, existe um programa muito interessante, o Bluescreenview, cuja principal função passa pela captura dos célebres blue screen e guarda-los numa pasta local do nosso computador. Uma vez realizada a captura é possível aceder aos screenshots para depois poder interpretar o que realmente pode estar a causar esses problemas no computador.
A procura por soluções num motor de busca pode ser uma excelente ideia. Contudo, se mesmo assim não resultar, é possível recorrer a outras ferramentas como:
- Memtest86+ - verificação da saúde da memória RAM;
- SlimDrivers - Actualização dos drivers;
- HDScan - Diagnóstico do disco rígido.
2. Como recuperar ficheiros apagados
Os ficheiros às vezes pregam-nos algumas partidas, ora estão numa determinada localização ora desaparecem - de quem é a culpa? Geralmente dos utilizadores. Mas onde estão afinal os ficheiros dados como desaparecidos? A verdade é que os mais variados ficheiros podem esconder-se na Reciclagem ou em sectores «em branco» do disco rígido mesmo que tenham sido eliminados.
Conselhos a seguir para tentar encontrar e/ou repor ficheiros:
Reciclagem: este é o primeiro lugar a procurar por ficheiros desaparecidos. O Windows armazena ficheiros que tenhamos eventualmente eliminado como medida de segurança. A Reciclagem do Windows encontra-se, modo geral, disponível através de um ícone no canto superior esquerdo do ecrã. Com o botão direito carregamos e podemos restaurar: os ficheiros como que por «magia» regressam à sua posição original.
Cópia de segurança: se o utilizador fizer uma cópia de segurança do disco rígido, ou pelo menos às bibliotecas, com frequência então a probabilidade dos ficheiros desaparecidos estarem por lá é elevada. Existem vários programas de backup que nos podem ajudar, uns mais completos que outros, mas é um dos passos que se recomenda a todos os utilizadores sem excepção: do mais básico ao perito de topo.
Software de recuperação de ficheiros: mesmo tendo eliminado todo o conteúdo da Reciclagem do Windows é possível recuperar um ficheiro que estivesse lá dentro. O Windows não substitui os ficheiros realmente até que outro ficheiro necessite efectivamente do espaço em disco. Por isso devemos evitar o uso do PC, tanto quanto possível, logo após nos apercebermos que eliminámos algo que nos fazia falta. Existem vários programas de recuperação mas um dos que mais se destaca é o Recuva na sua versão portátil: é fácil de usar e apresenta uma taxa de sucesso de recuperação muito boa, para nem falar que é totalmente gratuito!
No caso de tudo o resto falhar, sobra apenas uma derradeira possibilidade: contratar ajuda profissional de recuperação de dados. Os utilizadores devem ter em conta que este tipo de serviço apresenta, regra geral, um valor bastante acima da média para um típico serviço informático, pois requer um trabalho especializado com a recuperação do equipamento por vezes recorrendo a hardware próprio para o efeito. Existem vários serviços pelo país que o fazem, recomendando-se o pedido de um orçamento prévio para evitar surpresas contas desagradáveis.
3. Cópias de segurança
A verdade é que este é um dos tópicos que poucos leitores questionam. Na lógica é uma das soluções mais comuns para os nossos problemas. Regra de ouro deste tópico: nunca tenha apenas uma unidade dos seus conteúdos, mantenha pelo menos o original e uma cópia.
É OBRIGATÓRIO fazer backup dos nossos ficheiros todos os dias. É difícil e trabalhoso, reconhece-se, mas é uma das formas mais eficazes de manter toda a nossa informação actualizada e em segurança. A partir daqui é responsabilidade de cada um.
Guardar documentos, fotos, folhas de cálculo, músicas, vídeos, etc pode parecer trabalhoso mas só vai custar a primeira vez, porque nas seguintes vai ser uma questão de actualização e apenas os novos dados ou modificações serão consideradas.
Podemos também recorrer ao backup do sistema em si, neste caso do Windows e respectivas aplicações. Esta pode ser uma opção mais interessante pois se um grave desastre tornar o Windows inutilizável, os nossos backups vão servir de ajuda para personalizar as configurações e reinstalar todos os programas sem perder os dados em muito menos tempo e com muito menos esforço.
O Windows 7 e 8 trazem os seus próprios programas de backup no Painel de Controlo -> Sistema e Segurança -> Cópia de Segurança e Restauro. Existem outras opções, é uma questão de procurar num motor de busca fiável.
Mas e onde guardar toda esta informação? Actualmente temos duas possibilidades. Ou guardamos num disco rígido secundário externo ou não - face aos preços actuais, estão bem acessíveis, - ou guardamos num serviço online estilo cloud. As ofertas hoje em dia são mais que muitas e, importante, gratuitas.
4. Protecção da privacidade enquanto navega
Se num passado recente chamaríamos de louco a alguém mais preocupado com a segurança online, actualmente passou a ser prática comum. Claro que por muito que nos protejamos, há sempre forma de dar a volta, mas se pudermos dificultar melhor ainda.
Privacidade perfeita ou segurança efectiva podem ser ensaiados com muitos truques que, por exemplo, permitem proporcionar um grau razoável de anonimato. Podemos inclusivamente usar o modo de privacidade do navegador e ainda complementar com add-ons de segurança extras. As tácticas são imensas.
Um dos elementos mais simples é a instalação de add-ins no browser. Cuidado não exagerem. Add-ins como o MaskMe (pago) ajuda a esconder o nosso endereço de email. Existe ainda o conhecido Ghostery, cuja função é detectar os trackers que pretendam obter a nossa informação e afins bloqueando conteúdos indesejados e tentativas de controlo de informação.
Para casos mais extremos, que nos ajudam a manter o anonimato podemos sempre optar pelo conhecido TOR. Um projecto internacional que disponibiliza as mais variadas ferramentas para nos manter no anonimato enquanto navegamos. Para quem não conhece existe o browser TOR que oferece um explorador (Firefox) já modificado e preparado para garantir uma navegação segura.
Ainda neste campo o Comodo Dragon pode ser uma boa alternativa.
Existem ainda soluções mais completas como o uso de uma Proxy ou uma VPN (Virtual Private Network) mas que costumam apresentar um custo associado por se tratar de um serviço mais específico para ligações entre PC seguras e normalmente dependente de terceiros. A verdade é que este pode ser um dos métodos mais eficazes, mas as velocidades de navegação podem apresentar-se com alguma lentidão - tudo depende da necessidade de cada utilizador e da vontade para sacrificar a relação velocidade/anonimato.
5. Acelerar o PC sem adquirir novos componente de hardware
Um computador rápido transforma-se num verdadeiro «caracol»... É normal que isso aconteça com o tempo: a instalação de aplicações e/ou jogos, a não limpeza dos conteúdos com uma base regular conduzem ao acumular de «lixos» no registo do Windows e não só que culminam na lentidão de qualquer PC, sem excepção.
É claro que podemos sempre fazer actualizações ao PC de forma a minorar o problema: adicionar RAM, actualizar a CPU ou até mesmo substituir o disco rígido com um SSD, podem ser soluções. O grande problema é que estas substituições custam dinheiro e muitas vezes chegamos a reconhecer que a diferença é mínima ou que o nosso hardware de base até é bastante potente para o uso que damos ao PC e não havia qualquer necessidade.
Então o que fazer? Existem alguns passos que podemos dar antes de pensar em adquirir novo hardware. Por exemplo:
Procure processos que estejam eventualmente a absorver memória. Sem que nos dêmos conta o nosso PC pode estar a executar um processo de raiz mal-programado e este estar a monopolizar mais recursos do que aqueles que realmente devia. Clique com o botão direito do rato na barra de Tarefas e seleccione Iniciar Gestor de Tarefas. Procure o separador Processos e clique na coluna CPU.
Os itens em primeiro lugar serão aqueles que podem estar a tomar conta do CPU. Neste caso, se encontrara algum «suspeito» feche de imediato o programa marcando-o e clicando em Terminar.
No caso do Gestor de Tarefas existe ainda outra coluna que podemos consultar: a da Memória. Clique nesta coluna e consulte de forma descente os programas que mais ocupam para aqueles que menos ocupam: pode ser possível encontrar um verdadeiro «comilão» de memória.
Por outro lado, podemos sempre dar uma vista de olhos nos programa de arranque. Muitas vezes, após a instalação de algum software, seja ele legítimo ou não, nem nos apercebemos que autorizamos que com o arranque do Windows desse início a uma aplicação. Ora essa aplicação, multiplicada muitas vezes por 2 ou 3 ou 4 vezes, acabam por tornar o PC bem mais lento do que o esperado. Nesta situação o truque reside na criação de uma lista Windows com os carregamentos de programas automáticos e activando-os e desactivando-os, reiniciar, e assim para poder descobrir quais deles podem estar eventualmente a causar o problema.
Assim, no Windows XP, Vista ou 7 basta clicar em Start (Iniciar> Executar no XP), escrever MSCONFIG e carregar em Enter. Depois da configuração do sistema aparecer, clicamos no separador do Iniciar(Startup). O funcionamento é simples: para desactivar um processo basta desmarca-lo. No Windows 8, clicamos com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione Iniciar Gestor de Tarefas. Aí podemos ver um guia de inicialização. Depois clicar em Mais detalhes, e em seguida, Startup. Para activar ou desactivar o funcionamento é o mesmo do descrito acima
Se depois de tudo o PC continuar lento, então podemos pensar sempre no caso de podermos estar, talvez, infectados com algum tipo de malware. Existem várias ferramentas no mercado. Nós deixamos a nossa recomendação AQUI. Os leitores poderão deixar outras soluções, serão certamente bem-vindas e acima de tudo agradecidas.
Mais duas dicas...
Após todos estes passos, restam apenas mais duas dicas. Por um lado a questão do multi-tarefa o facto de não nos apercebermos que a utilização de muitos programas ao mesmo tempo pode ser a raiz do nosso problema devido ao facto de o nosso PC não ser o suficiente ponte para suportar com tal.
O bom senso do utilizador tem de imperar: se não posso trabalhar com 4 aplicações então trabalho apenas com duas e, mediante a necessidade, vou abrindo e fechando as outras duas - é uma questão de hábito. Por outro lado, desde o Windows Vista que foi incluída a tecnologia Aero e que nos permitiu obter uma melhor aparência do sistema operativo especialmente através das transparências incluídas mas, e há sempre um mas, traz consigo uma grave deficiência: o Aero atrasa os movimentos do PC seja qual tipo de PC seja devido ao elevado consumo de memória. Ora para o desactivar no Windows 7 basta clicar com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e clicar em personalizar.
De seguida descemos pelos vários perfis de aspectos e clicamos em Windows 7 Basic para deixar de ter o Aero activo. Dentro desta categoria, ao lado, existem ainda outros temas sem o aspecto Aero, basta escolher ou até personalizar.
Estas são as primeiras 5 dicas que esperamos que ajudem na resolução daqueles que são os problemas mais comuns dos utilizadores do dia a dia. Em breve publicaremos as restantes dicas que preparámos.
Que outras dicas acrescentariam a este artigo?
Este artigo tem mais de um ano
Dica:
Comprem um Mac ou metam linux nos PCs 😛
Tenho umas certas coisas a dizer do “Maravilhoso” Mac.
Comprem Mac, quando algo avaria, +1200€ “reparação”, va trocar por outro!
Com preço dum Mac compro 2 torres de alto desempenho e os Sistemas Operativos para cada 😀
Ai sim?
Por acaso da assistência Apple, só tenho ouvido coisas boas, atenção, que é mesmo da Apple que falo, não das operadoras manhosas…
E os Mac’s não tem desempenho que chegue para os clientes normais? Quantas pessoas é que não passam o dia todo a trabalhar num iMac é só dizem maravilhas, porque é rápido, estável, não faz perder tempo com problemas, e em hardware é silencioso, não faz calor na sala, e é confortável de usar em termos de visão, por exemplo?
E os macbook? Quantos estudantes, quantos jornalistas, que precisam realmente de um portátil não querem outra coisa que não um Mac? Quanto é que não dizem “parece caro, mas depois vale a pena cada cêntimo que custa”, e enquanto os colegas andam sempre com o carregador para trás e para a frente, no Mac dura com confiança um dia de trabalho…
Isso é que é alta performance, não é quantas frames tens nos teus joguinhos…
Btw, ninguém fala dos resultados da samsung? A vergonha! E no Brasil? Que foram roubados com 7 camiões e não deram conta de nada? Pois, pois… Quanto é que vão receber agora do seguro desse stock que tinham dificuldade em vender, agora com os chineses, sobretudo nos países em desenvolvimento? Oops…
Uso Macs e PC’s comuns, essa coisa do “não fazem calor na sala” foi a maior piada que disseste… Os Macs são umas autenticas tostadeiras, just saying…
“Com preço dum Mac compro 2 torres de alto desempenho e os Sistemas Operativos para cada”
E daí? Até podem ter 32Gb de RAM e a NVIDIA GTX não sei das quantas, os blue screens aparecem na mesma :p
Um dia que utilizes um Mac no teu dia a dia passa cá para dares feedback 😉
Lol, devem-se contar pelos dedos de uma mão as vezes que o meu windows crashow nos últimos 4 ou 5 anos. E nos macs tb há o spinning weel of death.
Eu disse que os blue screens aparecem, não disse se eram muitas ou poucas vezes nem a que horas apareciam. Disse que aparecem e aparecem, é um facto 😉
“Sim, vamos todos usar um Mac! Vamos todos pagar 1300 euros para comprar um computador que se trouxesse Windows custaia apenas 600-700€. Mas espera! Estão a ver todo aquele software que usam no Windows? Não o podem usar, mas olhem, é um Mac, e custa muito mais, por isso deve ser melhor, não?” /s
Se quiserem fugir do Windows, instalem uma distro de Linux, ao menos não precisam de pagar balúrdios para ter um sistema operativo mais estável.
P.S: Sabes porque é que nunca vês ninguém com um Mac com problemas? Porque sempre que dão um problema, a solução é comprar outro 😉
Já algum dia usaste Mac no teu dia a dia?
Essa do “pagar 1300 euros para comprar um computador que se trouxesse Windows custaia apenas 600-700€” já está mais que batida! Deves ser a típica pessoa que só liga às specs! Quanto mais quad-core for e mais Ghz tiver melhor, então se tiver um disco de 1Tb é que é fixe, porque assim temos muito espaço para os filmes!
Pa, a estabilidade do Mac está a outro nível, a rapidez, a confiança que podes depositar na máquina, é outra coisa!
Não te esqueças que por esse preço estás a pagar o hardware e o software COM ACTUALIZAÇÕES GRATUITAS! Quando falo em actualizações falo em major updates, ou seja, de um win 7 para um win 8 e não de um win 8 para um win 8.1!
Quando pagas esse preço não estás apenas a pagar isto que descrevi, estás a pagar muito mais, mas que só um utilizador de Mac pode saber pois é quem o usa todos os dias e sabe a máquina que tem… É outro mundo!
Mentira!
Desde que tenho Windows 7 e 8 tive 0 bluescreens, 0 crashs, 0 reboots, 0 problemas de compatibilidade. E em termos de velocidade, ainda não vi nenhum mac bater a minha torre…
Ainda bem então, desde que eu uso Mac também nunca tive a spining wheel! Mas o não ter é que é normal sabes, pois os computadores não foram feitos para dar problemas!
Falando na velocidade, se quiseres podemos fazer uns benchs à velocidade 😉 Acho que sou capaz de meter o meu portátil da Apple contra a tua torre XPTO 🙂
Não esquecendo que o meu portátil da Apple tem 20x menos tamanho do que a tua torre e tem um ecrã 😉
Lol, tenho um disco dedicado para o windows para o caso de acontecer algo grave e ter que instalar de novo, mas até hoje nunca me aconteceu nada de grave que tivesse que instalar novamente o windows e claro, uma boa máquima a metade do preço mac
Pois eu tenho um Mac que desde que o tirei da linda caixa que me entregaram em casa quando eu estava deitado no sofá a ver televisão, foi só ligar e andar! Nunca tive de andar a formatar discos nem de andar com programas de limpezas ou antivirus malucos.
Mas o melhor sabes o que é? É não ter medo, é saber que podes usar e abusar, é a confiança que te transmite, é saber que não precisas de colocar o Mac OS X num disco à parte com receio que o computador possa ficar doente de repente 😉
Concordo zé, o segredo da apple é apenas o software enquanto a apple faz o sistema apenas para aqueles pcs o Windows são para milhares ou milhões de configurações diferentes, nem vou falar aqui da apple porque convencer os fanboys é impossível, com o preço de um apple compra-se como dizes dois pcs de topo e mesmo que um apple dure mais no tempo (por causa da relação software hardware) imaginemos 10 anos e um pc dure 6 (ambos não usados para jogos) supondo que um imac custe 2000 e o pc 1000 ora dá para comprar dois pcs e dois pcs duram 12 anos sem falar que o segundo vai estar muito mais atual que o imac mas pronto cada um faz ao dinheiro o que quiser, só há uma coisa nos produtos da apple que acho bom, os ecrãs e os touch mas nem tudo é rosas porque passado uns tempos e podem ver inúmeros vídeos a explicar como limpar os imac têm um problema que nunca vi em nenhum outro monitor ficam sujos por dentro e muitas vezes tem de se desmontar todo o ecran incluído vidro e a camada interior, pois…
Porque é que o iMac custa 2000€? Para dar a sensação a quem lê que um iMac é muito caro? com 1130€ já tens um iMac.
Se te incomoda limpar o ecrã, existe a possibilidade de comprar um Mac mini, cujo preço começa nos 620€. Ainda assim é caro? Os upgrades ao Mac OS é gratuito, já te disponibiliza um conjunto de aplicativos gratis, e as actualizações também são gratis, tudo fornecido pela mesma marca. Além disso, a nível energético os Mac são muito menos gulosos que os seu primos (isso também conta para a factura)
Posto isto, não vale a pena empolares os valores porque na prática, isso não é bem assim. Vê quanto gasta um Mac e quanto gasta uma dessas torres de alta performance, e depois explica aí quantos meses leva um Mac a ficar mais barato que a tal torre.
Mas de facto tens a vantagem de com essa torre fazeres os upgrades todos e meteres lá uma salada de frutas. Cada um com as suas opções 😉
Bem não sei em que lojas compras imac não sei se é permitido por links aqui mas tou agora numa loja conhecida de eletrónica e tá aqui um imac i7 3,1ghz 256gb (penso ser ssd)nvidia 750m 1gb (fraca) monitor pequeno 21,5″, 8gb memoria e custa exatemente 1949€ ora não vou aqui dizer o que tem o meu porque não me quero gabar mas apenas posso dizer que é tudo de topo, tenho de capacidade de disco que nem deves adivinhar, tenho processador k, watercooling, memorias varias vezes esse imac, mais que um ssd (mais uma vez não quer entrar em pormenores porque parece mal e ninguém tem nada a ver como o que tenho, mas para concluir custou bem menos que esse imac e vai chegar ao fim da vida dele e se Eu quiser aumento a velocidade do meu processador para quase o dobro ganhando uma vida “nova”, mas pronto não vou alimentar discussões para quem não quer ver, mais uma vez digo apple é uma marca sobrevalorizada que vive á custa da relação software hardware, mas pronto, um dia em que apple fizer os computadores deles com peças feitas por eles e que sejam melhores que a intel ou amd, nvidia, ati, fizer memorias melhores que as melhores marcas e a um preço decente ai posso concordar, agora assim não, não leves a mal.
Eu com o preço dum BMW compro dois Dacias de alto desempenho, faço as revisões na marca e ainda me sobram uns trocos para beber umas minis 😀
O melhor Conselho !
isso acaba logo com o Blue screen 😉
Não obrigado.
Trabalho numa empresa, para a empresa, não trabalho por conta própria.
Qualquer empresa que se preze não tem um parque informatico Apple.
Apple é para inglês ver, e não para trabalhar a sério.
Apple é para o administrador da empresa que não percebe boi e que não se quer chatiar com configurações, correcções e desenvolvimentos, actualizações e claro que não se importa de pagar o dubro ou o triplo por isso.
LOL
Quando leio comentários como o teu fico na dúvida se é vontade de falar mal ou falta de conhecimento. 😀
Posso estar errado mas diria que é um misto das duas, na proporção 100/100 😉
Se trabalhas na area como eu, então sabes do que estou a falar.
Pode até ser falta de conhecimento, pois como já disse em outras ocasiões, trabalho na area da informatica\hardware\desenvolvimento à mais de 10 anos e nunca tive que tocar em nenhum apple.
Quando assinas um contracto com uma empresa, há alguem que te passe um Mac para as mãoes? Se queres um vais ter que ser tu a comprar lolol
Podes rir á vontade, mas é realidade, desculpa se queres continuar a viver noutro mundo, mas eu não.
Trabalho em informática à bastantes anos, e sim a maioria das empresas fornecem portateis windows, mas também é verdade que já há varias empresas a fornecer Mac’s aos funcionários.
E da mesma forma que não é necessário tocar num Mac para fazer esse trabalho, também é verdade que podes tocar num Mac para fazer esse tipo de trabalho.
Quando tu escreves: “Apple é para inglês ver, e não para trabalhar a sério”, isso é completamente falso!
Eu uso Mac no meu trabalho e encontrei bastantes vantagens na mudança. É verdade que uso virtualização para windows, mas como já disse, retiro daí muitas vantagens, e de momento nem penso regressar a portateis windows.
Eu compreendo que continue a haver uma maioria a usar maquinas apenas com windows mas vejo que existe uma outra realidade e estou a tirar partido dela. Tu ao contrario, tentas ridicularizar esse tipo de opções, daí dizer, fico na dúvida se é vontade de dizer mal ou se é desconhecimento. Se é a 1ª parte, paciencia, é a tua opção. Se é desconhecimento, tens aí uma oportunidade para aprender mais qualquer coisa 😉
Se tiveres dúvidas, pergunta. Existe por aqui muita gente que pelos vistos tira partido dos Mac’s no trabalho 😀
Só uma questão, se o osx é tão bom porque é que ninguém o usa? Ou melhor porque é que existe uma diferença tão grande para o número de utilizadores de windows? http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems
Não usa? Tem crescido. Mas já pensaste em quantas máquinas é que o podes instalar e em quantas máquinas é que podes instalar os restantes “concorrentes”?
Já pensaste qual o preço de uma máquina, que vale bem digo-te já, com OS X e qual o preço que uma máquina com Windows? 😀 por isso há essa diferença toda, mas mesmo assim, o OS X tem conquistado mercado.
Ninguém usa? Pesquisa no Google pelo tipo de hardware/software que eles próprios usam
Há mais gente a utilizar um dos piores so da windows, o vista do que o o osx. Isto quer dizer muita coisa, e não venhas só com preço. Apple é uma questão de vaidades. http://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0
“Apple é para inglês ver, e não para trabalhar a sério.”
Apple não é para trabalhar a sério?? Posso passar o dia a ler que esta certamente irá ser a mais engraçada…
Enfim…
Diz-me lá então qual é a proposta de emprego, onde te pedem um certificado Apple.
Enfim…
Dou-te a masi famosa de todos Google! alias é mais se não queres usar Apple faz um plano de Negócios…!
‘engenheiro de sistemas da Google Barro Caviness, “mas a partir de agora, se começar a trabalhar na Google e quiser usar uma plataforma diferente do Mac terá de fazer um plano de negócios”.’
https://pplware.sapo.pt/informacao/google-quer-funcionarios-a-usar-mac-e-nao-pcs-ou-chromebooks/
Devias sair dessa caixinha e começar a pensar de forma diferente 😀
claro bro
Ao que parece o Ghostery anda a vender algumas informações
Fonte: http://lifehacker.com/ad-blocking-extension-ghostery-actually-sells-data-to-a-514417864
Gostei das dicas pessoal.
tens que falar mais no anon da internet
Ccleaner uma vez por mês. Done.
por mês 😉
Isto parece que foi adaptado de um artigo brasilero: “uma Proxy” “actualizar a CPU” “substituir o disco rígido com um SSD” e outros erros. Devia haver mais minhoquiçes nestas coisas.
Amigo @Panhonhas … o que te faz pensar que o português que falamos no Brasil é pior ou melhor que o que você fala ?
Por que esse preconceito raivoso ? Outro dia ví um usuário daqui respondendo o seguinte, sobre uma distribuição Linux, precisamente a Deepin, se não me engano “….ah só tem PT-BR então já não gostei..” Esse tipo de comentários só faz Portugal/Brasil e muitas outras republiquetas espalhadas pelo mundo, nos empobrecer como “gente” … ou afinal como diz o célebre filósofo brasileiro Neymar #somostodosmacacos ????
Saiba também que a comunidade “informática” do Brasil é milhares de vezes mais ativa e produtiva que em Portugal, especialmente e principalmente em LINUX. Deves ser apenas um garoto, mas jamais desprezes ninguém por conta de sua lingua, nacionalidade, cor, sexo ou o que quer que seja. O sábio é aquele que sabe respeitar. Valeu, amigo !
Tenho um disco externo Iomega, de 1TB e que tinha cerca de 30GB livres que está a dar erro de redundância cíclica, já tentei usar o chkdsk, mas esteve imenso tempo a rodar, no Passo 5 ficou parado na recuperação de erros do bitmap do volume. Eu como ultima hipótese posso formatar o disco, mas preferia não o fazer, visto ter lá muitas fotografias e videos que depois seriam impossíveis de rehaver. Que ferramentas aconselham? Se necessário até posso meter aqui o relatório de algum teste do HDScan que achem necessário. Obrigado.
Um erro Cyclic Redundancy Check (CRC) acontece quando os dados no disco estão corrompidos.
1º Fazer um backup do disco em questão.
2º Executa CHKDSK
3º Executa “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”, em Propriedades do disco/Ferramentas.
Em discos rígidos, os erros de CRC podem ser um indicativo de uma falha iminente.
Cumps.
Eu já passei um chkdsk, mas demora uma eternidade, ficou 3 dias seguidos a fazer isso mas depois ele não dava sinais de vida, ficava a mostrar: Recuperar erros do bitmap do volume, esteve assim um dia inteiro, e não saiu de lá, foi mais rápido a fazer o stage 4 que foi o mais lento sem contar com este, penso que fiz chkdsk com /f e /r. Obrigado.
Agora diz que o disco tem o formato RAW, quando ele é um NTFS…
Espero que tenhas feito um backup.
Vai a esta pg: http://www.extravase.com/blog/recuperar-arquivo-particacao-converter-raw-ntfs/
E tenta recuperar a partição.
Cumps.
Mário, parabéns pelo tópico.
No msconfig, no separador “Serviços” também podes desactivar alguns.
Colocas o pisco no “Ocultar todos os serviços da Microsoft” e os que sobram deixar só aqueles que achares relevantes.
Basicamente no separador “Serviços” e “Arranque (Startup)” costumo só deixar o anti-virus.
No separador “Arranque (Boot)” botão “Opções avançadas” coloquem um pisco no “Número de processadores” e escolham o numero máximo que lá tiverem.
Acrescentava as opções de energia, principalmente para portáteis.
Normalmente coloco em alto desempenho, e desligo a inatividade do disco, e outros periféricos.
Porque por defeito, mesmo em alto desempenho o disco desliga ao fim de 20 minutos.
Este pais está cheio de ódio e ignorância… Atrás de um teclado, qualquer um se acha dono e senhor da razão, e como direito de insultar qualquer um.
O segredo é comprar o que precisamos para o que queremos.
De que adianta ter um ferrari se só podes andar a 120 km/h
Que guerra!
Não me lembro de ver ecrans azuis no windows 7 e windows 8/8.1. Obviamente não estou a falar de PC que foram montados às peças, uma de cada nação e de cada ano, porque também não é isso que faz a Apple, sem certificar tudo o que vende…..
Não tenho problema algum com SO da Microsoft. Um aparte, também só uso SO de 64 bits de marcas com credibilidade!
Sugestões:
1 – Não usem SO Windows pirata (há N motivos para não usar, além do legal)
2 – Comprem computadores de marca. Montar PC’s pode levar a incompatibilidades e erros.
3 – Para não terem problemas com documentos perdidos, etc, usar serviços cloud tipo dropbox, etc., e criar/editar esses ficheiros a partir dessas pastas.
4 – O barato sai caro. Se um produto é barato existe motivo para isso, e a qualidade pode não ser a melhor.
5 – Fazer backup dos drivers. Existe software gratuito para isso.
E do que entendes de windows pirata? Uma versão AIO pré activada, é uma versão pirata, agora se usar a iso original da M$ e o activar via kms, não deixa de ser original nem genuíno. Local onde se pode obter as isos originais do windows, office e outros produtos da M$ legalmente http://www.heidoc.net/joomla.
Fazer backup dos drivers acho desnecessário, deve-se é procurar as novas versões dos divers nos sites oficiais para cada componente ou ir ao site http://www.station-drivers.com.
Não conheces ninguém a fazer instalações piratas?
Nunca tiveste problemas com drivers?
Devo estar a falar de coisas que não acontecem no Windows …. LOL
Essa 2ª sugestão foi a pior de todas e montar um PC só pode levar a incompatibilidades e erros se não tiveres conhecimentos para isso além de ficar sempre mais barato comprar um PC às peças se souberes montar claro
Até ver, qualquer uma das minhas sugestões foi melhor que as que deste. Procurei… Zero, certo?
Pegas em componentes, junta-os numa torre, e aguarda por incompatibilidades. Não digas que não acontece porque acontece. E não é uma questão de saber montar porque não tem a ver com a montagem, tem a ver com software.
Ó Rui com essa é que me partiste todo.
O segredo na montagem de um pc está na compatibilidade de todo o hardware !
Não entendo o que queres dizer por Software… se te referires aos drivers, e se o hardware for todo compatível, não vejo onde vá haver problema.
Se te referes a software ‘programas’, ai o melhor é ler os requisitos e incompatibilidades do(s) programa(s).
Cumps.
Drivers é o quê? alguma peça de hardware? Por exclusão de partes será software.
Não percebo onde está a piada nem o que disse de errado.
Se compras hardware, colocas dentro duma caixa, instalas tudo mas, não tens a garantia que não haverá incompatibilidades. Verdade ou mentira?
Em teoria, instalas hardware e drivers, e tudo deverá funcionar sem problemas. Mas isso é teoria!
Antes não dar sugestões do que dizer disparates.
“Pegas em componentes, junta-os numa torre, e aguarda por incompatibilidades.”
Incompatibilidade em quê? No hardware seria quase impossível porque alguém que tenha conhecimentos de informática sabe perfeitamente os componentes a usar na montagem de um PC.
Também disseste que montar PCs leva a problemas e depois viras-te para problemas de software.
Então estás a falar de montar PCs ou de instalação de softwares? É que instalar um software não é coisa de outro mundo, mas tu é que sabes o tempo que demoras a instalar o SO e as drivers para um PC.
É mesmo verdade que não conseguiste entender o que escrevi? Tenta ler mais devagar 😉
Rui, discordo contigo quanto aos Pc’s de marca.Embora no geral concorde contigo, mas com algumas precauções.
1 – Pacifico.
2 – Bem se estamos a falar de pc’s de marca normais então é certo e sabido que estão a comprar o material mais rasca, a não ser que comprem topos de gama. É preferível montar um pc pois pelo mesmo preço conseguem ter material superior pelo mesmo preço ou inferior, se não têm conhecimentos técnicos para escolher os componentes consultem qualquer loja de Informática e peçam conselho.
3 – Podem utilizar a cloud, mas encriptem os vossos ficheiros, não há garantia nenhuma que eles não possam ser ser vistoriados, podem utilizar o 7Zip para os encriptar.
4 – Fazer backup dos drivers é sempre bom quando se formata um pc, quanto á actualização de drivers, cuidado…
Cumps
“actualização de drivers, cuidado…”
Cuidado porquê? pelo que tens escrito em cima:
“se o hardware for todo compatível, não vejo onde vá haver problema.”
Ah, afinal pode haver problemas com os drivers. Parece-me que afinal tenho alguma razão no que digo nos pontos 2 e 5.
De qualquer forma, com que base uma loja de informática te vai informar acerca da compatibilidade deste e daquele componente? Fizeram testes? E se depois compras tudo, montas e depois tens problemas? Vais à loja dizer que o fulano te disse que eram compativeis? Na caixa diz que funcionam com windows… Pois…
Quanto ao uso da cloud, cada um que decida a segurança que quer dar aos seus ficheiros. São sugestões.
“De qualquer forma, com que base uma loja de informática te vai informar acerca da compatibilidade deste e daquele componente?”
Estou mesmo a ver alguém que trabalhe numa loja de informática a sugerir um CPU de socket 2011 para uma motherboard de socket 1155 ou então uma placa gráfica AGP para uma motherboard com slots PCI.
… dai se pode depreender a tua opção por pc’s de marca, pois normalmente têm um software da própria marca que faz os updates sendo assim mais seguro que os outros progs que referi anteriormente.
Quando quiseres um pc, vai a uma loja de informática e basta dizeres qual a utilização que vais dar ao pc, e eles sugerem-te uma configuração. Mas talvez seja melhor comprares um de marca, assim estas mais seguro.
Cumps.
Numa maquina acabada de montar a probabilidade de os drivers não funcionarem com o SO é muito raro.
Se utilizares algum programa para te actualizar os drivers automaticamente a probabilidade de te instalar uma versão inferior aquela que tens ou mesmo de outra marca, é elevada, agora se fores ou site do fabricante e recolheres de lá os drivers, possivelmente não tens problemas, mas isso já requer alguns conhecimentos, coisa que o utilizador comum não tem, por isso utiliza os tais programas, que dps de fazer os updates faz reboot e ai começam os problemas, as tais incompatibilidades ás quais te estás a referir desde o inicio…
dont press Power botton!
Resolve o problema de vez! 😉 Continuem o bom trabalho PPlWare!
Browsers seguros (dragon e firefox), add-ons de bloqueio de popups (adblock), cookie destroyers, modo incognito/private, atenção onde se clica nas páginas (usar a consola do browser para ver endereços e scripts), só instalar apps a partir de sites fidedignos (cnet.download por exemplo), cuidado com os torrents, usar máquinas virtuais para software desconhecido, antivirus com firewall (comodo internet security, é chato porque esta sempre a mostrar janelinhas dos processos que arrancam, mas dá uma ideia do que as apps acedem), ccleaner e malwarebytes, só correm os serviços necessários.
funciono assim numa torre core2duo com linux (actualmente mint) e xp, portátil i3 win 7 – 0 problemas desde que os tenho (8 e 5 anos). O anterior tinha problemas de overclock…
Montados à mão mas seguindo as guias de compatibilidade de cada fabricante.
Eu também gostava de ter um Mac,não tenho é guito como muitos milhões de pessoas em todo o mundo.Acho que os €€€€ fazem muito diferença.Se fosse um tipo que estivesse muito bem na vida até tinha também um iPhone mas nem isso.Acho que nem no no dia de S.Nunca vou ter uma hipótese de sequer tocar em qualquer aparelho da Apple,mas vivo bem com isso. 🙂
Já repararam que quando se fala em problemas no pc apresentam o ambiente de trabalho do windows? Porque será?
Neste artigo faz sentido. Não te parece?
Grande post!
Para backup uso o File Hamster da Mogware (tem versão free). Espectacular permite fazer e recuperar versões de ficheiros. http://www.filehamster.com .
Frequento este site há anos, por motivos óbvios, e o principal é porque é bom e ponto final. Uma pena que por vezes as discussões entram no campo do preconceito, sobretudo em relação a tudo o que se diz ou se faz no Brasil, especificamente no que se refere à linguagem. Mas isso é superável e compreensível. Encaro isso como essa eterna discussão Winfans x Macfans … ou seja, coisa de putos (é assim que chamam as crianças né ?)
Gostei do artigo, muito bom.
Amigo, não ligues, falam falam mas a cultura brasileira são muito bem acolhidas pelos portuguesas. 😉
Sempre um grande abraço para os amigos do Brasil.
opa, obrigado Vitor, abraço !
Viva LINUX o resto é resto, uso o PCLINUXOS demais e nunca mais pensei em usar o ruindows.