E Porque Hoje é Sexta
MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque:
1 – Seryn
Sexteto, norte-americano, que em 2014, depois de perder dois dos membros fundadores, se mudou da pequena Denton, para a grande, Nashville, em pleno Texas, a procura de melhores oportunidades. Em 2015 lançam novo trabalho, “ Shadow Shows”, onde exploram o ciclo da vida, morte e renascimento.
Um som, folk-pop, que oscila entre o êxtase energético e de seguida, se retrai em momentos mais intimistas.
2 – Les Savy Fav
Continuando nos States, seguimos até New York. Criados em 1995, fazem uma meriade de, indie, math e noise rock, acrescentam, punk art, pos punk renascimento. A presença em palco do seu front man ( Tim Harrington ), será uma das suas imagens de marca.
3 – Joe Hertler & The Rainbow Seekers
Se nunca os ouviu, prepare-se, porque eles vão rugir na sua vida, acolchoando os seus sentidos. com frequências arrebatadoras, tom exuberante e uma alegria contagiante, que começa a ser rara em palco.
Na sua celebração, desde Michigan, irão leva-lo, numa viagem sem fim, para um lugar, qual arco-íris, que jamais conseguira descrever em palavras. Ficamos com um excerto do novo álbum “Terra Incógnita”.
4 – Van Morrison
No ano do fim do holocausto nazi, nascia uma lenda da musica. Na ensanguentada e sofredora, Belfast, Irlanda do Norte. Começou a actividade musical em 1967, ano da morte de outra lenda, Otis Redding, com apenas 26 anos. O ciclo da vida, uns nascem, outros desaparecem! Já fez quase de tudo, desde o rock, blues, jazz, folk, pop. celta, country, gospel e soul.
Mostra indiferença, pela imprensa e a critica. Tem um lado muito espiritual, em que tem uma mestria única, em conseguir conciliar os diferentes estilos musicais. Aproveitando o seu mais recente lançamento em 2015, inteiramente composto por duetos, com gente celebre, retiramos um excerto, com Mark Knopfler (que também tem disco novo, que retrataremos na próxima semana).
5 – Melvin Taylor
Vem de dois dos mais conceituados berços da musica negra, norte-americana, logo, “pedigree”, não lhe falta. O parto foi em 1959, na cidade de, Jackson, Mississippi. Embora muito cedo a sua família tenha ido para Chicago, Illinois.
Guitarrista, do chamado “Electric Blues”. Já tocou com nomes como, Pinetop Perkins e abriu shows de B.B. King, Buddy Guy ou Carlos Santana. Ficamos com um registo, que conta com a participação de Lucky Peterson, no órgão e piano. Isto não eh apenas um disco, mas sim uma autentica peça de arte ! A mais pura, sedução dos sentidos, em apenas 38 minutos!
6 – Blue Trash Can (PT)
Começaram com uma jam session privada em 2007, numa cave de café. A sua primeira bateria foi um caixote de lixo azul ! Foram fazendo o que era preciso, para continuarem a tocar. Desde concursos com prémios irreais, locais onde se paga para tocar, palcos miserabilistas, shows para acompanhantes e empregados de bares, de tudo um pouco, porque, o importante era não desistir. Não tem editoras ou agentes, dependem apenas da energia gerada pelo quinteto.
E la acabaram por editar o seu álbum “Lights fron Behind”, com as participações de, Diogo Dias e Miguel Guedes ( Blind Zero ).
7 – Stellabella (BR)
Trio formado em 2000, no Rio de Janeiro, navegam entre o indie, brit, pop, e punk rock, passando pelo grunge. Trazem melodias consistentes e falam sobre o quotidiano, relacionamentos, e temáticas sociais. Aqui, numa versão de um afamado tema de Adriana Calcanhotto.
Por André Pinto para o Pplware
Bom fim de semana
Este artigo tem mais de um ano
Eh pah venha ele, bom fim de semana carai
bom fim de semana
Bom fim de semana.
….e não ter pw para abrir os ficheiros ….isso é que era mesmo bom!
Está no artigo… 😉
Não deixa de ser chato (por exemplo num tablet)…
Vou tratar disso.
Bom fim de semana pessoal.
Bom fim de semana.